Como Vivem os Espíritos

Como Vivem os Espíritos Antonio Fernandes Rodrigues

Resenhas - Como Vivem os Espíritos

carol.anjolin 19/04/2024

Como Vivem os Espíritos
Um livro que explica vários aspectos da espiritualidade em seus curtíssimos capítulos. Acho bem interessante pra quem tem curiosidade, mas é um livro teórico (eu tenho preferência pelos enredos) e mais antigo, possuindo uma linguagem mais formal e rebuscada de certa forma. No começo foi complicado, mas depois consegui engrenar na leitura e compreender um pouco mais, mas não é um livro que possa ser devorado em pouco tempo.

Rodolfo Schreiner 16/09/2011

Vida no Mundo Espiritual
Outro bom livro sobre a vida dos desencarnados com detalhes sobre vários aspectos da vida dos desencarnados. Mas é um livro mais fácil de ler porque se dirige a principiantes no tema, assim como os livros da menina Patrícia psicografados por Marinzeck.

Dai 29/01/2013

Abrir as páginas desse livro é encontrar respostas para muitas perguntas e descobrir que o inferno e o paraíso não existem e que a eternidade é, na verdade, a oportunidade para o espírito eterno ascender até Deus.

Carla.Parreira 12/10/2023

Como vivem os espíritos
Resolvi resumir algumas partes cujo assunto é muito básico dentro das questões espíritas. Nada me foi novidade, mas foi bom relembrar. O livro fala sobre a existência de todos nós enquanto espíritos e da nossa composição também em perispírito, principio vital e corpo físico. O espírito é uma centelha etérea criada simples e ignorante. O perispírito é o elemento de ligação entre o espírito e a matéria, ou seja, o envoltório fluídico do espírito que exerce sua ação sobre o corpo físico e pode se modificar de acordo com os desejos do espírito ou contra sua vontade em casos de degenerescência ou mutilação, sendo mais ou menos grosseiro conforme o estado de evolução.
É o perispírito que dá forma ao espírito, sendo assim, o espelho da alma. Principio vital é o elemento de ligação do perispírito com o corpo. Manifesta exteriorizando-se na aura humana que se apresenta cromaticamente segundo a onda mental que emitimos. A quantidade de fluido vital não é a mesma em todos os seres, variando até na mesma espécie. Daí a diferença de animosidade (vitalidade) e dinamismo entre as pessoas.
No desdobramento do sono o corpo vital é à base do cordão fluídico que é a extensão perispiritual, distinguindo os encarnados dos desencarnados. Corpo físico é a matéria que serve de vestimenta para o espírito encarnado. Depois da morte física o espírito vai para o plano que conquistou com o esforço da evolução, ou descerá vibratoriamente para zonas umbralinas, a fim de expurgar as criações mentais destrutivas que o imantam as regiões inferiores. Nas zonas umbralinas mais inferiores, a direção é conquistada por aquele que consegue dominar a plebe por meio da força mental. Nas regiões menos densas, a habilidade e a inteligência são os requisitos que prevalecem para a indicação aos cargos de chefia. Nos planos mais elevados, entretanto, a presidência recai sobre aqueles que possui mais amor e sabedoria.
Nas regiões umbralinas mais densas não existem crianças, pois não seria admissível que elas, não estando ainda desenvolvidas física e psiquicamente, fossem conviver com uma turba de desalmados e desprovidos de moralidade, não tendo condições de se defender desse meio agressivo, onde impera a lei do mais forte e não da justiça. No plano espiritual, portanto, as crianças são internadas em educandários, após passarem pelas enfermarias para a necessária recuperação dos traumas causados pelo desencarne.
Quando os espíritos dizem que o anjo de guarda se liga ao seu protegido, não significa uma constante assistência, mas sim um compromisso para com aquela criatura, ajudando-a sempre que necessário, seja pela evocação feita pelo tutelado ou pelos vigilantes deste, que são espíritos familiares ou afins. Caso contrário o protetor não disporia de tempo para os estudos, já que o espírito aprende e evolui eternamente, ou para outras tarefas, bem como para o lazer. Se estivermos voltados para anseios carnais ou violentos, não poderemos ser ajudados pelos nossos benfeitores, porque, ao afinar-nos com as entidades inferiores, automaticamente estaremos repelindo a sintonia com aqueles que querem nos ajudar. Coletivamente falando, também existem mentores.
O Brasil, por exemplo, está sob o amparo do anjo Ismael, enquanto o planeta Terra está sob proteção de Jesus. Espíritos puros são apenas uma centelha de luz a irradiar, mas com uma identidade para aqueles que se encontram na mesma faixa evolutiva.
Não obstante essa condição, caso queiram, poderão reencarnar como missionários de significativas atribuições de ordem planetária, como tantos que já passaram pela Terra. Nossa semelhança com Deus, portanto, é de ordem espiritual. O amor nas esferas espirituais mais elevadas é algo sublime, que está acima dos desejos sexuais, pois os pares se atraem por algo indefinível, nada mais nem menos do que amor puro.
As roupas em tais planos são produzidas pelos próprios pensamentos, muitas vezes até inconscientemente, pois as condições espirituais mecanicamente constroem aquilo que é objeto de preocupação do espírito. Entretanto, há um limite, pois um espírito inferior não pode vestir uma túnica brilhante. Porquanto, a beleza e a resplandecência das vestes é uma condição inerente ao estado evolutivo do usuário. A reencarnação se dá com o ajustamento do espírito sobre o corpo já fecundado, que a partir desse momento começa a movimentar-se recebendo a ação vigorosa do perispírito reencarnante.
Nas regiões mais elevadas existem bibliotecas com todos os livros originais da terra, inclusive os mais antigos, como os textos bíblicos e os livros que foram destruídos no incêndio da biblioteca de Alexandria. Isso sem falar nos livros mais avançados do próprio plano espiritual que ainda não foram divulgados nesse mundo. As frutas de tais planos evaporamse desmanchando na boca. As águas possuem temperatura agradável e revigorante, sendo saturadas de magnetismo. Há houvera lido em outro livro sobre a água não molhar. Neste diz-se que, ao sair de um rio, o espírito sai automaticamente enxuto e por isso, pode inclusive entrar de vestes. Isso me parece algo óbvio, uma vez que tudo é apenas energias fluídicas em condensações diferentes.
No plano espiritual não existem tribunais nem juizes, a não ser nas zonas umbralinas mais inferiores, pois nós mesmos é que nos julgamos, à medida que vamos cometendo algum delito. Os nossos erros são automaticamente grafados em nosso corpo perispiritual e vamos sofrer, cedo ou tarde, as consequências de tais erros.
Não é necessário fazer qualquer interrogatório, porque o próprio espírito denuncia a sua conduta pelos pensamentos que emite. Somente o amor poderá dar ao homem, encarnado ou desencarnado, a paz e a harmonia de que necessita para viver tranquilo e feliz, seja neste mundo ou no espiritual.
O livro também conta que a musica dos planos superiores são produzidas por instrumentos e partituras que desconhecemos, tamanha a perfeição. As pinturas são quase vivas com cores ricas e dimensões além das três que conhecemos aqui na Terra.
As construções são feitas manipulando os fluidos do próprio local pelo poder mental, assim como tudo o que existe na vida espiritual. Em tais planos os animais também trabalham quando se trata das regiões organizadas, como acontece aqui na Terra com os animais domésticos. No que tange aos selvagens, a dor os impulsionará na senda evolutiva. Os mais evoluídos parecem seres alados tamanha a beleza que possuem.
E, para finalizar, vale lembrar que os espíritos puros podem conhecer o passado e o futuro, assim como podem estar, instantaneamente, em qualquer parte do universo. Para esses espíritos não existem as limitações do tempo e do espaço.