Um Teto Todo Seu

Um Teto Todo Seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

juli4_daf 12/06/2023

Não sei nem o que escrever sobre esse livro, apenas que é incrível!

Enquanto lia me peguei refletindo sobre o fato das mulheres não poderem participar da vida contemplativa, se um mulher não tivesse um quarto só seu e 500 libras anuais, como poderia ela refletir sobre a vida e a alma?

As mulheres, por muitos e muitos séculos, foram privadas do pensamento e consideradas inferiores; mentes brilhantes foram perdidas e podadas para não crescerem.

Porém, a mensagem final do livro nos traz esperança, hoje temos condições, apesar dos pesares, de desenvolvermos nosso pensamento livremente, então é nosso dever, das mulheres é claro, de pensar e criticar por nós mesmas.

Steph 09/06/2023

Eu leria até um saco de pão escrito por ela
Fico feliz que li esse ensaio nesta edição, pois o posfácio de Noemi Jaffe é ?on point?, eu não poderia concordar mais com as impressões dela. Os trechos dos diários da Virginia no final do livro me trouxeram ainda mais identificação com a escritora.

Eu não curtia muito ler ensaios por obrigação na escola ou na pesquisa, mas como disse no título, eu leria até um saco de pão escrito por Virginia. Tanto o ensaio quanto seus diários demonstram que ela respirava poesia em tudo o que escrevia. Ela sabe prender a gente no que ela precisa ou quer comunicar. Com os níveis certos de humor e acidez quando necessários, e olha, como é necessário pra gente até hoje?

Vemos desde a contracapa e orelha do livro a ideia central do texto: uma mulher precisa de uma renda básica e um espaço próprio para poder escrever. Mas como ela passeia no tema entre homens que endeusam demais mulheres e outros que aparentemente nunca viram uma na vida e se meteram a escrever sobre elas sabe-se lá Deus por que (ambas espécimes não entendem nada do assunto, inclusive) até a teoria da irmã do Shakespeare são pontos incríveis da jornada até a sua conclusão. Ou melhor, uma conclusão que sabia que ainda tinha muito chão pela frente. Ainda lutamos por uma renda básica e um espaço próprio para poder escrever diários e ironizar homens ignorantes, mas hoje já podemos mais um pouquinho.

Marques 31/05/2023

Somos mulheres E escritoras E artistas
Um livro inspirador e revelador. Que a condição feminina já foi muito prejudicada pela sociedade machista e patriarcal não é mais novidade para ninguém (pelo menos, para ninguém em sã consciência). Agora, você já pensou em como a criação artística feminina também foi ceifada? Como as referências literárias mais remotas são masculinas? É como se tivéssemos pulado dos contos que as matriarcas contavam nas épocas antes de Cristo para o século XVIII, com Jane Austen.

"Um Teto Todo Seu" é sobre isso: as condições que as mulheres tiveram que criar no passar dos anos para a criação de ficção. A mulher na ficção teve uma grande jornada a ser desbravada e, ainda hoje, uma mulher escrevendo terror ou ficção científica gera estranhamento, já que "mulher normalmente escreve romance". Se você é escritora, você deve ler esse livro. Se você é mulher artista, aconselho que o leia também.

Virginia Woolf, muito conhecida por Mrs. Dalloway traz em "Um Teto Todo Seu" um ensaio baseado de uma palestra. Se ela ainda estivesse viva hoje, com certeza esse seria um TED Talks.

Reg 31/05/2023

Legal
Que livro maravilhoso. Fala sobre as mulheres, essas que sofreram tanto desde a antiguidade aonde não tinham permissão nem de respirar e hoje, apesar de ainda estarmos longe do ideal, já conquistamos muito. Mas a luta é árdua, ainda temos muito a conquistar e conseguiremos.

lu :) 28/05/2023

Nem sei o que falar... minha primeira leitura da autora e simplesmente--- estou definitivamente apaixonada por virginia woolf, pela escrita, pela mente, pela história dela... tudo. eu adorei o que ela fez com a proposta de escrever sobre "as mulheres e a ficção", como ela conseguiu se embasar desde os primórdios da sociedade e de como não deixou praticamente uma única ponta solta, como ela usou tão LINDAMENTE da ironia e de como ela foi grandona sem medo e deixou claro sem precisar transpor opinião e sim fatos. lindo, lindo. terminei o livro com MUITA vontade de ler todas as obras dela, e de conhecer mais sobre ela. vou levar a filosofia de só precisar de "quinhentas libras por ano e um teto todo meu" pra sempre. inclusive, conheci muitas poesias, cantos e romances ao decorrer do ensaio e adorei isso, e também adorei o uso do alter ego "mary beton" (linda). enfim, acho que vou ficar pensando sobre essa leitura por um bom tempo e tenho certeza de que ela expandiu minha visão de mundo, e não tem nada melhor que isso. :)

Reader Za 28/05/2023

Um deleite
Que ensaio interessante, ainda mais levando-se em conta a época em que foi escrito.

A autora realmente tinha uma percepção única sobre outras autoras, e autores.

Questionadora , crítica e inteligente, bastante sarcástica e muito ?inglesa? nos seus relatos a respeito da sociedade de sua época e de sua realidade. Mas nem por isso, não tinha consciência de que só encontrava a oportunidade de ser escritora e de relatar tudo por sua perspectiva, porque muitas mulheres antes dela, sofreram e tiveram coragem de superar a vergonha e os preconceitos.

Eu não imaginei que fosse gostar tanto desse ensaio, da teoria sobre uma irmã de Shakespeare e de como Virgínia percebia a escrita de outras autoras ?

Igor Santana 25/05/2023

Nunca poderia existir uma pessoa como uma pessoa que existiu nessa vida. Virginia Woolf é brilhantemente intensa na sua escrita e defende a igualdade entre os dois sexos e que a mulher tem todo o direito de ser almejada na literatura, na ficção e na vida real. Para Virginia, a mulher é uma criatura intelectual, moral e fisicamente superior aos homens. Possamos dizer que isso é a mais pura verdade. É como ela perguntou " e se Shakespeare tivesse uma irmã?".

wes 20/05/2023

"Assim, quando lhes peço que escrevam mais livros, estou a incitá-las a fazer o melhor para vocês e o melhor para o mundo como um todo."

lidoporluana 19/05/2023

Um teto todo seu
A escrita desse livro é um pouco complexa, o que torna a leitura por vezes maçante. Além do mais, os capítulos e parágrafos enormes me deixaram com uma sensação de cansaço ao ler.

Apesar disso, é um livro muito importante!

É impossível não relacionar com a nossa atualidade e pensar que embora evoluímos muito socialmente, ainda praticamos algumas coisas como há 100 anos atrás.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/05/2023

No ensaio, considerado um dos textos mais influentes do século XX, a escritora faz uma fina análise das condições sociais das mulheres na história e de todas as limitações impostas a elas, fatos que explicam a pouca representatividade feminina no universo intelectual ao longo dos séculos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786586719338

finnlandia 09/05/2023

Me deixou triste o fato que mesmo superando as questões de gênero, o capitalismo ainda existe para minar a nossa criatividade. Então não, Virginia, em 100 anos nada estará bom para nós.

Bruna.Cavalcante 24/04/2023

Sensacional
Um dos melhores livros que já, trás uma reflexão muito importante e atual sobre como a sociedade observava e observa a função e o papel da mulher na sociedade e até mesmo como se vê.

Isa 22/04/2023

Necessário
Assino embaixo.
Concordo com a Virginia Wolf em cada linha, acompanhei o raciocínio e desejo a todas mulheres um teto todo seu.

Karla 22/04/2023

Um Teto Todo Seu é de um jeito brilhante, e peculiar. Os dois ensaios que compõem o livro são muito bem escritos. Um trabalho feminista muito bom!