Graffiti Moon

Graffiti Moon Cath Crowley

Resenhas - Graffiti Moon

Vicky_v 16/07/2017

Não ando sabendo lidar com tantos livros bons neste ano (ainda que este livro não seja deste ano, essa afirmação ainda está valendo) -- e isso me deixa realmente muito feliz. Mas vamos falar sobre o que interessa: Graffiti Moon. Essa foi uma história incrivelmente fofa, divertida na medida certa e muito bem escrita.
Provavelmente (na verdade não tem nada de provável, é mesmo) essa é só a minha opinião, mas a narrativa transborda aquele tipo mágico de trama que mais do que fazer você entender as situações e os personagens, te agarra e te deixa marcado [de uma maneira boa]. E eu definitivamente não estava esperando por isso -- para falar a verdade, quando li a sinopse esperava mais ou menos uma outra história (mais uma) adolescente (afinal, os personagens são adolescentes), mas sua profundidade e fio condutor me surpreendeu.
É muito singular [e aqui está aquela mágica que comentei agora pouco] o equilíbrio entre narrativa e personagens. Porque sim, a história é sobre o que acontece em uma noite específica, mas também é sobre cada um (e todos) dos personagens. Esta é uma história sobre quem eles são e como eles mudaram e chegaram até ali, sobre suas amizades, anseios, medos, esperanças. É sobre lutar para sobreviver no mundo real, sobre fazer decisões, sobre momentos em que as palavras não bastam. É uma história sobre a vida [de Lucy, Ed, Daisy, Jazz, Beth, Leo e Dylan] -- e é provavelmente um dos melhores young adult que eu já li (se fose em outro momento, eu diria que estou embasbacada).
Eu não sabia nada sobre a Cath Crowley, mas o tipo de humor que ela conseguiu imprimir em seus parágrafos me agarrou pela mão e me conduziu até o final. Mas, veja bem, esse não é aquele humor para morrer de rir, é aquele que você não espera, natural, sem situações formatadas para fazer rir. Outro detalhe que me ganhou foram os versos livres do Poeta espalhados em momentos bastante pontuais da trama. -- voltei a ler poesia recentemente e sei que muitos leitores acham difícil ler esse gênero literário [que, convenhamos, é muito mais rápido de ler], por isso, na minha opinião, não há melhor maneira de começar a ler poesia do que no meio de um romance adolescente.
Graffiti Moon me fez pensar sobre os grafiteiros que andam pela minha universidade -- qual a linha que divide arte de vandalismo? --, seus desenhos e palavras pelos muros e escadas e como seria me sentir tão impactada por um desenho na parede (esse tipo de impacto eu só conheço/alcanço com poesia) quanto Lucy fica com aspinturas do Sombra. O que eu sei com certeza é que agora quero conhecer Melbourne, andar por suas ruas, caçar os grafites do Sombra pelas paredes e me perder em suas cores e nas palavras do Poeta -- é pedir muito? (hahaha)

Aqui
Ela diz que vai me perdoar
Diz que é só dessa vez
Diz vai em frente e me beija
Diz enrola o meu cabelo
Diz era isso mesmo que eu estava procurando
Diz que está feliz porque o frio chegou
Eu digo que quero vê-la amanhã
Ela aponta o dedo pro céu
E diz que é aqui

Então, antes de soltar algum spoiler, tudo o que me resta dizer é que vida e emoção transbordam dessas páginas. Em apenas uma noite, Cath Crowley consegue fazer com que o leitor experimente mais emoções do que imaginável e, obviamente, derreter o coração em vezes sem conta.
Este livro é como uma pintura do Sombra na parede e eu fiquei encantada com tudo o que vi aqui. Assim, só me resta te falar para ler a história de Lucy, Ed e seus amigos -- porque perseguir um grafiteiro pela noite nunca foi tão interessante.

site: http://www.vickydoretto.com/2017/07/doki-livros-grafiiti-moon-cath-crowley.html

Cheiro de Livro 13/07/2017

Graffiti Moon
Fazia tempo que não lia algo que se passasse em um dia. Esse é uma das muitas características que fazem de “Graffiti Moon” um excelente livro. O tempo da narrativa – uma única noite – faz toda a diferença para a história a ser contada, para a jornada dos personagens.

O livro de Cath Crowley é divivido em três pontos de vista. Lucy, Ed e Leo. Os capítulos de Lucy e Ed são interligados, tendo os poemas de Leo como conexão. Mas cada palavra, independente de quem as falou, foi cuidadosamente escolhida pela autora. Sua arte está nesse concerto de vozes e artes e expressão chamado livro. “Graffiti Moon” é lindo em vários aspectos diferentes e todos se completam e se conectam.

Lucy: está no último dia do ensino médio e tudo que quer é conhecer o Sombra, grafiteiro talentoso da região e um mistério para a jovem. Lucy encontrou nos muros coloridos por Sombra a expressão de alguém por quem pode se apaixonar. A jovem também é artista e trabalha no ateliê de Al, que mexe com vidro. Sim, isso é importante.

Ed: é o Sombra. Não, não é spoiler. Com problemas de aprendizagem, Ed largou a escola e foi trabalhar em uma loja de tintas. Assim como Lucy, Ed tem um mentor mais velho que também tem veia artística e que teve um impacto muito positivo em sua vida. Ed e Lucy têm um breve (breve meeeeeesmo) histórico romântico que faz toda a diferença na narrativa.

Leo: o Poeta. Sombra desenha e Leo escreve, completando a arte urbana do grafite. Leo teve na sua vida a influência da avó, que o colocou na linha e sempre leu para ele. Logo, sua arte é expressa por palavras.

No último dia do ensino médio, Lucy e amigas resolvem virar a noite e aproveitar o máximo antes de ingressarem em faculdades diferentes. Durante toda essa noite, Lucy e Ed passam muito tempo juntos e nós, leitores surtamos a cada página: ela quer encontrar o Sombra e não sabe que está falando com o próprio.

Mas Ed não conta e isso também é importante. Ele precisa fazê-la entender que ele é o Sombra e que é por ele que ela está apaixonada, mesmo se ainda não sabe. Mostrar e não contar. Conquistar e não revelar. Essa angústia e esse clima de possibilidade e perigo acompanham cada página de “Graffiti Moon”.

Além desse trio, temos outros personagens e uma trama que mistura perigo e sacrifício. Nada dramático ao excesso, mas real, possível, verossímil. “Graffiti Moon” pode estar acontecendo agora, em qualquer lugar do mundo e isso é incrível!

O livro é muito mais do que um romance de passagem jovem. É uma obra de amor à arte, à família, aos mentores que, sem saber, nos inspiram a seguirmos nossos sonhos, a sermos melhores do que fomos ontem. “Graffiti Moon” é um livro para corações sensíveis e eu me encantei desde o primeiro capítulo.

Depois da última página, passei a olhar o grafite com outros olhos. Sempre achei legal, mas agora busco a inspiração por trás das formas, a razão que levou o grafiteiro a transbordar por meio de cores e latas de tinta. E isso não deixa de ser outro mistério. Leiam e reflitam.

site: http://cheirodelivro.com/graffiti-moon/

LOHS 01/07/2017

Um romance poético <3
Olá leitores e leitoras, novamente ingressei no mundo dos romances, principalmente por estar em uma fase extremamente cansativa, precisava de algo leve no momento (até surgir um terror ou fantasia complexos né? rs). Graffiti Moon, escrito por Cath Crowley, é um livro que habita minha estante há muitos anos, mesmo sendo um lançamento da Editora Valentina deste ano, porque eu já possuía o livro em inglês. Ele já havia me conquistado com a premissa de um grafiteiro e uma recente ex-aluna do ensino médio vivendo uma noite de pura arte e ao mesmo tempo romântica cidade afora.

Lucy terminou o colegial recentemente, mas jamais esqueceu uma paixonite que viveu ao longo de seus anos de escola. Um colega de classe, Ed, roubou o coração da garota ainda no início da juventude, mas a breve história de ambos acabou não dando certo, e com o passar do tempo o garoto deixou a escola e Lucy seguiu em frente. Até que seus destinos se cruzam novamente.

"Tenho que chegar a tempo. Tenho que encontrar o Sombra. [...] O cara que pinta no escuro. Pinta pássaros presos em muros de tijolos, pessoas perdidas em florestas fantasmas. Caras com corações feitos de grama e garotas empurrando cortadores de grama. Por um artista que pinta essas coisas, eu poderia me apaixonar. Completamente. "

O Sombra é um artista de rua. Grafiteiro. Ele espalha sua arte pelos muros da cidade e suas pinturas retratando a natureza, a vida urbana e até alguns poemas, acaba chamando a atenção das pessoas e consequentemente, da jovem e sonhadora Lucy. Ela ainda está perdida com o rumo que sua vida irá seguir daqui pra frente mas está decidida a encontrar o Sombra, o autor da obra que tanto admira. Acompanharemos a narrativa do ponto de vista de Lucy e do Sombra, que descreverão apenas uma noite de suas vidas.

Durante esta noite, conhecemos o Sombra e sua trajetória difícil e completamente diferente do normal nos chamará a atenção. Nos encantará, bem como a vida de Lucy. As aventuras que viverá ao lado da jovem protagonista é de envolver qualquer leitor, por seu lirismo, por sua arte e pela simplicidade da história, que ao mesmo tempo consegue nos apresentar personagens incríveis. A jovem que procura um rumo e o jovem que tem seu refúgio nos muros. Seus amigos, sua família. Suas vidas narradas em uma única noite que poderá mudar tudo.

“Lembre que
O amor
Envolve com os dedos o seu coração.
Submerso.
Lembre-se dissoQuando a próxima garota sorrir.”

A narrativa da autora, Cath Crowley é muito boa de ser acompanhada. É bonita e tem o tom certo para o romance. Sem exageros. Sem abertos clichês. É tudo no calor do momento, na calada da noite. É sobre amizade, amor, drama e como a vida pode ser difícil, mas sempre haverá um caminho. Eu adorei este livro, a arte descrita e vivida nele, os personagens e suas tragédias pessoais que acabam nos levando para outro mundo e que ao mesmo tempo abordam temas tão condizentes com a realidade. Achei um romance leve, tocante, diferente do usual e com aquela beleza que existe em todos os livros que abordam arte e envolvem artistas, seja música, pintura, grafite, dança. É encantador.

''E todos os pássaros daquele muro caem do céu. Eu os vejo caindo de barriga para cima. Uma tempestade deles cobre o chão. Mais tarde, vou pintar o céu vazio e dos pássaros caídos. Vou pintar, e saber que pior que estar preso num jarro é não estar em lugar nenhum.''

Adorei o livro, gostei de tudo, mesmo ele possuindo apenas 240 páginas, o que é uma pena. Adoraria ver mais dos personagens e uma história mais densa e maior. Mas eu indico Graffiti Moon sim e acredito que vocês vão apreciar a leitura tanto quanto eu. Foi uma ótima experiência e irei ostentar minhas duas edições agora, na estante.

Sobre a edição, adorei que a editora manteve o nome original, até porque ficaria muito estranho traduzido. Mas a capa americana, eu particularmente acho mais bonita.

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/06/graffiti-moon.html

Nicoly Mafra 06/06/2017

Resenha - Graffiti Moon
O ensino médio finalmente acabou e as amigas de Lucy estão planejando comemorar muito durante a noite, já que agora elas não possuem responsabilidades escolares para se preocuparem, mas Lucy possui outros planos.

Lucy sempre teve muita vontade de conhecer Sombra - um grafiteiro que espalha a sua arte pelos muros da cidade, artes que chamam muito a atenção de Lucy -, e ela decide que está é a noite em que ela finalmente irá encontrá-lo.

Porém, Lucy acaba passando a noite com a última pessoa que ela gostaria de encontrar, Ed. Os dois já tiveram algo no passado que não terminou nada bem - alguém saiu com o nariz quebrado -, mas ele diz que sabe onde eles poderiam encontrar o Sombra, então Lucy se esforça para aguentá-lo.

Conforme a noite passa e a busca ao Sombra continua, Lucy e Ed vão conhecendo mais um pouquinho sobre e o outro e tentando acertar os acontecimentos do passado. Mas, será que Ed realmente conhece o grafiteiro? Será que Lucy irá reconhecê-lo quando ele estiver bem à sua frente?

Graffiti Moon é um livro super gostosinho; uma leitura leve, sem nenhum acontecimento de tirar o fôlego, mas mesmo assim cativante - típico livro sessão da tarde.

A narrativa de Cath Crowley é ótima, os diálogos entre Lucy e Ed são interessantes e, mesmo que a história se passa em apenas uma noite, você consegue conhecer bem todos os personagens e seus conflitos. Gostei muito da leitura, dos personagens - tantos os principais, quanto os secundários - e do enredo; foi uma leitura bem fluida e envolvente.

Um ponto que achei muito interessante foi que a história se passa na Austrália. Não estamos acostumados em ter a Austrália como cenário dos livros, então foi bem rico conhecer um pouco da cultura do país.

Recomendo a leitura para quem está querendo algo mais leve para passar o tempo, ou até mesmo para sair de uma ressaca literária.

site: www.instagram.com/nickmafra

Gabriela Diples 19/05/2017

AMOR A ARTE EM "GRAFFITI MOON", DE CATH CROWLEY
Graffiti Moon não é apenas um livro. É uma imensidão de sentimentos que transbordam em palavras e viram sentimento em quem está lendo. É uma história de amor não só entre duas pessoas, mas entre essas duas pessoas e a arte.

O livro se divide entre o ponto de vista de Lucy e Ed. A história começa com Lucy correndo de bicicleta pra encontrar o Sombra, grafiteiro que ilumina os muros de uma cidade apagada na Austrália, e por quem Lucy está apaixonada. Ela está apaixonada por alguém que nunca viu mas que a toca profundamente por meio de sua arte. Lucy também é artista, ela trabalha com fabricação de peças de arte em vidro.

"Eu amo aquele cavalo, o quanto ele é real. Amo as belas linhas das patas e da cabeça. Mas não é por isso que, em algumas noites, eu não consigo parar de olhar para o desenho. Não sei dizer ao certo o motivo. Só o que posso dizer é que tem algo a ver com a maneira como deveria ser o amor... A gente devia amar como um cavalo desabando." - Lucy

Não conseguindo encontrá-lo, ela parte com suas amigas Jazz e Daisy numa noite comemorativa, junto com Leo, Ed e Dylan - namorado de Daisy. Dylan diz que conhece o Sombra e convence todos a procurarem por ele e é claro que Lucy aceita, mesmo que Ed esteja junto.

Lucy e Ed já se conheciam antes, desde o primeiro ano. Eles estavam na mesma turma de Artes quando a Professora J. os juntou num trabalho sobre Jeffrey Smart, artista e pintor australiano.

Os dois tentaram se relacionar mas o primeiro encontro foi desastroso, acabando com Lucy quebrando o nariz de Ed. É por isso que eles se odeiam.

Um tempo depois, Ed abandona o ensino médio por não conseguir acreditar em si mesmo. Ele têm dislexia e não consegue ler, mas não têm coragem de contar para ninguém a não ser para seu melhor amigo Leo e Bert. Ele está completamente abalado porque perdeu sua única figura paterna, Bert - seu chefe na loja de tintas com quem dividia o gosto pela arte - e terminou com a namorada Beth.

Na noite em que se passa a história, Lucy e Ed acabam passando um tempo sozinhos e então partem em busca das pinturas repletas de tristeza, solidão e fuga do Sombra, e o resultado será surpreendente. A verdade é que Lucy é uma sonhadora e Ed está completamente quebrado e machucado. Ele está prestes a desabar e tudo o que lhe resta é a arte.

O diferencial do livro é que a autora cita inúmeros artistas para vermos junto com os personagens suas obras de arte, tornando a leitura uma experiência sensorial. É incrível. Foi por isso que decidi colocar aqui as imagens para vocês sentirem o que eu senti lendo ao livro, e o que Ed e Lucy sentiram também.

"É disso que gosto na arte, o que você vê as vezes diz mais sobre quem você é do que sobre o que está na parede." - Lucy

Esta história não é apenas sobre amor, é também sobre como idealizamos uma pessoa que gostamos, e, no final nos surpreendemos completamente, assim como aconteceu com Lucy. É sobre o amor a arte e tudo que ela pode nos proporcionar. É realmente uma leitura magnífica e única.

site: https://comprepelacapa.wixsite.com/home

Carla Cássia - @contra.capa 04/05/2017

Uma única noite muda tudo
“Graffite Moon” é aquele Ya que vai te fazer pensar muito, com um “que” a mais, vai te dar uma aula de cultura, onde você aprende um pouco mais sobre as dificuldades do ser humano no dia a dia e sobre arte, principalmente sobre arte. A história se passa em uma noite longa, mas que vai mudar a vida daqueles que foram ousados o bastante para vive-la.

Uma das coisas que mais me agradou nesse livro, foi o fato da editora ter se preocupado em explicar, fazer um glossário, para as técnicas ali descritas e tudo mais, fazendo a leitura mais fluida. Pois francamente, se eu tivesse que parar cada hora que eles falam sobre um método novo, pra procurar na internet e então, entender o que eles se referem, a narrativa iria ficar muito truncada e cansativa.

Além disso, o exercício de visualização e imaginação que o livro nos oferece é fantástico, quando rola a descrição de uma das artes do Sombra, eu realmente consigo ver o que os personagens estão vendo o que a autora quer passar, e isso é incrível.

Posso dizer que a única coisa que me incomodou um pouco foi a protagonista e a forma que ela cai de amores por pessoas que ela nem conhece. Se ela tivesse um interesse ou apenas gostasse do cara, tudo bem, mas ela realmente afirma apaixonada, e isso me cansa um pouco. É muito extremo, e não faz jus ao resto da sua personalidade.

No momento que estamos vivendo com políticos apagando obras de artes das nossas ruas, “Graffiti Moon” é um livro necessário e deveria ser mais conhecido do que realmente é aqui no Brasil.

Para mais resenhas como essa, link abaixo.

site: http://www.blogcontracapa.com.br/

Compre pela capa 07/01/2018

AMOR A ARTE EM "GRAFFITI MOON", DE CATH CROWLEY

ENREDO

OPINIÃO

"Disse que mostrava como, às vezes, uma pessoa tem que criar suas próprias janelas." - Ed

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

@luareisescritora @sempredoramando 22/02/2017

Graffiti Moon- Cath Crowley
Aquele tipo de livro perfeito para uma ressaca literária, aquela típica literatura para jovens, a qual consegue ser cativante e prender o leitor tamanha sua simplicidade e carisma.

Lucy é uma garota apaixonada por artes e que sonha em conhecer o grafiteiro conhecido como O Sombra, o qual deixa seus registros pelos muros da cidade. Sua amiga Jazz, certa noite, marca um encontro com ela e outra amiga para que as três saiam e divirtam-se com três garotos gatinhos. Esta seria a noite de ação da vida da Jazz, na qual ela conhece Leo e encanta-se por ele.

O que nenhuma delas imaginava era que Ed, o amigo de Leo era o alguém que Lucy tanto procurava, e que o Leo era O Poeta que assinava as pinturas do Sombra com suas frases encantadoras. O grupo curte a noite e é esta noite que transformaria a vida de todos, de maneira simplória mas significante.

É o tipo de livro que recomendo para uma boa leitura leve, confortável e delícia, daquelas que não é "OMG!" mas também não torna-se chata. Será que a Lucy descobrirá que o Ed é quem está procurando? Será que a Jazz irá conquistar seu mais novo amor, Leo? Será que o outro casal secundário, irá se entender? Leiam e descubram, garanto que a dose divertida e leve da leitura irá cativá-los, fãs de literatura infantojuvenil, corram e comecem a ler agora!

site: http://maniasdeumagarotasingular.blogspot.com.br/p/livros.html

Bianca Viegas 02/02/2017

Resenha: Graffiti Moon
Graffiti Moon traz a história de Ed e Lucy, dois jovens que vivenciam uma noite de diversão, amor, amizade, amadurecimento e arte! O casal já se conhecia antes dessa noite, eles estudavam na mesma escola, faziam aula de artes juntos e foi ali que Ed convidou Lucy para sair. Porém o encontro tão esperado por ambos não saiu como planejado e o menino acabou com o nariz quebrado. Alguns dias depois, Ed abandona o colégio e eles não se veem mais.

Dois anos se passam e o ensino médio termina. Lucy e suas amigas, Jazz e Daisy, querem comemorar o fim da escola e é nessa noite que os protagonistas voltam a se encontrar, porque os amigos de Ed, Leo e Dylan, que também acabaram os estudos querem celebrar. Todos vão parar na mesma lanchonete e Jazz se interessa por Leo, para não deixar a amiga sozinha Lucy vai junto e acaba fazendo dupla com Ed, já que Daisy e Dylan são namorados.
Entre uma conversa e outra, se revela o interesse das meninas, em especial da Lucy, por conhecer o Sombra, rapaz que faz graffitis nos muros da cidade, e o Poeta, amigo do Sombra que escreve textos ao lado dos graffitis. A partir disso, as meninas propõem encontrar os graffiteiros, visto que Dylan conta que os meninos os conhecem. Contudo, os jovens artistas podem estar muito mais perto do que elas imaginam.

Graffiti Moon foi uma surpresa maravilhosa! Gostei muito do livro, nunca tinha lido uma história que se passasse na Austrália. Os personagens principais são ótimos, assim como os secundários. Achei-os bem construídos, seus problemas eram reais. Lucy e Ed são iguais e diferentes ao mesmo tempo, uma vez que têm personalidades parecidas, todavia suas vidas são bem distintas. Ed precisa trabalhar para ajudar sua mãe com as despesas da casa. Lucy mesmo tendo uma vida simples, não tem essa necessidade.

Mesmo o livro se passando em uma noite é possível conhecer de forma aprofundada a história e seus personagens. A autora soube fazer isso muito bem. Além disso, sua escrita é ótima! A capa do livro é bem bonita, representa perfeitamente a história, e não encontrei erros.

site: https://www.instagram.com/estantevioleta

Iris Figueiredo 01/11/2016

Amor em grafite
Lucy está apaixonada. Mas ela nunca viu o cara, apenas sua arte. O Sombra é um grafiteiro que espalha seus desenhos pelos muros da cidade: pássaros, paisagens urbanas, pessoas... Lucy se apaixona a cada grafite e ela está determinada a encontrá-lo. Após seu último dia de aula no colégio, ela planeja com as amigas a forma perfeita de comemorar o fim de um ciclo: ir atrás do Sombra pela cidade para encontrá-lo, conversar com ele. Ela sabe que ele é o único que poderia amar.

No meio da sua jornada, ela encontra Ed - que uma vez a convidou para um encontro que acabou com ela socando o nariz dele. Só que o garoto concorda em ajudá-la a procurar pelo Sombra, mas o que Lucy não sabe é que o que sempre procurou estava ao lado dela.

Narrado por Lucy e Ed, "Graffiti Moon" é um romance que se passa em apenas uma noite. Entre os capítulos do casal principal, há alguns poemas escritos pelo Poeta, o colega de Sombra que escreve seus textos nos muros da cidade, para completar as imagens feitas pelo grafiteiro.

A narrativa de Cath Crowley é maravilhosa! Os diálogos entre Lucy e Ed são super espirituosos e, apesar da história se passar no espaço de tempo de apenas uma noite, você consegue conhecer bem todos os personagens e seus conflitos. É muito fácil se aproximar da história de Lucy e Ed, seus segredos e como eles são descobertos ao longo do texto.

Acho muito difícil conseguir criar um romance tão bem amarrado e com todos os personagens apresentados de uma forma tão boa, sendo que o enredo compreende apenas algumas horas. A autora conseguiu fazer isso com maestria, nos apresentando um romance que é emocionante e cheio de nuances, com dois protagonistas cativantes e uma história de amor que deixa a gente sorrindo no final.

Eu me apaixonei por "Graffiti Moon", um dos Young Adult mais legais que li este ano. É muito bom!

site: http://irisfigueiredo.com.br

Paula Juliana 23/06/2016

Resenha: Graffiti Moon - Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa? - Cath Crowley

Vai além de cativante.
Graffiti Moon foi uma leitura melancólica, uma história leve, ao mesmo tempo que forte, um lirismo impressionante, uma sensibilidade que comove e envolve o leitor.
Difícil descrever um enredo que se passa tão rápido, em uma só noite, que conta uma história tão profundamente, de um modo tão inteligente, tão artístico. O livro tem muito do que costumo chamar de literatura por literatura, aquele apego ao poético, as descrições emotivas, o lado sensível das palavras.

A autora Cath Crowley escreve o tipo de história que pode ser lido por todos e que acaba encantado a todo o tipo de leitor, tendo um apelo especial aos fãs das artes, dos livros, das gráficas, desenhos, trabalhos manuais, poesia. As descrições em si são pura arte. Um prazer ler, acompanhar, conhecer Lucy e Ed, entrar em uma aventura de uma noite com eles e seus amigos. Jovens, românticos, espíritos livres, em busca de algo mais. Em busca de se encontrarem, de declararem ao mundo suas verdades, suas imperfeiçoes, suas histórias.

Lucy é uma sonhadora. Uma romântica, mesmo tendo quebrado o nariz de seu primeiro encontro quando o menino passou a mão em sua bunda, pobre coitado esse, que não sabia que seus caminhos ainda iriam se cruzar novamente. Lucy está se formando, trabalha com Al, sonha em estudar arte, faz trabalhos em vidro, e está completamente obcecada pelo menino que se apelida de Sombra.

Sombra é Ed, um artista. Grafiteiro, um garoto em busca de si mesmo, mergulhado em seu mundo, saiu da escola por ''não saber escrever'', a forma de Ed se expressar é desenhando, com suas linhas e suas cores, seus pássaros, e seus tons de azul. Ed se esconde e Sombra conta tudo pelos seus muitos muros pintados pela cidade. Filho de uma mãe solteira, preso em um mundo onde não vê grandes possibilidades.

Engraçado como o enredo de Graffiti Moon é de certo modo simples de ser contado e ao mesmo tempo tão complexo, como seus personagens tão bem formados e com seus bons diálogos conseguem contar uma história completa, contar vidas entre idas e voltas, entre o presente momento de uma noite que é onde se passa e se fecha essa história.

Graffiti Moon é uma história bonita, é contada de uma forma muito lirica, de uma forma muito poética, cheia de metáforas e figuras de linhagens, é também triste por mostrar realidades tristes, histórias que podem e acontecem com pessoas de carne e ossos, e que são tão sensivelmente contadas entre figuras e palavras, entre os desenhos e cores de Ed, os vidros de Lucy, os poemas de Leo, nosso Poeta.

Graffiti Moon foi uma leitura que me deixou melancólica, me envolveu, me fez sorrir, e sonhar, admirei a beleza da escrita e a simplicidade e fortaleza da história, a capa é completamente coerente com o enredo e seus personagens. Arte e poesia de uma forma que nunca vi. Recomendadíssimo para os fãs de boa literatura e de obras ricas!

''- Onde é o incêndio, Lucy Dervish? - pergunta meu pai.
Em mim. Por dentro, estou pegando fogo. Concluo que tenho o bastante e posso oferecer um pouco ao Ed. Decolo sob o céu escuro que desbota e clareia, rosa. Devo algumas palavras ao Ed. Com você. Me importo com você.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/2016/06/resenha-graffiti-moon-um-artista-uma.html

Bela Lima 19/06/2016

Graffiti Moon é sobre uma aventura de um dia em busca do amor
Lucy tem um amor platônico por Sombra, um artista desconhecido que grafita pelas ruas da cidade, mas ela nunca o viu. Ele ou seu parceiro Poeta, que escreve poemas para os desenhos, mesmo que ela não ache que falem das mesmas coisas, sempre interpretando-o de uma maneira diferente.

Para comemorar a graduação no terceiro ano, Lucy sai com suas amigas Jazz e Daisy para se divertir, juntando-se com Ed, Leo e Dylan, ex-atual-namorado de Daisy. Dylan acaba revelado que conhece os dois artistas e todos decidem ir à procura deles, mas, enquanto quase todos querem apenas se divertir e flertar (vulgo Leo/Jazz e Dylan/Daisy), Lucy deseja realmente encontrar Sombra, aquele que seria seu verdadeiro amor.

“(...) você tem que ir a uma festa procurar um cara que você nunca vai achar. Um cara que existe na sua cabeça, não o que pintou esse muro. Não o cara que sou eu.”

Logo na sinopse, percebemos que Ed é o Sombra, além de que isso é confirmado nos primeiros capítulos, que são divididos entre Ed e Lucy, com alguns poemas do Poeta espalhados. Não apenas isso tornaria o livro clichê, como o fato de Ed e Lucy meio que não se darem bem. Ela o socou e quebrou seu nariz quando ele passou a mão na sua bunda no primeiro encontro deles. Contudo não achei o livro chato e nem batido, tudo foi muito bem descrito e com personagens bem louquinhos.

“É disso que gosto na arte, o que você vê às vezes diz mais sobre quem você é do que sobre o que está na parede”

Lucy é uma sonhadora, mas isso não a torna fraca. Ela é bem forte e decidida. Sua idealização sobre quem é Sombra, como ele é, é a única constância em sua vida, além da dedicação que se sente por soprar vidros, pois... Lucy não sabe o que pensar sobre seus pais juntos, mas separados; ela morando na casa e ele na garagem; contudo, independente de tudo isso, eles continuam a dizem que estão apaixonados e que não irão se separar.

Ed é bastante inteligente apesar de todos acharem o contrario, ele apenas pensa de um modo mais vivido e colorido do que outras pessoas. Não aguentando mais a pressão que a escola fazia, Ed desiste da escola no primeiro ano e começa a trabalhar numa loja de tinta que pertence a seu amigo Bert, grafitando as paredes no seu tempo livre, mas... Bert morreu e ele agora se vê demitido.

“Ouço as pessoas falando do que sentem quando pintam coisas em lugares proibidos. Leo diz que sente o medo o percorrer rápido por dentro, ir do coração para todas as partes do corpo. Eu desenho para jogar os meus pensamentos para fora. Eu desenho para ficar calmo por dentro.”

Dylan e Daisy são aquele casal que se amam, mas não querem admitir, muitas vezes agindo como se fossem crianças. Mas o casal que me conquistou, em segundo lugar, pois os protagonistas são maravilhosos, foi Leo e Jazz. (A autora bem que poderia fazer um livro sobre eles) Jazz é uma vidente louca que quer ser atriz e troca de namorado sem nenhuma dificuldade, enquanto Leo tem muitos problemas na família, mas continua sendo uma boa pessoa que escreve poemas que tocam a todos pela sinceridade.

“Lembre que
Envolve com os dedos o seu coração
Submerso
Lembre-se disso
Quando a próxima garota sorrir”

Graffiti Moon é sobre uma aventura de um dia em busca do amor; que o romance de um dia pode ser real, pode ter um começo, um meio e, quem sabe, não ter um fim; que não importa como o amor inicie, ele não precisa acabar.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2016/06/resenha-graffiti-moon.html

Mayara 03/03/2016

Pura poesia
Lucy está olhando os pássaros. Eu a observo e tento imaginar o que ela está pensando. Sonhando com um cara que não existe, eu acho. Um cara com um oceano jorrando da lata de spray, palavras jorrando da boca, dizendo coisas que ela quer ouvir. Eu me pergunto como será o Sombra que ela imagina.

Que atire a primeira pedra quem nunca teve um amor platônico. A protagonista de Graffiti Moon, Lucy, também faz parte deste clube. O problema é que ela nunca sequer viu o rosto do ser amado. Apaixonou-se pelas ideias, sonhos, emoções e paixões expressas nos grafites que o autodenominado Sombra espalha pela cidade. Decidida, Lucy empreende uma busca pelo habilidoso grafiteiro ajudada por Ed – o cara em que ela deu um soco no nariz no primeiro (e último) encontro deles. O que ela não vai demorar a perceber, é que o que tanto procura está mais perto do que imagina. E pode não ser bem o que sonhava.

Lançado no Brasil pela Ed. Valentina, Graffiti Moon, de Cath Crowley é um romance juvenil delicioso. A estória pode parecer um tanto simplória, mas a narrativa é tão rica, tão poética e envolvente, que torna o livro único, especial. O estilo de escrita da autora é realmente maravilhoso, pura poesia.

E o meu cérebro desligou e as minhas mãos ligaram e eu fugi para o muro: pintei um fantasma preso numa garrafa. Dei um passo para trás, para olhar o fantasma, e percebi que o triste não era que ele estava ficando sem ar. O triste era ele ter ar suficiente para a vida toda naquele espaço tão pequeno. O que você estava pensando, fantasma? Se deixando aprisionar desse jeito?
Lucy é uma romântica incurável. Seu encontro com Ed deu mais errado por causa das altas expectativas que ela tinha, do que por causa do que ele fez. Ao mesmo tempo em que é uma sonhadora com alma de artista, ela é decidida e forte, sem se abalar pela opinião alheia. Com os pais juntos-mas-separados e o fim do colegial, o fascínio pelo Sombra é a única coisa constante em meio à tantas mudanças. O que ela não imagina é que seu porto seguro está tão perdido quanto ela.

Ed está cheio de problemas. Largou a escola, acabou de perder seu guia e um dos melhores amigos, foi demitido. Para ajudar a mãe a pagar o aluguel, cogita cruzar a linha do que é certo e errado. Sua via de escape é a arte, o grafite, por meio do qual, juntamente com Leo (que se autoproclama Poeta), extravasa a miscelânea de sentimentos que não cabe mais dentro de si.

O livro ora é contado do ponto de vista de Ed, ora de Lucy, com alguns poemas ocasionais do poeta. A leitura é rápida e agrada pela qualidade do texto (realmente me apaixonei pelo estilo poético da autora – o livro está cheio de marcações das minhas quotes preferidas). As conversas dos dois são ótimas e o ritmo da estória também. Uma ótima escolha para passar o tempo e animar o coração.

Jessica599 08/02/2016

Lindo! Arte evapora das páginas!
Vocês não fazem noção do quanto esse livro se tornou especial pra mim. É simples; leve; intenso e acima de tudo - tem arte. Muita arte evaporando pelas páginas e entrando na mente do leitor em forma de palavras, puras e delicadas - como o amor que nasce entre os personagens.

"É disso que gosto na arte, o que você vê às vezes diz mais sobre quem você é do que sobre o que está na parede."

O livro já começa com Lucy correndo pelas ruas tentando chegar a tempo de encontrar o Sombra fazendo mais um de seus grafites nos muros da cidade. Foi por pouco! Por cinco minutos! Mas ela não é o tipo de garota que desiste facilmente.

"Tenho que chegar a tempo. Tenho que encontrar o Sombra. [...] O cara que pinta no escuro. Pinta pássaros presos em muros de tijolos, pessoas perdidas em florestas fantasmas. Caras com corações feitos de grama e garotas empurrando cortadores de grama. Por um artista que pinta essas coisas, eu poderia me apaixonar. Completamente."

A narrativa é intercalada entre Lucy, Sombra e Poeta - o melhor amigo do Sombra que grafita poemas. A cada capítulo conhecemos um pouco de cada um deles, seus dramas pessoas, o que os motiva a serem o que são e como são, o que a arte significa para cada um deles e como a arte os ajuda a fugir dos problemas. O Poeta tem problemas em casa, com os pais e passou a morar com a avó. O Sombra tem dislexia, não consegue entender as palavras, tem dificuldade em ler, largou a escola e tenta trabalhar para ajudar a mãe a pagar o aluguel. Já a Lucy convive com o drama de seus pais que estão casados, mas não dormem na mesma cama, nem vivem na mesma casa.

Sabe o que mais gostei no livro? É que ele é pura arte, é poesia e sentimento o tempo todo! As referências a grandes obras e renomados artistas é algo sensacional. Depois de ler, pesquisei sobre todos os artistas e relembrei tudo o que aprendi sobre eles (estudei na faculdade de Artes Visuais) e me encantei mais ainda pela história e pelo modo como a autora trabalhou os elementos artísticos visuais. Todas as imagens ganham vida, ganham cheiro e cor. Ganham forma real. O livro é muito, muito vivo.

Toda a história se passa em apenas uma noite. Seis adolescentes saem em busca de aventura. Seis histórias diferentes. Seis vidas diferentes. Seis corações em busca de amor.

"Lembre que
Envolve com os dedos o seu coração
Submerso
Lembre-se disso
Quando a próxima garota sorrir."

Vencedor do Prime Minister’s Literary Award de ficção infanto-juvenil e o Ethel Turner Prize de literatura para jovens, Graffiti Moon me conquistou de uma forma profunda, e ao mesmo tempo, delicada. E eu garanto a vocês - que gostam de romance - que irão se encantar da mesma forma. É uma leitura que vale MUITO a pena e deixa a gente com saudade dos personagens. Com certeza, lerei outras vezes.

site: www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

Ana Caroline 29/10/2015

Graffiti Moon da autora Cath Crowley, foi um livro que eu demorei até decidir ler. Sempre que eu lia uma resenha ela era positiva, mas eu acreditava que seria muito infato-juvenil. Quer erro. Ao finalmente decidir ler Graffiti Moon eu descobri uma história linda e muito bem contada.

Lucy acaba de terminar o ensino médio e decide ter uma noite de aventura com suas duas únicas amigas. Na verdade ela não estava muito interessada, mas quando ela descobre que vai poder usar essa noite "selvagem" com suas amigas para descobrir quem grafiteiro Sombra toda a situação ganha um novo significado. Até mesmo passar a noite na companhia do Ed é aceitável se até o fim da noite ela conseguir finalmente conhecer esse artista que ganhou o seu coração com grafites nos muros da cidade.

Lucy está passando por momentos difíceis em casa, pois seus pais estão morando separados, a sua mãe fica na casa e o pai fica no quintal. Apesar de ambos negarem que estão se separando, essa é uma situação muito difícil para Lucy aceitar e compreender.

Ed vive uma vida muito difícil, filho de mãe solteira e com uma grande dificuldade em aprender ele sente-se excluído e perdido. Atualmente ele perdeu a namorada, por achar que não era bom o suficiente para ela. E para piorar, ainda perdeu um grande amigo e sua única referência masculina na vida e consequentemente também perdeu o emprego.

Se antes de tudo isso Ed já estava perdido, agora ele está perdido e desesperado. Sem emprego ele não consegue pagar o aluguel e se não pagar o aluguel onde ele e sua mãe vão morar? Ela vai ter que largar a escola de enfermagem para poder trabalhar em mais turnos no seu emprego e assim pagar o aluguel, mas Ed não está disposto a deixar isso acontecer. Em tempos difíceis tomamos medidas desesperadas e, por isso, ele decide se juntar ao seu amigo Leo em uma noite perigosa em busca de dinheiro.

Lucy e Ed, cada um tem um objetivo nesta noite, mas eles acabam se juntando e assim seus objetivos se misturam. Lucy buscando o Sombra e Ed buscando dinheiro. Juntos com eles temos mais dois casais de amigos, Leo e Jazz e Dylan e Daisy.

Seis adolescentes, seis histórias diferentes que se unem de uma maneira incrível. Cath Crowley criou personagem tão reais que você consegue sentir suas emoções e se imaginar na pele deles. Uma única noite, uma noite que deveria ser uma grande aventura se torna muito mais, torna-se uma noite de descobertas, de aprendizado e de aceitação.

Quando você conhece inicialmente esses seis personagem você tem uma ideia precipitada, como um pré-conceito. Você os idealiza só para depois a autora destruir todo esse conceito e mostrar como cada um deles tem uma personalidade profunda e um amadurecimento enorme para adolescentes.

Graffiti Moon é um livro que vai conquistar você de uma maneira tão profunda, mas ao mesmo tempo de uma forma tão delicada. Você nem percebe que se apaixonou pela história até o momento que ela acaba e você simplesmente quer mais. Não digo isso pedindo uma continuação, por favor, que não tenha continuação, pois algumas histórias devem ser contadas em apenas um livro e não prolongadas porque podem acabar perdendo sua essência e eu não quero que isso aconteça com este livro.

Se você, depois de ler esse meu relado apaixonado desta história ainda assim não quiser ler, então eu preciso dizer para você: Arrisque! Faça como eu, que não queria muito ler o livro, mas dei uma chance e conheci uma história incrível. Se eu pudesse, faria miniaturas destes personagens e os colocaria em garrafas para mantê-los comigo para sempre.

Obs: Somente quem leu o livro vai entender esse comentário sobre miniaturas e garrafas (estou tentando deixar vocês curiosos para assim vocês lerem o livro *-* espero que funcione).

site: http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/