Onde a Lua Não Está

Resenhas - Onde A Lua Não Está

1 | 2 | 3 | 4

Robbie5 10/08/2023

O livro como um espelho
Amei mt, mais pelo fato de o protagonista ter a mesma condição psicológica que a minha, daí eu já criei uma conexão
A crueza da vida em si, é um soco no estômago
A forma que as crianças tem que lidar com certas situações, e sabe?!
São crianças, a gente não espera que elas passem por certas situações
E é bem isso mesmo, a esquizofrenia
Eu muitos momentos eu me vi no livro
As vezes a narrativa parecia confusa
Por que alternava entre as linhas do tempo

Tauana Mariana 11/09/2015

Tenso
Não gostei da leitura. Tensa, nervosa, me deixava mal cada vez que pegava o livro. Me forcei a ler para concluir o livro. :(

Rhaisa 21/07/2015

Resenha Onde a Lua Não Está
"Acredito que quem goste de “As vantagens de ser invisível” vá gostar do livro pela questão do doente mental, dos problemas com isso, como ele reage na sociedade e como ele se sente, mas também não é via de regra, porque eu sou apaixonada pelas Vantagens e não gostei de Onde a Lua não Está. Mas basicamente, é a história de um doente mental e da sua vida como doente. De certa forma precisava ser espontâneo, sem muitas ligações fluidas, sem muita clareza, porque a cabeça dele não é clara, imagina tentar colocar essa confusão no papel."
Leia a resenha completa em Livro? Só nas férias

site: http://livronasferias.blogspot.com.br/2015/07/37-postagem-resenha-onde-lua-nao-esta.html

gyovannacb 10/02/2015

Onde a lua não está
Onde a lua não está começa sendo um livro meio confuso,a começar pela própria descrição que já conta uma morte. Sim,você sabe que Simon (irmão do personagem principal) vai morrer,então,a questão não é SE e ele morre mas COMO ele morre.
É escrito em primeira pessoal,e o personagem nos faz perdermos em seus pensamentos. Entre seus dramas familiares e sua doença,você passa a conhecer o dia-a-dia dele e se envolve muito com a história. Comparei ele muito com Charlie de as vantagens de ser invisível,mas o nível da doença e do envolvimento,do enredo está muito além de as vantagens de ser invisível. Onde a lua não está é um livro magnífico
A gente chega ao ponto de não saber se ama ou odeia aquele livro.
Magnífico. Somente isso.

Malu.Rodrigues 06/12/2020

Tema e escrita muito interessantes
Onde a Lua Não Está narra a história de como a vida de Matt se desenrola após perder seu irmão e desenvolver esquizofrenia. O livro retrata por toda a trajetória da superação da morte de seu irmão, no qual Matt passa por conflitos familiares, momentos melancólicos em um hospital psiquiátrico, tentativa de suicídio e até a aceitação ao final.
O tema foi completamente novo para mim, havia lido pouquíssimos livros com temática acerca de doenças mentais - e nenhum deles acerca da esquizofrenia. A escrita é muito interessante e inovadora, a história avança e retorna a momentos cruciais ao mesmo tempo, assemelhando-se a um filme.
É um livro muito profundo e um tanto melancólico, porém com um belo final. Recomendo!

Gabi MM 11/04/2020

Interessante, porém lento!
É um livro sobre um doente mental com problemas de luto.
Gostei da ideia de história, mas confesso que achei a leitura arrastada, não conseguia me prender. Quando comecei a me apegar a leitura o livro já estava no fim.

Laurete | @queridaeusouleitora 28/02/2022

Releitura impecável
Eu não lembrava de nada além do que a própria contra capa do livro já diz sobre a obra e do fato que eu gostei muito da leitura na época.

Reli e amei novamente a experiência. Gosto muito de romances retratando saúde mental.

Desireé (@UpLiterario) 22/10/2016

Onde a Lua Não Está, mas a sua sombra é sempre evidente. (@UpLiterário)
Um livro denso, amargurado e desesperançoso. Você consegue sentir a dor de Matthew, e seu desapego pela realidade que o cerca. A dor, a culpa e a confusão são obscuras, palpáveis, corpóreas e onipresentes ao longo da história.
Em uma viagem de férias, dois irmãos saem em uma travessura, mas apenas um deles retorna a salvo.
A partir daí, Matt passa o restante de sua vida assombrado pela morte de seu irmão Simon, um garoto dócil e portador de síndrome de Down.
Além da culpa que se arrasta por seu caminho, Matt tem que lidar também com a tormenta que a esquizofrenia lhe causa.
Assim, realidade, dor, esperança e desilusões são descritos no livro de maneira triste, assombrosa e envolvente. E saiba que você não vai querer abandonar a leitura, porque isso seria deixar Matt sem mais ninguém em sua vida.
A narrativa é encantadora e traz uma série de metáforas, sobreposições, poemas e insights de tirar o fôlego.
Uma excelente leitura, mas não recomendo caso você esteja passando por algum momento ruim em sua vida. O clima do livro é bem denso, pesado e melancólico, e te faz repensar sobre a história, mesmo quando afastado de suas páginas.
Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario.com

Gramatura Alta 10/07/2017

Quando Matthew e Simon resolvem sair para dar um passeio no meio da noite, durante as férias da família, nenhum deles imagina que acontecerá um acidente terrível, que acabará matando Simon. Como se perder o irmão mais velho não fosse o suficiente, Matt carrega uma culpa terrível pela morte de Simon. Isso porquê o menino era portador da Síndrome de Down, o que acabava fazendo com que os pais superproteres culpassem o caçula por tudo de ruim que acontecia.

Assim, em ONDE A LUA NÃO ESTÁ, Matthew, com seus 19 anos, narra a sua história, mais especificamente como o acidente com o irmão na infância (que só é descrito mais tarde), mudou a sua vida. Com o passar dos anos, o protagonista desenvolve um transtorno mental, que ele chama de "serpente que escorrega", claramente causado pelas lembranças tristes que possui do dia em tudo mudou em sua vida.

A narrativa não é linear, isto é, Matthew mescla várias épocas de sua vida, como flashes de tudo o que ele se lembra do seu passado. Parece um pouco confuso no início, pois essas lembranças podem acontecer com Matthew em diversas idades, e isso não é muito bem especificado, mas no final tudo faz sentido. Além disso, a narrativa, em si, é propositalmente confusa para ilustrar a esquizofrenia do personagem, portanto é uma história que deve ser lida com 100% de atenção.

Nathan Filer consegue nos colocar na cabeça de Matthew de uma forma que nem eu consigo explicar. Imagino que o personagem é tão real, pelo fato de Filer ter sido enfermeiro da área de saúde mental em hospitais psiquiátricos. De acordo com as lembras de Matt, passei vários momentos, durante a leitura, imaginando se a doença dele sempre esteve lá e foi libertada pelo acontecimento traumático, ou se realmente foi causada pela dor e pela culpa.

Assim como Matthew, não criei muita afinidade com os pais dele. Quer dizer, tudo o que sabemos sobre os dois é pela visão do protagonista, que nunca adquiriu proximidade com eles, principalmente porque toda atenção era voltada para Simon. Eu, particularmente, ficava extremamente indignada e triste por colocarem uma carga de culpa tão grande em uma criança tão pequena. Então, sim, apesar de ser um sentimento terrível, eu senti muita pena de Matt durante toda a leitura.

ONDE A LUA NÃO ESTÁ não é um livro fácil. É daquelas histórias tristes, mas não do tipo que a gente chora por um tempinho e depois fica tudo bem. É aquele triste que você fica remoendo um tempo, pensando, se doendo. A história de Matthew é daquelas que não devem passar despercebidas...

RESENHA ESCRITA PELA ANA CLARA PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2017/07/onde-lua-nao-esta.html

tiagoodesouza 07/06/2014

Onde a lua não está | @blogocapitulo
É engraçado como imaginamos uma história só pelo título que a obra apresenta. A ideia que eu tinha a respeito de Onde a lua não está era de um personagem em busca de uma resposta inalcançável ou tão distante quanto a própria lua. De fato, eu não me enganei e me surpreendi com o que encontrei nessas páginas.

"(...) A maior parte da vida não é nada. A maior parte da vida é só o tempo passando, e nós dormimos durante um pedaço considerável dela."
Página 26.

Através da narrativa em primeira pessoa, Nathan Filer nos apresenta Matthew, um jovem de dezenove anos perturbado pelas lembranças da perda do irmão mais velho, na infância, quando os dois saíram para uma brincadeira à noite e somente um voltou vivo. Matthew sempre teve um certo ciúme do irmão, porque as pessoas da família normalmente lhe davam mais atenção e cuidado. Isso ocorria porque Simon era portador da Síndrome de Down. A culpa corrói Matthew nos anos que se seguem à perda do irmão, fazendo com que ele passe por tratamento psiquiátricos por causa da esquizofrenia; ele alega ouvir a voz de Simon.

Peço licença para dizer que este é um livro um pouco perturbador, porque o autor nos insere na cabeça de Matthew de forma magnífica. Não é uma temática que eu normalmente leria, mas eu me pegava fixado na leitura querendo saber o que mais Matthew faria a seguir. Ele não narra os acontecimentos de forma linear e não segue um padrão de escrita muito preciso, porque isso reflete a confusão de ideias e lembranças que povoam sua mente. Até mesmo o texto é diferente, algumas vezes narrado como se fora escrito em uma máquina de escrever e outras vezes representado em forma de desenhos.

É um livro muito bem escrito por alguém com propriedade no assunto. Nathan é enfermeiro na área de saúde mental. Peguem esse livro e fujam do convencional. Será uma experiência bem interessante, garanto para vocês.

"Eu tenho uma doença, uma doença com a forma e o som de uma serpente. Sempre que eu aprendo alguma coisa nova, ela aprende também."
Página 67.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/05/resenha-onde-lua-nao-esta.html

Sandrics 29/11/2018

"Vou te contar o que aconteceu porque será uma boa maneira de apresentar meu irmão. O nome dele é Simon. Acho que você vai gostar dele. Eu gosto de verdade. Mas, daqui a algumas páginas, ele estará morto. E ele nunca mais foi o mesmo depois disso."

Esse é o parágrafo que encontramos na contracapa do livro. No início somos apresentados a Matthew e seu frágil irmão Simon, portador de síndrome de down. Eles são apenas crianças e estão de férias com seus pais em uma praia quando um acidente acontece. E isso muda tudo na vida de Matthew. Simon está morto, mas isso não impede que Matthew sinta sua presença durante anos e anos.

Matthew agora vive à beira da esquizofrenia, ouve a voz do irmão e ainda luta para entender o que aconteceu naquela noite. As vezes ele resolve não tomar seus medicamentos e aí as coisas ficam feias.

O livro é todo escrito a partir dos pensamentos de Matthew, seus bilhetes, cartas, desenhos. E dessa forma o leitor consegue sentir a confusão da mente do personagem.

Por isso eu aviso: não recomendo o livro para quem está passando por um momento difícil, apesar de que o tema do luto é bem desenvolvido o livro é sim um pouco pesado.

"OLÁ, meu nome é o seu potencial. Mas pode me chamar de impossível. Eu sou as oportunidades perdidas. Sou as expectativas que você nunca vai cumprir. Sempre estou implicando com você, por mais que você se esforce, por mais que tenha esperanças. Por favor, coloque talco em meu traseiro quando me der banho e observe que a nossa merda tem o mesmíssimo cheiro."

luadepaginas 20/12/2018

Sobre perder e entender
Onde a Lua Não Está é um livro sensível, delicado e surpreendente. Um romance psicológico que fala sobre a perda, a culpa e a família. Conta a história de um jovem à beira da insanidade que utiliza todas as ferramentas possíveis para se lembrar de um acontecimento do passado que mudou sua vida por completo e o deixou esquizofrênico.

Dez anos antes, Matthew e seu irmão mais velho que é portador de síndrome de Down saem para uma aventura noturna durante uma viagem de férias com os pais. Nesse percurso, um acidente acontece e Matthew acaba retornando sozinho. As memórias daquela noite foram apagadas de sua memória, e o livro nos guia pela tortuosa jornada de Matthew em seus anos de sofrimento e isolamento na tentativa de se lembrar o que realmente aconteceu.

Um livro que fala sobre coragem e persistência. "Um verdadeiro romance de formação, um relato de coragem de um jovem que não recua do desejo de entender o que aconteceu naquela noite e consigo mesmo... Sem medo de olhar para o que há de mais sombrio nos corações, o livro nos mostra a força que existe em nossa capacidade de resistir e amar." Além disso, aborda a necessidade de aceitar a partida daqueles que amamos e saber lidar com a perda.

site: https://www.instagram.com/leiturasdaluisa/

Amanda3913 16/01/2019

Comprei pela capa
Confesso que comprei o livro pela capa. A sinopse não me causou tanta curiosidade.
Achei a história muito fragmentada e em alguns pontos confusas, pois o Matthew ora fala de uma coisa com muitos detalhes e ora fala outras com nenhum detalhe praticamente. Achei a narrativa cansativa, demorei mais do que o necessário pra ler, no entanto achei a premissa interessante, e é compreensível como a mente do Mat é destorcida e como ele sofre com isso.

Deu pra ter uma noção do quão difícil é a vida de uma pessoa com esquizofrenia, principalmente nas partes em que ele fala da rotina no hospital.
Algumas partes me marcaram bastante e realmente me deixaram comovidas.

Loh° 03/01/2024

Dor de cabeça ????
O livro em si ele se desenvolve bem legal, mas a pessoa que for ler tem que ter cabeça pra se concentrar, ou talvez seja por que não é uma leitura que eu estou acostumada ou não é o gênero que eu gosto.
A história é confusa, afinal, o nosso prota é um esquizofrênico ( sem zueira ) e ele usa bastante metáforas, é uma história triste, confesso, ele começou a desenvolver mais a sua doença logo após a morte do seu irmão mais velho ( isso não é spoiler, está na própria sinopse) mas ele no final percebe que ele tem o que ele precisava, mas ele nunca tinha notado, não entendi aonde tinha o romance, na verdade eu não entendi várias coisas do livro, fiquei com dor de cabeça pelas palavras difíceis para mim...mas até que foi legalzinho.

1 | 2 | 3 | 4