O Artífice

O Artífice Tony Ferraz

Resenhas - O Artífice

Gabes_Ricci 26/06/2023

Passa o tempo bem
O livro é legal, mas acho que os personagens foram planos (?), tipo, parece que faltou mais personalidade neles, tirando o mestre e o detetive o resto do povo pareceu genérico.
Mas amei os ensinamentos do livro! Mesmo que eu não tenha entendido a maioria e mais apliquei a mesma lógica de quando tento ouvir música estrangeira, não entendo as palavras mas sigo a batida!
Os mistérios do livro misturados com os ensinamentos xintoistas (?) foi uma coisa bem diferenciada, e algo que curti demais, o toque no final também foi muito bem colocado, por mais que um pouco frustrante.

(Infelizmente esqueci de add antes de escrever, mas por favor considere que dei 3.5??, o final mereceu pelo menos meia estrela)

Lanykun 02/04/2023

Receptivo
História bem legalzinha e atraente, diria que é um bom livro para ler enquanto relaxa; bem envolvente, o que facilita permanecer com interesse em continuar lendo. Gostei.

Tati 25/11/2022

Primeiro livro do autor paulistano Tony Ferraz!!! Muito bom
Muito bom poder ler um livro de qualidade e ainda de um escritor brasileiro atual....Ate chamei o escritor no insta para parabenizar pelo de crime, e ficção brasileira. Muito bem escrito que conta a complexa historia de crimes e investigação dos assassinatos cometidos. Após esse já comprei a continuação (Entrevistado o demônio) e li em 2 dias.

Orph 07/08/2022

Impactante
A leitura desse livro foi muito complicada para mim, demorei meses para terminar pois a leitura não me prendia e me deixava confusa, continuei insistindo pq queria concluir a leitura, e o final pagou por todo tempo que eu demorei para ler, no final do livro eu entendi o quão bom ele é.
Final impactante e valioso.

lari 25/02/2022

INDESCRITÍVEL
eu amo esse livro em todos os sentidos, foi ele quem me tirou da ressaca literária e ler ele pela segunda vez foi uma coisa incrível, o plot twist é extremamente chocante, fiquei tão obcecada em achar o culpado tanto quanto o haryel.

Mari_0451 30/01/2022

Artífice
De acordo com o dicionário, "artífice" é um trabalhador, operário, artesão que produz algum artefato ou que professa alguma das artes. E essa é a característica principal do nosso assassino. Nenhuma vítima é morta de maneira comum. Todas sofreram por uma armadilha bem elaborada e instalada pessoalmente pelo serial killer; todas elas possuem um toque de arte, por mais macabra que seja, e contribui para algo maior.

Haryel é o detetive designado ao caso. Ele e seu companheiro procuram por pistas quase que invisíveis, já que as vítimas parecem não ter ligação nenhuma, enquanto o "demônio" trabalha na sua obra de arte principal.

O livro é coberto por uma arte marcial e filosofia que trabalha o corpo e a mente daqueles que se entregam à ela, conhecida como Tao. Quando Haryel encontra um colar na cena do crime, o médico legista indica um sábio que, por sua vez, explica sobre essa vertente ao detetive. Por fim, Haryel precisa abrir sua mente para essa nova forma de pensar, se quiser alcançar seu assassino e impedir que ele realmente mate todos ao seu redor.

MINHAS CONSIDERAÇÕES: O livro é carregado de mistério e metáforas, exigindo um pouquinho de atenção dos leitores para não se confundirem. O Tao é explicado apenas pelas falas daqueles que o praticam, tornando ligeiramente confuso, porém o plot final e a última cena são de tirar o fôlego, me fazendo dar 4 estrelas para esse livro sem ao menos pensar duas vezes.

Mente.Leitora 19/01/2022

Mistério e esoterismo
O livro é magnético. Depois sue começa a ler, é impossível parar. Leitura fácil e com bastante suspense. A cultura oriental bastante presente e que causa uma curiosidade em aprender sobre o assunto. Gostei muito e quero continuação. Não Sri se tem,mas com certeza irei procurar.

aclarags_ 03/12/2021

comprei esse livro em uma feirinha pq a sinopse me chamou atenção mas esperava bem mais do enredo em si
a história é bem interessante e vale a pena ler, o final é "aberto" e no geral vale a pena ler, só não cumpriu minhas expectativas

Liu 26/08/2021

Bom mas podia ser melhor, bem interessante e inovador as frases, bem que eu senti vontade de surtar junto com ele

Jaqueline 18/07/2021

Que loucura kkkk
Não foi ruim mas esperei mais quando o autor dizia para ler durante a noite. Era uma leitura que fluía mas ao mesmo tempo não prendeu tanto quanto esperava. Achei que o fim podia ter esclarecido o que iria acontecer depois de tudo.
Achei que deveria ter melhorado na descrição dos personagens, não conseguia imaginar eles na cabeça pela falta de descrição mais detalhada. Acho que foi uma leitura meio "corrida" podia ter um pouco mais de especificações e detalhes

Karla397 18/04/2021

"Sua alma já é minha. Quando seus amigos chegarem , o último anjo já estará pintado, e o meu trabalho já estará terminado."

Eu tô ? e ? e ? com esse final. Como assim???? Vei... O maluco controlou tudo.
E o sorriso no rosto dele??? A assinatura???

Ai. É a primeira vez que eu gosto de um final aberto a interpretação. Show de bola d+++

Susuzinha0 17/01/2018

O artifice
"Sábios são os que buscam a sabedoria, loucos são os que já a encontraram”

Eu não sei definir meu grau de satisfação em relação a esse livro, trata-se de uma historia de
um assassino que mata através de armadilhas e ele é mega calculista, todo planejado e sempre um passo a frente do detetive Haryel e da policia de Londres, quanto mais o detetive tenta entender toda essa situação, mais coisas acontece, podemos dizer uma corrida contra o tempo, uma leitura envolvente, cheia de suspense,que realmente te prende, e fica claro que
manter a calma é essencial, o final prova isso, se detetive não tivesse se desesperado em dados momentos, talvez tivesse evitado certas coisas, achei que o final deixou a desejar, acho que como todo livro, a gente vai criando vários finais na nossa cabeça, pois pensei, poxa quero entender, isso, isso e isso e ficou um ponto de interrogação, mais pelo jeito temos o segundo livro pra tirar todo esse nó, mais enfim ótima leitura, super recomendo.

Kelly Brandão 12/01/2017

*O Artífice - Tony Ferraz*

" A polícia Londrina está tendo que lidar com um serial killer que mata através de armadilhas muito bem elaboradas, usando materiais de fabricação própria que não podem ser rastreados. Diante do mistério envolvendo os crimes, Haryel Kitten, um detetive habilidoso, é convocado para se unir ao time que investiga os motivos dos crimes e o assassino. Para isso, ele pede o auxílio de um monge budista, pois o assassino demonstra utilizar como referência para os crimes, preceitos budistas.
O processo investigativo é bom. O assassino é inteligente, não conseguimos encontrar qual a ligação entre as vítimas, mas .... fiquei um pouco incomodada com algumas coisitas. Primeiramente, a história se passa em Londres, o detetive é Londrino, mas o autor não conseguiu passar as características de um Londrino ao personagem. Achei os diálogos muito 'abrasileirados', principalmente os diálogos iniciais.
Passado essa impressão, me deparo com a confusa transação de cenas. Em várias partes ela acontece de forma repentina e isso me deixou muito confusa. Outra coisa que me deixou emputecida foi a maneira como descobri quem era o assassino. Definitivamente não gostei. Até minha filha de 6 anos é capaz de identificar quem é o assassino. Gostaria de poder explicar isso melhor, mas não consigo fazer sem dar spoilers.
Algumas informações sobre o assassino também me incomodaram, na verdade me tirou o sono, pois fiquei sem entender como aquilo era possível. Terminei a leitura deste livro por volta da 1:40 da manhã e fiquei boa parte da madrugada imaginando possíveis justificativas, mas não encontrei nenhuma que fizesse sentido.
Agora o final ..... misericórdia !!!
Eu fiquei tipo "não pode ser !!!" Gostei muito do final, a engenhoso e dá abertura para diversas interpretações. Fiquei muito brava, sério, mas gostei do final.
De um modo geral, gostei do livro, pois fiquei extremamente curiosa no decorrer da trama. Era difícil demais ter que interromper a leitura, a curiosidade foi muita, mas não é um livro espetacular. as falhas que citei acima tiraram o brilho da história, achei fraco e previsível, exceto pelo final é claro !