Taíla 20/10/2020
Sempre bom aprender mais
Como li o livro virtual não vamos ter um book do nosso amiguinho por aqui. Apenas a foto simbólica para representar essa leitura.
Trabalho com marketing digital e sempre temos que nos mantermos atualizados sobre os temas e conceitos da área. Já havia ouvido falar há um tempo dessa obra e, quando surgiu um super desconto no Google Books, aproveitei.
Berger traz para os leitores 6 conceitos baseados em anos pesquisas e não como os gurus do marketing digital fazer por aí, baseados nas invenções da cabeça deles, para entender por que certos conteúdos viralizam e outros não.
Por incrível que pareça, temos alguns padrões e é bem importante entendermos esses conceitos para melhorarmos os nossos conteúdos, mas seguir receitas de bolo não é o caminho e não via te garantir viralizar todos os seus conteúdos. É importante sempre pensar na qualidade do que você vai postar para o seu público e não apenas em criar um perfil para caçar likes.
Mas, sim é muito importante conhecermos os mecanismos e ferramentas que podem nos ajudar a alcançar de forma mais efetiva e eficaz o nosso público-alvo.
Vamos aos conceitos então?
1. Moeda social: é bom mostrar para os outros o quanto somos descolados, né?
“O “compartilhamento pessoal” nos acompanha por toda a vida. Contamos aos amigos sobre nossas compras de roupas novas e mostramos aos membros da família o artigo que estamos mandando para o jornal local. Esse desejo de compartilhar nossos pensamentos, opiniões e experiências é um motivo pelo qual a mídia social e as redes sociais on-line tornaram-se tão populares.”
2. Gatilhos: a lista é infinita, mas compre agora, faça parte do grupo vip que são poucas vagas, entendeu? ;)
“Os gatilhos podem ajudar produtos e ideias a pegar, mas alguns estímulos são gatilhos melhores que outros. Conforme discutimos, um fator-chave é a frequência com que um estímulo ocorre.”
“Também é importante selecionar gatilhos que ocorram perto de onde o comportamento desejado tem lugar.”
3. Emoção: seja bom seja ruim, me faça sentir algo
“Ao percebermos o importante papel que a excitação emocional poderia desempenhar, voltamos aos nossos dados. Apenas para recapitular: até então havíamos verificado que o assombro aumentava o compartilhamento e que a tristeza o diminuía. Mas em vez de uma simples questão de emoções positivas aumentarem o compartilhamento e de negativas o diminuírem, verificamos que algumas destas, como raiva ou ansiedade, na verdade aumentavam o compartilhamento. Seria a excitação emocional a chave para o enigma?”
4. Público: sua mãe já te disse que você não é todo mundo?
“Mas a palavra-chave aqui é “visão”. Se é difícil ver o que os outros estão fazendo, é difícil imitar. Tornar algo mais observável facilita a imitação. Portanto, um fator-chave para fazer um produto pegar é a visibilidade pública. Se algo é criado para aparecer, também o é para crescer.”
5. Valor prático: porque o “como fazer” é o conteúdo mais buscado no YouTube
“As pessoas gostam de passar informações práticas e úteis adiante. Novidades que os outros possam usar.”
6. Histórias: o bom e velho storytelling chegou para ficar
“Ao revesti-la com uma história, esses primeiros autores garantiram que ela fosse passada adiante – e talvez até mais acreditada do que se as palavras da lição fossem faladas de forma simples e direta. Isso acontece porque as pessoas não pensam em termos de informação. Pensam em termos de narrativa. Porém, enquanto enfocam a história em si, a informação vai de carona.”
E aí, bora aplicar essas dicas?
site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-contagio-por-que-as-coisas-pegam