Catching Fire

Catching Fire Suzanne Collins

Resenhas - Catching Fire

Vinijgc12 04/07/2022

da trilogia esse é meu favorito sem dúvidas tanto pela história quanto pelos novos personagens e a escrita.

cecilia 21/06/2022

meu preferido dos 3 com certeza
tô escrevendo a resenha um bom tempinho depois de ter lido, mas não esqueço como eu fiquei surtada lendo o segundo, foi BOM (e provavelmente triste, ele dói)

Renata 17/06/2022

Essa leitura me causou uma mistura de opiniões pq apesar de não achar o roteiro lá essas coisas estou fazendo essa resenha depois de ter livro o 3 livro na trilogia então posso dizer que esse aqui é bem superior, apesar de que quando comparado ao primeiro, ainda prefiro o primeiro. Gosto também, além do desenvolvimento mais calmo sobre a guerra entre os distritos e a capital pôde-se ver o sentimento em relação ao Peeta crescer.

Lau 25/05/2022

Esse com certeza foi o melhor até agora da saga, tudo que aconteceu me deixou simplesmente ??????????
O peeta e o finnick são os melhores personagens desse livro, o jeito que o Peeta evoluiu do 1 p esse livro ????
O Peeta é o último romântico
Amo a johanna, simples kkk
Katniss não preciso nem falar oq acho dela né? Ela é incrível, mesmo sendo doidinha da cabeça as vezes
Esse livro é incrível ?

Jamile.Almeida 13/05/2022

Para quem quiser iniciar o mundo das distopias
Distopias é meu gênero favorito. No segundo livro da série, cheguei a conclusão de que, para quem desejar se aventurar nesse mundo, essa pode ser o bom início! Principalmente para jovens!
Qual o limite do autoritarismo? E a moral? Quando que a morte por diversão seria ético? Teoricamente, na sociedade atual, não? mas no mundo dos Jogos Vorazes ela é diversão, lição e coerção.

Rschunke 07/04/2022

Maravilhoso do início ao fim
Eu daria tudo TUDO, pra poder ler esse livro pela primeira vez de novo, que livro meus amigos.
Bem escrito, sem pontas soltas, plots maravilhosos e reviravoltas ainda mais, eu sou apaixonada nos personagens principalmente no Peeta e Finnick, eles são perfeitos demais, é com certeza um dos meus livros favs da vida.

rpetek 06/04/2022

?Uma centelha pode ser suficiente para criar um incêndio.?
A leitura de catching fire fluiu extremamente bem, acredito que por contar com muitos acontecimentos novos e marcantes. Sim, isso também rola no primeiro (principalmente por ser justamente o PRIMEIRO onde tudo é explicado do início), mas nesse segundo a história se passa num ambiente de muito mais ação levando em consideração o cenário de caos, surpresa de um quarter quell só com vencedores e pra onde isso leva. As novas aparições, um propósito maior, os sentimentos da Katniss narrados pela mesma em detalhes. A escrita da Suzanne é incrível e tem o poder de te prender na narrativa. Pra mim, como fã que conheceu a saga pelos filmes e que tem ?Em chamas? como preferido, o livro realmente foi uma experiência incrível, foram muitas sensações (muitos surtos internos) e eu de verdade recomendo 1000x.

Gabi 01/04/2022

meio a meio
Essa é uma resenha sincera, eu não vou ficar dizendo que é uma livro incrível nem nada do tipo. As opiniões acerca de Jogos Vorazes são sempre bem divididas, ou ama ou odeia, porém, para mim não é bem assim.
Katniss consegue ser o tipo de personagem padrão de livros distópicos (não tem nada de mais, super comum, nada de extraordinária) mas que mesmo nestas condições vira uma pessoa totalmente importante.
E, são por esses fatores, dela não ser interessante a longo prazo, que faz o segundo livro da saga ser tão parado, pelo menos até a metade, a qual demorei quase 30 dias para ler, sempre sem muita vontade de continuar.
Entretanto, quando o plot começa a mudar, e o livro finalmente tem mais acontecimentos, ai sim fica bom, demorei dois dias para ler o resto. Em soma, demorei 29 dias para ler 200 páginas, e 2 dias para ler o restante (mais 200).
Enfim, se tá lendo continua, mas se force bastante, volto aqui se vale a pena ou não já que tô lendo o terceiro!

gigi 24/03/2022

"I am the mockingjay"
sou suspeita pra falar, mas como eu sou apaixonada por essa saga!
desmaio com toda e qualquer interação de everdeeta, oq teve de monte ?
foi desafiador ler em inglês mas valeu muuito a pena, uniu o útil ao agradável

Ana 12/03/2022

Pra mim, o melhor livro da saga.
Acho que li Em Chamas pela primeira vez quando tinha meus 12/13 anos. Toda a releitura foi recheada de nostalgia desse tempo que nunca vai voltar. Da vontade de ser como Katniss, uma adolescente destemida contra esse mundo que precisa de mudança. E da vontade de ter por perto alguém como Peeta, que, apesar de toda a dor, consegue manter o coração bondoso e cheio de amor pra dar, consegue manter a pureza.

Minha segunda leitura me fez perceber que a obra é bem mais simples do que parecia quando li pela primeira vez, mas esse fato não fez com que ela ficasse nem um pouco menos preciosa. Em toda sua completude, Jogos Vorazes é uma saga que ficará sempre em meu coração. Já to doida pra ler o último e enfrentar todos os perrengues da luta contra a Capital.

Kamilla.Silva 03/03/2022

Pressões e medos (Pressures and fears)
Katniss só tem 16 ou 17 anos e ela tem que lidar com toda a pressão interna e externa. Ela acha que pode controlar o que está acontecendo, mas ela não pode. Não cabe a ela resolver. A rebelião nos distritos está crescendo, Snow está a pressionando a acabar com isso, mas pode ser tarde demais. Ela também tem que lidar com seus próprios sentimentos em relação a Peeta e Gale, mas no final, todos sabem quem ela ama de verdade, menos ela. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo na vida de Katniss, que é compreensível se ela acabar por enlouquecer.

Katniss is only 16 or 17 and she needs to deal with all the internal and external pressure. She thinks she can control it, but she cannot. It?s not up to her. The rebellion in the districts are growing, Snow pressuring her to end it, but it could be too late. She also needs to face her own feelings for Peeta or Gale and at the end, everybody knows who she truly loves, besides herself. It is a lot of things happening at the same time in Katniss? life, that it?s understandable if she loses it.

lucas 28/02/2022

Instigante
Por mais que em chamas seja parecido em alguns aspectos com jogos vorazes eu achei muito bom as novidades que a autora trouxe para a narrativa deixando as pontas atadas e tendo um final bem épico. Adorei e estou ansioso para mockingjay

laura 24/02/2022

"Remember who the enemy is"
Em Chamas é o próximo nível de Jogos Vorazes.

No livro anterior os personagens eram movidos por medo e pelo instinto de sobrevivência, mas agora tudo muda.

Todas as lembranças dos jogos são muito recentes, os pesadelos e as emoções ainda estão em carne viva e a Katniss tá tentando viver um dia de cada vez, sob as ameaças do presidente, as consequências não intencionais dos seus atos e o risco que todos que ela ama correm.

Quando vê que todos seus esforços foram em vão e que todas as tentativas de fugir do seu destino vão machucar as suas pessoas mais próximas, ela finalmente aceita a posição da qual tanto tentou fugir: a centelha que deu início a uma revolução.

Se você não pode juntar-se a eles, vire-se contra eles.

(Spoilers)

"Para que os rebeldes não se esqueçam que até os mais fortes entre eles não podem superar o poder da Capital".

É assim que o presidente Snow anuncia que os tributos serão escolhidos entre os vitoriosos já existentes.

Sãos tantas coisas pra "desempacotar", não só nessa frase mas em várias outras cenas do livro, que não teria espaço suficiente pra falar. Mas isso mostra o quão a Capital vai pra defender a si mesma sem medir os custos.

É impossível não perceber a diferença entre os Jogos anteriores e esse Massacre. Até mesmo os fúteis e egocêntricos habitantes da Capital se sensibilizam e denunciam a injustiça que representam esses Jogos.

A mudança também é clara na Katniss, que tem seu medo substituído pela raiva e indignação, e ao mesmo tempo pelo desejo de proteger quem ela ama. Um dos pontos que mostra esse desenvolvimento da Katniss dos últimos Jogos para esses, é o fato de que ela decide fazer de tudo pra salvar o Peeta, mesmo que isso custe a sua vida. Seus motivos anteriores já não são os motivos de agora.

Não poderia deixar de mencionar o relacionamento da Katniss e do Peeta que evolui consideravelmente nesse livro. Principalmente quando o fator Gale é removido da equação, a Katniss se permite sentir tudo o que sempre esteve muito confusa, preocupada ou assustada para tentar entender, quanto mais enfrentar.

Os levantes nos distritos, a união dos tributos, o Plutarch, o plano por trás dos Jogos e como a grande maioria se arriscou e até se sacrificou por essa causa, pra salvar a Katniss, pra salvar o símbolo da revolução e contra atacar, me emociona tanto que me arrepio em todas as cenas.

E, por fim, o final. "Lembre-se quem é o inimigo". Essa frase é tudo pra mim. É essa fala do Haymitch que desperta a Katniss pro fato de que não são os tributos os culpados pelo massacre, mas sim quem os colocou lá. Quem os castiga crianças inocentes, permite que passem fome e os coloca uns contra os outros pra proteger seus próprios interesses egoístas. A crítica não poderia ser mais clara.

É surpreendente a forma como a Suzanne Collins criou todo esse universo e conseguiu manter o desenvolvimento da história a cada livro.

Pam 11/02/2022

Perfeito
O que falta no primeiro livre está compensado nesse, as batalhas são ferozes e os personagens são incríveis. A Katniss é maravilhosa, como a Feyre, sempre que se encontra em uma situação difícil ela já pensa em se matar, acho incrível.