Superior

Superior Mark Millar...

Resenhas - Superior

André Hausmann 29/03/2021

Comecei a ler essa mini-série sabendo que o personagem principal se apresentava como uma nova versão, uma cópia do Superman.
Mas o roteirista na realidade faz uma grande homenagem a história desse personagem icônico dos quadrinhos. Se apoiando em praticamente tudo que já foi feito com Superman ele cria uma aventura que resgata diversos momentos de sua vida, seja a clássica ou novas aventuras dos quadrinhos, séries ou filmes.
Os fãs mais atenciosos podem fazer comparações entre algumas partes da narrativa com cenas dos filmes estrelados por Christopher Reeve.
E com certeza vale destacar o fantástico trabalho do ilustrador dessa história.

Cosmonauta 13/02/2022

Personagem dos quadrinhos
"Ah, entendi. Você é um personagem dos quadrinhos que ganhou vida, certo ?

Isso mesmo.

Então todas aquelas histórias não foram simplesmente criadas por roteiristas? Todas aquelas aventuras realmente aconteceram?

Algumas delas"

Tradução de Paulo França e Rodrigo Guerrino

* O problema da edição é que as páginas estavam se colando umas às outras.

Leonardo1263 23/09/2023

John Cena ficaria ótimo!
Superior é o tipo de história Nerd dos dias atuais, você que é fã de super-heróis com certeza já deve ter pensado pelo menos uma vez, “E se realmente isso acontecesse nos dias atuais?

Imagine uma criança saudável em seu mundo pacato e simples, de repente vítima de uma doença cruel em que te faz refém do seu próprio corpo. Aprisionado em uma cadeira de rodas tendo que se adaptar ao novo mundo, novos olhares, tudo novo. Difícil né? você ainda não viu nada. A magia do cinema o faz viajar e imaginar-se no corpo de um super humano, com super força, velocidade, visão de raio x entre outros poderes, seria ótimo não é mesmo, poder fazer tudo aquilo que o herói do cinema faz!? Assim se passa a História do pequeno Simon Pooni, uma criança que pede a Deus mesmo que inocentemente uma chance de ser uma pessoa saudável novamente, e voltar a ser feliz como era.

Com a proposta do Diabo sedutor Mark Millar nos traz uma trama calorosa e intensa, Um herói com a mente de um garoto (Não, não é o Shazam!) o suposto “Gênio da Lâmpada” concede ao garoto a chance de ser diferente, sem cobrar nada em troca. Um poder imensurável, um mundo com problemas reais que seriam facilmente resolvidos por um super herói. Será que o mundo está preparado para viver um filme de ficção? Será que um ser Superior seria a solução para os problemas que enfrentamos hoje?

Millar desenvolve seu próprio universo, com suas ideias e tramas sensacionais, mostrando toda sua habilidade como roteirista, sem contar com a arte incrível de Leinil Yu.

Como gosto de dizer, essa é uma história sem massagem, direta ao ponto, pancadaria, palavrões e a típica tietagem. Gostei da edição principalmente pelo compasso impensável, não esperava muita coisa, e no quesito entretenimento, matou a pau. A história aparentemente simples te surpreende com forças além da compreensão humana e o grande ato da edição fica por conta de seu senso de querer/poder/dever. Infelizmente trata-se de uma HQ esgotada, caso consiga encontrá-la adquira o quanto antes!

Rodrigo S 30/04/2014

Uma Ode ao Maior
Posso dizer que não me lembro de ter lido uma HQ com tanta empolgação há algum tempo, não com a mesma empolgação com a qual se lê um Reino do Amanhã, citando apenas um exemplo. Embora eu tenha lido algumas coisas muito boas ultimamente, é claro. Isso eu não posso negar. Mas em meio a essas coisas, quantas têm sido leituras realmente impressionantes? Nem mesmo a fase Novos 52! de Superman (meu personagem preferido), com algumas exceções como a excelente fase de Grant Morrisson à frente de Action Comics Vol. 2, atingiu esse patamar de "impressionante". Claro que Grant Morrison é um escritor de altíssimo nível assim como Mark Millar, o criador de SUPERIOR.

Em SUPERIOR, Mark Millar presta uma verdadeira homenagem não só aos filmes clássicos de SUPERMAN e ao personagem mais famoso do mundo em si, que foi magistralmente representado nas telas pelo inesquecível CHRISTOPHER REEVE, como também mescla tudo isso ao seu estilo peculiar repleto de ação e palavrões (SIM! Palavrões!!), tradicionalmente conhecido pelos fãs de HQs. Incorpore tudo isso à arte de Leinil Yu, que, em minha humilde opinião, possui um domínio fantástico no que se refere às hachuras e às expressões faciais realistas dos personagens e temos uma Graphic Novel com uma narrativa cinematográfica, que acompanha o enredo perfeitamente além de ser um deleite visual.

SUPERMAN assim como tudo o que ele representa já foi homenageado diversas vezes ao longo de seus 76 anos, mas com certeza SUPERIOR faz parte de um acervo mais seleto, figurando ao lado das melhores homenagens que o Último Filho de Krypton já recebeu.

Moyashi 31/07/2014

Genial!!
Simplesmente brilhante!!! Historia simplesmente original, sem nada de historias clichês ou "ah já dava pra imaginar que ia acontecer isso". Sem falar que o Mark Millar consegue fazer você sentir o problema dos personagens e te prender ao ler a história. Acho que seria bem divertido ver essa HQ nos cinemas, como toda HQ do Millar pela Millarworld.

Para quem está afim de sair desse negocio de DC/Marvel, é uma ótima recomendação!!

Rafael 09/11/2015

Sensacional
Comprei essa graphic novel numa feira de livros (Semana Cultural de São Fidélis/RJ) com a expectativa bem baixa, só por conhecer o roteirista. Talvez por isso tenha ficado tão impressionado com a qualidade da mesma. O enredo é bastante maduro, ao apresentar uma visão diferente do universo dos super heróis. Millar, mesmo roteirista de Guerra Civil, manda muito bem nessa HQ. Com certeza vale a leitura.

Clóvis Maia 23/07/2022

A melhor HQ do Millar
Shazam e Superman juntos? Nada disso. Aqui temos uma história de superação surpreendente e uma ousada homenagem ao mundo real.

Dantas Neto 08/03/2023

É uma homenagem, mas...
É uma homenagem ao maior super-herói de todos. Nós já entendemos. Mas infelizmente o roteiro é cheio de facilitadores, de personagens de suporte fracos e situações que subestimam a inteligência do leitor. Eu gosto do Mark Millar, mas não consigo ver isso aqui como esse bom trabalho que muitos estão pintando. É divertido se você conseguir se desligar muito e não se comprometer tanto com a crítica... mas somente isso. É uma abordagem simples, mas não genial e muito menos original sobre o Superman.