O enigma vazio

O enigma vazio Affonso Romano de Sant'Anna

Resenhas - O enigma vazio

Gley 28/03/2013

Leitura excelente para quem gosta de artes plásticas.
Conheci este livro assistindo uma entrevista do autor no programa Conexão Roberto D'Avila (o pior entrevistador com os melhores entrevistados) e desde então fiquei fascinado pela obra.

Primeiramente porque Affonso Romano de Sant'Anna logo de cara expõe uma opinião muito próxima da minha sobre as artes plásticas, notadamente sobre aqueles artefatos contemporâneos conhecidos como "instalações". Em segundo lugar, porque ele não se limita apenas a reclamar, mas também apresenta um contexto histórico descontruindo o mito deste modelo de pseudo-arte.

O livro é em grande parte focado nas idéias de Marcel Duchamp, que praticamente inventou a instalação como forma de manifestação artística; Sant'Anna descreve muito da personalidade de Duchamp como um gozador iconoclasta inteligentíssimo, que soube ridicularizar os críticos da época debaixo de seus próprios narizes e ainda por cima fazer com que esta piada perdurasse até os dias de hoje. Duchamp foi muito hábil em usar a pretensão e o egocentrismo típicos da comunidade artística a seu favor, criando uma legião de defensores e imitadores que só discutem a arte superficialmente, embora achem que fazem justamente o contrário.

O autor é bastante lúcido na exposição de seus argumentos e acho que, mesmo se eu já não partilhasse dessa opinião desde o princípio, após lê-lo eu seria obrigado a concordar que grande parte da arte que se vê nos dias de hoje é uma grande galhofa entronizada no antológico urinol de Marcel Duchamp.