Quando O Vento Sopra

Quando O Vento Sopra John Saul

Resenhas - Quando o Vento Sopra

Flavio Assunção 05/09/2012

Difícil escrever uma resenha sobre um livro em que você foi obrigado a utilizar técnicas de pular parágrafos para não correr o risco de abandoná-lo. "Quando o Vento Sopra" foi um dos poucos que tive que fazer isso e não me arrependo.

A história tem como principal premissa, uma mina, cuja população acredita ter um mistério envolvendo crianças mortas e que, quando o vento sopra, traz o choro delas, espalhando a morte. Paralelamente a isso, Christie Lyons perde o pai que trabalhava na mina e passa a morar com Edna e Diana, mãe e filha que detém as terras onde a mina se encontra. Na verdade, quem adota a garota é Diana que, aos 50 anos, e sendo controlada pela mãe, acredita estar fazendo uma boa ação. Mas sua mãe, a velha Edna, quer a todo o custo que Christie saia da casa e passa a infernizar a vida de ambas, enquanto que na mina, a cada vez que o vento sopra, uma criança morre.

Tá, parece ser um pouco confuso, mas tudo o que citei da história está relacionado. A questão é que tudo é extremamente simples e maçante. Os diálogos são fracos e desnecessários, as situações demasiado bobas, os personagens não são nada cativantes e é difícil, muito difícil, penetrar na história. Como eu disse anteriormente, só não abandonei esse livro porque resolvi ler de forma dinâmica, por cima, em algumas situações.

Vale destacar que do início ao fim o autor busca envolver o leitor em um mistério que acaba sendo previsível e clichê, digno de trocentos filmes já lançados.

"Quando o Vento Sopra" é de fato desagradável a meu ver. Posso estar sendo exigente, mas a impressão que tive é que o livro é simples, bobo e que não merece ser lembrado como um livro de terror. Pode até existir outras obras do autor interessantes, mas, se realmente tiver, infelizmente esperará bastante o meu interesse em começar a lê-lo. Vou passar longe de qualquer coisa que se refere John Saul por enquanto.

Os Livros e Filmes da Bá 30/10/2018

AQUELE LIVRO QUE DÁ RAIVA DOS PERSONAGENS
Pequena aldeia no Colorado - anos 60.
Há décadas uma velha mina é envolta a lendas...escavadores morrem, choro de bebês ecoam das profundezas da mina...
Edna e Diana Amber possuem uma fazenda, na qual existe a mal falada mina. Mãe e filha têm um relacionamento pra lá de estranho, Edna, a "senhorita" de 80 anos, possessiva e violenta, que sempre fez questão de controlar todos os passos da filha, inclusive a privando de casar, para que, solteirona, dedique-se integralmente a cuidar da mãe. Diana, a filha submissa, abusada psicologicamente e violentada fisicamente por sua algoz, a própria mãe. Ambas vivem reclusas, Edna se considera superior aos locais, humilhando e esnobando toda a aldeia. Após a morte de um trabalhador na mina, Diana sente-se responsável e resolve adotar a órfã Christie, uma menina de 9 anos. Ao longo da narrativa, Christie vai vivenciando toda a loucura escondida entre as Ambers, a menina passa a ser agredida física e psicologicamente. E quando o vento sopra...as coisas pioram, Daiana sai completamente de si e começa a reviver lembranças do passado, descontando cada vez mais, sua loucura na inocente menina e nas demais crianças da aldeia.
Literários, recomendo muito esse livro, o início pode parecer um pouco amarrado, mas com o passar das páginas ficamos vidrados na história, ora com raiva de Diana, ora com raiva da Edna, sem saber qual é a maior culpada de todos os acontecimentos advindos com o soprar do vento. Um suspense daqueles, mas advirto: há cenas de violência com crianças e animais. E o final não deixou a desejar! Abaixo o link para a vídeo-resenha no meu canal, bom vídeo e boa leitura!

site: https://www.youtube.com/watch?v=hzln47bm5lM