Whitney Houston

Whitney Houston Mark Bego

Resenhas - Whitney Houston

Leonardo.H.Lopes 21/01/2018

"Existirá apenas uma Whitney Houston"
Whitney Houston foi uma das mais belas vozes que cantou e enriqueceu a indústria fonográfica dos Estados Unidos e do mundo. Natural de Nova Jersey, Nippy, como era chamada pela família e amigos, teve uma carreira brilhantemente arquitetada por Clive Davis, assim como uma das maiores quedas e das mais dramáticas. Também teve um recomeço razoável com seu último disco de estúdio "I Look to You". Esse livro de Mark Bego nos conta a trajetória da estrela Whitney, desde sua ascensão espetacular, passando pelo fenômeno "I Will Always Love You" e seus filmes, até o casamento tumultuado com Bobby Brown e a relação com as drogas.

O texto é muito interessante, mas achei superficial demais, sem grandes novidades. Foi um livro feito, infelizmente, para aproveitar a repercussão da morte da intérprete em 2012, sendo lançado menos de um mês após o ocorrido. Nenhum fã mais ardoroso lerá esse livro e ficará sabendo de algo inédito. O início do livro também não é chamativo. Bego abre a biografia com a morte de Whitney e isso é triste, deixa uma certa melancolia ao se colocar o final no início. Em contrapartida os últimos parágrafos é o que vale a leitura. As palavras ali contidas são muito bonitas e sensíveis, uma verdadeira homenagem a essa cantora fantástica dona de uma voz leve, suave e terapêutica.

A iconografia deixa muito a desejar. São muitas poucas as imagens e não há nenhuma imagem dela relacionada com "O Guarda-Costas", seu maior sucesso, ou seus maravilhosos vestidos numa performance live. A revisão dessa edição é porca, muito ruim. Falta pontuação e existem referências erradas e nome de letras de músicas escritas errada, como "When You Believe" sendo grafada várias vezes "If You Believe ".

Entretanto a leitura vale muito a pena, tanto para os fãs como para curiosos que desejam saber sobre essa lenda chamada Whitney Houston. "Os rits que ela gravou, os papéis que interpretou no cinema e as emoções que causou quando sua carreira estava em pleno apogeu permanecerão para sempre conosco. Existirá apenas uma Whitney Houston".

Helena 16/09/2019

About...
Ler esse livro é uma opção, principalmente quando a idéia é ter o perfeito controle sobre sua vida. A vida e morte da Diva nos mostra como podemos afundar quando nossa preocupação é mostrar ao mundo que podemos ser melhores que os padrões estabelecidos. Eu fiz uma viagem dentro de mim com o livro. Fica a dica.

PedroMPilati 21/02/2023

Revelador e comovente
Desde que comprei o livro, eu sabia que não seria uma leitura fácil. Whitney Houston foi a primeira artista por quem eu realmente me apaixonei, ainda criança, e dede então nunca parei de ouvir suas músicas. Eu não sabia quase nada da vida da cantora, até que fui crescendo e aos poucos descobri sobre os seus problemas com drogas, além de outras batalhas que ela precisou enfrentar. Quando ela morreu, em fevereiro de 2012, foi como se um membro da minha própria família tivesse partido. Essa biografia de Mark Bego revela em detalhes como a jovem Whitney Houston deu seus primeiros passos na indústria fonográfica, arrebatou o coração da América e quebrou inúmeros recordes com seus hits e prêmios. Mas nem tudo são flores: o livro também mostra o lado mais sombrio da vida de Whitney, seus conflitos familiares, o casamento tóxico com Bobby Brown, seu consumo abusivo de substâncias ilícitas, a queda de sua popularidade e as consequências que tudo isso refletiu em sua carreira.

Apesar de Mark Bego ter feito um bom trabalho investigativo a respeito da carreira e da vida de Whitney - acredito que ele não tenha deixado nada passar batido -, achei o livro mal escrito e repetitivo em vários momentos. Além disso, a edição da Sonora Editora deixou muito a desejar, pois não é raro encontrar erros de digitação e ortografia que poderiam ser facilmente resolvidos com uma revisão mais cuidadosa. Mas a pior falha dessa edição, que me deixou realmente irritado, foi um erro de impressão: várias folhas em branco nos capítulos finais. Como a editora não respondeu ao meu pedido por um novo exemplar, tive de recorrer a um audiolivro para concluir a leitura. No fim, acho que a biografia agradará aos fãs de Whitney que desejam saber mais detalhes sobre sua vida, se estiverem dispostos a relevar os defeitos da edição brasileira.