Cowabunga!

Cowabunga! Ana Paula Seixlack

Resenhas - Cowabunga!

Márcia 25/12/2021

Cowabunga! - Ana Paula Seixlack
Ana Paula Seixlack nasceu em Cascavel (PR). Obcecada por cinema, música e literatura estrangeira das décadas de 1950 e 1960, inspira-se nesse universo para compor suas personagens em narrativas e roteiros de cinema.

Formada em Inglês, aprofundou o domínio da língua quando morou na Califórnia. É autora de "Don’t back down from that wave" (2008) e "The next sunset" (2011). Também escreveu os contos de "A chuva, o parque, as flores e outras coisas" (20

Ricardo Avelar, vulgo Zimbo, tem seus sessenta e poucos anos, um passado brilhante, cheio de vitorias saborosas.
Surfista na década de setenta, esteve eu seu auge um pouco antes de sofrer um acidente que o afastou definitivamente do surf.
A estória atual de Zimbo é ambientada em Florianópolis - SC, ontem atualmente ele remói seu passado sentado diante do mar, todos os dias. Em casa, segue em um relacionamento frustrante, sem amor a nada nem ninguém. O medo das ondas o consome diariamente o impedindo desde o acidente de retomar sua paixão profissional.
Zimbo é sarcástico, ácido , vive em um passado de glória e reconhecimento e não consegue seguir com a vida após o acidente que o deixa impossibilitado para o surfe. Em um momento do livro acredita-se que Zimbo vai sair de sua apatia e seguir com a vida, isso não acontece e, em uma tentativa frustrada de surfar ele acaba por desistir de tudo.
O livro escrito em terceira pessoa, tem uma leitura fácil mas, a história em si é muito fraca e não prende a atenção.
A história tem momentos sarcásticos e engraçados mas não são suficientes para que ela se torne interessante.

nmstoppa 10/12/2020

Zimbo é o personagem mais insuportável que já conheci na vida, além do livro ter uns diálogos com palavras que não seriam usadas na vida real.

Não sei porque fiquei insistindo pra terminar ele, acho que não queria abandonar, mas deveria ter feito, acho que foi o pior livro que li esse ano

isabella 12/09/2020

Desventuras de um ex-surfista

Cowabunga conta a história de Ricardo Avelar, mais conhecido como Zimbo, um garanhão na casa dos 60 anos que ainda age como uma criança. Ele mora em Florianópolis e quando jovem era o melhor surfista da cidade, antes de se acidentar e perder um terço do pé. Depois do acidente Zimbo nunca mais foi o mesmo, se tornou uma pessoa amargurada e covarde (isso tudo somado a sua ignorância, que já tinha antes do acidente). Todos os dias ele vai à praia e espera a “onda perfeita” para surfar, mas nunca tem coragem e acaba nem entrando na água.
Ele tem uma namorada na qual mora junto, Letícia, que tem metade da sua idade e se interessa mais em ir para balada com os amigos do que ficar com Zimbo. Eles vivem brigando e Ricardo é muito arrogante com ela. Não só com ela, aliás, Avelar é uma daquelas pessoas das quais queremos sempre manter distância. Um cara extremamente arrogante e prepotente e que não me cativou em nada.
O foco do livro é a história de Zimbo e seu psicológico, suas variações de humor (e adoraria colocar aqui “sua evolução”, porém não há evolução nenhuma do personagem). A escrita da autora é boa e a leitura fluiu, mas acho que um foco nos personagens poderia me fazer me apegar mais na história.

Rapha 20/04/2015

Resenha - Cowabunga! Desventuras de um Ex-Surfista
Cowabunga o grito de guerra dos surfistas também é o nome da prancha inestimável de Ricardo Avelar, ou Zimbo como ele mesmo prefere que o chamem. Zimbo vai a praia todos os dias com o desejo de se aventurar nas águas salgadas há quarenta anos, desde de que um terrível acidente encerrou sua carreira, deixando com menos da metade de seu pé direito.
Amargurado, ele segue essa mesma rotina todos os dias, e quando chega em casa tem de lidar com sua jovem namorada, que tem idade para ser sua filha, ou até mesmo neta, Letícia, que não troca sua vida agitada por nada... nem mesmo por Zimbo.
Tudo que lhe resta é relembrar suas aventuras vividas nos anos em que ele era o melhor e ganhava todos os campeonatos, enquanto ele se mete nas mais loucas brigas.
No começo temos problemas para conseguir simpatizar com nosso protagonista (tudo bem até hoje ainda não simpatizei muito), porém isso nos cativa como uma história realista, onde encontramos um protagonista que não é todo perfeito, sabe com apenas um defeitinho, temos um protagonista sistemático, cheio de defeitos que não tenta agradar a ninguém.
Em boa parte dessa história temos flashback's que nos levam direto para a onda de 1960 e 1970, onde mergulhamos de cabeça na cultura dos surfistas da época, e não só deles, mas por exemplo das músicas. Ouve um momento em que Zimbo em uma de suas discussões com Letícia ele faz referência à uma música da década de 1960, "Do You Wanna Dance", e nesse momento eu corri para a minha mãe e mostrei para ela, pois essa é uma música que ouvíamos juntos.
Cheio de vida e reflexões, Cowabunga! não é apenas um livro que nos diverte, em alguns momentos dessa fascinante aventura sentimos como se já tivesse acontecido conosco, e que deveríamos ter sido mais relevantes, por isso não é apenas um livro qualquer é um livro cheio de lições que temos de levar para vida toda.

site: http://www.noseaestante.blogspot.com.br/

Marcelo 01/09/2014

Resenha: Cowabunga!
O personagem principal é aquele tipo de pessoa que você ama ou odeia e eu tive o prazer de amá-lo. Ele não tem nada do que os outros personagens costumam ter e acho que isso foi um aspecto fundamental para eu ter gostado tanto dessa história.

O Zimbo, na verdade se chama Ricardo Avelar e tinha uma carreira promissora como surfista, mas por força do destino acaba sofrendo um acidente em sua juventude que o deixa impossibilitado de surfar. Ele acaba por se tornar uma pessoa triste, amargurada, ranzinza e ainda assim, se acha o último biscoito do pacote.

Passados quarenta anos após o acidente, Zimbo continua a ir a praia com a sua prancha (que carinhosamente chama de Cowabunga ou Cowabunguinha) e passa o dia na areia da praia na esperança de surfar a onda perfeita, contudo, o mesmo não tem coragem de sequer entrar na água.

A idade de Zimbo é um mistério no começo e confesso que fiquei muito curioso para saber a real idade do nosso protagonista que não foi revelada logo de cara. Por mais que ele já tenha mais de 60 anos, ainda aparenta ter seus quarenta e pouco com seu rosto e corpo ainda conservados, o que o ajuda com a mulherada, pouco se importando Zimbo com o "compromisso" que tem com sua companheira Letícia.

Em determinados pontos da história, encontramos flashbacks de Zimbo lembrando de sua infância, adolescência e juventude e estes acontecimentos são necessários para que compreendamos como o personagem foi desenvolvendo sua personalidade e se tornando o que ele é hoje.

Você passa o livro inteiro se perguntando qual será o destino de Zimbo e essa curiosidade é o que faz a leitura ser inteiramente prazerosa. Muitas das vezes você se questiona se ele vai tomar jeito, se ele vai amadurecer e se ele vai deixar o passado para trás e essas perguntas são respondidas somente no último capítulo. Sentiu a pressão?!

O livro Cowabunga! me trouxe uma experiência fantástica porque eu nunca tinha lido nada com referências aos anos 1960 e 1970. Confesso, que tinha até um pé atras com livros assim, mas fiquei encantado com a forma que autora trouxe essas referências para o contexto.

Outro tema bem predominante no livro é o surf. A história é repleta de nomes de manobras, gírias e hábitos desse esporte, fazendo com que você acabe se achando um verdadeiro surfista.

A publicação da obra foi feita pela editora Saraiva com o selo da Benvirá e a capa não podia ser melhor, pois além de linda, tem tudo haver com o tema trazido. Não gostei muito da diagramação, achei que a fonte utilizada é muito pequena. Não que isto tenha atrapalhado a leitura, mas com certeza, seria mais prazeroso ler um livro com a fonte maior.

O final de Zimbo é surpreendente e eu não cheguei nem perto de adivinhar e tenho certeza que também vai surpreender vocês em todos os aspectos.

Antes que eu me esqueça, Cowabunga, além de ser o apelido das pranchas de Zimbo, também é uma gíria de surfistas, que traduz-se como um grito de empolgação, uma espécie de "Uhul".

Para quem gosta de uma leitura recheada de novidades e pretende sair da mesmice de sempre, Cowabunga! é o livro que eu mais recomendo para vocês. Se prepare para se surpreender.

site: http://www.enquantoestavalendo.com/2014/08/resenha-cowabunga-desventuras-de-um-ex.html#.VAUmscVdWuI

Leandro 09/05/2014

Um espetáculo
Acabei de ler a ultima pagina do livro e ainda estou em choque. Sem palavras. O que será de mim sem o Zimbo, agora que o livro acabou? Me sinto órfão. Autora Ana Paula, please...escreva mais.

Viciado em sua narrativa única. Adorei o lance anos 60!!

Recomendo demais esse livro. Muiiiito surpreendente.

Jonas 28/03/2014

Impressionante
Rapaz, que livro é esse? Uma história divertidissima, viciante, que eu não consegui dormir até parar de ler. Não vou contar pra não dar spoiler, mas vocês vão se surpreender com a historia inteira e, o final..meu deus... chocante!

Otavio 24/03/2014

Fabulooooso
Adorei esse livro e recomendo muito.
Dei altas risadas.

É cheio de contrastes:
é alto astral e reflexivo
é nostálgico e atual
é amizade e solidão
é tudo e é nada.

É diferente de tudo que tu já leu
vale a pena!

Mauricio 22/03/2014

Tão bom quanto chocolate quente no inverno
Nada como iniciar esse outono chuvoso com um livro tão agradavel

Qdo li este livro, senti como se não estivesse mais aqui..e sim, ali na areia ao lado do Zimbo, sentindo seus dramas e medos e relembrando os bons tempos.

Um livro de narrativa fluida, gostoso e viciante. Li rapidissimo pq a curiosidade nao conseguiu me deixar poupar mais o livro.

Recomendo para qq faixa de idade e não precisa gostar de surf para amar o livro.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 21/03/2014

Boa surpresa
O aspecto “pré-adolescente” se restringe somente ao título e, quem sabe, à capa. O conteúdo e algumas reflexões proporcionadas pela história tendem a agradar mais aos adultos mesmo.

RESENHA EM VÍDEO AQUI: http://youtu.be/xGhEMM34qHs

site: http://livrolab.blogspot.com

Jorge K. 21/03/2014

Recomendo!
Esse livro me rendeu boas risadas.
Me divertiu bastante. Cheio de lances dos anos sessenta.
O Zimbo é bizarro, muito diferente de qq personagem q ja li, mas adorei o cara!

Elenara 20/03/2014

Incrivel !
Acabei de ler Cowabunga e foi uma surpresa maravilhosa.

É um livro que foge de clichês, entrete e faz refletir.

A autora me impressiona pela capacidade de encarnar um personagem tão complexo e peculiar como o Zimbo. Ele me comoveu muito.

Repleto de momentos engraçados, lembranças dos anos sessenta (que amei!)e praias catarinenses (adoro).

O final foi muito imprevisivel. Confesso que não esperava nada daquilo, mas foi bem emocionante. Adorei!

Queria muito que fizessem mais livros com esse personagem. Estou sentindo falta do Zimbo já :(

Aluisio Brecher 20/03/2014

Fora de série
Um livro diferente de tudo o que voce já leu.

Acha que é sobre surf? Errou!
Acha que é sobre gatos sarados com suas prachas de surf? errou de novo!
Talvez literatura de romance para menininhas? Nahhh...
Sobre um campeão de surf? mais ou menos
Ex-campeão? Aêee...

è um livro sobre o quase. Alguem que foi "quase bem sucedido". Alguém que é imperfeito assim como eu e você. É leve, divertido e cheio de referencias dos anos 60; Mas também imerge na complexidade das emoções.

O zimbo é uma cara velho e ranzinza, mas que tem a alma de um jovem (não dizem que só o corpo envelhece? É isso!). Se recusa a acreditar que perdeu a jovialidade e o sucesso. SOnha em voltar a ter uma vida badalada, mas tem medo de tudo.

Recomendo muito esse livro. Te tira da zona de conforto e te lança nas profundezas dos mares das angustias humanas de forma bem humorada .

Crazy Yara 20/03/2014

Fora do comum. Nada clichê.
Caraca veio, eu li o livro e gostei pra caramba! Não é meloso, é direto ao ponto, é gostoso e muito divertido.

A primeira vista parece que é um livro sobre surfista, só que não. É sobre um ex-surfista (dã! Jura? :P) Então, não perde tempo com explicações desnecessarias acerca do surf. É para qualquer um, até eu que odeio praia (sim, isso existe :P)

O livro é sobre as divertidas desventuras do Zimbo. É leve e com linguagem super acessivel.

Ele é irônico e sarcastico, mas de um jeito que nos faz rir e se apegar muito.

Ele relembra de muitos momentos divertidos e nostálgicos que nos remetem aos anos 60 e 70. Narra a infância dele, como era aqueles tempos, o desejo de formar banda com o irmão,o primeiro amor dele, as loucuras e fantasias, os medos e inseguros. Voce adentra nas emoções desse homem que é tão humano e "real" quanto eu e voce.

Recomendo que experimente ler o livro... é um livro leve, refrescante e perfeito para ler até nos momentos mais estressantes do seu dia-a-dia.