Contágio

Contágio Jonah Berger

Resenhas - Contágio

janataffarel 01/11/2023

Legal, mas ultrapassado
É muito legal ver tantas analises por trás do marketing. Eu vivo isso no dia a dia, mas foi interessante ler um pouco de teoria, me senti em uma aula aprendendo mais sobre estratégias para contagiar pessoas. Senti falta de exemplos mais atuais e então percebi que o livro ja tem quase 10 anos, é de 2014. Em 10 anos muuuita coisa mudou, porém, todos os ?passos-chaves? do livro ainda fazem muito sentido nos dias atuais. Gostei, mas se fosse indicar para alguém, falaria pra buscar por algo mais atual.

Kath 17/03/2020

Como contagiar pessoas com a sua ideia?
O livro descreve 06 diretrizes simples, rápidas e até óbvias pra contagiar as pessoas com a sua ideia - seja ela uma marca, um evento ou um serviço. O autor começa dizendo que esse livro é pra todos pois tudo pode ser aproveitado para a nossa vida profissional e pessoal (e pode mesmo).

Leitura gostosa, cheia de curiosidades e análises de comportamento.

Livro curto pra ler devagar, prestando atenção e anotando as dicas.
Cesar Marcondes 23/05/2022minha estante
Concordo, anotei tanto que meu livro tá parecendo o mapa do... rs

Roberta.Helena 14/03/2021

Curto, mas arrastado
Demorei cinco anos para ler inteiro. Sempre começava, me entediava e parava. Li mais para poder dizer que realmente não tirei nada de aproveitável dele do que porque achava que valia a pena. Envelheceu mal. E dá sono.
Cesar Marcondes 23/05/2022minha estante
Nossa, olha que diferença... esse livro eu li tão rápido.... rs

Taíla 20/10/2020

Sempre bom aprender mais
Como li o livro virtual não vamos ter um book do nosso amiguinho por aqui. Apenas a foto simbólica para representar essa leitura.

Trabalho com marketing digital e sempre temos que nos mantermos atualizados sobre os temas e conceitos da área. Já havia ouvido falar há um tempo dessa obra e, quando surgiu um super desconto no Google Books, aproveitei.

Berger traz para os leitores 6 conceitos baseados em anos pesquisas e não como os gurus do marketing digital fazer por aí, baseados nas invenções da cabeça deles, para entender por que certos conteúdos viralizam e outros não.

Por incrível que pareça, temos alguns padrões e é bem importante entendermos esses conceitos para melhorarmos os nossos conteúdos, mas seguir receitas de bolo não é o caminho e não via te garantir viralizar todos os seus conteúdos. É importante sempre pensar na qualidade do que você vai postar para o seu público e não apenas em criar um perfil para caçar likes.

Mas, sim é muito importante conhecermos os mecanismos e ferramentas que podem nos ajudar a alcançar de forma mais efetiva e eficaz o nosso público-alvo.

Vamos aos conceitos então?

1. Moeda social: é bom mostrar para os outros o quanto somos descolados, né?

“O “compartilhamento pessoal” nos acompanha por toda a vida. Contamos aos amigos sobre nossas compras de roupas novas e mostramos aos membros da família o artigo que estamos mandando para o jornal local. Esse desejo de compartilhar nossos pensamentos, opiniões e experiências é um motivo pelo qual a mídia social e as redes sociais on-line tornaram-se tão populares.”

2. Gatilhos: a lista é infinita, mas compre agora, faça parte do grupo vip que são poucas vagas, entendeu? ;)

“Os gatilhos podem ajudar produtos e ideias a pegar, mas alguns estímulos são gatilhos melhores que outros. Conforme discutimos, um fator-chave é a frequência com que um estímulo ocorre.”

“Também é importante selecionar gatilhos que ocorram perto de onde o comportamento desejado tem lugar.”

3. Emoção: seja bom seja ruim, me faça sentir algo

“Ao percebermos o importante papel que a excitação emocional poderia desempenhar, voltamos aos nossos dados. Apenas para recapitular: até então havíamos verificado que o assombro aumentava o compartilhamento e que a tristeza o diminuía. Mas em vez de uma simples questão de emoções positivas aumentarem o compartilhamento e de negativas o diminuírem, verificamos que algumas destas, como raiva ou ansiedade, na verdade aumentavam o compartilhamento. Seria a excitação emocional a chave para o enigma?”

4. Público: sua mãe já te disse que você não é todo mundo?

“Mas a palavra-chave aqui é “visão”. Se é difícil ver o que os outros estão fazendo, é difícil imitar. Tornar algo mais observável facilita a imitação. Portanto, um fator-chave para fazer um produto pegar é a visibilidade pública. Se algo é criado para aparecer, também o é para crescer.”

5. Valor prático: porque o “como fazer” é o conteúdo mais buscado no YouTube

“As pessoas gostam de passar informações práticas e úteis adiante. Novidades que os outros possam usar.”

6. Histórias: o bom e velho storytelling chegou para ficar

“Ao revesti-la com uma história, esses primeiros autores garantiram que ela fosse passada adiante – e talvez até mais acreditada do que se as palavras da lição fossem faladas de forma simples e direta. Isso acontece porque as pessoas não pensam em termos de informação. Pensam em termos de narrativa. Porém, enquanto enfocam a história em si, a informação vai de carona.”

E aí, bora aplicar essas dicas?

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-contagio-por-que-as-coisas-pegam
ótima resenha!

Lucas Uriel 23/05/2021

Talvez você não tenha observado..
O que faz as coisas pegarem? Muitas vezes nem nós entendemos o porquê queremos tanto consumir algo. Esse livro mostra todo o processo para tornar algo desejável. São muitos 'cases', para pouco conteúdo prático. Porém, é válido para quem quer aprender mais sobre o assunto.

Ramalho 26/05/2022

Será essa a pior leitura de 2022?
Que Jonah Berger O Autor de Contágio é um grande nome da inovação e do marketing viral todos sabemos, mas será que conseguimos convidá-lo para nossa casa? Infelizmente não, então essa crítica é sobre o livro escrito originalmente em 2013.

Os seis princípios do contágio Moeda Social, Gatilhos, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias apresentados pelo autor no capítulo inicial são interessantes e fazem sentido, contudo seu pouco aprofundamento e os exemplos ultrapassados tornam a leitura por vezes deslocada da realidade. Usar AOL e Hotmail como cases em um mundo de metaverso e tiktok descrevem como determinados livros precisam ser atualizados para não envelhecerem mal.

Quem sabe minha expectativa estava muito alta, mas não leria novamente e buscaria novas fontes com informações mais densas ou atualizadas sobre essa temática.

André 01/09/2020

Contágio
O livro ensina como tornar produtos e serviços virais através do boca a boca feito pelas pessoas. Ele mostra 6 características q fazem algo se tornar viral.

Taísy 15/04/2022

Muito bom, principalmente para criadores de conteúdo
Livro muito bom e prático sobre como as ideias contagiam.
Li após indicação em um curso de social media e gostei muito das reflexões.

Nanda 01/03/2022

Contagiante
Esse livro tem uma linguagem bem simples e fácil de entender e coloca as ideias de forma inteligente com exemplos práticos que ajudam a esclarecer todos os detalhes. Muito útil e gostoso de ler. Talvez eu até leia novamente.
Cesar Marcondes 23/05/2022minha estante
Realmente é um livro muito bom! Reli ele já umas 2x e tenho aplicado muito nos meus projetos e clientes.

Ricardo 13/09/2014

Please Dont Tell
Excelente análise comportamental no que diz respeito à propagação de informações na sociedade. Apesar dos exemplos serem todos norte-americanos, tem-se um boa ideia do que faz um comercial eficaz. Recomendo.
val silva 01/09/2016minha estante
Baixar Grátis e Muitos Outros Livvros... Livros Online para baixar Grátis... Link Para baixar O Livro... http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/09/01/livros-de-adimistracao-contagio-jonah-berger/

Ramon Risério 22/12/2016minha estante
Boa tarde, Ricardo.
Você tem o sumário desse livro?

Edson Camara 31/12/2016

O livro está recheado de exemplos de grandes sucessos e de retumbantes fracassos.
O autor nos mostra através de um esquema lógico o que existe por trás dos virais, o que faz um vídeo no youtube, uma matéria de jornal, um posto num blog se transformar num viral com milhões de pessoas compartilhando.
Um livro para ler por diversão, por curiosidade e para aprender.
Quer aprender a fazer uma matéria viral? Leia este livro
Cesar Marcondes 23/05/2022minha estante
realmente, muito bom o livro!

debs.lendo. 12/12/2020

Necessário para quem quer se expor
Ele vai te dizer é da exemplo de porque as coisas viralizam, vai falar de um jeito fluido é direto. Achei empolgante é recomendo com certeza!

Luiza3185 26/03/2021

Livro traz muitas referências bibliográficas, de vídeos, de cases de sucesso. Uma leitura simples, fácil e envolvente. Com certeza vale muito a pena a leitura.

Patrick.Rodrigues 27/03/2021

Perfeito para quem quer aprender a criar conteúdo viral
Em 6 passos práticos e repletos de exemplos Jonah Berger leva o leitor a 6 Passos simples para a criação de conteúdo viral, seja na internet ou fora dela.

Alessandra.Pinheiro 14/02/2023

Não posso dizer que é um livro incrível mas é uma leitura simples e interessante. Esperava um pouco mais de metodologia, Olívio possui apenas exemplos de cases, nenhum aprofundamento em método ou estratégias.