Amar se Aprende Amando

Amar se Aprende Amando Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Amar se Aprende Amando

Pamylla.Souza 14/10/2021

Muito pouca coragem para confessar meus sentimentos.
Como dizer que não gostei tanto de ler Carlos Drummond?
Como ter coragem de dizer isto, já sabendo de todas as críticas que terei?

Como eu posso não ter gostado tanto?
Não sei?

Acredito que esteja em mim o problema.
Valeu a leitura, porém não fui tocada.
Alê | @alexandrejjr 15/10/2021minha estante
É normal, Pamylla. Nem todas as poesias conversam conosco.

Francesca.Zibetti 30/07/2021

Amar se aprende amando
Inicialmente pensei que se tratava de poemas românticos, porém vai além, trata também de problemas políticos da década de 80

Matt 11/06/2021

Tinha como esse livro não ser incrível? Vindo de um dos maiores poetas que existiu é uma obra perfeita. Eu amo poesia e as desse livro apareceram pra mim como um oásis no deserto, sério cada poesia dele é maravilhosa e pra mim parece q as histórias vão se complementando, não necessariamente de forma cronológica, mas você pode ver várias fases de um relacionamento nele. Fora que a forma como elas são escritas, é simplesmente perfeito. Ah e se você gostar de música e tiver uma imaginação fértil, ainda consegue ler as poesias com uma certa melodia e ritmo de bossa-nova.

Matt 11/06/2021

julie.m 09/05/2021

Não é um livro de amor romântico, mas contém muito amor
"Amar se aprende amando
Sem omitir o real cotidiano,
também matéria de poesia."

Previsivelmente, no começo da leitura fui levada pelo pensamento de que nesse Amar se Aprende Amando os poemas seriam sobre o amor platônico, romântico, aquele que surge dos casais. No entanto, Drummond exibe nessas poesias um outro lado do amor, especialmente encontrado nas situações cotidianas. O autor faz versos sobre elementos rotineiros que constantemente fogem da nossa observação e afeição.
Não é meu livro preferido do autor, mas conhecer essa forma natural e despercebida de amar foi interessante, e guardo com carinho a experiência.

skuser02844 21/01/2021

Eu me apaixonei pelo livro nos primeiros versos. A primeira parte da leitura foi bastante doce e imersiva. A partir da metade do livro, a leitura me perdeu, ou então eu perdi a leitura.

Apesar do título, nesse livro encontrei poemas não só de amor, como de futebol, política e relacionamentos diversos. Talvez a minha expectativa estivesse muito alta, mas como esperar menos do Poeta Maior?

Talvez em uma releitura eu mude a minha opinião e minha avaliação desse livro.

Isabele 21/11/2020

Tomo posse das próprias palavras de Drummond neste livro, quando diz que toda a finura do sentimento escapa à letra viva, para afirmar que é empenho vão descrever a tamanha beleza dessa obra.
HalanaC 21/11/2020minha estante
Foi indicado por a melhorr

Isabele 21/11/2020minha estante
kkkkkkkkk sim

David Alves 06/09/2020

Um prazer
É indescritível como o Carlos joga na nossa cara a realidade nua e crua. Suas palavras vão no âmago e bota pra fora a injustiça, a ganância, os desejos da alma humana.

Letícia.Paradela 13/08/2020

Apaixonante
Não tem como não amar esse livro! Me apaixonei logo nos primeiros versos, tão lindos que me fizeram querer lê-los várias e várias vezes.
São poemas profundos, muitos sobre temáticas simples. Tudo expresso de um jeito envolvente e doce de ler, com um uso extraodinário das palavras.
A única certeza que eu tenho é que foi a primeira, mas não a última vez que li "Amar se aprende amando", pois me apeguei imensamente a essa obra e pretendo revisitar tamanha beleza sempre que possível.

michelle, paul mccartney 16/04/2020

Clickbait
É engraçado porque eu achei que seriam os poemas mais românticos do Drummond (considerando o título do livro), aí me deparo com coisas mais diversos, amor aparecendo ligado a cidades, a ipês, aos lixeiros... Os amantes raramente apareceram. Só agora eu tô dando mais chance pra poesia em sua forma poêmica, que por muito tempo eu detestei, e esse não foi um livro que me atraiu muito. Tô com medo de só combinar com Manoel de Barros.

a.lida 31/03/2020

Eu amo esse senhorzinho <3
Você vai se apaixonar logo na poesia que explica o título do livro

duda @seboprivado 07/03/2020

totalmente diferente do que eu imaginei que seria
mas gostei

Bianca 04/02/2020

null
Vocês já adoraram ler um livro que não gostaram? Isso faz sentido na cabeça de vocês? "Amar se aprende amando" reúne poesias que eu nunca tinha visto do Carlos Drummond de Andrade, muito diferente do que eu estava acostumada a ver.
No geral, prefiro a poesia mais técnica dele e menos politizada. Mas a experiência de ler este livro e de conhecer um novo lado do tio Drummond eu adorei.

Carolina Alves 17/12/2019

Como diz o poeta: amar se aprende amando
Esta antologia, epitetada "Amar se aprende amando", publicada em 2001, reunira poesias correlacionadas ao "cotidiano"; minudências e acontecimentos que podem ser classificados como ínfimos, mas que são transformados em pérolas valiosas.

Suas poesias, em tom prosístico, o que atraíra atenção — tipificadas com teor irônico e de comicidade, carregadas por traços transcendentes, crítica social e sobriedade — o sustenta como um dos poetas mais influentes da Literatura Brasileira. O título não transcreve, rigorosamente, ao conteúdo do livro, mas nos conduz a uma leitura amorável.

Fraccionado em três partes, "Carta de guia (?) de amantes", "O convívio ideal" e "Alegrias e penas por aí", Drummond destacara a sutilidade dos versos, enquadrando o entusiasmo de modo que transpassara inteligibilidade e obscuridade ao leitor.