Você vai voltar pra mim e outros contos

Você vai voltar pra mim e outros contos Bernardo Kucinski

Resenhas - Você vai voltar pra mim e outros contos

Wal - Ig Amor pela Literatura 02/02/2019

Toda a tristeza da Ditadura Militar
"Veja bem o que você vai dizer, não esqueça que depois você volta pra cá; você volta pra mim - ele repetiu. E riu. Bateu a porta do camburão e riu".

É assim que começa o conto que dá nome a esse livro - "Você vai voltar pra mim". A fala aí é a do torturador; a moça parte para um interrogatório e é, devidamente, avisada para "falar pouco"; mas ela não se cala, relata os horrores da tortura que vinha sofrendo... mostrou os hematomas na pele, falou das palmadas, dos choques nos seios e na vagina, da ameaça de estupro, da simulação de fuzilamento, dos afogamentos, dos onze dias na solitária. Relatou também a advertência do torturador no caminho para a audiência na justiça militar.

Depois do depoimento, concordaram em transferir a moça do Dops para o presídio feminino - ela sentiu um certo alívio, mas durou pouco sua esperança; quando o camburão parou, ela viu, aterrorizada, o mesmo torturador - ele sorriu e disse: "eu disse que você ia voltar pra mim, não disse?"

Os outros contos seguem a mesma linha, mostram que a ditadura militar brasileira não colocou em risco só a vida dos militantes de esquerda, como muitos afirmam e aplaudem, mas também de cidadãos comuns, servidores públicos, jornalistas... - hoje há quem diga que ela nunca existiu, que foi invenção de uns desocupados. Quem dera a Ditadura militar tivesse sido só mera invenção, mas estudamos história e sabemos que não foi assim, não mesmo!

site: https://www.instagram.com/amor.pela.literatura/

Jefferson Vianna 28/02/2018

Um convite à reflexão...
“Você Vai voltar pra mim e outros contos” é um livro extremamente sensível, impactante e muito bem fundamentado. São 28 contos que retratam episódios da ditadura militar. O autor, Bernardo Kucinski convida-nos após o término de cada conto, a sentir na pele algumas situações através das longas reflexões... Muitos foram os momentos em que fiz uma pausa na leitura, olhei para o teto do meu quarto e mergulhei em devaneios... Noutros momentos sentia uma espécie de “soco no estômago” e mesmo que Kucinski nos assegure de que tudo não passa de ficção, não se podem negar os fatos, nem mesmo negar as atrocidades e as barbáries que eram realizadas na época da ditadura, como por exemplo: pau da arara, choques elétricos, afogamentos, agressões físicas, palmatória, mutilações, entre outros tipos de torturas praticadas. Neste livro o autor leva-nos a reflexão de que é impossível tentar camuflar as inúmeras “cicatrizes” que permanecem até os dias atuais, fruto das repressões e das consequencias catastróficas da ditadura militar no Brasil, entre os anos de 1964 – 1985. Após a leitura resta uma reflexão: “Estaríamos nós, brasileiros, caminhando para uma possível ditadura? Não soubemos lidar com a democracia e com a liberdade?” Só espero que quando o “Gigante” acordar não seja tarde demais... Livro mais do que recomendado!

Licianne0 08/02/2018

Um passeio sentimental pela Ditadura. Conhecer a História às vezes não é o suficiente: é preciso sentir na pele. Isto, apenas a Arte é capaz de provocar.

lemke 30/01/2018

Bom, mas irregular.
O livro tenta mostrar o cenário da ditadura. Não é propriamente uma explicação do que aconteceu, mas sim pequenas histórias sobre os mais diversos tipos de pessoas que permitem entender o clima da época.

Apesar de ser um livro de contos, é recomendado que se leia tudo de uma vez, como um romance. Isso pois alguns contos não são muito bons. Vários deles fazer uso do "twist" no final, o que é um tanto cansativo. Outros, felizmente, são ótimos, e valem muito a pena a leitura.

Esther Zambotti 10/07/2017

Memória
Bernardo Kucinski é um dos jornalistas e escritores que mais precisam de atenção. Sua escrita em Você Vai Voltar Pra Mim e em K. é o retrato do período mais truculento da história brasileira. Com uma precisão escrita inigualável, seus contos, muitos curtos, nos colocam nas cenas por ele retratadas e trazem todo o turbilhão de sentimentos que a época provocava. Uma exaltação necessária à memória.

isa.dantas 07/05/2017

Kucinski nos dá um soco no estômago em cada conto, que provavelmente de ficção não têm nada...