O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Agnaldo 29/01/2021

Aleatório
Excelente livro, tem uma pegada científica e casual, nós remetendo a vários fatores aleatórios que acontecem diariamente e que por sorte ou destino, causam grandes mudanças em nossas vidas.

Iale 06/03/2021

Viva a probabilidade e aleatoriedade
Vivemos num mundo de analise de dados e que td é preditivo, mas é interessante o contraponto da probabilidade dos eventos, mostra que precisamos de um volume mt grande de informações pra tentar entender ou prever um determinado comportamento, e mesmo assim ainda existiram fatores externos aleatórios que podem ser influentes. É importante estudar essa base de dados, mas não cegar-se a ela.

Jonathan 09/04/2021

Não gostei.
Muitas teorias, mas não me prendeu. Até me esforcei pra finalizar, mas não via a hora de acabar...

Dani 11/06/2024

Breves comentários sobre
Aqui temos uma explicação de como funciona o acaso. Desde como ele começou a ser estudado a como temos a tendencia de tentar formar padrões onde simplesmente só existe acaso.

Tiago Bessa 09/08/2021

Sobre o acaso
A linha que une a habilidade e o sucesso é frouxa e elástica. É fácil enxergarmos grandes qualidades em livros campeões de vendas, ou vermos certas carências em manuscritos não publicados, vodcas inexpressivas ou pessoas que ainda estão lutando pelo reconhecimento em qualquer área. É fácil acreditarmos que as ideias que funcionaram eram boas ideias, que os planos bem-sucedidos foram bem projetados, e que as ideias e os planos que não se saíram bem foram mal concebidos. É fácil transformar os mais bem-sucedidos em heróis, olhando com desdém para o resto. Porém, a habilidade não garante conquistas, e as conquistas não são proporcionais à habilidade. Assim, é importante mantermos sempre em mente o outro termo da equação - o papel do acaso. Quando os mais bem-sucedidos em qualquer área são tratados como super-heróis, isso não chega a ser uma tragédia. Porém, quando desistimos de algum projeto por acreditarmos no julgamento dos outros, ou do mercado, em vez de acreditarmos em nós mesmos, trata-se realmente de uma tragédia. (p. 208)

Pedro.Melo 08/10/2021

Uma visão do acaso nas nossas vidas
Esse livro aborda um tema muito interessante, que chama atenção pelo título e sua leitura é instigante e mesmo para mim que nao costumo ler livros desse tipo gostei! O autor realmente fez uma pesquisa enorme, visto a quantidade de notas no livro todo, o que dá bastante credibilidade ao trabalho.

Emi 25/10/2021

Demorei pra ler o livro pq ele ficou na biblioteca grande parte da pandemia.
Se tivesse dedicado mais tempo à leitura teria engolido. A temática é ótima e a abordagem do autor é leve e instigante! Ele aborda a matemática, a estatística de uma forma tão leve e interessante, que acredito que até alguém de humanas ficaria super interessado rs
O livro me deu a oportunidade de refletir sobre várias coisas da vida, do comportamento humano. Amei aprender sobre o processo do conhecimento, sobre as pessoas que se dedicaram a estudar os temas abordados. O autor falou sobre algumas coisas que vi na faculdade, mas lá foi tudo esvaziado, sem sentido, não deu gosto.. O autor me deu outro olhar e sou grata. Acabei o livro com vontade de reler!
Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Uma das minhas maiores dúvidas pra ler esse livro. Eu me considero leigo pra exatas, e não quero ficar voando na leitura desse livro, que aparenta ter uma temática instigante.

Emi 17/11/2021minha estante
Acho que vale a pena dar uma chance!

Tiago Absolão. 17/11/2021minha estante
Pois é, só tem uma forma de saber...

Gisele 02/02/2022

Cansativo, com muitos conceitos estatísticos que parecem só preencher espaços para o objetivo final do livro, que é mostrar que o acaso também domina nossas vidas. Quando o autor resolve falar sobre esse objetivo, o livro flui bem.

Eli 01/04/2022

Maravilhoso
O livro é simplesmente maravilhoso um dos melhores de 'divulgação científica' que já li. É essencial para todo mundo porque a aleatoriedade está em tudo em nossa vida e lembrar dela é essencial em alguns casos

Pagliuca 24/12/2022

Comprei porque quis, mas li por acaso hehehe
O livro flui muito bem se misturando em história e conceitos de probabilidade. Conseguimos sentir a paixão do autor pelo assunto e até nos apaixonar também. Vale cada linha.

samucacn 23/03/2023

O Andar do Bêbado é o quarto livro do escritor estadunidense Leonard Mlodinow. Foi publicado nos Estados Unidos da América em 13 de maio de 2008 com o título de The Drunkard's Walk: How Randomness Rules Our Lives. Sua versão brasileira saiu em 28 de julho de 2009 pela editora Jorge Zahar com tradução de Diego Alfaro.[1]

Leandro Brito 03/07/2023

Não escrevo isto por acaso ?
Esperava uma linguagem mais matemática ao longo do livro, com mais equações e fórmulas. Apesar disso, o livro traz boas reflexões sobre o acaso e a aleatoriedade, introduz alguns conceitos e apresenta fatos históricos do desenvolvimento da teoria matemática da probabilidade.

Junior.Dias 10/07/2023

Um livro técnico e lento
Bom, o livro para te preparar para o assunto que ele trata traz diversos capítulos enfadonhos, porém necessário para compreender o conceito apresentado.