"Nós" do Brasil Rosiane Rodrigues

Resenhas - "Nós" do Brasil

anasiviero 17/06/2021

Nós do Brasil
O livro é mais de informações, no começo eu estava gostando mas a leitura de todas as informações foi ficando chata.
Não gostei mas nada contra.

melo 15/06/2023

Um tapa na cara!!
"Nós do Brasil: Estudo das relações étnico-raciais" de Rosiane Rodrigues é um livro cheio de informações, curiosidades e descobertas incríveis! Ele traz conhecimento de maneira leve e tranquila, com uma linguagem clara, objetiva e coloquial, mas fazendo uso de termos que devem ser trabalhados, mesmo estes sendo mais complicados ou menos usados. Além disso, a obra apresenta imagens, explica o surgimento e a definição de palavras e "da um tapa na cara" do leitor, trazendo-o para a realidade de modo interessante!
É um livro curto e apesar de ser informacional, não é nada cansativo! Acredito que isso se dê pela linguagem, mas também pela forma como os fatos são narrados! A escritora conversa com o leitor!

Eu não coloquei nenhuma expectativa no livro, seja positiva ou negativa, então posso dizer que, de certo modo, ele me surpreendeu! Ler é obter conhecimento e através desse livro, eu me tornei alguém com a "mochila" muito mais carregada do que antes!

Eu o recomendaria a qualquer um que desejasse saber um pouco mais sobre diversidade, sobre a formação do povo brasileiro, identidade nacional e, obviamente, sobre as relações étnico-raciais!

sophie.dandrea 21/08/2021

N A O G O S T O

O
D
I
E
I
escola eu te pdeip por fazer ler isso, nao gosto de ser obrigada a ler um livro, escola eu te odeio muoto
mafe 22/08/2021minha estante
ESSE LIVRO É HORRÍVEL

sophie.dandrea 22/08/2021minha estante
SIMSIMSISM

Bruna Moraes 02/02/2016

"Nós" do Brasil
No livro "Nós" do Brasil a autora Rosiane Rodrigues, através da ajuda de pesquisadores e historiadores, constrói a historia brasileira de forma muito dinâmica. Apesar de ser o tipo de livro que as escolas pedem, todos deveriam ter conhecimento, pois conta sobre a nossa origem.
A influência dos povos indígenas, africanos, europeus e até mesmo asiáticos na nossa cultura, tiveram papel marcante, apesar de muitos deles terem chegado aqui de forma bastante desumana, e a autora não esquece de cita-los e explicar também a história de cada um.
Quando o assunto é escravidão a autora não mede palavras para criticar tal falta de humanismo, também explica de forma realista a postura da Igreja Católica e da princesa Isabel, tirando todas as máscaras de bondade que aprendemos no ensino fundamental, ela escreve o livro dialogando com o leitor, parecendo mesmo às vezes uma professora.
Depois de ler esse livro é impossível não refletir do porquê ainda há preconceito ou discriminação entre as pessoas, somos todos seres humanos com traços culturais diferentes, mas acima de tudo brasileiros, fato crucial para nos tratarmos como iguais.

mafe 25/10/2021

"Nós" do Brasil
Esse livro é um livro com muita informação então acaba deixando a leitura bem chatinha, li pela escola e isso provavelmente não ajudou muito.