Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9

Flávia 11/10/2014

Quando comecei a ler Coração das Trevas pensei que não fosse dar conta da leitura, por achar a escrita muito descritiva e um tanto "monótona". Insisti porque se trata de uma obra clássica da literatura mundial. Felizmente não desisti, embora tenha ficado tentada em vários momentos, e até mesmo com vontade de pular páginas.

A partir da metade do livro as coisas começam a melhorar e quando vai se aproximando do desfecho pude finalmente dizer: que bom que eu não desisti. Teria perdido um grande ensinamento sobre vários temas que tentarei falar aqui, se não todos, pelo menos aqueles que movem o enredo dessa novela.

O nosso cenário é a África, mais precisamente o Congo, os personagens não são muitos, mas os principais são Marlowe e o Sr. Kurtz.

É impressionante observar o que o homem é capaz de fazer para ter o poder, seja lá como traduzimos esse poder, que pode ser o dinheiro, a fama, o fascínio pela descoberta, o conhecimento, a força que se pode ter sobre uma determinada classe, enfim, o fim justificando os meios empregados para se obter aquilo que se deseja.

Duro de pensar que nessas horas não importa se estamos falando de outros seres vivos, principalmente se são humanos, porque temos a pretensão de pensar que aqueles que não estão inseridos em nosso jogo, que não são como nós, que não falam a nossa língua ou que não tem nosso sistema de governo são seres inferiores.

Ignoramos que todos aqueles que vivem em grupos tem seus próprios sistemas, sua própria maneira de se comunicar, os produtos de que se alimentam, suas famílias, pessoas que amam, sua própria maneira de se vestir e de se portar em seu próprio meio.

Essa história fala de anticolonialismo, de todos os males que advém da prática da colonização européia na África, feita sem observação de limites e com muita violência, a desumanização, pois invoca-se até mesmo a religião para se chegar aonde se quer: o domínio, nem que para isso tenha que se exterminar.

Os negros eram aprisionados de uma forma bruta para servirem na construção da ferrovia e principalmente na extração de marfim, uma verdadeira obsessão para os agentes coloniais na novela e no conto "Um posto avançado do progresso", outro crime gravíssimo contra a natureza.
"Em Coração das Trevas, Conrad introduz a narração reflexiva de Marlow para levar a racionalização da violência colonial até suas últimas consequências. Até o delírio exterminatório. Subjacente à peregrinação africana de Kurtz, desenha-se o darwinismo social, que previa o desaparecimento de sociedades não ocidentais diante da expansão européia. Preceito que Kurtz radicaliza e resume numa exclamação sinistra: "Exterminem todos os brutos"! (observação de Alencastro - página 163 - posfácio)
Francis Ford Coppola baseou-se na história desse livro para produzir seu famoso filme Apocalypse Now!, onde em pela guerra do Vietnã, o alto comando do exército americano designa o coronel Willard para matar o coronel Kurtz, que tinha enlouquecido, refugiando-se no interior da selva cambojana assassinando inocentes.

Durante a viagem, Willard se depara com situações absurdas e inacreditáveis e quando chega ao lugar onde Kurtz está percebe que os nativos o adoram e o obedecem e então Willard precisa decidir-se sobre qual melhor atitude tomar. Loucuras que a guerra produz.

Não precisava, mas vou dizer mesmo assim, o filme é sensacional, tendo no elenco Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Laurence Fishiburne, Harrison Ford e Dennis Hopper.

Larissa 04/09/2014

"Lembro-me de confundir as pancadas do meu coração e ficar satisfeito com a regularidade que ele mostrava."
Por que os livros do Conrad são sempre meus favoritos?

Normalmente encontro várias dificuldades com a escrita sagaz dele,embora seja esta mesma escrita que me atraia tanto!

Amo a maneira sensível e crítica com que o Joseph elabora suas histórias.Sinto-me sempre enlaçada em seus enredos fascinantes.

Me identifiquei com esta outra frase de O Coração das Trevas:"Garanto-vos que arrancar-me à leitura foi como desabrigar-me de uma velha e sólida amizade."

Faço das belas palavras de Conrad as minhas.

Tizo 11/08/2014

Dor e sofrimento.
A obra de Conrad trata dos limites da perversidade humana e da sua capacidade de produzir aberrações comportamentais submetendo seus semelhantes as mais degradantes situações, incluindo trabalho escravo, mutilações e até a morte. Usa como pano de fundo a predadora colonização européia à África, mais especificamente o Congo, que através de acertos políticos tornou-se oficialmente propriedade do rei belga em 1885. A partir disso temos a velha relação conquistador versus conquistados, destruição da cultura e costumes locais com a desculpa de trazer evolução e civilidade aos selvagens. A obra foi adaptada para o cinema através do filme Apocalipse now, com a mudança de cenário feita para o Vietnã então em guerra com os EUA.

Maitê 12/07/2014

Leitura curta e fácil, mas um pouco entediante.

IvaldoRocha 24/04/2014

Para se ler Lentamente.
Impressionante como acaba nos provocando uma certa estranheza, a narrativa que se arrasta de uma maneira densa, lenta e sufocante. Você se sente como se estivesse na selva, não tem como ter pressa, você não luta você se adapta, você tenta sobreviver sem nenhum sinal de desespero e com até um certo conformismo. Este trecho talvez descreve por si só o que estou tentando passar "... com nada em torno, sem espectadores, sem um clamor, sem glória, sem o grande desejo da vitória, sem o grande temor da derrota,,,,,".
Enfim o que mais me chamou a atenção não foi a história em si, mas a maneira de contá-la, uma sutileza e talento que faz a diferença entre um texto chato e algo que te obriga a continuar a lendo, lentamente...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9

Publicidade

logo skoob beta
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura."

Jornal do Brasil