O rapaz que não era de Liverpool

O rapaz que não era de Liverpool Caio Riter




Resenhas - O rapaz que não era de Liverpool


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Aninha 06/06/2013

Odiei o Marcelo.
Sou adotada e achei ridícula a revolta do menino. Ele é burro?
Os pais o adotaram porque QUERIAM, ele não foi um acidente, ele foi escolhido, e se os pais não contaram provavelmente foi porque não acharam necessário, porque pai e mãe de verdade são os que criam.
E dai que ele nasceu de outras pessoas? Quem deu um lar, amor, carinho, e tudo o que ele precisava são esses que ele tanto desprezou.
Acho que o certo seria ter acostumado ele com a ideia desde muito pequeno, mas provavelmente eles adiaram isso e depois já não tivesse importância, não sei.
Achei bem escrito, mas a história é bobinha, gira em torno do umbigo de um guri mimado. Certa estava a irmã dele de se revoltar, porque perante os pais os três filhos são iguais.
samarelooo 16/03/2022minha estante
Gata a sua resenha tá no meu livro de português socorro KAKKAKAKAKSK


Aninha 28/05/2022minha estante
Como assim? Oo


Isabela878 21/03/2023minha estante
Moçaaa,seu comentário tá no meu livro de português KAKAKAKKAKAKA, era sobre resenhas desse livro, ai apareceu teu comentário lá KSKKSKSKS


Aninha 02/04/2024minha estante
Tô famosa haha




Juliana R 10/09/2013

Os Beatles São Mesmo Só Quatro
No mês de Agosto, eu li o livro O Rapaz Que Não Era De Liverpool. O livro é sobre um menino que quando adolescente descobre que é adotado. A Paixão de Marcelo, O protagonista que descobre que é adotado, pela a banda ''The Beatles'' faz a história mais interessante. Eu achei o livro bem diferente porque nunca vi um livro falar sobre conflito familiares assim. É extraordinário o desanimo que um menino faz quando descobre que é adotado. Eu recomendo este livro para quem gosta de um romance e para quem é curioso e goste de saber coisas da vida.
Isabela878 21/03/2023minha estante
Moçaaaa, seu comentário tá no meu livro de português KAKAKAKKAKAK




Rosana.Montenegro 27/10/2023

O rapaz que não era de Liverpool
Leitura obrigatória do meu filho na escola. Li porque caso precisasse, eu saberia dar um resumo para ele.
Livro ok, embora como adulta, não consiga entender o porquê de tanta rebeldia por ter sido adotado sendo que seus pais eram muito legais.
mirai0 10/04/2024minha estante
Tmb não entendi, acho que apesar da tristeza e raiva q ele poderia sentir no início não precisava ser tão duro com os pais...




spoiler visualizar
Sabrina804 05/10/2022minha estante
Toda razão!




Eduardo 21/11/2009

Uma história simples, mas bem contada
Vencedor da primeira edição do prêmio Barco a vapor (2005), o livro de Caio Riter conta a história de Marcelo, adolescente que numa aula de biologia descobre que é um filho adotivo. Surge então uma enxurrada de sentimentos: raiva, medo, angústia. o Adolescente desmancha em perguntas: e as suas origens? e seus pais verdadeiros? Por que seus pais (seus pais?) não contaram a verdade desde o início?
Essa revelação surge logo no início do livro. Na sequencia surgem várias cenas da vida de Marcelo. Vai-e-vens no passado: fragmentos da vida do menino. Marcelo tem pais, uma namorada e irmãos amorosos. Mas a reveleção lhe enche de conflitos.
O menino é fã dos Beatles - Herdou a paixão do pai (pai). Na parede de seu quarto, uma curiosa montagem (que é uma metáfora construída com muita felicidade por Riter): Marcelo montou um painel da famosa foto do quarteto atravessando uma rua em Londres, em fila indiana, capa do disco "Abbey Road".
Na montagem, Marcelo pôs os 5 atravessando: o pai, a mãe, ele e os 2 irmãos. Mas após o choque, a descoberta (a mãe revela a ele de forma direta, assim como foi a pergunta do jovem - "Mãe, eu sou seu filho? - Não, não é"), após essa descoberta ele recorta o quinto personagem da foto. Afinal, os Beatles sempre foram 4. Marcelo sente que sobra, que é um intruso na exatidão do quarteto composto por pai e mãe e os 2 filhos. Na foto do disco só há 4. Ele está de fora, não pertence à família: O rapaz que não era de Liverpool.
À raiva e desespero iniciais, Marcelo vai substituindo pelo silêncio e pela reflexão. Ao longo do livro, através das várias cenas da vida de Marcelo (contadas por ele mesmo), o leitor vê (e Marcelo também) o quanto ele é amado por sua família. Compreende o erro dos pais por não terem contado antes. Temos um final feliz.
Caio Riter, abordando um tema muito delicado, não ousa muito. Apresenta o baque e a inquietação esperados de todos aqueles que, de repente, descobrem isso e dá um final feliz à história. No entanto, ao optar em fazer o relato pela voz do próprio Marcelo, o autor assume o risco de soar inverossímil. Mas Riter representa muito bem a linguagem escrita do adolescente, permeada de perguntas e vazios, traduzindo bem os sentimentos de Marcelo. Trata-se de uma história simples, mas bem contada, com uma linguagem simples, mas que não é pobre. Afinal, como diz sua professora, Marcelo escreve muito bem. Por que não contar, num livro, a sua história?
Como leitor, não gosto muito de finais felizes. Mas os finais felizes acontecem, não é? E é preciso que alguém os conte.
comentários(0)comente



Lu 29/04/2012

Achei uma grande sacada o livro ter esse tipo de "final" apenas sugerido, apenas começado, mas não necessariamente definitivo. Alguns podem achar o final feliz, outros podem achar o final "sem final". O fato do livro terminar exatamente quando o "Celo" começa a tentar resolver seu conflito deixa a gente sem saber como essa estória vai se desenrolar afinal. E fica uma dica aí pros profes de Português trabalharem com os alunos dessa faixa etária... como você se sentiria no lugar do Marcelo? Como será que foi o desenrolar desta estória fora do livro? Se você tivesse que escrever a continuação deste livro, como seria? Etc, etc, etc
comentários(0)comente



Dominique 28/05/2012

Conteúdo do livro e minha opinião
Conteúdo: O livro relata a vida de Marcelo que descobre, a partir de uma aula de biologia que não tinha como ele ser filho de pessoas com olhos azuis e possuir olhos castanhos. Ao interrogar sua mãe, descobre que é adotado e com isso se revolta contra a família. E a unica pessoa que ele realmente confiava era a DJ (Daniela Jardim).

Minha Opinião:

1-Livro muito ruim pois a história toda só fala que ele estava revoltado por ser adotado.

2-Numa parte do livro retrata acontecimentos recentes e do nada começa a falar sobre o passado do garoto.

3-Na última pagina do livro Marcelo se reconcilia com sua família, que na minha opinião, isso deveria ir acontecendo gradativamente ao longo da história.

4-O fato de sua "irmã" se revoltar contra ele só porque ele não aceitou que era adotado.

No geral, o autor deveria ter desenvolvido a história melhor, especificando o tempo em que cada etapa é ocorrida e começar a falar de Marcelo desde o inicio quando ele era pequeno, para que o leitor não se perca e nem ache a leitura cansativa.
comentários(0)comente



Willem H 10/09/2013

O Rapaz que não era de Liverpool
Este livro acontece no Brasil e ele é o garoto que não era de Liverpool porque neste livro ele compara ele e sua família com os Beatles e eles se formaram em Liverpool e ele se comparava com eles os pais os dois irmãos e ele, então ele colou uma foto da cara dele no poster dos Beatles. Quando ele soube que ele era mesmo adoptado ele arrancou a foto dele e falou que ele descobriu isso porque ele aprendeu que a teoria de Mendel é que se os seus pais são loiros e tem olhos azuis é provável que você tambêm é loiro mas ele não é então os pais e os irmãos dele tentam mudar a perspectiva dele.
comentários(0)comente



Roh 22/07/2016

Hm
Foi a leitura obrigatória do meu colégio, e sinceramente, é um drama sem fim. O autor tenta passar boas mensagens e tudo mais, de forma muito repetitiva. Se fosse em forma de poema, teria expressado e passado a mensagem de forma interessante e bonita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mari 20/11/2020

Então...
Olha... é uma boa história, leitura de 1 dia q pode agradar, mas não foi pra mim!

Eu bote 3 estrelas pra não ser tão rude mas mds!

Eu odiei! Achei o personagem chato e ingrato, a namorada dele então, SENHOOOOR, o jeito q eles mandam mensagem me deixou muito irritada, terminei o livro e disse: tá, né?

Mas não é pq eu não gostei q talvez alguém não possa gostar! Porque apesar de eu não ter gostado, eu entendo q seja uma boa história!
comentários(0)comente



mirai0 10/04/2024

Abril 2024
Não gosto muito dos Beatles mas resolvi dar uma chance pro livro porque gosto das músicas deles (mas não de alguns deles a), e foi uma leitura até legal.

Devo admitir que não entendi tamanha rebeldia do Marcelo por descobrir que era adotado, apesar de entender seu lado e pensar que foi alguém rejeitado. Mas ao mesmo tempo eu acho que ele não deveria ter ficado tão raivoso e querer desconsiderar sua família, afinal, além de ser criado desde bebê ele nunca foi tratado diferente...

Agora, a personagem Maria me deixou com muita raivakkk ela parece ser pré adolescente, mas não gostei de como ela se portou diante a situação. Será que ela queria atenção? Não sei mas não gostei ?

A DJ parecia ser legal, acho que deveria ter sido mais explorada junto com os outros amigos do Celo. E eu ODIEI a escrita abreviada, simplesmente não consegui engolir... Mas ainda bem que é pouco.


Mas enfim o livro não é ruim
comentários(0)comente



Nick 17/05/2021

Interessante
Foi uma leitura do trimestre da escola... a base da história até que é interessante porém acho q meu enrola muito.
Envolve os Beatles contento alguns trechos das canções. E conta de forma detalhada o que ele sentia diante da situação.
comentários(0)comente



marii 03/10/2021

QUE LIVRO RUIM, MDS
É um livro chato demais, muito entediante, sem contexto pra te prender na história. Uma linguagem bem cansativa e muito rebuscada. Horrível.
comentários(0)comente



sofiaaa 17/04/2022

o rapaz que não era de liverpool
o livro realmente me encantou, leitura fluída e livro pequenininho, a história também é muito interessante.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR