O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Jacque 26/11/2023

Excelente
Leitura maravilhosa, uma história em alguns momentos assombrosa. Narrativa um pouco complicada, por esse motivo não achei uma leitura fluida. Por ser difícil é necessário um pouco de paciência. Apesar de ser um livro relativo pequeno, a leitura é um pouco demorada.

Anne 16/11/2023

Coração das Trevas
O livro conta uma história dentro de outra história, o que eu achei um jogo interessante e nunca tinha lido alguma obra que seguisse dessa forma do início ao fim.
A narração de Marlow fala sobre o período em que ele esteve trabalhando para uma companhia que buscava extrair marfim em uma parte ?inexplorada? do congo, aqui uso as aspas porque a região era inexplorada do ponto de vista colonialista, e o livro nos mostra bem o que os nativos da região passaram devido à exploração de seus recursos e de seus corpos pelos europeus.
Um dos pontos fortes do livro é a missão de Marlow de resgatar Kurtz, o mistério em volta deste personagem foi o que me fez ter ímpeto pra continuar o livro.
Confesso que no geral esperava mais, mas mesmo assim a leitura foi proveitosa.

Marcia 11/11/2023

Minhas impressões sobre o livro
Livro chato, leitura confusa e arrastada.
Aí esta um clássico que não me conquistou.
O tema é ótimo, traz informações importantes sobre a época da corrida pelo marfim no Congo - África. Nesse livro também vemos sobre a exploração dos africanos, vemos sobre canibalismo, lutas...
Exploração na África, assunto tão importante e considerando a época , sec XIX, eu esperava um tom de denúncia. Mas nao senti isso.
O livro é curto mas achei muito confuso e várias vezes precisei retornar pois ja tinha me perdido. Achei uma escrita bem ruim e, me perdoe os literatos, mas foi o que achei.
O livro vai contar sobre a " a viagem do protagonista Marlow pelos meandros da selva africana e das perversões mais profundas do projeto de exploração colonial"
Bom, um livro aclamado por muitos leitores mas eu achei muito confuso, cheio de lacunas e o percurso da leitura foi arrastada.
Quem se interessar recomendo a edicao da editora Antofágica que traz leitura complementar e ajuda a compreender o livro.
Ficou curioso? Leiam.
Valeu a experiência

Faby 07/11/2023

Violento
Já tentei ler este livro 3 vezes e nunca consegui evoluir na leitura.

Na quarta vez consegui finalizar, porém não achei o livro tão interessante quanto seu título sugere.

Achei o livro um pouco violento ao mostrar os horrores da colonização da África pela Europa e a história, cheguei a ficar um pouco desconfortável e quase abandonei a leitura novamente.

Como não achei a história muito atrativa, acabei ficando bem dispersa em vários momentos.

Conclusão: não gostei da leitura.

eileen.achinelli 05/11/2023

Prometeu tudo, entregou nada
Uma única palavra define essa leitura: chata!
Linguagem difícil, descritiva demais, enrolada demais. A sinopse faz parecer que é um livro ótimo, mas durante a leitura é insuportável de ler. É difícil tecer um comentário sobre esse livro.

Georgeton.Leal 22/10/2023

Explorando os aspectos sombrios da natureza humana
"No Coração das Trevas" é uma obra que mergulha no profundo da alma e examina os horrores da natureza humana quando confrontada com o desconhecido. Apresentando uma narrativa densa e de atmosfera perturbadora, esse livro nos leva a uma jornada sinistra pelos recantos mais obscuros da África colonial, onde o protagonista Marlow segue em missão de resgate do misterioso Kurtz, cuja influência exerce um poder hipnótico sobre todos aqueles que o encontram.
A escrita de Conrad é magistral, repleta de metáforas vívidas e descrições impressionantes. O leitor é facilmente transportado para as entranhas da selva do Congo, onde a linha entre a civilização e a barbárie se torna fatalmente tênue. Por meio de seu estilo introspectivo, o autor nos faz questionar os limites da nossa própria humanidade e confrontar o mal que ainda vive à espreita dentro de cada um de nós.
Esse foi um dos raros livros que me fizeram experimentar de perto a intensidade das sensações descritas na história. Por vezes, eu parava a leitura, respirava e olhava à minha volta só pra a ter certeza de que não estava dentro daquela selva assustadora, sendo observado pela escuridão. Um clima asfixiante e receoso se manifestava através das linhas daquele livro relativamente pequeno, porém, poderoso.
Meu contato com essa obra foi de fato uma experiência tão marcante que fez com que Conrad passasse a ocupar um lugar especial na minha biblioteca desde então, de onde sempre tenho incluído algum de seus livros em meus planos de leitura.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/10/explorando-os-aspectos-sombrios-da.html

rizzoka 07/10/2023

As trevas estão no coração de quem?
Um livro que retrata com muitos detalhes os horrores, abusos, racismo, violência e exploração de uma época não tão distante assim (pouco mais de 100 anos).

Seu título, com muita ambiguidade, mostra que o "Coração das Trevas" pode referir-se ao Congo (por estar no centro do continente africano) e às verdadeiras trevas estão no coração dos europeus (ganância, obsessão e cruel).

Marlow, na verdade, é um alterego do próprio Joseph Conrad, que vivenciou as experiências narradas no livro. O autor, ao descrever com muitos detalhes cada trecho de sua aventura, tenta nos colocar em sua posição na tentativa de imaginar os horrores denunciados. Inclusive, o descritivismo pode acabar cansando bastante então, apesar de um livro "pequeno", ele requer uma atenção maior e mais tempo pra ler tudo (muitas vezes tive que voltar algumas linhas pra conseguir entender direito o que eu estava lendo); portanto, não recomendo leitura dinâmica. Não tenha pressa, não se assusta, depois que você vence a "barreira" inicial o livro fica melhor

Muito do livro é interpretativo e é proposital o autor te colocar pra pensar se aquilo que ele narra é real ou um delírio (sendo pela febre das doenças tropicais ou pelo próprio ambiente da selva).

Por fim, após testemunhar tanto absurdo, fechamos o livro pensando "Quem eram os verdadeiros monstros? Aqueles que tinham uma cultura diferente do europeu ou aqueles que escravizavam, matavam e exploravam?"

Aurelio.menezes 04/10/2023

A saga de Kurtz!
A triste imposição de colonização e o pensamento quase liberal de Kurtz que defende a imposição de sua cultura de processos civilizatorios, e é o seus atos que julgam determinadas classes como "selvagens" é de fato um horror.

"O HORROR! O HORROR!"

Pedrohp 03/10/2023

Coração Das Trevas
"Coração das Trevas" é um romance que explora justamente as trevas que existem na humanidade. É um livro que fala sobre ganância, obsessão, sobre a realidade do imperialismo e sobre uma jornada na natureza sombria do ser humano. O livro descreve como o caos da natureza desvenda e influencia a mente humana.

Por se passar no contexto do Estado Livre do Congo, colônia controlada pela Monarquia Belga sob o reinado de Leopoldo II, que ficou conhecido por ?Leopoldo II, o Genocida? justamente por sua sanguinária campanha de exploração na África, o livro de Joseph Conrad reflete essa realidade brutal vivida na época, descrevendo os abusos e maus-tratos que os nativos viviam todos os dias, também a extrema fome que assolava a região, com o personagem Marlow dizendo: ?É realmente mais fácil enfrentar a privação, a desonra e a perdição da própria alma do que uma fome prolongada?.

Will 02/10/2023

Muito interessante e gera muitas discussões importantes, mas fiquei muito confuso na última parte e ainda não sei se entendi direito, mas gostei.

Klelber 01/10/2023

O horror!
Tinha horas que eu me perdia na leitura, mas entendi bem que o livro trata de racismo e invasão. Um horror mesmo (não o livro, a situação).

Rafael.Fires 01/10/2023

Que livro senhores, que livro!
Joseph Conrad cria um alter ego para narrar sua própria experiência enquanto trabalhava em uma companhia marítima em missão ao Congo.
Apesar da narrativa do livro "não dar nomes ao bois" tudo fica claro conforme a história se passa. E meus amigos, que livro devastador!
Quem nunca ouviu falar em Leopoldo II, rei da Bélgica, deveria conhecer uma pouco mais sobre a história de um dos maiores genocidas da história, e os horrores cometidos enquanto colonizador do Congo.
Em pouco mais de 100 páginas, você é levado a loucura, devastação, surtos, genocídio de um povo cuja história hoje em dia mal é lembrada.
100 páginas que você jamais leria, como diríamos nós leitores, 'uma sentada só'.
Espetacular, intrigante, personagens bens construídos, narrativa pesada, horrenda e de difícil leitura de uma vivência que o autor conseguiu transformar em um livro fatos verídicos de uma das mais nojentas histórias do continente africano.

May 29/09/2023

A colonização é horrivel e o ser humano também
Li esse por causa de uma aula, estudo literatura e foi uma leitura meio complicada mas fico feliz que eu fiz.
A história é meio arrastada e redundnte, o protagonista é complicado e muitas coisas são difíceis se ler, mas sei que é o intuito. Li a edição da antropofagica que vem com textos de apoio FENOMENAIS então fica a dica.
Verdade seja dita, provavelmente eu nao teria lido se não fosse por obrigação (como muitos clássicos que li estudando letras), mas eu fico feliz que eu li, entendo porque é importante pro cânone e até pra história, acho muito importante a gente ter acesso a como as pessoas pensavam e pensam até hoje sobre o racismo, a colonização e como se deu esse pensamento.
Em termos de leitura, não é dificil pela linguagem, é dificil por ser meio maçante e repetitiva ate pela ambientação, então me cansei varias vezes, mas já li mt coisas bem mais dificeis.
Acho que é isso, foi importante pro meu conhecimento de estudante e de pessoa mesmo, mas pessoalmente eu achei meio chato e sei que é complicado falar isso de classicoas ainda mais entendendo a importância, mas estou sendo honesta.

Paulo 29/09/2023

QUE LIVRO BOM! QUE LIVRO BOM!
Estou HORRORIZADO também! Que livro glorioso!
Como explicar sentimentos e sensações? Não me vejo apto para expor o que eu senti.
Kurtz, oco, foi preenchido pelas trevas da selva e daquele continente selvático. Isso o inflamou de um jeito que fizesse o seu jarro transbordar muito e nada mais o deteria, a não ser a morte.
Aquela luta consigo mesmo em seus momentos finais foi mais sofrida do que as batalhas já vencidas.
Sua grandiosidade é tanta, que mesmo nosso narrador, em primeira pessoa, é dado como personagem secundário. Mero relator da glória de outra pessoa. Alguém, como ele mesmo disse, sem poder de palavra e que quando teve a chance, não tinha nada à falar.
As vezes, quando vou para a fazenda e encaro aquela mata fechada, sinto esse eco, esse sopro de mistério, como se eu estivesse sendo hipnotizado pelos tambores de um ritual e fosse chamado para adentrar, como eles.
Essa dúvida sobre repreender ou não o errado é gigantesca e sombreia o livro todo, como a névoa que sobe do rio.
Mesmo Kurtz querendo ir embora, como haveria de conseguir? Fica ecoando a música de Nessa Barrett na minha cabeça, "I keep sayin' that I'm leavin', but it doesn't work that way.".
Se tornou um deus daqueles que oprimiu. Abusou da inocência dos outros e carregou o significado de notoriedades que transformaram o continente africado e que até hoje sofre as sequelas daquela fome voraz e desenfreada.
No final, eu tenho a sensação que o próprio narrador volta pra lá com o intuito pela continuação dessa busca, só que dessa vez, para o seu vazio. E então também ser encarado por si mesmo e enfrentar face a face esse adversário.
Tenho comigo, esse sentimento de misticismo com aquele lugar também. Imagino uma viagem pra lá como uma sensação. Não sei descrever. Quem sabe um dia, se eu conseguir por meus pés naquela terra, venha com o jarro transbordando também, só que dessa vez, de bons sentimentos e que eu os consiga expressar.
Roberto 29/09/2023minha estante
Excelente resenha, parabens pela leitura! Tbm gosto muito desse , é um livro pra se levar para a vida toda

Paulo 03/10/2023minha estante
Meu, é muito bom! E esse livro estava na minha lista mental para não ler ainda. Teria sido uma grande perda.

Café com Livros 24/09/2023

?A conquista da terra não é nada bonita?
É uma leitura bastante densa, nos aproxima dos horrores da colonização e nos faz questionar o quanto algumas experiencias são capazes de transformar para sempre quem somos. Esse trecho descreve bem a sensação ao ler o livro (...) "parece pertencer a alguma farsa sórdida encenada ante um pano de fundo sinistro."