O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

IGuittis 10/07/2023

Esse livro me pegou muito porque de um lado ele é de fácil leitura, a escrita é muito fluida, não é difícil de entender... Porém, por outro lado, o assunto é muito difícil, a narrativa ela é formada em cima do narrador contando uma história. Então temos um jovem, muito empolgado com o colonialismo, achando que vai para essa nova terra ver as maravilhas que são feitos para os nativos, e quando ele chega lá, é claro que não é isso que ele encontra.
Mas nós vamos acompanhando principalmente a mudança psicológica dele. Ele está em uma expedição indo buscar o senhor Kurtz, que é um grande explorador ali de marfim, e todos que falam dele, inclusive os nativos, aparentam endeusá-lo. E esse personagem vai se tornando cada vez mais sombrio conforme desce o rio em busca desse explorador.
É um livro complicado, acredito que para eu conseguir compreender totalmente tudo que ele traz vou precisar mais para frente realizar uma releitura. Mas vale a pena se aventurar por ele, ele é pesado, mas não é gráfico os sofrimentos.

thepolicx 08/07/2023

Meu primeiro contato com Joseph Conrad. Desde que li a sinopse de Coração das Trevas, fiquei com vontade de ler! Essa edição da Companhia das Letras tem adição de um conto que pode ser visto como o primeiro contato de Conrad com a questão do colonialismo, e é ótimo ver como ele trata o mesmo tópico de formas distintas entre a história título do livro e o conto adicional. A leitura foi ótima, e a escrita de Conrad mostra realmente ser um prato cheio para todas as análises acadêmicas que existem sobre No Coração das Trevas.

Maria16577 30/06/2023

Deslumbrante, extremamente sensorial, o tipo de livro que dá pra visualizar perfeitamente durante a leitura. Simplesmente um pesadelo sem fim, completamente indecifrável. Amei cada segundo desse livro, e recomendo demais.

Malu 29/06/2023

Coração das Trevas
Livro denso sobre a colonização do Congo pelos belgas, sob as palavras de Marlow.. a ótica da violência, da desolação, da escravidão e da loucura...
O horror... o horror...
A leitura que muitos não gostam, mas necessária para quem quer saber mais sobre o colonialismo europeu na África e suas devastadoras consequências..

Max 28/06/2023

Perdi alguma coisa...
A sensação ao término da leitura foi de que enxergaram algo no livro que eu, simplesmente, não vi. Diante dessa minha cegueira, não consegui vislumbrar nada que fizesse, dessa, uma leitura especial ou proveitosa.
A sensação final foi de que perdi alguma coisa, talvez o meu tempo... aff

Lucca 28/06/2023

Livro extremamente pesado e um tanto quanto necessário
Conrad expõem de forma sublime os horrores que o neocolonialismo e imperialismo causaram nas mais diversas sociedades, sendo neste livro mais especificado o poder que os belgas exerceu sobre o Congo (que era considerado uma propriedade privada do Leopoldo II que espero estar queimando no inferno)
Juntamente com essas atrocidades, o autor também vai evidenciando o afogamento do protagonista em sua própria escuridão a medida que adentra mais e mais a nação colonizada
Livro essencial para compreensão de uma história que não pode ser jamais esquecida
As atrocidades que as grandes nações capitalistas causaram no mundo todo deve ser lembrada todos os dias

Jaque 25/06/2023

Difícil, mas necessário
Não é o tipo de leitura para se divertir ou passar o tempo, mas sim uma complexa rede de fluxos de pensamentos confusos e histórias dentro de histórias.

Confesso que pensei em desistir, uma ou duas vezes da leitura, por estar passando por um momento difícil na vida, acredito que colaborou para sentir o peso ainda mais bruto da história.

É um livro necessário que todos deveriam ler em algum momento da vida, pois discute temas muito atuais e que devem ganhar espaço para serem abordados, a exploração, o apagamento de histórias e principalmente o preconceito são apenas a ponta do coração que habita nas trevas.

Marcone989 23/06/2023

O horror !!! O horror !!!
Joseph Conrad nos leva a explorar o subconsciente de uma mente fantasiando sobre as profundezas da alma. A jornada que aparentemente é rio abaixo, em meio a mata densa, nas verdade percorre caminhos mais intensos e abstratos. A figura enigmática de Kurtz está fragmentada durante toda a obra, e cabe a nós tentar ao menos juntar as peças, o que irá se formar no final talvez não seja a resposta definitiva, mas que tiraremos proveito do que vier isso é fato. O livro em sí pode ser um pouco confuso em alguns aspectos, mas com paciência é possível destrancar suas minúcias. Vale a pena conferir.

Jessy 21/06/2023

O livro é de uma honestidade espantosa.
Foi um tanto difícil absorver e demorei um tempo para compreender a narrativa.

O personagem Marlow inicia contando sua história para um grupo de marinheiros, com um álter ego no livro, como um tipo de aprendizado.

Na tentativa de resgatar Kurtz, o enredo descrimina a colonização no Congo, a exploração naquela época. Retratando os horrores em detalhes, naquela região, como pessoas em pele e osso, espancamentos e tantas mortes.

É num clima soturno, entre ataques dos indígenas, mudanças de cenários e que finalmente encontra o Kurtz.

Um livro complicado de ler...

Thábata 18/06/2023

As trevas somos nós
Não existe lugar mais sujeito às trevas do que o coração humano, e Conrad soube descrever com maestria os perigos a que o ser humano, por suas próprias ações, se coloca suscetível e, ao final, sucumbe.

Marcos5813 16/06/2023

Mais adverbial que o tempo
"O Coração das Trevas" é um livro, novela, romance, o qualquer que seja, o hiato entre poder e esperança. As palavras andam em seu ritmo, no compasso certeiro entre adjetivos, verbo e nomes, escritas em corpos tortuosos, sedentos, no coração da mata vil, mais adverbial que o tempo, do mesmo hiato entre esperança e poder. Belo livro! Bela obra!

GABRIELinHELL 09/06/2023

O HORROR! O HORROR!
A obra de Conrad é uma crítica contundente ao imperialismo europeu e à hipocrisia moral que o sustentava, além de ser uma reflexão sobre os limites da razão e da ética diante do caos e da escuridão que cercam a existência humana.

Vinicios0 04/06/2023

Não entregou
Li o livro com uma esperança, mas acabei recebendo bem menos.
O escritor acaba por muito sendo prolixo em muitas partes do livro o que faz com que nos percamos no sentido do que quer ser passado.
Por fim a história não é ruim, mas também não entrega metade do esperado, visto que é vendido como uma crítica ao imperialismo britânico no ano de 1902 sobre a África.
GiSB 04/06/2023minha estante
Vinicius, boa noite. Tive essa mesma impressão quando li. Muito barulho por nada. O livro não é essa obra-prima toda que pintam. Uma pena.

DiasDaii14 28/05/2023

Não consegui me conectar com esse livro, é um clássico mas não funcionou comigo. Me perdi nos acontecimentos e achei vago a construção das cenas, os únicos personagens que consegui visualizar são os 2 principais e ainda assim, sem muito o que dizer sobre eles. Eu realmente não gostei :/