A Amendoeira

A Amendoeira Jacob Grimm...

Resenhas - A Amendoeira

Ninah 09/03/2014

Sem censura é melhor ainda, mas...
Por Ninah Alves

Sou uma incurável apaixonada pelos contos dos Irmãos Grimm, sejam eles nas versões para crianças ou adultos. Gosto muito da forma como eles começam, cheio de enigmas, misticismos que se misturam no quotidiano de uma família seja ela rica ou pobre que sempre tem uma questão familiar para lidar.

A versão sem censura é melhor ainda, porque o tradutor não precisa se restringir ao que vai colocar para não chocar quem vai ler.
Sempre digo que todo conto Grimm é uma forma de enxergar a vida de uma maneira diferente, pois o interessante é desvendar a moral da estória.

A Amendoeira conta a estória de uma mulher que queria muito ter um filho, mas não conseguia. Então num belo dia de inverno ao tentar pegar uma amêndoa acaba se cortando e de forma estranha e desesperada, - como só acontecesse nos contos Grimm -, ela faz um pedido inusitado: Desejando assim ter um filho com lábios vermelhos como sangue e pele tão branca como a neve.

Na hora eu pensei estar lendo a estória da branca de neve, só que na versão masculina e sem os sete anões, príncipe e maçã.

Mas não pensem vocês que não exista uma bruxa, um caçador... Basta ler com cautela, que tudo é passível de se notar.

A única surpresa que posso levar em consideração a esse conto é que a madrasta se revela uma assassina ou ela é manipulada a se tornar assassina? Parcelas de culpas a partes, todos terão nesse conto. Além de rios de lágrimas e remorso. Ah, agora peguei vocês! Porque terão que ler para tirar suas conclusões do que estou falando.

Afinal, além da forma explícita de canibalismo e crueldade que vemos no desenrolar da trama o que não é nada recomendável para menores de 16 anos também podemos aprender que acima de tudo sempre vai existir o perdão, mas a vingança é um prato que se come frio.

A moral da estória é que não existe moral para o que é imoral e vai contra aos princípios e ordenamentos jurídicos (do que é justo/de Deus).

Minha nota é 3, pois achei cansativo o fato de ter muito repetição musical e nem teve tanto terror assim. Criei uma expectativa enorme pra nada. Sem falar que o final deixou a desejar.

Resenha feita em 09/03/2014. A prática do plágio é crime previsto no Código Penal em seu artigo 184.

SahRosa 24/10/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Este e-conto chamou minha atenção pela bela arte da capa, simplesmente me apaixonei pelo ar sinistro e assustador desta arte. Como se trata de um conto original dos Grimm, não espere floreios, delicadeza, ou final feliz, as histórias dos irmãos Grimm são cheias de sangue e muito macabras. Acredito que o gênero horror se encaixa perfeitamente em A Amendoeira, que espanta o leitor pela crueldade empregada. É um conto curto, conhecemos um jovem puro, com pele branca como a neve e lábios vermelhos como sangue, sua madrasta má nutre um ódio inexplicável pelo menino, apesar da semelhança, esta história não é a mesma de Branca de Neve. O conto é sinistro e para mim, sua lição é mostrar que aqueles que plantam o mal, levam um fim trágico.

A respeito da edição digital, encontrei alguns erros com os diálogos, onde havia falta do travessão em alguns momentos, quanto à revisão, estava boa. Quem tem curiosidade em ler uma história original dos Grimm, aconselho a leitura deste e-conto.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/09/mini-resenha-amendoeira-jocob-e-wilhelm.html