Lições de Sedução

Lições de Sedução Blythe Gifford

Resenhas - Lições de Sedução

skuser02844 23/05/2023

O mistério e suspense, são pontos importantes nesta história
Embora seja um belo romance e uma caminhada de inteira descobertas, senti na pele a luta das mulheres para serem aceitas, e a dificuldades de viver em um mundo onde o machismo e achismo era a base mais importante de toda uma geração.

Lohh4 13/05/2021

Matei a saudade de romance de banca
Estava há muito tempo com dificuldades de leitura, sem ler um livro e devorar em menos de um dia... E então eu escolhi Lições de sedução e amei, fiquei curiosa, intrigada e li com a fome de leitura que não tinha a anos...
Leitura leve divertida, casal com uma química que deixa a gente louca para eles ficarem juntos logos rsrsrs...Enredo diferente mas que não atrapalhou em nada no encanto pelo livro...
Amei!!

"Ansiosa para viver com independência, Jane de Weston se disfarça como um rapaz.Mas ela não esperava sentir uma forte atração por Duncan. Sensações deliciosas percorrem seu corpo feminino.Quando ele descobre acidentalmente a verdadeira identidade dela, sabe que deveria mandá-la embora... mas concorda em guardar seu segredo! Jane possui o dom de iluminar os recônditos sombrios do coração de Duncan, despertando nele o desejo de ensinar à dedicada pupila os refinados prazeres de ser uma mulher..."

Rafaelle Barreto 25/06/2020

Confuso
Achei esse livro um pouco estranho. Acho que a intenção da autora a princípio foi boa, mas parece que ela se perdeu um pouco. O livro começando com uma moça disfarçada de rapaz poderia ter sido legal, porém esse disfarce durou muito tempo e me deixou muito incomodada o fato do protagonista sentir-se atraído por um menino de 14 anos (entendam que o meu desconforto é pelo fato da idade e não do gênero) a partir daí comecei a ler o livro com um pé atrás e a leitura não foi tão agradável como um bom livro deve ser. Não me convenceu.

@blogleiturasdiarias 15/09/2018

Resenha | Lições de Sedução
Tem horas que a vontade de ler não vem, e por isso temos que partir para nossa zona de conforto. Minha zona de conforto é quando leio os romances históricos e praticamente os devoro. Lições de Sedução foi uma surpresa agradável!

Jane Weston nunca quis as responsabilidades de ser uma mulher. As pressões que a sociedade impõe sobre o gênero, faz com que ela em um momento desesperador fuja de casa e passe a se vestir e disfarçar-se como homem. Esperando que a vida de rapaz seja sinônimo de liberdade e independência, ela conhecerá Duncan, um homem que lhe despertará desejos até então não conhecidos. A partir disso, nada sairá como planejado pois esse sentimento em ambos pode por tudo a perder.

Existem enredos que precisam de um aprofundamento maior para funcionar, e existem enredos que a obviedade funciona melhor do que invenção de ideias. E é o que acontece aqui. Romances de época, ainda mais medievais, não tem muito para onde fugir. É conhecer os protagonistas, ver suas ações e esperar que no final tudo se resolva para que eles tenham o final feliz. Blythe fez isso e um pouco mais.

É um desenvolvimento dinâmico — acredito que característico dos romances de bancas — que traz cenas de dar altas risadas com pequenos momentos de tensão. O que achei interessante é a existência de elementos extras que enriqueceram a narrativa. Por exemplo, o latim tem fundamental importância para o crescimento da história. É um adicional que funcionou como plano de fundo e como algo mais no conteúdo.

"— Acha que sou livre por não ser uma escrava, Duncan, mas a vida de uma mulher consiste apenas em deveres e responsabilidades, prescritas e esperadas. Quero o tipo de liberdade que tem um homem." pág. 134

A circunstância de fazer uma mulher se vestir de homem sem que ninguém perceba é duvidosa — até mesmo fantasiosa — porém me entreteve. Soube-se inserir essa situação de modo a não mexer com o contexto de época. Tive grandes receios de ver cenas muito atuais para o século exigido, e felizmente encontrei o oposto. Acho importante ler a nota da autora logo no início para ter um maior entendimento do esforço dela de não sair da conjuntura que se propôs.

Sobre os personagens, adorei. Tanto Jane quando Duncan são protagonistas maravilhosos. Há uma química bacana entre os dois, e houve a preocupação de fazer uma linha de crescimento em que primeiro constrói-se uma amizade, e após a paixão. Sei que na personagem Jane rola uma tensão logo de início, mas depois fica claro o trabalho de evolução dos sentimentos nas páginas.

Realmente romances de bancas não tenho muito o que falar sem acabar estragando a leitura, por isso de uma forma geral é recomendadíssimo! Fãs do gênero irão se apaixonar porque a escrita é de fácil entendimento, fluída e sem grandes dificuldades de leitura mesmo com os termos de época e de latim. Além de possuir uma trama apaixonante. Você ri, sente a tristeza deles, sente o drama crescendo junto e é fantástico.

Na parte física, como dito é romance de banca, então é pocket, folha de jornal e capa sem orelhas. Confesso que pelo preço "fixado" dos romances de bancas — que é R$ 12,90 — alguns não compensam serem comprados. Contudo especificamente esse volume, acho que vale o investimento. Se não me engano comprei em promoção em feiras da minha cidade, e acredito que ache com facilidade por ai, além do formato e-book na Amazon ser disponível. Não tem grandes detalhes na diagramação, e não encontrei erros de concordância ou ortográficos. A narrativa é feita em terceira pelo dois pontos de vistas — Duncan e Jane.

"Bem, ao menos aprendera uma coisa em seu convívio com homens. Construir uma vida era difícil. Um homem precisava arcar com a responsabilidade sobre si mesmo e de suas atitudes. Havia chegado a hora dela fazer o mesmo." pág. 228

Como falado em outra resenha, será costume eu trazer neste momento resenhas de livros de banca. Acabou os volumes disponíveis em casa, porém pretendo comprar mais. Espero que tenham gostado! E vocês, conheciam a história?

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2018/09/resenha-licoes-de-seducao-blythe-giffor-romance-de-banca-romance-historico-harequin.html

Cristina Henriques 02/11/2014

"Ansiosa para viver com independência, Jane de Weston se disfarça como um rapaz. Mas ela não esperava sentir uma forte atração por Duncan. Sensações deliciosas percorrem seu corpo feminino. Quando ele descobre acidentalmente a verdadeira identidade dela, sabe que deveria mandá-la embora... mas concorda em guardar seu segredo! Jane possui o dom de iluminar os recônditos sombrios do coração de Duncan, despertando nele o desejo de ensinar à dedicada pupila os refinados prazeres de ser uma mulher..."

Jane é diferente das outras moças de sua época, nunca se achou delicada e feminina como sua irmã ou capaz de assumir as tarefas domésticas docilmente. Ela queria mais, a submissão feminina não a atraía.
Assustada com o sofrimento de sua irmã durante o parto, ela resolve fugir, disfarçada de menino, em busca de uma vida onde seu destino estaria em suas mãos e não nas de um marido e senhor. Ela quer estudar, viajar pelo mundo e ser livre, mas o caminho não é tão fácil.
Durante sua fuga conhece Duncan, um acadêmico fora dos padrões que simpatiza com John, seu alter ego masculino, e resolve tomá-lo como seu protegido.
Mas nem mesmo o disfarce consegue conter a atração que eles sentem, o que causa muita confusão na cabeça dos dois, Jane passa a se sentir feminina perto dele e Duncan questiona sua atração por um rapaz.
No fim Jane descobre que o mundo dos homens não é tão simples e livre como pensava e que ser mulher pode ser muito bom quando se tem a sorte de encontrar alguém como Duncan para se compartilhar a vida.

Livro lido para troca.
Bom livro, li em uma tarde. História diferente, mostra um cenário que não é comum nesses livrinhos. Fugiu da fórmula, o que é um elogio!
Silvana Barbosa 10/11/2014minha estante
Também gostei da história fugir dos clichês , sem mocinha vivendo em castelos , sem mocinho de nobre estirpe travando lutas por domínio e poder...

Cris Paiva 20/10/2014

Ja começei gostando do livro pela sinopse! A historia se passa em torno de uma universidade medieval. Li muito pouca coisa sobre o tema e sempre me interessei pela universidades da idade média, meu lado que adora um livro grita de excitação quando encontra um assunto desses!

A mocinha, Jane, é tomada de pânico pelo parto da irmã e foge disfarçada de rapazinho. No caminho ela encontra um professor e se apresenta como John. Duncan decide colocar o rapazinho impertinente debaixo da sua asa e o leva até Cambridge, onde ele dá aulas e dirige uma pensão de estudantes. Para Jane, o arranjo não podia ser melhor. Agora ela tem tudo o que sempre quis: a vida de um homem e poder se dedicar aos estudos, e um dia quem sabe, trabalhar para o próprio Rei!

Apesar de entender o lado de Jane, afinal a vida da mulher naquela época era muito limitada, achei que ela foi muito infantil achando que a fuga e o disfarce resolveriam todos os seus problemas. A vida como homem ao lado de Duncan (que alias, demorou muito para perceber o que acontecia) mostrou a ela o que era responsabilidade e que ser não homem não dava a ela o direito de fazer o que bem entendia. Duncan deixou claro para ela a diferença entre ser um moleque e ter responsabilidades. A partir dai ela começou a entender e a aceitar melhor o seu papel como mulher e os sacrifícios que os dois lados tem de fazer.

jhonatas_nilson 17/03/2014

Sentirei falta de Little Jane e Duncan!
Esse é um exemplo de otimo livro com personagens extremamente cativantes!

Jane é uma jovem com seus 17 anos que nunca se encaixou com os deveres que as mulheres geralmente tinham na epoca. Ela sempre desejou conhecer o mundo, estudar e ser mais do que apenas a esposa de algum homem. Em um rompante, ela foge de casa sem nenhum plano em mente além de se trajar e portar como homem e é na estrada que ela conhece Duncan, um mestre que logo trata de ajuda-la a estudar, dando-lhe abrigo e tratando-a como um amigO sem saber que na verdade ela é mulher.

Não tenho palavras para descrever o quanto gostei desse livro. O enredo, apesar de ser muito bom, não conseguiu me conquistar tanto quanto o casal de protagonistas que são tão reais e apaixonantes que ao terminar o livro eu cheguei á conclusão que sentiria falta da doce e forte Jane e do honrado Duncan.

Recomendo! 5 estrelas dadas com muito gosto.
Silvana Barbosa 17/03/2014minha estante
Estou ansiosa para ler este livro , e sua resenha aumenta minha expectativa . Espero que chegue na minha casa logo !

Domino 08/03/2014

Gostei bastante do livro, a história é bem divertida e diferente das demais...
foi o primeiro livro da autora que li mas depois desse acho que se seguirão outros!
O que me surpreendeu é ela ter criado uma mocinha tão liberal com ganas de conhecer o mundo! e um mocinho teimoso....
o único ponto negativo foi que a história deu uma boa corrida no final, como se fosse cortado! Isso realmente prejudica o leitor!
Mas realmente é um Livro mto bom!

MiCandeloro 28/02/2014

Inspirador e Romântico!
Oi gente, vim prestar contas sobre o Desafio Fuxicando sobre Romance de Época de Fevereiro. Neste mês o objetivo era ler um "romance de banca" e, depois de muita indecisão, resolvi ler Lições de Sedução, de Blythe Gifford.

Jane era uma jovem de 17 anos que se sentia totalmente desconfortável no mundo feminino. Ela era exatamente o oposto de sua irmã Solay: não era linda, muito menos graciosa, hábil ou obsequiosa. Jane era diferente, sonhava em viajar pelo mundo e sabia ler em latim, algo totalmente atípico para as mulheres da época.

Porém, para a infelicidade de Jane, estava prometida em casamento a um mercador. A vida de casada a assustava muito. Ela não entendia como seria possível aprender todas as esquisitices de esposa, muito menos como seria capaz de ser mãe, já que nunca teve instinto materno aflorado.

E foi justamente no parto de Solay que Jane surtou. Ao ouvir os berros da irmã dando a luz, Jane saiu correndo apavorada, enfaixou seus seios, tirou o vestido e colocou calça, uma túnica e uma capa, pegou um pouco de mantimento e desatou a correr, fugindo do castelo no qual morava. Assim que tomou essa atitude percebeu que esse sempre fora o seu desejo. Ela não pertencia àquele mundo de mulheres, cheio de responsabilidades que nunca seria capaz de assumir. Jane queria ser um rapaz, ter o direito de ir e vir e fazer o que quisesse, sem as limitações impostas a uma dama.

"O poder da mão estendida não vinha fácil. O horizonte só era conquistado com trabalho árduo, passos curtos e vitórias a duras penas e inexplicáveis."

A partir de então, uma nova realidade se fez a sua frente, cheia de possibilidades. Quem Jane poderia ser? No que ela poderia trabalhar? Jane se transformou em John, e foi assim que ela viu Duncan pela primeira vez, que de imediato a confundiu com um garoto. Sorte a dela ter cortado seus cabelos loiros curtinhos. Mesmo contra a sua vontade, Duncan era a sua única esperança de sobrevivência em Cambridge. Ela precisava de um mentor e de um lugar para morar para melhorar as suas habilidades para futuramente trabalhar na corte, como um escrivão, servindo ao Rei. Mas o que aconteceria se o segredo de Jane viesse à tona, estando ela a mercê de tantos homens, vulnerável e indefesa, num mundo em que uma mulher não se passava de um mero objeto destinado a satisfação masculina?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Quem me conhece sabe o quanto eu nutria um profundo preconceito em relação aos romances de banca. Sempre os considerei histórias rasas, compostos por romances clichês e enredos desinteressantes. O mais curioso é que nunca tinha lido um. Minha aversão por estes livros começava pela capa. Não me lembro de ter visto um sequer romance desses por aí que eu tenha gostado da arte. Geralmente eles possuem imagens apelativas e extremamente sensuais, mas de muito mal gosto, com títulos cafonas.

Por isso, quando vi que a Pah propôs para fevereiro a leitura de romances de banca, tive a certeza de que seria o meu mês mais difícil de encarar. Mas como adoro um desafio, tentei ler Lições de Sedução de mente aberta. Confesso que quando li a sinopse caí na risada. Pensei: "Como a autora pôde criar uma história que se passa na idade medieval e que fala de uma mulher que fingia ser um homem?". Totalmente surreal. Mas o curioso é que bastou eu abrir o livro para ser imediatamente fisgada pela escrita de Blythe.

Achei tão fofa e carinhosa a observação inicial que ela fez acerca da história, dizendo saber que esta trama poderia desafiar a credulidade de muitas leitoras - ela deve ter pensado em mim.. hehe - mas que no curso da sua pesquisa descobriu uma mulher medieval que fez exatamente isso e pediu que quando embarcássemos na jornada de Jane mantivéssemos a cabeça aberta lembrando que tudo realmente poderia ter acontecido daquele jeito.

Não sei explicar se foi a escrita de Blythe, o teor da história, a época em que se passou a trama ou a própria construção dos personagens que me arrebatou, ou talvez tenha sido tudo isso e mais um pouco, mas só sei que simplesmente me apaixonei por Lições de Sedução.

A narrativa foi escrita em terceira pessoa e muito bem desenvolvida, nos dando uma dimensão completa da história e dos dramas vividos pelos personagens. Em seu texto, Blythe nos suscita uma série de reflexões: como deveria ser para a mulher numa época em que ela não tinha voz, em que não passava de um mero objeto a ser explorado pelo poder masculino, invejando a liberdade dos homens? E como deveria ser para essa mesma mulher, que desprezava a sua vida e o universo feminino, compreender que os homens não eram tudo aquilo que ela imaginava e que ser um homem era algo tão difícil quanto ser uma mulher?

No final, foi na tentativa de se parecer com um homem, que Jane descobriu ser mais mulher do que imaginara.

"Sem dizer uma só palavra, ela saiu da cama, aproximou-se e abriu o cobertor, finalmente assumindo sua feminilidade inequívoca e gloriosa."

Impossível descrever o quanto amei o livro e os personagens criados por Blythe. Lições de Sedução é tão lindo, tão delicado, tão inspirador e tão cheio de implicações filosóficas que arrebatou meu coração. A autora acabou ressuscitando na história não só a guerra entre os sexos, mas a busca pela nossa verdadeira essência.

A única coisa que me incomodou profundamente no livro foi o fato do título não ter absolutamente nada a ver com a história. Por mais que no texto haja romance e sedução, eles não são os elementos principais da trama. A capa também não me agradou, apesar de retratar um momento específico do livro, um dos mais belos e românticos.

Só tenho a agradecer a Pah por ter proposto esse desafio e ter me "obrigado" e baixar a guarda e ler um romance de banca. Agora quero muito ler outros tantos e estou doida para comprar Noiva de Traição, igualmente escrito por Blythe, que conta a história da irmã de Jane, Solay.

Para quem curte romance de época e romance de banca, Lições de Sedução é leitura obrigatória.

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/02/fuxicando-sobre-romance-de-epoca-desafio-de-fevereiro-resenha-licoes-de-seducao.html
Escritora Li 08/06/2022minha estante
Também achei o mesmo, o livro não era nada sobre sedução, mas sobre uma amizade tão linda. Eu ameiii. Agora o q foi a decisão do nome? Chorei no final de tanta emoção e alegria