Belle Époque

Belle Époque Elizabeth Ross

Resenhas - Belle Époque

Patetha 16/04/2024

A beleza está nos olhos de quem vê.
Gostei, principalmente, do fato de a protagonista não seguir os padrões clichês das mocinhas da maioria dos romances (ela não é linda, não encanta todos os homens nem é rica); e batalha seu lugar no mundo como todas as outras pessoas.

Gabi.Rodrigues 26/02/2024

Muito bom!!!
Esse livro me surpreendeu muito positivamente, é o verdadeiro ?não julgue o livro pela capa?. Uma história que se passa em Paris no fim do século XIX, durante a construção da Torre Eiffel. A primeira coisa que chama a atenção é o fato de a própria autora mencionar que se inspirou em alguns artistas e intelectuais que realmente existiram em Paris durante o século XIX para a construção dos personagens.

Nesta narrativa, somos apresentados à trajetória de Maude Pichon, uma jovem que foge de um casamento arranjado e da monotonia de uma cidade do interior para buscar sua identidade em Paris. No entanto, sem possuir nobreza, riqueza ou beleza, sua jornada logo se torna desafiadora. Surpreendentemente, é sua falta de beleza que lhe abre portas iniciais.

Maude consegue emprego em um estabelecimento onde mulheres consideradas menos atraentes atuam como acompanhantes das belas nobres, destacando ainda mais sua beleza em contraste. Tornando-se uma espécie de acompanhante contratada por sua aparência desfavorável, ela entra em contato com a família Dubern e com Isabelle. O cerne deste livro não reside no romance, mas sim nas jornadas individuais de cada jovem. Enquanto Isabelle busca independência, Maude procura seu lugar no mundo.

A crítica social presente na narrativa não se limita apenas à questão da beleza, mas também expõe as desigualdades sociais que persistem até os dias de hoje, cada vez assumindo formas diferentes.

Além disso, o que mais me agradou nessa história foi o cuidado da autora em relação ao contexto histórico de Paris no fim do século XIX, onde a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento econômico foram o tripé da Belle Epoque, ao mesmo tempo que a desigualdade social era evidente, com uma minoria desfrutando de riqueza e privilégios enquanto a maioria lutava para sobreviver.

Me chamou atenção também o fato de a autora incluir na história a construção da Torre Eiffel, trazendo toda a problemática de sua construção, uma vez que, inicialmente, a ideia da torre enfrentou resistência por parte de alguns círculos artísticos e intelectuais, que a consideravam uma intrusão estética no horizonte parisiense. Enfim, é um livro MUITO bom, que merece muito mais reconhecimento, pois não vejo ninguém falando dele!

brugmansia 12/02/2024

Paris a.O (antes obra da Torre Eiffel)
Quando andei pela livraria na busca de livros novos, a capa deste me chamou a atenção. Logo mais li a sinopse e arrisquei, mesmo sabendo que iria completamente contra todos os livros nos quais gosto de ler (em suma maioria, romances).

Uma maravilhosa história de superação, dos mais variados problemas. Ah, os problemas, como é incrível ler algo que não romantiza-os.

A história se passa em uma Paris de 1880 e conta com Maude como a personagem principal ? contando a partir de seu ponto de vista. Ela é persistente quanto a seguir seus próprios sonhos, fico feliz que ela tenha passado por cima de absolutamente tudo.

Bizarro pensar nessa parte de ?repourssoirs?, a esnobação para com as pobres meninas é humilhantemente péssima.

Isabelle também era outra mulher acima do próprio tempo, sua mente já vivia nesses tempos atuais, e eu adorei a maneira como ela não desvencilhou de seus próprios ideais para agradar ninguém.

Acho um livro legal para se ler, na verdade, acho que ele aborda temas interessantes para um debate em, por exemplo, um clube do livro. Mesmo sendo ?pequeno?, é direto e não enrola quanto ao desenvolvimento, o que não o deixa cansativo.

Agata52 06/02/2024

Até onde vamos pela beleza e perfeição?
Gostei muito da leitura. Esse livro me trouxe uma dura reflexão sobre pessoas que gostam de se parecer perfeitas e sobre como a beleza influência as nossas vidas diariamente. Você só receberá atenção, só conhecerão sua inteligência, se tiver beleza ou dinheiro suficiente para apresentar de início, e isso acontece muito na vida real. Esse livro fala sobre comparação, o que as mulheres da alta sociedade fazem ao "alugar" mulheres que são consideradas "feias" para que elas fiquem mais bonitas. E você logo percebe que essas mulheres só ganham atenção pela beleza e pelo título, pois quando abrem a boca deixam sair sua arrogância e futilidade. Quem nunca se deparou com esse tipo de pessoa?
As meninas que trabalhavam na agência eram muito mais interessantes que as mulheres da alta sociedade. Gostei muito da crítica feita. Não trata somente de beleza, aborda principalmente desigualdades sociais que penduram até os dias de hoje, porém com jeitos diferentes...

By geo 05/02/2024

"Talvez as pessoas sejam tão bonitas quanto precisam ser."
Esse livro me conquistou. Uma leitura divertida e leve, tive curiosidade para saber como a história fluiria, então acabei bem rápido.

É uma história sobre o belo e o feio, termo controverso na belle epoque.
Conta uma história sobre amizade e a realidade financeira das épocas daquela época na França, uma época diferente e com outros costumes.
Fala também sobre Paris e a construção da Torre Eifel, que foi algo que trouxe muitas opiniões negativas naquela época.

Enfim, é uma leitura de época muito satisfatória de ler, amei saber sobre essa história e esse trabalho tão inusitado (Repoussoir) contado pela autora.

andrealog 31/12/2023

Nunca foi fácil ser mulher
O início do século XX em Paris é mostrado sempre como uma época áurea de muita liberdade, mas para as mulheres nem sempre foi assim. Através da vida de Maude e Isabelle vemos a luta de duas jovens em busca de achar seu lugar num mundo em plena transformação. Um livro encantador, daqueles que da vontade de perguntar: quando alguém vai transformar em filme?

Kamilla 24/11/2023

A beleza está nos olhos de quem vê
Nessa história, passada na França, conhecemos Maude Pichon, ao contrário da maioria das heroínas dos romances de época, ela não chega nem perto de ser nobre, não é dona de uma beleza fora do comum e nem tem muitas perspectivas de vida.

Mas Maude é proativa, ela fugiu de uma cidade interiorana e de um casamento arranjado para encontrar a si mesma em Paris, mas não sendo nobre, rica e nem bonita, as coisas não demoram a ficar difíceis. Mas é justamente a sua falta de beleza que consegue abrir as primeiras portas para ela.

Ela se torna uma espécie de acompanhante contratada justamente por ser feia, pois segundo a lógica, qualquer mulher próxima a ela ficaria mais bonita por comparação, e é assim que ela é entra em contato com a família Dubern e com Isabelle.

O foco principal desse livro não é o romance, e sim a jornada em que cada uma das jovens se encontram, Isabelle em busca de independência e Maude na busca do seu lugar no mundo.

É compreensível que em alguns momento Maude se iluda com o mundo luxuoso da nobreza, o que acaba sendo o seu ponto baixo na história, mas felizmente a jovem se começa a se mostrar mais crítica e vai descobrindo que nem tudo o que reluz é ouro, e ela também consegue descobrir mais sobre o seu potencial e sobre as coisas realmente importantes na vida.

Um pouco fora da curva comparado aos romances de época que eu costumo ler, mas uma leitura rápida, fluída e que me fez refletir diversas vezes sobre as coisas que todos consideramos importantes.

only..mariaa 13/09/2023

Bela Época
Encontrei esse livro na biblioteca da minha escola, fiquei curiosa e resolvi ler pois nunca tinha lido nenhum livro q se passava na era boêmia de paris ou em paris no geral. Achei um livro muito bom, com uma história super criativa, indicaria mto pra qm gosta de historias da europa no séc 18/19.

Julisfronza 23/07/2023

Eu julguei o livro pela capa e me dei mau 🤣

Amei demais o crescimento das personagens, as descrições de Paris, o que esperavam da mulher naquela época.

O livro possui uma agência da qual as mulheres são contratadas por serem feias. Acredita-se que para algo ficar mais belo é só ter algo feio por perto, é inevitável a comparação.

Atualmente não é diferente, a mídia nos bombardeia diariamente com “o ideal”, “o necessário”.

O enredo aborda as amizades, comportamento, aptidões artísticas… roupas de luxo, carruagens e bailes também.

Minha imaginação foi longe quando as personagens foram até o local da construção da torre Eiffel para fotografar.
Pág 182 “Há uma pureza em relação a ciência. Ela é racional.” Não há espaço para o humor das pessoas nem aos extremos da imaginação.

Pág 182 “…você não pode ser uma esposa e uma intelectual”. Já pensou ter que escolher?

Pág 186 “Sua filha é uniformemente morna em relação a cada cavalheiro, interrogando-os sobre política e ciências, questionando seu conhecimento e seus hábitos de leitura.”

Nos faz pensar em diversos aspectos, com leveza na escrita.
O conhecimento não pode ser tirado de ninguém, seja quem for.

Bruna Lima 16/07/2023

A proposta do livro é interessante, e foge um pouco do "padrão" de romance de época, sendo que a mocinha é "diferente" do que vemos em livros desse estilo.

Gostei bastante do livro se passar em Paris, pois, vimos ela por outro ângulo. A construção e desenvolvimento dos personagens são instigantes, além de que a autora questiona por meio desses, algumas questões, nos fazendo refletir sobre alguns assuntos, como, afinal, "o que é beleza?"

Uma escrita fluida e leitura leve!

Cris.Gallo 02/05/2023

Impressionante
Adoro livros com um quê de romance histórico e este me surpreendeu positivamente, a personagem principal não tem aquela beleza estonteante, é uma moça comum que foge de casa quando ia ser obrigada a casar com uma pessoa que a desagradava. Chega a Paris e seus sonhos se tornam um pesadelo quando se vê sem dinheiro.Maude arruma emprego num local onde as moças consideradas desprovidas de beleza trabalham como acompanhantes das belas nobres para que a beleza delas perto da feiúra se mostre mais resplandecente.Neste emprego conhece a beleza o desprezo e amizade.Um livro encantador, leve e muito interessante.Recomendo.

Laritavdd 26/01/2023

Belle Époque
Que livro m a r a v i l h o s o
É incrível como ele te envolve na história e te faz sentir coisas simplesmente inexplicáveis
O livro mostra de forma beeeem aberta como que funciona o mundo falando sobre a regra das comparações
Esse livro me tocou de uma forma maravilhosa e me fez refletir sobre muitas coisas diárias
Recomendo muito

laubfontanaa 17/02/2022

A beleza vive verdadeiramente no coração
Perfeito! O livro é muito fluido, diagramação ótima, com uma boa ambientação e descrição de detalhes. Me senti morando na França em 1888. A cada página queria mais e desejava conhecer mais sobre Maude, Isabelle e os outros personagens, que são tão bem explorados nesse livro! Eu amei!

Sá_Taira 18/01/2022

Inspirador
Um livro que não tem foco no romance,mas sim em se apaixonar por aí mesma.Um livro inspirador e interessante

Marina 21/07/2021

História sobre descoberta
O livro conta a história de Maude, uma jovem que decide fugir da vida pacata no campo e se muda pra Paris. Para se sustentar ela é contratada por uma agência de acompanhantes feias para debutantes.

Gostei muito desta história, porque fugiu do conto clichê, estilo Júlia Quinn (que também gosto muito haha) em que ?uma jovem se apaixona por um homem com um título rico e eles vivem felizes para sempre?, o livro vai além contando sobre superação, amizade, ilusão e descobertas.

Gostei muito.