Crise Espiritual

Crise Espiritual Fernando Beier

Resenhas - Crise Espiritual

Nelson.Figueredo 28/05/2021

CRISE ESPIRITUAL
Quem nunca lutou com Deus? Quem nunca duvidou da fé? Quem nunca ficou com raiva e decepcionado com Deus, com a religião e com os religiosos?
A palavra crise e crisol compartilham a mesma raiz. E, na verdade, se prestamos bastante atenção às páginas das Escrituras Sagradas, veremos que, para ganhar o céu, temos que perder muito pelo caminho (João 16:33; Atos 14:22).
Estamos dispostos a servir a Deus quando tudo vai bem, quando Ele responde as nossas orações e a nossa vida está cheia de bênçãos. Mas… e quando as circunstâncias são desfavoráveis? Qual é o meu conceito de Deus e da religião quando tudo vai mal? Pior ainda, se eu faço o melhor possível para ser um bom cristão, pode o céu ser tão “injusto” comigo me mandando (por engano) problemas e dificuldades?
O que pensamos “Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas”? (Título de um libro de Harold Kushner, um rabino americano). É possível que a minha maior maldição seja a minha maior bênção? Qual deve ser a minha atitude diante das provas e dificuldades? Tem o Senhor um plano para o sofrimento humano muito mais elevado do que aquilo que eu posso perceber? Na estrada para o céu, posso perder a fé pelo caminho? O que é que eu faço quando a minha pior “pedra no sapato” não é a “Rocha da salvação”, mas alguma pedra do templo (um irmão na fé)? Pode um líder da igreja ter uma crise espiritual? Qual é o propósito de Deus ao permitir que me passem coisas que podem me afastar dEle? Por que é que Deus não arranca de uma vez por todas o nosso “espinho na carne”?
Força na fraqueza. Graça na desgraça. Glória no fracasso. Plenitude no incompleto. Paradoxos de Deus no ser humano. Dá para entender? Não, não dá!
Por isso o pastor Fernando Beier, de uma forma muito sincera e aberta, nos apresenta a realidade por trás dos bastidores da alma, mostrando um espelho das nossas maiores batalhas internas e das suas próprias guerras introspectivas. A análise também mostra as lutas de grandes personagens bíblicos da fé e de outros referentes religiosos mais contemporâneos. Todos sentados na gangorra de uma experiência com Deus que sobe e desce periodicamente. Nossas crises se parecem às dos demais. Somos um pedaço e um reflexo das outras biografias.
Se você nunca passou por nenhuma crise espiritual, é possível que falta algo na tua experiência cristã. E se você está enfrentando essa realidade, pode ser que tenha mais perguntas do que respostas. De uma forma ou outra, a leitura deste livro é um requisito obrigatório para aqueles que querem encontrar respostas, ou deixar de odiar as perguntas.

Deilson.Barros 17/06/2020

João 16:33
O e-book foi escrito por um pastor protestante, mas ele cita vários autores católicos ao longo do seu texto, como Chesterton e Santo Agostinho, por exemplo, para fundamentar-se. Nele você não encontra imagens nem esquemas, encontrará apenas texto, entremeado com muitas citações, mas poucas histórias ilustrativas, porém não menos profundo em sentido e valor. Diria que a obra assume conotação de aconselhamento espiritual. Em suma, ela basicamente discorre sobre 2 eixos temáticos centrais, a saber: 1) constata um problema: a peregrinação terrena do cristão sempre incluirá momentos de crise espiritual, e isso não deve surpreendê-lo, mas incitá-lo ao preparo e não perder de vista a promessa da glória do Céu; 2) aponta um conselho valioso, que também é meu: nunca abandone sua vida de oração, nem desista de Deus, por mais que esteja atravessando uma tempestade existencial. Senti sinceridade nas palavras do escritor, ele próprio narra que já passou por algumas crises de fé, que o fizeram esfriar, por um tempo, em sua devoção diária. Além disso, em nenhum momento ele relativiza, desvaloriza ou põe em descrédito a sinceridade das dores e dos desnorteios espirituais alheios, mas se solidariza com elas, demonstra empatia, próprio de quem se coloca na posição do outro para tentar entendê-lo genuinamente. E isso me cativou na leitura.
Saio convicto de que é inverossímil cristãos que mantêm o largo sorriso estampado na boca 24 horas por dia nos 7 dias da semana. O próprio Cristo nos preveniu dizendo que no mundo passaríamos por aflições, pedindo-nos apenas coragem e fé, pois venceremos afinal. Eu mesmo já passei alguns momentos de deserto espiritual, mas continuo de pé, combatendo um bom combate, com a ajuda da graça divina.
Sendo atrevido, eu apontaria as seguintes palavras-chaves ou expressões que resumem o livro: oração diária; disciplina espiritual; viva na dependência de Deus; valorize a graça; você pode cair, mas você deve se levantar; reconheça que sem Deus, nada feito; o perdão divino está sempre disponível; aprofunde sua relação com Cristo.
É isso, nunca se desespere de Deus. Persista, insista, não pare de se relacionar com Deus. Valerá muito a pena. Aqui, batalharemos por um tempo; no Céu, descasaremos para sempre!
Nota 4,5 de 5.
Recomendo a leitura.
Simone.Beier 06/12/2020minha estante
Quem não passou por uma crise espiritual que atire a primeira pedra. Já no começo da leitura vc se identifica com cada palavra do livro. Sem dúvida essa leitura nos ajuda a enfrentar não só uma mas várias crises que temos ao longo da nossa jornada. Essencial a todos que desejam uma vida plena com Deus mas que as veses se depara com situações adversas da vida. Parabéns ao autor por esse presente.

Lisandro 06/12/2020minha estante
Realmente faltava um livro que falasse exatamente sobre nossas crises espirituais. Tão normais na nossa vida mas com certo stigma entre os cristãos. O livro trata do assunto de forma clara e transparente. Super recomendo.

Ana Carolina 29/11/2021

Crise Espiritual [Fernando Beier]
Quem nunca passou por uma crise espiritual ao longo da caminhada cristã? Isso é tão comum quanto respirar, mas são as crises que nos aperfeiçoam na fé e no amor. Sem as crises, talvez, não seríamos capazes de perceber onde temos falhado ou o quanto somos completamente dependentes de Deus.

Fernando Beier, com toda a sensibilidade, aborda a crise espiritual da vida cristã em diversos pontos, mas deixa claro que ela não é o ponto final. Ele deixa evidente que, as vezes, as crises são provocadas por nós mesmos.

Quero destacar, nessa resenha de hoje, um dos maiores aprendizados para mim desse livro: Deus não espera de nós perfeição e como saber disso é libertador, porque, devido a sociedade em que vivemos, achamos que, para Ele nos amar, precisamos fazer algo. Porém, não é assim, Ele nos ama independente de quem somos ou do que temos.

"Deus não espera de mim uma perfeição que como pecador nunca poderei alcançar. Ele não me pede para voar a uma altura que não posso atingir" (p. 22).

Entendem? Se Deus te disser que você irá para lugares altos, quando isso acontecer, não será por mérito seu, mas porque Ele foi junto com você. E, as vezes, você só consegue compreender essa face do Criador quando está em uma crise.

Na crise, você vê um Deus de amor, mas também um Deus justo. Vê um Pai te carregando no colo, mas, em seguida, te ensinando a caminhar; um Deus que deu tudo o que tinha para te oferecer salvação e graça. Não somos salvos porque somos bons, mas porque Cristo tomou o nosso lugar, Ele pagou o preço. Agora, precisamos crer e aceitá-Lo como Senhor e Salvador.

Se você está vivendo uma crise espiritual hoje, não desista. Olhe para nosso Pai eterno, caminhe em Sua direção e deixa Ele te guiar. A crise não é eterna, mas o amor de Deus por nós é.

Insta: @espalheesperanca

site: https://www.instagram.com/espalheesperanca/