Entre Dois Mundos

Entre Dois Mundos Antoinette Bourdin

Resenhas - Entre Dois Mundos

Carla.Parreira 28/10/2023

Entre dois mundos
O livro relata a história de Ludovico Marcel que, diante da morte da esposa Maria, a qual estava numa gravidez de risco do segundo filho, entra num estado de semimorte, relatando pormenores do mundo espiritual a sua mãe. Eis alguns trechos que mais gostei: ?A experiência desenvolve-se pela prática, como a prudência pelas provas; se chegássemos à perfeição sem esforço, essa perfeição não seria completa, porque nos faltaria à caridade, que é filha da dor. Não conhecêssemos o sofrimento e a indiferença empolgaria o nosso coração... Quero falar desses a quem o desânimo e o desespero tiram a faculdade de julgar e discernir; dos que não sabem mais onde está a verdade, procurando-a por toda a parte, sem saber que está neles mesmos, na paz da consciência, pois é ali que ela se abriga e se manifesta. E a verdade é persuasiva e eloquente, porque produz atos que a mentira não consegue realizar, verdadeiros milagres de abnegação e devotamento... Tudo tem sua razão de ser, e os que sofrem na Terra são os que mais se aproximam de Deus... A consciência não se alivia enquanto a reparação não se completa. Ela, a consciência, é severa porque possui em si a justiça, que é o cunho de Deus em nossas almas, e é por ela que participamos da divindade e a ela nos ligamos... As almas que atingiram esse grau, devem sacrificar todas as alegrias legítimas para ajudar a vencer pelo conselho, pela doçura, os maus pendores de um pai, de uma mãe, de uma esposa ou de um filho; elas experimentarão, comumente, a tristeza e raramente, também, conseguirão realizar todo o bem que desejariam proporcionar aqueles a quem amam, apesar dos seus vícios e ingratidões. Sobretudo, nessa escola de combate, de contrastes, é que o espírito se avigora e progride sempre. Sempre que os encarnados sacrificam a própria felicidade em proveito de espíritos atrasados, há amigos invisíveis que os sustentam, derramando sobre eles essa atração sobrenatural e benéfica, que origina tantos sentimentos nas almas simpáticas... O Cristo condenou a guerra e a vingança, sem desaprovar a doutrina de Moisés, porque cada qual estava com a verdade, ao seu tempo... A memória, durante o estado de vigília, é, muitas vezes, uma reminiscência das vidas anteriores. É verdade que essas reminiscências são vagas, mas evidenciam na vossa inteligência as aptidões mais acentuadas. Vimos espíritos aproveitarem-se do repouso corporal para se entregarem no espaço a misteres inteiramente contrários à sua posição terrena e à instrução que receberam. Uma das nossas observações mais curiosas foi o sono das crianças. Nelas, o desprendimento é muito mais fácil que nos adultos e é nessas surtidas que os seus espíritos se fortalecem, no mundo que há pouco deixaram... Tolerar um mal é, verdadeiramente, compartilhar dele. Verdade é que os mortais devem suportar com paciência as provas que pediram ao encarnar, máxime quando o devotamento os levou a solicitar a direção de espíritos atrasados, que encarnam na mesma família. Mas, que sucede, quando os maus instintos dessa alma que pretendeis converter exercem sobre vós um ascendente, isto é, quando por bondade e por fraqueza vos curvais a um despotismo ridículo?... Se Deus consente o mal, é para que ele sirva de ponto de comparação com o bem... Deus não criou o mal; a ignorância, somente, é que o gera...?

Josy 02/07/2011

Vivendo Além da Carne

O livro traz-nos relatos de um ser que após perder o que julgava de mais importante tem seus olhos físicos cerrados, e abertos os espirituais.

Após essa nova visão passa a conhecer todas as vidas pelas quais esteve encarnado, devidas dificuldades no intuito único de corrigir suas falhas e instruir os que lhe ouvem.

Cumprida sua missão, a deixa como exemplo para que seja levada em frente visando pregar aos homens a Esperança e o Perdão.

Como em Memórias da Loucura, a autora usa de linguagem semelhante. A história ensina, porém não motiva-nos a ler novas histórias da autora.