Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Vinicius Nathan 24/08/2018

Simples e objetivo
O livro compartilha de uma visão muito boa sobre o universo, com uma linguagem e exemplos simples em maior parte do livro. E uma leitura boa, nada cansativa, e interessante para saber saber mais sobre a obra de Stephen.

ThiagoLFM 22/11/2018

Tartarugas até lá embaixo.
Eu gostaria que este livro fosse apresentado para o eu adolescente há uns 10 anos. Eu já "conhecia" "O universo numa casca de noz" desde os 15-16 anos porém nunca me interessei em lê-lo. Imagino o quão proveitoso poderia ter sido na época escolar ler alguns trechos/capítulos com auxílio de um profº. física por exemplo.

Embora Stephen Hawking apresente o livro em uma forma para leigos/não iniciados, o livro não é nada simplista. Não que isso seja um grande problema ou deva afastar alguém da leitura. Há partes mais fluidas e outras nem tanto haha

Bruno.Hneiruqe 04/12/2018

Loucura
Ainda, sentido-me um completo idiota!

José Roberto 26/02/2019

Livro técnico
Muito técnico pra mim.......

Lineu 01/03/2019

Não é que não gostei. É que não entendi nada. Mas não sou o único.

Jadder1 11/03/2019

Muito bom, porém muito complicado!
Stephen Hawking, em cada capítulo aborda um tema, desde buracos negros, a teoria da unificação por exemplo. Só que é muito pesado, os termos, e proposições, tudo tem uma linha de raciocínio bastante complexa. Existem partes de contextos históricos e alguns termos que estamos familiarizados (caso você ha tenha lido sobre o assunto) que é compreensível. Mas não quero aqui desmerecer, entender o que passava na sua mente e se esforçar para entender suas ideias já bastam! Recomendo a leitura, mas estejam preparados haha

Kaique.Nunes 25/03/2019

Uma Breve História do Tempo é o primeiro livro de Stephen Hawking escrito para o público em geral. Ele nos convida a refletir sobre os grandes mistérios do universo. Como ele começou? Haverá um fim? Ele é ou não infinito? E o tempo, como funciona essa quarta dimensão? É possível viajar no tempo?

Hawking passeia pela evolução das ideias da física até chegar na física moderna, nos apresentando conceitos elementares desta nova física, como o de Buraco Negro que deixou o autor tão conhecido (assim como Einstein foi um dos poucos que ficou tão conhecido fora do meio acadêmico). Explora teorias como a teoria das cordas e fala sobre o maior objetivo dos físicos, que é chegar a uma teoria que consiga juntar os grandes pilares explicativos atuais, a relatividade e a física quântica.

Este livro é essencial para os admiradores da divulgação científica, especificamente nas áreas da cosmologia, astronomia e da física. Este não é o livro mais simples do Hawking, e isso pode ser entendido de duas formas. A primeira seria que por ser o primeiro livro do Hawking, ele acaba não sendo tão didático pela própria inexperiência do autor em fazer esse diálogo com o público comum. A segunda, que é a que pessoalmente acredito, seja que Hawking simplesmente não seja tão didático (que ele realmente não tenha essa habilidade). Os livros mais didáticos que vieram posteriormente foram escritos em coautoria com Leonard Mlodinow, onde este sim conseguiu deixar o conteúdo do Hawking acessível ao público.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Edson Camara 27/04/2019

Este livro é necessário para quem quer sair da escuridão da ignorância das leis universais.
Stephen Hawking foi uma mente brilhante, foi professor da Universidade de Cambridge por mais de trinta anos.
Neste livro, ele tenta, de maneira mais ou menos simples, nos explicar a história do tempo e do universo em si.
Não é tarefa fácil, o assunto é extremamente complexo, mesmo simplificado.
Hawking explica tudo neste livro, desde o Big Bang, que em teoria iniciou o universo até o Big Crunch que em teoria vai finalizar.
No entanto, como ele mesmo menciona no livro, são teorias difíceis de explicar. O livro discorre sobre a expansão do universo, o principio da incerteza, buracos negros e buracos de minhoca, este último defende a teoria da viagem no tempo. O que é incoerente por si mesmo, porque se existisse esta possibilidade, porque ninguém voltou do futuro para nos explicar sobre isso? Diz Hawking.
è um aleitura recomendada, para quem quer se aporfundar sobvre a exiswtencia pura e simples do universo e de nós seres humanso, vou concluir com uma citação do proprio Hawking:
"...se de fato descobrirmos uma teoria completa, todos acabarão compreendendo seus princípios amplos, não apenas alguns cientistas. Então, deveremos todos—filósofos, cientistas e pessoas comuns—ser capazes de tomar parte na discussão para saber o porquê de nós e o universo existirmos. Se descobrirmos a resposta para isso, será o triunfo supremo da razão humana—pois, então, conheceremos a mente de Deus.
Como brinde, Hawking nos fala sobre a importância destes três homens na compreensão das leis universais:
Albert Einstein, Galileu Galilei e Isaac Newton

Lari 04/06/2019

Como eu falei na minha CR logo que eu comecei a ler, esse livro não está dentro da minha zona de conforto em questão de gênero, mas eu me surpreendi com o quanto eu gostei. A abordagem que o autor tem em torno do universo e suas questões mais recorrentes foram extremamente educativas e fáceis de entender. Não sei se essa seria a primeira opção para todo mundo que tenta sair da zona de conforto de livros de ficção, mas, para mim, com certeza foi muito bom.
Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking foi me guiando para descobrir as respostas das questões mais perguntadas no mundo: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Além de ser uma delícia de ler, o livro conta com ilustrações incríveis e uma escrita fácil na qual Hawking vai desvendando, junto com o leitor, os mistérios da física quântica e a dinâmica que está movimentando planetas e galáxias ao redor do universo!

site: https://www.instagram.com/starbuckbooks/

Joao.Ider 25/06/2019

Este livro do famoso físico Stephen Hawking se tornou um best-seller, algo incrível para um livro de ciência. Trata de maneira simples e direta assuntos complicados como física de partículas e modelo padrão e indo até tentativas de teoria de tudo, uma possível 'junção' da teoria quântica e gravitacional. Traz abordagens práticas e possíveis implicações para nosso entendimento do universo.
Útil para quem tem conhecimento de física e também para entusiastas sobre o assunto.

site: www.instagram.com/joao.ider