Matarazzo Vol. 1

Matarazzo Vol. 1 Ronaldo Costa Couto

Resenhas - Matarazzo Vol. 1

Catarina 12/05/2020

Matarazzo
O livro ressalta bem o gênio que ele foi nos negócios e é enfático ao afirmar que ele foi o homem certo na era certa. É uma história belíssima e inspiradora, porém esperava mais detalhes de como ele conseguiu construir o império. O livro aprofunda em muitos detalhes da vida pessoal dele e da família, mas é levemente raso no que tange os negócios.

CGarrido 28/09/2011

O livro começa muito bem, com a saga deste grande homem, entretanto no meio do livro parece que o autor fica dando volta, sem avançar muito na estória, para que do meio em diante do segundo volume vá para o final da vida do personagem. Mas para quem desejar conhecer a vida do Matarazzo vale a leitura.

Bruno 05/07/2017

Decepcionante
A impressão que nos passa é que o autor quer se mostrar à altura da erudição que seu currículo carrega, ao mesmo tempo quer inovar e escrever num estilo roteirístico (objetivo no qual falha completamente). Em poucos momentos parece realmente preocupado em contar a história ao qual se propôs.
É notável que houve um trabalho de pesquisa significativo por trás deste livro, entretanto o resultado é desastroso.

Edu Oliveira 30/04/2009

Conde Matarazzo
A biografia do maior empresário brasileiro é fascinante. Francesco Matarazzo possuiu mais de 365 empresas e teve um capital que, em valores atuais, estaria em torno de 40 bilhões de dólares!

Ronaldo Costa Couto descreve, em detalhes, a trajetória deste grande imigrante italiano que, em pouco tempo, deixou de ser caixeiro viajante para tornar-se o maior mega-empresário que o país conheceu.

Andre.Luiz 19/03/2017

Grandes revelações sobre as vinda das familias italianas para o Brasil, exemplo de determinação e muito trabalho, pensei na minha origem, é muito inspirador.

Rapudo 27/05/2017

tom elogioso decepcionante
me deu tanto trabalho encontrar este livro que tinha expectativas sobre ele. Entender melhor o contexto, os personagens e dinâmicas políticas envolvidos na construção da personagem. Infelizmente não é a tônica desta biografia.
não à toa conta com amplo apoio da família, não só na apresentação do livro quanto nas frequentes inserções de entrevistas. geralmente para engrossar o caldo dos elogios e babação de ovo sobre o patriarca desbravador.
prende-se e repete exaustivamente as qualidades que deseja imprimir no leitor, privilegiando a repetição de aspectos superficiais de sua personalidade e relatando fatos sem aprofundar suas dinâmicas e relações. Se atém demais a mistificações de fatos simples e supérfluos e se furta de descrever os processos realmente significativos para a compreensão da importância que se atribui às realizações do imigrante.
Defeitos? Aparentemente não os tem, quando muito são aspectos pitorescos de sua personalidade. Pílula devidamente dourada e justificados os vacilos do mr.right.
Nada de vozes dissonantes,passa batido pelas polêmicas e não dá voz a nenhum posicionamento crítico. Me parece que deva servir para ter uma idéia sobre a figura, mas definitivamente não me atende.

TSC 17/10/2013

Boa pesquisa; mal escrito
A pesquisa realizada é ampla e extensa; mas é uma pena que o autor se perca aí - o texto se torna pesado, cheio de detalhes que não interessam ao leitor médio e daí, o livro acaba ficando desinteressante.

Marcelo.Patuta 29/09/2016

Vim , vi e venci...mas acabaram com tudo
Tem que ler! Um grande visionário