Livre Mente

Livre Mente Isabela Xavier

Resenhas - Livre Mente

Naty__ 05/05/2015

Apenas sinta... Livre Mente!
Sempre fui fissurada por poesias. Era daquelas garotas que se trancava no quarto e escrevia/lia o dia todo, quando possível. Quando li sobre a obra de Isabela Xavier, tinha certeza que gostaria de lê-la por completo.

É difícil resenhar um livro repleto de poesias, porque a vontade que temos é de colocar inúmeros versos aqui. Vou me ater apenas em tentar transmitir os sentimentos contidos nas palavras da autora. Quando começamos a ler o livro, nos sentimos vazios; ao concluir a leitura, sentimos que estamos transbordando num oceano de emoções que é difícil de explicar.

Metade? O que dizer de algo que não é inteiro? Aliás, o que dizer de algo que é inteiro, mas que transborda quando tem a presença de outra pessoa? As palavras de Isabela são assim: profundas e transbordantes. “Metade?” foi uma das que mais gostei por conter uma simplicidade imensurável e de me tocar completamente.
Se você não gosta de poesias, leia esse livro. Como declara a autora: sinta uma ou duas vezes, antes de pensar. Leia um poema e vá aos poucos sentindo o gosto e a sensação das palavras proferidas. Isabela diz que “é impossível não gostar, quando a poesia lê você”. Não duvide disso!

“Entrelinhas” foi outro que me marcou bastante e é sempre tudo muito sutil, mas, ao mesmo tempo, intenso. Não deixe o subentendido falar mais alto; quer dizer algo: diga! Que fazer: faça! “Entrelinhas” não te deixa dúvidas do que fazer, mas deixa apenas a certeza das consequências. Não queira pagar para ver!

A revisão foi muito bem feita e sou bem chata nesse quesito. Não sei se estava em êxtase com as palavras da autora e deixei passar ou se não notei erros mesmo. Embora a primeira opção seja real, acredito que a segunda predomine. A diagramação está excelente e o tamanho da fonte é bem agradável. As folhas amareladas proporcionam uma ótima leitura. Ah! E essa capa... Um amontoado de palavras que transmitem exatamente o que está exposto no livro. Impossível deixar de ler!
Lana Wesley 01/02/2017minha estante
Gosto muito de livros de poesia, porém não sou fissurada, e de longe e meu gênero preferido, porém amo a forma como a poesia pode nos transmitir tantos sentimentos, através das palavras, em rimas e prosas. Ainda não conhecia o trabalho dessa autora e fiquei encantada pela forma como você descreveu o transborda de seus sentimentos através dos poemas. Como você mesma disse ela transborda palavras profundas, amei.

Marta 02/02/2017minha estante
Não gosto muito de livros de poesia. Mas achei bem legal esse, quem sabe não dou uma chance para esse livro!!
Bjoss

Lua Araújo 14/02/2017minha estante
Eu sou apaixonada por poesia

Neyla 29/04/2014

Sou apaixonada por poesia desde muito pequena (meu primeiro contato com o mundo da leitura foi através de uma poesia de Cecília Meireles) e, sempre que posso, lá estou lendo alguma coletânea de poemas/poesias. Quando a Isabela Xavier entrou em contato comigo, a primeira coisa que fiz foi ler os primeiros capítulos do livro e ali eu já comecei a me apaixonar pelo que li.
Livre Mente é um livro lindo. Capa perfeita, com detalhes que fazem toda a diferença. Detalhes internos tão delicados quanto as poesias ali escritas. Esteticamente falando, o livro já conquista. É aquele tipo que você olha e quer na sua estante. Porém, com a leitura, as coisas começam a ir mais além.
As poesias escritas por Isabela são intensas. Enquanto umas são carregadas de doçura, em outras você sente algo mais fluir. Dor, tristeza, felicidade, revolta, amor. Uma infinidade de sentimentos tomou conta de mim enquanto lia e a cada virada de página me via mais surpresa. Muitas vezes eu me vi naquelas páginas, já que passei pela maioria das coisas retratadas nas poesias. Já amei de forma desmedida, já senti meu coração querer sair pela boca só em ver ele (e ainda sinto), já chorei, já me rebelei, já quis sumir. E, acredito, que o que mais me fez gostar do livro foi o fato de simplesmente me sentir próxima de cada palavra gravada ali.
Por incrível que possa parecer, depois de tantas emoções descritas e sentidas, a minha poesia preferida nada tem a ver com sentimentos fortes e sim com minha alma de leitora. Cerne Literário tem tudo a ver comigo e, como não sou uma pessoa malvada, deixo ele aqui para dividir com vocês:

Porque nasci com a literatura
Pulsando nas veias
É que vomito palavras
Minhas
E degusto palavras
Alheias
E me engasgo com palavras
Se tiver que sufocá-las
E preciso me fartar de palavras
Para me sentir inteira.

Nem preciso dizer que recomendo a leitura, não é? Se você é fã de poesias, com certeza não pode deixar de ler. Se você nunca teve a oportunidade de ler um bom livro do gênero, já tem uma boa indicação. Livro para ler e reler sempre.

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/09/2017

(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Algumas leituras demandam da gente um sentimento certo, uma... necessidade. Poesia sempre foi assim comigo, vez que às vezes pode ser tão visceral ou íntima, que só compartilhando da mesma sensação para se ter o efeito certeiro – que é preenchermos as entrelinhas dos versos com nossas experiências.

Como ultimamente tenho feito alguns exercícios antiestresse, lembrei-me deste ebook da Isabela Xavier, que já havia lido faz um tempo. Versos, por assim dizer, são o tipo de coisa que mexem muito com a memória, tal qual a música. Na época de minha primeira leitura, sei que me identifiquei pouco, evocando mais da empatia, mas gostei da seleção de Livre mente; já nesta segunda leitura, sentei com Isabela e ela imprimiu em diversos poemas o que venho me dando conta. Sabe quando você pausa um pouco a vida para entender o que tá acontecendo? Que é preciso desacelerar? Desse jeito.

O que será que me espera para uma terceira leitura, né?

Gostei de como Isabela perpassou por sentimentos nobres e pobres de espírito. Como ela se detém a lampejos que se impregnam na nossa mente, e a gente se engana. Isabela não corre atrás do etéreo, nem do fantasioso; nem da crítica, tampouco do sentimentalismo, só do ser interior, que por si só, já se transborda. Um bem interessante é o Pessimismo da Esperança, que traz uma impressão controversa, nos levando ao outro lado da moeda.

O ebook é bem organizadinho, de leitura rápida, e sua diagramação clean nos deixa uma boa sensação. A capa, linda da Marina Ávila, captura bem o sentimento que o livro guarda. Você pode encontrá-lo na Amazon ou ler as primeiras páginas no Wattpad. Vale a pena ter as palavras da Isabela consigo.

Enfim, momentos de transição nos pedem uma compreensão que não temos, mas que precisamos fazer florescer e crescer. Se você entende do que tô falando, sabe o que procurar; se não entende, fica para uma próxima ;)

Deixe uma leitora filosofar...

site: http://www.dear-book.net/2016/10/resenha-livre-mente-isabela-xavier.html

Fabiana Strehlow 06/07/2014

Resenha: Livre Mente
Abra este livro uma ou duas vezes.
Leia um ou dois poemas.
Sinta uma ou duas vezes, antes de pensar:
eu gosto de poesia?
Eu gosto de poesia.
Porque é impossível não gostar,
quando a poesia lê você.

Livre Mente é um livro escrito
por uma jovem meiga,
chamada Isabela.
Ma, não se engane!
Ela se transforma,
com papel e caneta na mão,
livra a mente e vira fera!

Quando abri o livro, e li a orelha, não pude deixar de sorrir, percebi que iria gostar ...

Sutilmente
É quando me calo
Que quero gritar alguma coisa
E quando perguntas, se não respondo,
Presta atenção nas sutilezas
Porque para quem entende
Meu caráter por demais subjetivo
Um gesto é muita coisa
Um suspiro é uma sentença
E um olhar, a explicação
E, se me silencio, busca ali
As extensas respostas
Que não quero pronunciar
Mas te mostro
Sutilmente.

Livre Mente é um livro de poesias. Livro de intensa beleza, escrito com sensibilidade e leveza, sem contudo, deixar de ser intenso e ousado o quanto se possa imaginar.

Máscara
De repente, pegando-a desprevenida
A máscara caiu no chão
Não sabia qual expressão assumir
Se de surpresa
Se de ira
Se de tristeza
Há tantos anos fingia ser
Que já desconhecia o próprio rosto

Eu poderia aqui, transcrever as várias poesias do livro, que me fizeram viajar em lembranças (de momentos que parecem vividos por mim), poesias que me fizeram sonhar e ainda, refletir.
No entanto, estas poesias, fiz questão de guardar: Rendição; Mergulhe; Fuga; Obstáculo; Vazio; Liberta; (R)Evolução; Compatriotas.

Para quem assim como eu, gosta de poesias, aqui está um belo livro.
Recomendo muito!!

site: http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/2014/06/resenha-livre-mente.html

Babi @leiturasdababi 06/07/2015

Resenha: 'Livre Mente' - Isabela Xavier.
A autora não economizou nas palavras e expôs nesse livro tudo o que queremos falar e não conseguimos, eu mesma, pude me identificar com a maioria de suas poesias e em alguns momentos cheguei até pensar: ''Como assim a autora está descrevendo minha vida?''.

Acho que a maior qualidade de um livro é você poder se identificar com a história e poder fazer uma relevância do que é bom e do que não é.
Acho que diferente de todas as outras poesias que eu já li, Isabela pode nos transmitir uma mensagem linda e com simples palavras, palavras nas quais usamos no nosso dia-a-dia.
E como se a autora não estivesse satisfeita com o resultado do seu trabalho, com essa capa magnífica, com 85 brilhantes poesias, o livro ainda se inicia com um trecho de Manoel de Barros nos qual nos fazer ter mais ansiedade para conhecer ainda mais esse livro.

"Não quero saber como as coisas se comportam.
Quero inventar comportamento para as coisas.
Li uma vez que a tarefa mais lídima da poesia é a
de equivocar o sentido das palavras..."

site: http://myself-here1.blogspot.com/2015/07/resenha-livre-mente-isabela-xavier.html

SahRosa 24/10/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Acredito que boas partes das leitoras sejam amantes de poesias, quem nunca pegou uma folha do caderno escolar, somente para rabiscar seus versos? Ou ainda, leu aquele poema apaixonado, pensando no seu grande amor? Poesia é sinônimo de beleza, amor, paixão, às vezes tristeza e dor, mas também a extensão de inúmeros sentimentos. Um dos temas que eu precisava cumprir no desafio literário, era ler um livro de poesias e eu não poderia ter escolhido livro melhor para atingir essa meta, afinal, Livre Mente da autora Isabela Xavier, é uma obra doce, sensível, romântica e bela!

Livre Mente, possui poemas lindos, sobre amor, solidão e vários outros sentimentos, são textos emocionantes, que fazem o leitor suspirar por suas páginas, há também poemas mais obscuros, mas assim mesmo, maravilhosos de ler. A escrita de Isabela é sedutora, suas poesias ressoam em nossa alma, saiba que ao decidir por esta leitura, você conhecerá encantadoras palavras, que te farão voar alto, sonhar e amar.

Fazia muito, mas muito tempo que eu não lia um livro de poesia, é uma leitura tão diferente, com um toque único, que fascina e nos prende em cada estrofe. Livre Mente, é uma leitura envolvente, em poucas horas é possível finalizar o livro, mas assim mesmo, no final, você apenas quer que tenha mais poesias para te embalar...

Li a versão e-book de Livre Mente, a edição digital esta um primor, diagramação incrível, revisão ótima, adorei a qualidade do e-book, isto sem falar da capa, uma arte intensa e bela. Enfim, aos fãs de poesias, deixou aqui minha recomendação, tenho certeza que as palavras de Isabela Xavier te conquistará!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/09/resenha-livre-mente-isabela-xavier.html