O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Julio Mauro 30/06/2017

Denso porém incrível
Apesar de o autor dizer que está tratando os assuntos abordados no livro para os "leigos", a leitura é muito densa.
O conteúdo é exigente e demanda um conhecimento básico sólido dos temas abordados.
Em alguns momentos, mesmo para o iniciado, o texto se torna denso e árido, ficando difícil de acompanhar.
Diversos assuntos abordados são de uma explicação tão inacreditávelmente simples do autor, fazendo com que muitas dúvidas ou curiosidades fossem sanadas que acaba compensando um pouco a leitura difícil.

Luis.Felipe 25/02/2017

Sem dúvida o livro mais completo que já li. A densidade de informação é proporcional à maestria da didática do Hawing. Poucas páginas foram suficientes pro abrigo de um puta universo de reflexões e interpretações.

Luciano Luíz 09/12/2016

Lembro de sempre ver esse livro na vitrine da livraria no centro. Aquela edição em capa dura e formato quase quadrado. O UNIVERSO NUMA CASA DE NOZ de STEPHEN HAWKING. Eu tinha algum conhecimento do autor, de sua doença, seu intelecto e da obra anterior bem mais antiga (mas que ainda não tive a honra de ler). Porém, esse título era muito mais chamativo. E toda vez que adentrava o estabelecimento livreiro, dava uma fuçada na edição que por um motivo ou outro (econômico ou por causa de outro título) acabava ficando por lá à espera de outros leitores.
O ano era 2003 (se não me engano), mas agora em 2016 lá estava uma nova edição na mesma loja, com capa mole e papel diferente (se bem me lembro a edição anterior era em couchê e esta é off set). Não resisti e quando me dei conta estava na calçada com meus passos lerdos e lendo um pouco sobre os enigmas do cosmo.
Uma grande parte do tema eu já havia lido em outros livros (como A Dança do Universo do brasileiro Marcelo Gleiser). Só que essa versão de Hawking possibilita uma visão ainda maior. Já que a obra vem com uma grande quantidade de ilustrações que ajudam muitíssimo a compreender (o que é possível compreender com uma vasta dificuldade) as palavras que o autor praticamente deu um jeito de deixar mais acessíveis para o público leigo.
Temos buracos negros, viagem no tempo, outras dimensões, como seria nosso universo caso não fosse quadridimensional e mais. Alguns temas são mais vagarosos e parecem chatos (ok, são putamente chatos), mas isso devido a complexidade que mesmo colocando da forma mais simplória possível, assim mesmo não é algo que todo mundo vai conseguir se aprofundar com uma boa qualidade de entendimento.
O livro tenta fugir de algo técnico, mas isso não tem como fazer. Sempre haverá as famosas equações, nomes e situações que você terá de botar o cérebro para funcionar no nível mais foda ou então reler e fazer alguma pesquisa acerca daquele assunto... ou então deixar de lado e ir para o próximo capítulo... mas isso é pecado...
Outro ponto muito interessante é o humor bem dosado de Hawking. Você lê e imagina ele na cadeira e falando aquilo... bom, escrevendo em seu monitor acoplado... ou na verdade falando em palavras virtuais...
Ah, você não sabe quem é Stephen Hawking? É um dos maiores físicos teóricos da atualidade. Alguém que é comparado à Einstein nesse ramo onde somente algumas poucas cabeças tem capacidade de mergulhar com coragem para a escuridão em busca dos segredos desvendáveis ou não (ao menos por enquanto) do universo visível e invisível. Quando jovem sofreu de uma doença rara degenerativa, ou seja, que atrofia os músculos e impede a fala, aprisionado-o numa cadeira. A maior parte das pessoas que foram acometidas, morrem cedo. No caso de Hawking, bem, ele está aí há um tempo considerado longo, até porque, o que vem aparecendo de novidade para uma possível cura, ele logo quer saber.
É incrível um cérebro tão poderoso estar ali, naquele corpo que não tem qualquer condição de sobreviver sem o auxílio de outras pessoas para praticamente tudo... menos para mostrar seu potencial intelecto...
Aliás, outro livro que compensa ler (apesar da narrativa ruim, a história é ótima) é A Teoria de Tudo, escrito pela ex-esposa do cara, onde ela conta uma boa parte da vida de Stephen, mas também vai se concentrando nela mesma. Tem um filme baseado na obra, mas não tive oportunidade (ainda) de conferir.
Enfim, O Universo numa Casca de Noz não funciona como um simples guia para curiosos. Se você tem paixão por física quântica, teoria da relatividade e tudo o mais relacionado ao estudo do universo macro e micro, essa é uma leitura obrigatória.
Caso não curta ou tenha dificuldade com esses temas, o melhor é ignorar.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?fref=ts

Indyra 06/10/2016

que livro! que livro...que livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! li em dois dias!!!! que livro!!!
Caroline.Ferreira 19/11/2016minha estante
Também acho

Filino 07/09/2016

Outra joia do notável físico
Em mais um livro que se pretende de divulgação científica, o célebre Stephen Hawking traz ao leitor os desafios que se apresentam no campo da física e trata, até com bom humor, de assuntos como viagens no tempo, teoria da relatividade (geral e restrita) e mecânica quântica.

Há alguns momentos em que o leitor se sente um pouco desnorteado, visto que os temas tratados não são dos mais fáceis. Mas no geral dá prá tirar um bom proveito; o livro é até mais compreensível que "Uma breve história do tempo". As ironias de Hawking no decorrer do texto são um toque a mais, bem como suas referências à cultura "nerd" (como Star Trek).

Marche 30/08/2016

Denso e Chato
Denso! Com muitas probabilidades que não precisarão ser provadas, pois "vão acontecer" daqui a 2.600 anos

Helen 26/08/2016

Esse livro traz um resumão sobre a Teoria da Relatividade e todas outras curiosidades sobre Física Quântica como dimensões de espaço x tempo, p-branas, buracos negros etc.

Hawking aborda este livro para pessoas mais leigas no assunto e descreve cada definição com exemplos e imagens.

Defino como um livro curto mas objetivo, o leitor necessita estar bem concentrado para realizar a leitura já que se trata de um assunto mais complexo.

Um livro fascinante para amantes de leituras científicas!

PS: retirado do meu próprio blog!

site: http://darwinizando.com.br/leituras/o-universo-numa-casca-de-noz/

Filipe Lacerda 10/07/2016

Um livro para iniciantes
O livro é bem interessante pra quem está começando nesse assunto de física e astronomia, pra quem já sabe um pouco sobre esses assuntos achará um pouco entediante, pois a informação é bem mastigada, com imagens, uma linguagem simples, bem traduzido (*¹apesar do título ser esse), realmente um bom livro pra quem está começando.

*¹ - O título "Universe on a nutshell" não quer dizer realmente em um casca de noz e sim um modo de dizer uma coisa bem explicada. :)

Rafa 20/06/2016

O universo numa casca de noz
Uma obra que busca o entendimento do Universo como um todo, Stephen Hawking nos apresenta uma obra incrível do qual leva o leitor a viajar literalmente para o Universo e Galáxias.

A Editora Intrínseca caprichou mais uma vez em lançar outra obra do renomado cientista Stephen Hawking, sendo que já tenho os outros livros e até mesmo a biografia do maior cientista do século, o livro possui uma diagramação incrível, bons espaçamentos, incluindo gráficos ilustrações e tabelas para uma fácil compreensão do leitor.

O livro busca levar ao leitor vários assuntos pertinentes ao Universo, no início parece ser um pouco complicado, mas durante a leitura, o autor vai esclarecendo de uma forma bem clara e até mesmo com doses de humor os assuntos científicos.

Uma das coisas que me chamou, foi à teoria do qual podemos viajar no tempo, parece até coisa de filme de ficção cientifica, mas quem sabe um dia torna-se real, ou não, vai saber né?

O leitor vai encontrar estudos sobre a teoria da relatividade, conceitos sobre Buracos Negros, que é o assunto e estudo constante do cientista Stephen Hawking. Um livro espetacular!

site: http://suka-p.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-universo-numa-casca-de-noz.html

dvdfranco 03/04/2016

Interessante....
...mas só entendi metade do livro :-P

Núbia Esther 15/03/2016

“Segundo um velho ditado, é melhor viajar com esperança do que chegar ao destino. A busca por descobertas estimula nossa criatividade em todos os campos, não apenas na ciência. Se chegássemos ao fim da linha, o espírito humano feneceria e morreria. Mas acho que nunca vamos ficar estagnados: devemos crescer em complexidade, quando não em profundidade, e seremos sempre o centro de um horizonte de possibilidades em expansão. ” (Página 8)

Que bom que o interesse nas obras do Hawking não feneceu após a vibe do filme A Teoria de Tudo ter passado. Melhor ainda, o interesse permaneceu e a editora Intrínseca manteve sua parcela de contribuição para isso ao trazer novas edições das obras mais emblemáticas (direcionadas ao público geral) do autor: Uma Breve História do Tempo e O Universo Numa Casca de Noz. Este último, publicado anos depois (em 2001) de Uma Breve História do Tempo, teve como inspiração o incrível sucesso de seu predecessor. Nele, Hawking continua a tarefa de escrever sobre as descobertas da física e da cosmologia, em uma viagem do extraordinariamente vasto como a representada pelas distâncias interestelares, ao extraordinariamente minúsculo como o comprimento de Planck.

Como comentei na resenha de Uma Breve História do Tempo, ainda que alguns capítulos fluam bem e sejam de fácil compreensão, alguns capítulos são bastante áridos e podem ser desencorajadores. Hawking estava ciente disso. Ele também sabia que a forma como estruturou o livro (linearmente) podia empacar leitores nos primeiros capítulos, impedindo-os de chegarem aos capítulos mais interessantes e didáticos do livro. Quando ele estava planejando O Universo Numa Casca de Noz ele pensou nisso e quis que este novo livro fosse muito mais acessível. Sua primeira decisão foi quanto à estrutura. O livro conta com sete capítulos e apenas os dois primeiros exigem uma linearidade na leitura, os demais podem ser lidos em qualquer ordem. Além disso, o livro conta com alguns adendos bastante interessantes, como ilustrações, infográficos e boxes contendo textos extras. Eu que reclamei tanto da falta de notas de rodapé em Uma Breve História do Tempo, me deparei com um material ricamente ilustrado que tornou a leitura muito mais clara e completa. Hawking realmente conseguiu escrever um livro de divulgação científica sobre física e cosmologia para leigos.

Nos dois primeiros capítulos, Hawking apresenta um breve histórico sobre os trabalhos de Einstein. Há muita teoria, há bastante exemplos e muitos fatos históricos, além do contexto social das descobertas científicas e seus impactos. Neles estão as informações fundamentais que irão permear todos os capítulos subsequentes, nos quais Hawking explora o macrocosmo, o microcosmo e a contínua busca pela teoria unificadora. Big Bang, o universo sem contorno, a teoria das múltiplas histórias de Richard Feynman, buracos negros, buracos de minhocas, viagens temporais…

“Essa é uma questão que os físicos devem ser livres para discutir sem virar alvos de piadas. ”

(Página 155)

Hawking também traça um paralelo entre o crescimento populacional e a tecnologia e a tendência das vidas biológica e eletrônica continuarem a ganhar complexidade a uma taxa cada vez maior. E encerra o livro com a busca do Graal: a teoria unificadora e todas as descobertas e teorias que advieram de certa forma dessa busca: Teoria-M, matéria negra, mundos brana, partículas elementares que esperava-se que fossem descobertas/confirmadas com a construção de aceleradores de partículas (como o bóson de Higgs o foi após a construção do LHC – Grande Colisor de Hádrons) e as implicações das ondas gravitacionais. Sim, elas que foram preditas por Einstein em 1916 e detectadas por pesquisadores do LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory) no final do ano passado.

Leitura mais que obrigatória para todos os que se interessam pelo universo e tudo mais. Tudo isso com um texto repleto de piadinhas. Ler sobre ciência, divertindo-se no processo (melhor dizendo gargalhando no processo) não tem preço. E, além disso, com uma edição impecável da Intrínseca, tanto na tradução, com revisão técnica do astrofísico Amâncio Friaça, quanto na parte física (cores, capa e o papel do miolo – couché brilho!). Faço votos que a Intrínseca não pare por aqui e continue investindo na publicação de livros de divulgação científica. Pois como bem-dito pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson: “Quando se é alfabetizado cientificamente, o mundo parece diferente à sua vista. E essa compreensão lhe dá poder. ”

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2016/03/10/o-universo-numa-casca-de-noz-stephen-hawking/

Sísifo Contemporânea 14/02/2016

"O universo tem múltiplas histórias, cada uma determinada por uma minúscula noz"
"Que. livro. incrível"
Essa é a minha reação ao terminar de ler aquilo que seria a leitura mais difícil que eu já tive nos meus 21 anos kkkkkkkk
Sempre fui uma leiga quando o assunto é física (particularmente não gostava muito dos cálculos quando estudava na escola), mas sempre me encantou os estudos do universo e tudo que está além do nosso conhecimento. Hawking escreveu de uma maneira tão simples (pra quem é entendedor de física, quem não é vai penar um pouquinho pra entender, porém não vai ser uma experiência menos incrível por isso) e tão dinâmica que eu poderia ficar falando horas e horas sobre o quanto eu admiro esse cara agora. Ele passeia pela história da física quântica com o que levou Einstein a propor a teoria da relatividade, até viagens no tempo, buracos negros e até vidas fora da terra, sempre cômico e interativo.
O universo numa casca de noz, pra mim, é muito mais que um simples livro de física, é um livro que me fez pensar sobre a humanidade, o quanto somos pequenos e ainda limitados em termos de conhecimento, o tanto de coisas que ainda temos a compreender é inimaginável!
Não é uma leitura de tarde de domingo, pra ler despojadamente, é uma leitura que requer concentração e um pouco de esforço pra seguir a linha de raciocínio de Stephen, mas é uma experiência maravilhosa, descobrir um pouco mais sobre o que temos fora dessa bolha que é o nosso planeta Terra, eu super recomendo e mal posso esperar para poder ler outras obras dele!

Mauricio.Alcides 12/02/2016

O universo em uma casca de noz já era um clássico e eu já o tinha lido a alguns anos, mas essa nova edição da instriseca ….

O livro esta mais incrível que as edições anteriores, as figuras explicativas estão altamente didáctica e Hawking tem o talento único de explicar o quase inexplicável de maneira simples e sucinta, trazendo para exemplos cotidianos a complexidade no universo.

Sem duvida uma edição que deve ser guardada para a posterioridade e apresentada para nossos filhos.

Nota: 10

Bruno.Cassio 10/01/2016

Maravilhas do universo na nossa mente
Ahh como é bom ler algo tão interessante, que nós faz pensar sobre o que está la fora, sem falar nesse grande autor que é Stephen Hawking, além de um grande astrofísico umas das, se não a maior mente brilhante desse século, recomendo muito esse livro aqueles que assim como eu é amante da ciência. Um livro onde pude aprender mais sobre as física moderna assim como pude também pensar em varias coisas, e não vá pensando que é um livro de dificil entendimento por causa de seu gênero, ele tem figuras que ao ser vistas e compreendidas pelo leitor deixa o entendimento bem mais simples. Uma grande obra posso dizer que vai de relatividade geral de Einstein a singularidades e também fala um pouco de sua descoberta que leva seu nome a radiação Hawking.

Bom esse é minha resenha (Sem Spoiler's) para essa fantastica obra espero que tenha ajudado a você que deseja ler essa maravilha de livro.

Israel145 08/06/2015

A física não é algo para leigos. Essa afirmação perde a validade quando se lê “o universo numa casca de noz” do célebre Stephen Hawking. Talvez o cientista mais importante desde Einstein, Hawking “brinca” nesse livro de tentar tornar pop e acessível um assunto espinhoso como a teoria da relatividade, o big bang, viagens no tempo, n-dimensões, etc.
Não que ele tenha conseguido tornar o assunto acessível a qualquer um, mas que ele escreveu uma obra gostosa de ler, isso ele conseguiu fazer. Tratado com um bom humor raro em publicações do gênero, o livro expõe toda a teoria que deu origem ao big bang, talvez uma das mais polêmicas propostas de modelar a origem do universo. Recheado de gráficos, imagens e referências à cultura pop, a física pesada da publicação passa para o segundo plano e as questões ininteligíveis para leigos perdem importância face à didática adotada pelo autor para expor os temas.
Óbvio que nenhum leitor vai sair um expert em física quântica, mas vai entender a maior parte do que o autor queria mostrar e entender a polêmica por trás da famosa teoria.
Leitura recomendada para quem gosta de ciências e temas espinhosos. Recomendado.