Mulher, Estado e Revolução

Mulher, Estado e Revolução Wendy Goldman

Resenhas - A Mulher, o Estado e a Revolução

Anna2081 04/01/2021

Considerações sobre Mulher, Estado e Revolução
O livro trata mais especificamente das questões de materniadade, divórcio e casamento, além do aborto e das dificudades das mulgreres durante os anos da Revolução Russa.
Acredito que, embora os revolucinários lutassem em nome do comunismo, seus ideais foram se perdendo ao longo do tempo, visto que, em primeiro ligar, a Russia não estava pronta para uma revolução comunista naquele momento.
A maioria da população fazia parte do campesinato e possuia modos de vida que não se enquadravam nos Códigos propostos pelos novos governantes.
Dessa forma, acredito que, os revolucionários marxistas deveriam levar em consideração todas as noções e, antes de propor ideias tão ''revolucionárias'' para a época, deveriam preparar a população para o mesmo, isto é, realizar mudanças de acordo com a realidade da população, das mulheres e dos trabalhadores para que, futuramente, pudéssem de fato se engajar nas questões socialistas.
Infelizmente o que ocorreu foi um caos total, a população não mudou de vida, o trabalhador não deixou de ser explorado e as mulharres continuaram oprimidas e refens do sistema.
A Russia foi o primeiro país do mundo a legalizar o aborto, mas com que propósito?
Essa não foi uma vitória feminista, muito pelo contrário, os russos condenavam o aborto e diziam ser um "mal necessário", isto é, sua legalização foi só uma forma de melhorar a situação das mulheres, provisóriamente, mas sem nenhum reconhecimento de que mulheres devessem ter controle sobre os próprios corpos.