O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Pedro Foz 15/02/2014

Muito menos do que eu esperava

Embora cada ideia em si seja boa, infelizmente elas são muito desconexas e jogadas.

Tiago675 04/03/2014

Uma boa tentativa de explicar a Ciência Moderna
Um bom livro, de fato, porém inlegível para uma grande maioria. Eu, como adolescente, peguei muito pouco. Acredito que somente uma pessoa com bons conhecimentos de Física terá condições de lê-lo e compreendê-lo.
Se recomendo? Sim, pois todo o conhecimento é bem-vindo e leituras acima de nossas capacidades ajudam-nos a melhorar nosso raciocínio e leitura. Não me arrependo, valeu a pena.

ConstantinoS 19/06/2014

A primeira vez em que li, posso dizer que não tive proveito nem de ¼ do conteúdo.
Mas depois de uma 2ª tentativa, com mais atenção digo que consegui absorver quase 100%.

Definitivamente não se trata de um livro para um público alvo leigo ou com pouca disposição para "querer" compreender o assunto.
Mesmo não sendo fácil acompanhar o raciocínio de um Gênio, o livro não deixa de ser uma obra prima.

Fora isso, Hawking nos trás uma perspectiva incrível de como funciona o universo, seu tamanho “finito/infinito” “expansivo/retrativo”.
Com capítulos interessantes e alguns bastante complexos, Hawking aborda a famosa teoria da viagem espacial e sua relação com o tempo, atalhos via buracos de minhoca e mais um "big bang" de idéias!

Destaque para a equipe que traduziu (com ótimas ilustrações e analogias) de uma forma razoavelmente compreensível à mensagem de Hawking para nós.

Bruno.Cassio 10/01/2016

Maravilhas do universo na nossa mente
Ahh como é bom ler algo tão interessante, que nós faz pensar sobre o que está la fora, sem falar nesse grande autor que é Stephen Hawking, além de um grande astrofísico umas das, se não a maior mente brilhante desse século, recomendo muito esse livro aqueles que assim como eu é amante da ciência. Um livro onde pude aprender mais sobre as física moderna assim como pude também pensar em varias coisas, e não vá pensando que é um livro de dificil entendimento por causa de seu gênero, ele tem figuras que ao ser vistas e compreendidas pelo leitor deixa o entendimento bem mais simples. Uma grande obra posso dizer que vai de relatividade geral de Einstein a singularidades e também fala um pouco de sua descoberta que leva seu nome a radiação Hawking.

Bom esse é minha resenha (Sem Spoiler's) para essa fantastica obra espero que tenha ajudado a você que deseja ler essa maravilha de livro.

Sísifo Contemporânea 14/02/2016

"O universo tem múltiplas histórias, cada uma determinada por uma minúscula noz"
"Que. livro. incrível"
Essa é a minha reação ao terminar de ler aquilo que seria a leitura mais difícil que eu já tive nos meus 21 anos kkkkkkkk
Sempre fui uma leiga quando o assunto é física (particularmente não gostava muito dos cálculos quando estudava na escola), mas sempre me encantou os estudos do universo e tudo que está além do nosso conhecimento. Hawking escreveu de uma maneira tão simples (pra quem é entendedor de física, quem não é vai penar um pouquinho pra entender, porém não vai ser uma experiência menos incrível por isso) e tão dinâmica que eu poderia ficar falando horas e horas sobre o quanto eu admiro esse cara agora. Ele passeia pela história da física quântica com o que levou Einstein a propor a teoria da relatividade, até viagens no tempo, buracos negros e até vidas fora da terra, sempre cômico e interativo.
O universo numa casca de noz, pra mim, é muito mais que um simples livro de física, é um livro que me fez pensar sobre a humanidade, o quanto somos pequenos e ainda limitados em termos de conhecimento, o tanto de coisas que ainda temos a compreender é inimaginável!
Não é uma leitura de tarde de domingo, pra ler despojadamente, é uma leitura que requer concentração e um pouco de esforço pra seguir a linha de raciocínio de Stephen, mas é uma experiência maravilhosa, descobrir um pouco mais sobre o que temos fora dessa bolha que é o nosso planeta Terra, eu super recomendo e mal posso esperar para poder ler outras obras dele!

Luis Claudio LA 14/11/2022

Pra mim, este livro é uma continuação do Uma Breve História do Tempo
Tudo bem, pode não ser uma continuação, mas como eu li neste sequência pra mim ficou esta impressão.

O Stephen Hawking explica "como Einstein lançou as bases das duas teorias fundamentais do século XX: a relatividade geral e a teoria quântica" (citado logo no início do capítulo 1). As explicações são muito claras como exemplos e desenhos que facilitam o entendimento. Não é necessário ser um Físico para entender o que ele está explicando algo relativamente complexo, de forma simples.

O livro todo é recheado destas explicações, ilustradas, claras a respeito do que se tem estudado, até a época da escrita do livro. É claro que hoje em dia, já se avançou bastante e falta, talvez, alguém que consiga explicar os novos avanços de forma clara, como fazia o Stephen Hawking.

Eu recomendo a leitura do livro. ;-)

Grande abraço
Luís Cláudio LA

Sopa 19/01/2022

universo numa Casca de noz
não acredito que apaguei minha resenha do livro sem querer...

o livro é ótimo, um tanto complicado e o último capítulo não entrou na minha cabeça mas ainda sim amei ler

André 26/01/2022

Conceitos muito bons e muito bem ilustrado mas pelo menos pra mim chegou uma hora q n consegui mais acompanhar kkk recomendo!! Acredito q vcs tem mais brio que eu

Alexandra.Tavares 24/01/2022

Maravilhoso, porém difícil.
Não é um livro fácil de entender como uma breve história do tempo, mas é gostoso demais de ler! Incrível a didática desse homem. Vale a pena demais!

Kátia 14/06/2024

Maravilhoso!!
Aborda temas complicadíssimos de forma leve e simples. A leitura é nem fluida e instiga a aprendermos mais.

Marcelo.Castro 10/02/2020

Ciência para todos
Sou fascinado pelo universo e os temas relacionados. Sua criação, sua expansão, seu fim, viagem no tempo, múltiplas dimensões. Tudo isso e mais um pouco é abordado nesse livro que tem a pretensão de ser acessível para todos. Confesso que não alcancei todos os temas e teorias abordadas, mas no geral cumpre o que se propõe. Para quem gosta do tema, recomendo.

04/03/2020

O mundo como é
Mostra que nosso mundo é realmente pequeno e cheio de energia. Uma leitura técnica, porém leve.

SSMaia 28/03/2020

Na casca da noz
Stephen Hawking aborda nesse livro vários aspectos da física como teoria das cordas, teoria da relatividade, universos membrana, mecânica quântica.
A abordagem bem humorada e informatica do físico nos leva a conhecer cada vez mais sobre o nosso universo, além de traçar paralelos interessantes que despertam a curiosidade so leitor. Livro recomendadíssimo para quem gosta de física ou desejar saber mais sobre o universo.

Humberto 31/03/2020

Excelente
Outro excelente livro de Stephen Hawking. Repleto de imagens que ilustram o conteúdo e auxiliam no entendimento dos temas tratados.

Por conta da imagens não é tão grande quanto parece, mas Hawking consegue explicar com clareza e maestria todos os temas discutidos.

Anderson 08/04/2020

Massante e pesado. Para seu entendimento, tem que ter um bom entendimento de física.