O Golpe de 1964

O Golpe de 1964 Carlos Fico

Resenhas - O Golpe de 1964

Ronnald.Trindade 10/09/2023

O livro "O golpe de 1964" (2014), do Prof. Dr. Carlos Fico é uma importante obra de resumo sobre os momentos decisivos que antecederam a ditadura militar. Ditadura Militar porque, mesmo com a participação de civis, o caráter do regime era puramente militar. Esta ideia, a qual é muito debatida no campo historiográfico, é uma das várias teses que Fico defende em sua obra. Para além dela, é possível perceber uma sociedade que não foi vítima de militares malvados, mas apoiou, em muito, suas atitudes. A obra publicada pela FGV é um grande-pequeno resumo dos primeiros dias de abril de 64, o quais personagens como Lincoln Gordon, Ranieri Mazzili e Carlos Lacerda são peças chaves para entender a ditadura brasileira.

Enaia 10/07/2023

Curto, mas tão longo!!
Cara, que livro bom. Carlos Fico escreve muito bem, a leitura prende. Mostra que é um acadêmico que sabe se dirigir ao público leigo.

Minha resenha tem esse título porque, apesar de o livro só ter 120 páginas, parece que tem tanta coisa!! O autor tem um poder de síntese incrível. Fico me perguntando se vou conseguir lembrar de tudo que este curto livro traz. Importantíssimo.

No mais, cumpre o papel de desmistificar a visão do golpe: houve apoio (tanto logístico quanto de tropas) dos EUA, houve violência sim! (a despeito de Goulart ter caído fácil), tendo mortes e tortura logo em 1964 (exemplo da bárbara tortura sofrida por Gregório Bezerra, de 64 anos) e arbitrariedades como dezenas de cassações e suspensão de direitos políticos. A ditadura não começa em 1968 com o AI-5, como pretende Marco Antonio Villa. Ele foi apenas o seu cume.

Edu 14/12/2022

Diante do cenário político atual, em que muitas pessoas, desavisadas ou não, pedem intervenção militar. Esse livro da editora FGV traz uma síntese fantástica de um historiador que é sem dúvida uma das maiores autoridades no período da ditadura Civil-Militar no Brasil.

Carlos Fico é autor de "O grande Irmão " publicado pela editora civilização brasileira em 2008. Livro que lhe rendeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda de Ensino Social da Biblioteca Nacional.
O livro em questão cobrirá desde a renúncia de Jânio Quadros até a chegada do general Costa e Silva (sucessor de Castelo Branco) ao poder. Ninguém melhor que o próprio autor pra contar um pouco do roteiro do livro:

" Vou tratar de alguns antecedentes do golpe de 1964, da inesperada chegada de Goulart ao poder e da crise política que antecedeu sua derrubada. Em seguida abordarei o golpe em si, os momentos dramáticos vividos pelo Brasil no final de Março e início de Abril daquele ano. Finalmente, veremos como o "golpe" virou "ditadura", isto é, como o evento de Março de 1964 tornou-se o inaugurador do mais longo regime autoritário do Brasil republicano".

Eis um pequeno livro, com um conteúdo gigante. Atende muito bem a necessidade daquele que tem desejo de conhecer a respeito do período contemplado pela obra, mas não tem "tempo" para obras maiores.

Drahcir.Arierom 04/04/2022

Livro muito bom, sucinto.
Ótimo resumo sobre o golpe e o início (somente) da consequente ditadura militar.
Vale a pena.

Helô 30/04/2021

Didático
Livro bem didático, e apesar de curto é bastante esclarecedor. O tema é revoltante, claro, mas acho importante estudar principalmente nos tempos atuais.

Felipe.Augusto 14/04/2020

Um Mini manual sobre o Golpe de 64
O livro do Professor Carlos Fico nos dá um grande apanhado dos eventos que antecederam e sucederam ao golpe de 64. De forma didática, e detalhada, transmite o pensamento das elites nacionais e o medo, infundado de uma nova intentona comunista. Traduz a mentalidade do oficialato nacional e sua sanha por controle total da "revolução" e de sua manutenção e continuidade.
A leitura nos traz grande entendimento sobre o contorno civil-militar que o Golpe teve e a grande participação civil na sua construção.
Nos tempos atuais, impossível não traçar paralelos sobretudo com a conclusão do professor de que o brasileiro não está mais num patamar de escolhas autoritárias.
Sem dúvida um alerta necessário.