The Mongoliad: Book 3

Nicole Galland

Resenhas - The Mongoliad: Book 3

Newton Nitro 22/02/2014

Um Final Épico para a Saga da Invasão Mongol de 1241 #
No terceiro volume da saga Mongoliad, as diversas narrativas paralelas chegam à suas conclusões, e muito, mas muito sangue. A leitura dos três livros foi prazerosa, porém, acho que o trabalho de escrita coletiva entre os vários autores, com cada um cuidado de uma das narrativas, fragmentou a história geral. Muitas das narrativas paralelas, apesar de interessantes e bem escritas, não se encaixaram muito bem na história geral.

Mongoliad segue três grandes tramas que são descritas por diversos pontos de vista:

A primeira narrativa gira em torno de Ogedai Khan, o supremo líder do império mongol e filho de Genghis Kahn. Essa narrativa segue os Rose Knights, membros da Ordo Militum Vindicis Intactae, uma ordem iniciatíca marcial secreta, em sua tentativa de assassinar o líder dos mongóis e deter a invasão da Europa em 1241. Essa linha narrativa também mostra o lado dos mongóis e os dilemas envolvendo Ogedai.

A segunda narrativa foca em Onwei Khan o irmão do grande Kahn e segundo líder em importância do império mongol. Nessa linha, um grupo de Rose Knights, tenta matar Onwei. Essa linha narrativa também aborda os gladiadores das arenas que os mongóis montavam nos territórios derrotados, para entreter o Khan.

A terceira narrativa segue um padre chamado Rodrigo durante o colégio de Cardeais para a eleição do novo papa, após a morte do Papa Gegrório.

Dentro dessas três narrativas, Mongoliad descreve em suas quase duas mil páginas uma coleção imensa de personagens que desenham o momento histórico da invasão mongol do século XIII. As tramas são bem construídas, apesar do ritmo ser lento em algumas partes e a qualidade dos diálogos variar entre os capítulos.

Eu teria dividido os livros nas três narrativas, mas os autores optaram por entrelaçar as histórias, o que deixa o leitor um pouco confuso. Uma dicas é consultar a wikipedia para manter em mente os diversos lugares explorados no livro. Conhecer um pouco da história da invasão mongol de 1241 também ajuda a entender melhor as histórias e os personagens.

O principal foco da trilogia são as cenas de ação. Super detalhadas e realistas, é quando Mongoliad brilha. Golpes, estratégias de guerra, lutas gladiatoriais, as diversas artes marciais existentes no período, tudo é muito bem escrito e pesquisado. Chega a ser estranho o modo realista de narrar os combates, quando comparado com outros livros de romances históricos.

Se você é fã de romances históricos com incluem elementos ficcionais (como a série Assassin’s Creed), Mongoliad é uma excelente jornada!

O projeto Mongoliad faz parte de um universo ficcional colaborativo chamado Foreworld ( http://foreworld.com/ ), que é aberto para autores amadores e profissionais que quiserem contribuir, sendo que os melhores livros podem até fazer parte do cânone do universo.