As Cinco Sementes de Laranja

As Cinco Sementes de Laranja Arthur Conan Doyle

Resenhas - As Cinco Sementes de Laranja

Felipe Sampaio 04/01/2017

Resenha: As Cinco Sementes de Laranja, Arthur Conan Doyle
Esse livro se resume a um conto bem curto. Apesar das muitas reclamações sobre o final repentino, as quais concordo, e sobre a falta de elementos que pudessem trazer maior mistério para o caso, vale ressaltar que o próprio autor declara no início se tratar de um relato com "aspectos que nunca foram totalmente esclarecidos e provavelmente nunca serão." Talvez esse linha fosse um mistério do mistério, uma brincadeira do autor. Ainda assim, a forma de escrever é envolvente e talvez por isso a angústia por não ter tido um pouco mais de história para absorver tenha sobressaltado os bons aspectos que se seguiam.

Helô 18/01/2017

Como não amar Sherlock?
Um conto breve, dinâmico e divertido de Sherlock Holmes: é assim que acredito poder definir "As Cinco Sementes de Laranja".

Apesar de não ser um dos maiores mistérios de Sherlock, é um excelente conto para se ler. Dinâmico, ele não possui o que talvez o leitor gostaria de ver como desdobramentos, mas penso que isso apenas o torna mais próximo da realidade. A inteligência de Sherlock não é extremamente exigida, assim como suas habilidades, mas o fato de apenas ele poder dar credibilidade à situação apresentada pelo seu cliente na história, faz com que a mesma ganhe um sentido especial.

Leitura perfeita para distrair a mente e passar o tempo.

Helô 18/01/2017

Como não amar Sherlock?

Leitura perfeita para distrair a mente e passar o tempo.

Anderson.Elias 20/10/2018

Minha primeira vez...
... com Sherlock Holmes!
Nunca havia lido nada de Conan Doyle, e ainda estou me acostumando com essa dinâmica de contos, mais rápidos e curtos.
Lerei mais, com certeza, e talvez aprecie melhor este nunca revisita...

Fabio 24/09/2021

Nem Sherlock prevê tudo
Infelizmente uma história de razoável a boa, mas com um potencial enorme. O título é curioso mas o desfecho decepcionante.

Silvio 26/03/2015

Que decepção! Qualquer idiota escreve besteiras como essas; é só pensar no impossível e não dar explicação alguma.

Helena Eher 28/10/2014

Um conto de Sherlock Holmes! Isso já fala muito por si só
Sherlock Holmes ficou algum tempo em silêncio, a cabeça caída para frente e os olhos baixos, fixos no fulgor vermelho do fogo. Depois acendeu o cachimbo e, recostando-se na cadeira, ficou a observar os aneis azuis de fumaça que se perseguiam um ao outro até o teto.
Creio, Watson, observou por fim, que entre todos os nossos casos não tivemos nenhum mais fantástico do que este.'

A história se passa em 1887. Em um dia de muita chuva e vento. O jovem, que aparentava uns 22 anos, entra na casa de Sherlock Holmes para pedir sua ajuda.

Ele narra ao detetive o que se passou com sua família. Para ele, receber um envelope escrito K.K.K.! com cinco sementes de laranja passou a significar que sua vida estava correndo grande risco. :o

Não posso falar muito mais do que isso o_O

Delicioso de ler, com uma linguagem primorosa. As descrições são excelentes e a história toda é muito envolvente. A atmosfera ao meu redor logo ficava tensa ao pegar o livro para ler.

O que não é muito bom, é que o conto é bem curtinho. Outra coisa, é que achei que Sherlock resolveu tudo rápido demais. A história toda foi bem melhor que o desfecho, esperava ficar mais tempo na busca pela solução.

Mais resenhas no blog "Dos Livros, Um Pouco"

site: http://www.doslivrosumpouco.wordpress.com

José 03/08/2014

Curto e inesperado, mas digno de ser lido.
Vindo de Arthur C. Doyle já pode ser considerado algo digno de leitura.
O conto é curto. Deixa o leitor apreensivo, e até certo ponto, curioso; porém tem um final inesperado - para não dizer decepcionante.
Mas vale a leitura. Se não agradar pelo desfecho, não haverá grande arrependimento pelo tempo "perdido", já que não ultrapassará alguns minutos.