É Proibido Ser Diferente

É Proibido Ser Diferente Fernando Vaz

Resenhas - É Proibido Ser Diferente

Andrea 23/07/2012

Fala da época da ditadura militar, mostrando o sofrimento de quem ia contra o governo. O livro pode parecer fraco para quem esta olhando pelo lado do romance, mas vendo pelo lado político da coisa vale a pena conferir!
vsc80 06/06/2016minha estante
Ele pecou justamente por tentar se focar no não-romance de Flávio e Caroline. A história ficaria bem mais interessante se tivesse sido narrada em terceira pessoa, com foco para Caroline, de como ela se envolveu, pq se envolveu na clandestinidade e pq abriu mão do seu amor por Flávio.

Kelly 05/06/2013

Primeira fase literaria
Esse pode ser o livro que me inicio a gostar tanto de ler. A historia é um pouco até complexa demais para se entender totalmente aos 11, 12 anos, mas não impede que se possa ler até o final. Pelo que me lembro, o livro se passa na época da ditadura militar no Brasil, coisa que eu não sabia muito o que era. Os personagens principais são de família de classe média e a historia é narrada em primeira pessoa pelo o irmão da heroína. Eu me lembro que ele segue a mesma linha de O Estudante, de Adelaide Carraro. Mas eu achei que esse livro conseguiu tocar mais fundo. É uma trama envolvente, e chocante ao final, e passa uma mensagem bem profunda, talvez até muito para pré-adolescentes, talvez seja mais indicado para jovens de 14 anos para cima. Talvez eu própria deveria reler ele e ver se eu tiro outra conclusão com os conhecimentos que eu tenho hoje.
monyarareeis 13/12/2014minha estante
Nossa, me vi na sua resenha... Acho que encontrei-o no lixo, com essa idade, e li. Me apaixonei...e daí não parei mais de ler. Já re-li algumas vezes, e eu gosto mt

Samara.Dantas 29/08/2018minha estante
só queria conseguir baixar em pdf. aqui fala que não tá disponivel

Ana 26/09/2020

Lindo.
Um livro lindo de se ler, outro q lendo o título deduzimos uma história totalmente diferente da q está escrita. A história mais linda q li esse ano.

M@nuuuu;)) 16/06/2022

Tive que ler pra escola
Odiei a construção de mundo e a escrita, acho que foi por que li forçadamente pra escola. Adivinhei tudo o que ia acontecer, eu não tenho senso crítico, então dei três estrelas pra ele. Se a parte do golpe militar que aconteceu no Brasil fosse mais desenvolvida, talvez eu tivesse gostado mais, pois amo história.

poli! 16/01/2024

Um romance que se passa na época da ditadura militar no brasil, é interessante e meio triste. nunca tinha ouvido falar, comprei num brechó/bazar. passei os olhos por entre as páginas e achei-o interessante. comprei e já comecei a ler em seguida. não consegui parar mais, li numa sentada.

Mellka 07/04/2011

:o
Gostei, pois fala do preconceito que vivemos hoje em dia.
(Principalmente das fotos que fizemos em 2010)

vsc80 06/06/2016

E a ditadura militar ficou como plano de fundo...
Narrado por Jacques, amigo de Flávio e irmão de Caroline, esta, a antagonista da história, deveria focar para a ditadura militar, mas o que se nota é a preocupação do autor em falar como Caroline chegou a se envolver na clandestinidade.
Senti a história vaga, esperava que fosse narrada em terceira pessoa, pq aí daria para saber um pouco mais sobre Flávio e Caroline, pq ambos desistiram por caminhos opostos.

Beaâ¨ï¸ð 05/01/2018

É Proibido ser diferente
É um livro muito chocante e que eu recomendo para todo mundo ler... Ele me tocou do começo ao fim e até me fez chorar no final, é uma ótima história que envolve uma data histórica (ditadura militar)

Fernandinha 28/07/2021

É proibido ser diferente!
Eu tenho um certo tipo de estereótipo de que livros com ilustrações e essa quantidade de páginas, são livros de biblioteca de escola. ( na minha cabeça, livros que não tem histórias interessantes para mim) Estou quebrando essa ideia pouco a pouco e dando chance à esses livros. O livro da vez é "É proibido ser diferente!" o autor deixa bem claro tanto no começo do livro, quanto nas páginas finais que tudo não passa de uma história fértil e imaginativa que ele criou. Mesmo assim não pude deixar de achar o quão leve foi uma leitura que retrata "os anos de chumbo" no Brasil, a luta e romances de uma personagem sonhadora que busca justiça social e luta por um futuro melhor, mesmo que colocando sua vida e liberdade em jogo.

No livro temos um pouco sobre a vida de Jaques, sua irmã Caroline, seu amigo Flávio, sua mãe e seu pai sonhador e comumista. Na história o Brasil passa por seus inesquecíveis "anos de chumbo", é uma leitura que te passa uma ideia e base de como foi a vida de opositores e parentes, sem fugir do cotidiano do personagem principal Jaques.

Para mim foi uma leitura que valeu a pena, o livro não foca na vida de Caroline ou detalha a ditadura militar no Brasil, é mais uma leitura fácil e despojada que cita e retrata sobre tais assuntos, foi divertido, simples e rápido. Além de eu levar em torno de um pouco mais de uma hora e meia para ler e me deliciar com essa obra se Fernando Vaz.

Manu 16/11/2022

bom dms
o livro retrata muito bem a época da ditadura e de como os opositores desse sistema se sentiam. aborda principalmente o lado político, o romance é secundário mas complementa bem a história.

Andressa.l1ma 24/09/2023

O livro traz a história de amor entre Carolina e Flávio, que ocorre em meio à luta por liberdade de pensamento situada na época da Ditadura Militar