Northanger Abbey

Northanger Abbey Jane Austen

Resenhas - Northanger Abbey

Joana.Benigno 05/08/2020

Catherine é uma das heroínas mais engraçadas de Jane Austen pelo simples fato de ser tão facilmente impressionavel. O "vilão" desse livro ainda é relevante até hoje, sendo mais um macho chato do que um criminoso como em Razão e Sensibilidade. também gostei muito de Henry Tilney, ele é muito charmoso e mais tranquilo que outros herois austenianos. infelizmente o livro não está muito bem concluído, algo que espero que adaptações tenham tomado um pouco de liberdade para melhorar. ainda assim, uma ótima leitura.

cecilia 29/11/2022

rinhas de herança
na hierarquia das tretas de casamento de dona Jane Austen essa foi um tico lerda e molenga, mas como nenhum livro dela vai me fazer passar mais raiva que razão e sensibilidade, e o final foi engraçado, foi bom vá

p.s.: meu último jane austen no meu ano de ler todos os jane austen vai ter sempre um lugarzinho especial no meu ??

Jessica692 05/02/2022

Dessa vez, um livro da Jane Austen não funcionou para mim. Não consegui me apegar muito aos personagens e os acontecimentos não me envolveram para gerar curiosidade sobre o que viria a seguir.
Catherine não foi um protagonista cativante, com sua ingenuidade e disposição de sempre achar uma explicação para os comportamentos questionáveis daqueles próximos a ela, só me deixou desesperada para que ela abrisse os olhos por boa parte da história.
A obra foi ambienta principalmente em dois lugares: Bath e a Abadia de Northanger. E eu senti que o que aconteceu em cada lugar não se conectava até chegar no terço final do livro.
Depois de um certo amadurecimento da Catherine, as coisas ficaram um pouco mais satisfatórias e a leitura fluiu melhor, mas não foi suficiente para tirar a sensação de que a experiência ficou abaixo do que esperava.

Dinda 30/03/2022

Queria mais
Primeiro assisti a série e depois fui ler o livro ,gostei dos dois .
Tem muitas diferenças, claro ,mas como sadition é inacabado deixa a mente do leitor divagando como seria a continuação da obra que eu creio com toda certeza que seria maravilhosa como toda obra da autora .
Essa edição da principis tem um espaço pra o leitor continuar a escrever a história, eu achei muito interessante.
Achei bem parecido com a Abadia de Northanger no modo como ela usa a personagem para fazer suas críticas às futilidades das pessoas e o estudo do caráter dos mesmos.
A Charlotte é uma moça bem esperta e não se deixa levar ,ela respeita seus próprios valores apesar e ser jovem e gostei muito disso.

Gabs181 22/07/2022

Muito bom mergulhar na imaginação da Catherine e acompanhar o desenvolvimento da personagem. A narrativa também é bem divertida.

Isabelle248 20/01/2021

Até agora, meu favorito da Jane Austen!!
Esse foi o primeiro livro escrito por Jane Austen e é uma sátira da literatura gótica. Me diverti muito com o sarcasmo e a ironia do livro, e com a imaginação fértil da personagem principal ?. Super recomendo !!

Carla 05/02/2024

Trata-se de um livro inacabado da escritora Jane Austen. Já tinha assistido à série e achei o enredo muito interessante.
Apesar de se tratar de um cenário de épocas antigas, achei o vocabulário muitas vezes truncado.
No mais, é uma boa leitura, mesmo inacabada.

Sir Santiago 11/04/2024

As desilusões de uma heroína
Em um tom muitas vezes irônico, Northanger Abbey consegue ser interessante pela pela forma como "zoa" os romances de seu tempo. O que é mais legal na história é a personagem se desiludindo com a própria imaginação, ao "querer" (ainda que com medo) que as suas histórias góticas se tornassem realidade, e se frustrando ao ver que boa parte da realidade é chata e desinteressante.
Um ótimo livro, bem leve de ler.

Sara 01/02/2011

Mistérios/Fantasias...
Catherine Morland... uma personagem leitora... de Os Mistérios de Adholfo... e se vê influenciada e levada a imaginar misteriosos acontecimentos... Quem não já leu um livro que lhe deixou fantasiado/a? Bom, é claro que cada pessoa tem seu jeito próprio de ler e de considerar um livro... que pode não ter o mesmo valor literário para todos igualmente, no entanto, é dificil imaginar que todos, leitores, claro, não tenham aquele livro que não lhes sai da cabeça ou pelo menos fizeram sua cabeça por um bom e/ou determinado tempo!

Larissa2518 08/01/2010

De todas as obras da Jane Austen, Northanger Abbey foi a que menos capitou minha atenção. Fala muito sobre vestidos e salões, a relação do casal tem pouca complexidade.
Esperava um pouco mais.

Ana 01/09/2019

A escrita de Jane Austen é magnífica, mas eu não consegui gostar dos personagens. Não dá para criticar essa diva, então claramente o problema é comigo. 8-0

Gabriella844 09/05/2024

É uma pena ser um livro não terminado. É de se notar que tinha muita coisa pra desenvolver ainda, você termina querendo mais.
Mas é fenomenal a ideia de construir um novo rumo, e triste saber que o verdadeiro nunca saberemos.
Enfim, foi um bom livro, com certeza.

Mari 31/03/2016

Mais um trabalho impecável de Jane Austen <3
A finalização do livro não me decepcionou de forma alguma. Em muitos momentos durante a conclusão dos acontecimentos, prendi a respiração e me vi completamente envolvida... Isso aconteceu durante toda a obra, mas foi se intensificando à medida que me afeiçoei a certos personagens. Esse talento da Jane Austen, causando tantas emoções dentro de um contexto relativamente simples, utilizando situações cotidianas, é incrível! Ao terminar o livro, li novamente a introdução da edição que possuo e pude concordar com cada palavra. Realmente é um tipo de escrita com a qual pode-se relacionar atualmente... A relação de Catherine com seu livro Udolpho e a influência disso com a forma que vê o mundo... Eu mesma me vi influenciada por Northanger, seja por uma leve mudança no meu jeito de falar com as outras pessoas quando eu estava muito imersa no livro. Jane Austen, mais uma vez, atinge com perfeição os objetivos pretendidos com esse livro, e tem a capacidade de, dentro da trama, levantar questionamentos sociais importantes. Uma leitura muito gostosa!

Alexandra 04/09/2014

Uma garota ingênua e o poder de uma Abadia
Uma das poucas coisas que sabia sobre o livro “Northanger Abbey”, de Jane Austen, era que se tratava de um romance gótico. Mas sou obrigada a não concordar inteiramente com isso, pois, para mim, trata-se mais de uma paródia do gênero. Ainda que o livro exalte as qualidades de quem de romances góticos – em detrimento daqueles que o consideram um entretenimento fútil -, tenta-se demonstrar que é importante não confundir realidade com fantasia.

A obra conta a história de Catherine Morland, uma garota ingênua, que passa a conhecer os perigos do mundo, para enfim compreender que pior que uma abadia fantasiosamente mal-assombrada, são os amigos interesseiros. O interessante sobre Catherine é que ela está longe de ser a heroína perfeita, como Austen ratifica algumas vezes, pois acredita piamente em tudo o que dizem. Mesmo assim, ao longo do livro, a personagem principal aprende a ser mais madura, e a enxergar que nem todas as pessoas são boas.

A parte “gótica” do romance se refere somente a algumas páginas, e serve somente para mostrar como Catherine é influenciável. E é a partir desse trecho que começa a então “realidade” da personagem e conseqüente evolução.

Aliás, como toda obra de Austen, há várias críticas à sociedade da época. Um delas se deve a consideração do que é um homem e uma mulher, pois a heroína adorava brincadeiras tradicionalmente masculinas e, ainda por cima, escuta da mãe que não seria uma boa dona de casa. Já Henry Tilney, o personagem masculino principal, interessa-se por tecidos e romances, considerados somente para o público feminino. Já os irmãos Thorpe, que se mostram pessoas ambiciosas, costumam generalizar tanto a imagem do homem, quanto a da mulher. Ou seja, talvez a sociedade da Inglaterra no início do século XIX não seja tão diferente da nossa.

Já a escrita de Jane Austen é muito interessante, pois em vários momentos ela conversa com o leitor, comentando a história. Isto acaba tornando a experiência do livro muito agradável. Esta pode não ser considerada por muitos como “a grande obra” de Austen, mas merece atenção pela história e modo irreverente da escrita. Em minha opinião, fica a frente de obras como “Sense and Sensibility” e “Mansfield Park”.

site: http://eunaosoualexandredumas.blogspot.com.br/