Experimento: #1

Experimento: #1 Guilherme A. Cardoso

Resenhas - Experimento: #1

Glaucio.Oliveira 19/01/2022

Resenha publicada originalmente em 23/12/2014
Resgatei algumas resenhas antigas que redigi anos atrás.
Confira no saudoso blog Brilho das Estrelas. Link abaixo:

site: http://brihodasestrelas.blogspot.com/2014/12/experimento-1-chico-santana-e-o-caso.html

Primarcolino 07/10/2014

EXPERIMENTO
Acredito com todos os meus pensamentos que esse livro foi totalmente escrito, e inspirado nos X-Men. Claro que tem algumas diferenças, mas o contexto é o mesmo: pessoas que são geneticamente modificadas e desenvolvem poderes paranormais. São considerados seres evoluídos e não aberrações, essa é uma das diferenças.

Essas pessoas foram criadas pelo governo, na esperança de curar doenças e desenvolver o raciocínio lógico, só que eles vão muito além...

A história se passa de um jeito muito agradável, contando o cotidiano de Chico (que tem um leve complexo de herói), desde sua transferência da Bahia para Nova Brasília, cidade fictícia criada exclusivamente para o desenvolvimento de pessoas com habilidades diferentes. A faculdade para qual se transferiu também é específica para essas pessoas. Ele vai morar com sua prima Elis, que é considerada a ovelha negra da família, e ela tem segredos... Chico fica intrigado, mas não força a situação, pois ela lhe prometeu que quando chegar o momento ele saberá. E, porque, se ele questionar muito, é capaz de não tem onde morar.

Já no primeiro dia de aula, acabamos descobrindo que nem todos os paranormais são do bem como Chico, que de cara já é desafiado a um duelo.

Com o passar das páginas, vamos conhecendo os amigos de Chico: Fernando e Su, logo em seguida: Ana, que acaba tornando-se sua namorada. Eu, sinceramente, não gostei desse romance, pois é algo muito meloso e parece que eles nunca tiveram nenhum tipo de relacionamento antes, o que não é verdade conforme é contado mais tarde no livro.

Vou apresentar os personagens e seus poderes:
Chico: Consegue interferir no AR, fazendo dobras, usando velocidade, força e outras coisas mais.
Fernando: Gay assumido, nada escandaloso, e sem nenhum bullyng. Não tão poderoso quanto Chico. Consegue manipular o fogo.
Ana: Moça tímida, sua marca é sempre usar flores como enfeite de cabelo. Ela tem o poder de cura e não consegue ficar bêbada, ela mesmo se compara a Wolverine.
Su: Ela é meio punk e adora andar de skate. Quanto a seu poder, ela gosta de guardar segredo... E quem sou eu para contar o segredo dos outros...

A vida deles é mais ou menos assim: faculdade, shopping, praia, cinema...

Até que, em uma noite, aparecem uns robôs. Eles, claramente, estão em uma missão, e logo em seguida a prima de Chico é sequestrada. Será que os robôs tem a ver com o sequestro? O que Chico fará? Qual será o fim dessa aventura? Será que ele vai conseguir salvar sua prima e descobrir de onde estão surgindo esses robôs?

Só lendo pra saber... Eu sei e adorei!

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/08/resenha-experimento.html
Mari 01/07/2020minha estante
Livro brilhante, com uma boa dose futurística, narrativa envolvente, confrontos, amizades, romances, e um mix de sentimentos. O li logo após o seu lançamento, e pretendo reler, acompanhar Chico em sua mudança para a nova Brasília e todas as surpresas que o esperam! Sou fã do autor, e seus experimentos!! ????

Fernando1355 29/09/2021

Chico Santana
A história é sobre Chico Santana, um paranormal com habilidade de controlar o vento. Ele se muda da Bahia para a cidad fictícia de Nova Brasília para estudar na USP.

A história é uma sátira aos livros e obras de super heróis. Mas mesmo assim apesar da gozação dos heróis, é uma história fraca.