O Portão Dourado

O Portão Dourado Paullina Simons

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze: O Portão Dourado

Márcia Adriana 20/04/2020

Estou aqui na esperança de um dia feliz que nunca chega.

Pâm Possani 23/02/2020

Delicioso e acaba muito rápido!
O portão dourado é o segundo livro da trilogia Cavaleiro de Bronze, e devo dizer que essa resenha tem uma parte com spoilers e uma parte sem spoilers porque simplesmente é a continuação do primeiro volume e preciso comentar algumas coisas. O livro é uma série que se passa no período da Segunda Guerra Mundial, mas do lado da Rússia e nos apresentará a história de amor de Tatiana, uma jovem russa, com Alexander, um soldado americano. Uma história evolutiva com um turbilhão de emoções que você vai sentir ao ler.
O livro é dividido em duas partes, como se fossem duas estações completamente distintas, e acho que esse foi um ponto crucial para o desenvolvimento da história. A primeira parte é calor e verão, a segunda parte é fria e puro inverno. Na minha leitura, ambas as partes foram rápidas demais apesar das mais de 400 páginas. Só que, vou recomendar aqui: tenha os três volumes antes de começar a série. Depois desse, eu simplesmente me dei meio dia para respirar e no seguinte já engatei no terceiro e último livro. Acontecimentos são corridos e não é a todo momento que a autora fica voltando neles para que você possa criar a ideia ou ligar os pontos.
Esse, particularmente, foi o meu livro favorito da saga e posso afirmar com toda a certeza. Eu não conseguia parar de ler em nenhum momento. A leitura é fluida, as cenas são cativantes e só te dão margem para algo que nem imaginaríamos que de fato poderia acontecer e gostei bastante disso, porque ao mesmo tempo que você cria expectativa, as coisas desenrolam de outra forma e numa velocidade absurda. As respostas vêm com o tempo e você vai se surpreender com os personagens e com a história. Recomendo muito a história e a série, sem dúvidas! E se eu sinto que falei pouco na resenha? Sim! Mas eu amei tanto que não tenho nem como falar algumas coisas, simplesmente sentir.

site: https://www.interruptedreamer.com/2020/03/resenha-o-cavaleiro-de-bronze-o-portao.html

Lisa.Vieira 03/05/2018

Segura o seu coração...
?R E S E N H A

? O Cavaleiro de Bronze
? Livro II - O Portão Dourado
? Autora: Paullina Simons
? Editora Novo Século
? 430 páginas

Este livro foi uma verdadeira gangorra!

Amores, após terminar a leitura do primeiro livro, nos abastecemos de esperança! Eu pensei: Agora vai dar tudo certo, finalmente Tatiana e Alexander vão poder ser felizes para sempre... SQN!

Na verdade a abertura do livro é tensa, ficamos ansiosos para saber se eles voltarão a se encontrar. A Guerra está cada vez mais sangrenta e as pessoas mais distantes... Porém a autora não desaponta! A cena do reencontro deles, no verão de Lazarevo, depois do fatídico inverno de Leningrado, é SUPER EMOCIONANTE! O coração flutuou no peito!

Alexander vai atrás de notícias após meses de silêncio. Ele tem medo de não encontrar mais Tatiana e a jornada dele até ela é angustiante.
Quando enfim eles se reencontram é dada a largada para a parte mais sensual da saga. A primeira metade do livro nos esbaldamos com as cenas entre os dois. Os diálogos são ótimos. A gente vibra com eles juntos, dando vazão a todo o sentimento que mantinham sufocado.

Mas claro que nem tudo são flores no segundo livro. Ele precisa voltar para o front e deixar sua Tatia-Tatiasha-Tania-Tatiana (Ela é todas essas mulheres!) para trás... Ela, é claro, não demora para voltar a Leningrado (desobedecendo as instruções de Alexander) e isso causa grandes reviravoltas que irão impactar no futuro deles.

Tatiana começa a trabalhar como enfermeira e isso a levará para perto de seu Shura (Alexander), mas também acarretará uma grande revelação que deveria ser mantida em segredo.
Dimitri, arque-inimigo do casal ficará em cima deles. Eles não podem contar que estão juntos, mas essa cria do capeta não é fácil... Hitler é um amorzinho perto dessa criatura!
#morreDimitri

Alguns contatos são feitos, Tatiana consegue um aliado para tirar ela e Alexander da União Soviética, e tudo estava muito bem planejado, exceto é claro DIMITRI ficar no encalço deles com seu radar infalível.

A reta final desse livro é extraordinária. Eu estou um pouco perplexa ainda com a genialidade da Paullina Simons! Nossa, podem esperar muitas reviravoltas... É um tiro esse livro! Eu não pude esperar para pegar a sequência...
Achei que era difícil o segundo livro superar o primeiro, mas ele é fenomenal!

Alexander e Tatiana nos deixam ainda mais apaixonados. São um casal fabuloso, com um química inacreditável. Ela é uma mocinha extraordinária. Ímpar. Uma guerreira. Ele é o homem dos sonhos!

5 estrelas
Nota 10

Facebook: Eu Li, vou te contar
Insta: @euli_voutecontar

Cris Paiva 16/04/2018

Depois de penar igual a uma condenada no livro anterior com o início da guerra, o cerco de Leningrado, a fome, a morte, o frio, o sofrimento e toda aquela desgraça que parecia nunca mais ter fim, finalmente temos um pouco de sossego e algum alento na história.
Alexandre consegue, finalmente, encontrar Tatiana, depois de praticamente a ter enfiado em um caminhão que saia de Leningrado, para atravessar um lago congelado sem muitas esperanças que ela conseguisse sobreviver à viagem e chegasse com vida à dacha de seus avós em Lazarevo. Agora, depois de um bom tempo sem qualquer notícia, ele consegue seguir o rastro dela e a encontra muito bem de saúde dando aulas de costura para vovózinhas na praça de uma cidade, onde ele, aparentemente, foi promovido a herói por ter salvado a querida Tatiana da guerra.
Após reencontrar Tatiana, ele consegue convencê-la a enterrar a memória da irmã, e a se casar com ele, e então os dois vivem um pequeno idílio na cabana em Lazarevo, que, como sabemos, não irá durar muito, pois a guerra ainda está em curso e Alexander logo vai ter de voltar para o front, e ele vai ter muito trabalho para convencer Tatia a ficar em segurança na cidadezinha. Mas, ele tem de partir, e Tatia segue logo atrás para reencontrá-lo em uma Leningrado ainda sitiada, com bombas explodindo diariamente, fome, e muitos feridos. Mas é claro que ela não ia ficar para trás, esperando o seu amor ser ferido, ou até mesmo morto, sem ela estar por perto para protegê-lo.
Se até eu fiquei com vontade de gritar com a Tatiana, bater nela e amarrar no pé da mesa, para ela largar de ser tão obcecada, imagine o Alexander. Ela simplesmente se recusou a seguir a sua vida, e largá-lo para trás. Fica claro para ele que ela só fará isso o dia em que ele estiver verdadeiramente morto:

- Como você chegou aqui?
- Tudo parte do meu plano Alexander.
- Que plano é esse, Tatiana?
- Estar com você quando eu morrer de velhice.
- Ah, esse plano.

Para manter a mulher que ama em segurança, Alexander arma um plano um tanto quanto maníaco para conseguir tirá-la da União Soviética e mandar Tatiana para os Estados Unidos, mesmo que ele não possa ir junto, mas é claro, que ela nunca irá concordar. Então, como ele vai conseguir isso? Da pior maneira possível, e com a ajudinha do pior melhor amigo de todos os tempos; Dmitri-cão-sarnento, e uma mentira tão boa que até me convenceu que era verdade. Só não acreditei por que já tinha o terceiro livro em mãos e fui lá correndo conferir.

Milena 19/05/2020minha estante
Eu tbm odiei essas partes! Ele é muito escroto, muito abusivo e ela não passa de um objeto sexual nesse livro

Vi 18/12/2021minha estante
Carambaa, concordo plenamente com você

Lorena 15/06/2016

Maravilhosamente Fantástico!
Queria ter palavras suficientes para descrever quão maravilhoso é este livro.
Queria tê-las e saber usá-las da forma mais justa.
Mas não as tenho e nem saberia usá-las.
A excelência deste livro está além de minhas pobres habilidades.
O começo são rosas, um paraíso merecidamente conquistado após todas as inimagináveis tristezas do primeiro livro. O fim são espinhos. E como eles machucam...
Um livro para jamais ser esquecido, um amor infinito, duas almas belas e resplandecentes.
Uma leitora devastada, mas grata por cada palavra, transformada e irremediavelmente apaixonada.
Luiza 16/06/2016minha estante
Amo demais!

Day Duque 21/06/2016minha estante
s2 s2

San... 19/02/2016

Meus comentários estão no 1º volume da trilogia (Leningrado)

Taisa 11/02/2016

Sabe quando você quer que a história acabe logo e ao mesmo tempo não quer que termine jamais? Nessa segunda parte me senti literalmente em uma montanha russa (sem o trocadilho da palavra), o começo foi aquela subida que te deixa com borboletas no estômago, ansiedade reina, tudo é empolgante e lindo. Quando chega ao topo, chegam também aqueles sentimentos opostos: alegria extrema pela vista linda e um medo absurdo do que será essa queda. Porque uma coisa nesse ponto é certo...... haverá uma queda.

Nesse livro há uma divisão clara. A primeira parte é completamente diferente da segunda, é como duas estações. Verão, a primeira: o amor dos dois aquece cada linha, é lindo ver e sentir, eu queria poder absorver todos os diálogos, todas as cenas, tudo! Já a segunda seria o inverno, ele vem esfriando aos poucos, mesmo com esse casal maravilhoso acalorando, o frio foi tomando conta até que quando cheguei no final me senti dentro de uma bola de neve.

Tatiana não para de me surpreender. Ela é a maior heroína que já encontrei. Obstinação é a palavra para certa e ao mesmo tempo eufêmica para ela. Sua força e coragem conseguem fazer cada pedra no caminho valer a pena só para contemplar a nova maneira que ela irá se sair. Porque isso também é certo, ela irá se sair.

Alexander já não me surpreende, porque eu já espero tudo dele. Seu temperamento é o tempero que contrabalanceia tão bem com a doce Tatiana. Seu amor por ela é tão intenso, a escrita da Paulina é tão magnifica que eu senti tudo na pele, parecia que era eu que estava naquela situação.

O final. Senhorrrr o que dizer? Foi condizente com toda a trajetória dos dois até aqui. Ambos se conservaram fiéis às suas personalidades até o fim. Mas uma vez mérito para autora que conseguiu manter uma evolução ao mesmo tempo que preservou a essência de cada um.

Se você não começou ainda, por favor comece. Estou louca para poder ter o terceiro logo nas minhas mãos e terminar mais um pacote de post-its, um pacote de lencinhos, uma barra de chocolate....
Mesmo assim, cada sentimento vale a pena.

ps.: Helooo Obrigada por insistir tanto! Bffs?kkkkkkk

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Heloisa 11/02/2016minha estante
BFF simmmm, pra sempre!!! Fico tão feliz que vc amou tanto quanto eu!! Não tem como não se emocionar com o Shura e a Tatia.

Taisa 29/02/2016minha estante
uhullllll!!!

Biju 19/05/2015

A mais linda, emocionante e trágica história de amor.
Para mim é tão, tão, tão difícil iniciar essa resenha... É complicado colocar em palavras tudo o que senti e o tanto que chorei ao ler a segunda parte da história de Alexander e Tatiana.

Em primeiro lugar, o que mais me encantou foi o amadurecimento dos personagens. Principalmente o de Tatiana. Ela nos é apresentada no primeiro livro como uma adolescente sonhadora que não acredita que a guerra irá chegar aonde ela está. Para ela, a guerra é uma coisa extremamente distante, que nunca irá interferir na sua vida.

Deus sabe com Tatia se enganou.

O crescimento emocional dela é enorme. De uma adolescente "boba" ela se torna uma mulher forte, corajosa, esperançosa e extremamente boa. Digo extremamente porque em alguns momentos é possível sentir raiva do tanto de coisas que ela abdica para dar aos outros. Porém isso só dá mais brilho a essa personagem incrível.

Tatiana se torna uma mulher. Porém, uma mulher que não se esqueceu do seu amor por Alexander.

Alexander... (suspiros e mais suspiros)

Como não amar esse homem? Ele é lindo, apaixonado, protetor, carinhoso, fascinante, encantador... enfim! Acho que deu pra entender.

""Era-lhe difícil fazer essa oração, mas Alexander não conseguia se imaginar vivendo num mundo sem Tatiana." Pág 20.

Nesse segundo livro podemos conhecer um pouco de como seria a vida dos dois se as circunstancias fossem outras. Se não existisse guerra, se não existisse fome, pobreza, desespero. Se ele não fosse um capitão lutando no front. Se eles não tivessem que se separar depois de um mês.

"Ela ficou observando-o de perfil; os braços músculos nus, o corpo de soldado, seu cabelo negros espetado e molhado, um cigarro no canto da boca. Tatiana sentiu faltar-lhe o fôlego: ele estava tão bonito." Só eu quero um Alexander pra mim?" Pág 101.

Esse momento de puro romance dura pouco no livro. Pouco mais de 100 páginas. Depois disso tudo volta ao inferno que é a vida real.

O mais lindo desse livro é como ele retrata de uma forma tão dura e tão humana a força do amor. Tudo o que podemos superar e aguentar por um amor verdadeiro, reciproco e que valha a pena. Um não desiste do outro, porém um abre mão do próprio bem estar pelo outro.

Shura e Tatia... vocês destroçaram meu coração. Mas foi de uma forma tão linda que serão lembrados para sempre.

""Adeus, minha canção de luar, ar que eu respiro, minhas noites brancas e dias dourados, minha água doce e meu fogo. Adeus, que você tenha uma vida melhor, torne a encontrar consolo e seu sorriso incansável. E, quando sua face adorada se iluminar mais uma vez ao nascer do sol do Ocidente, tenha a certeza de que o que eu senti.por você não foi em vão. Adeus e tenha fé, minha Tatiana." Pág 388.

Milla Carvalho 16/03/2015

"A consciência de amar e ser amado traz um conforto e riqueza à vida que nada mais consegue trazer."
Acredito que a frase de Oscar Wilde reflete muito a sensação que tive ao ler a segunda parte do Cavaleiro de Bronze. Apesar da burrice/esperteza de dividir o livro em duas partes, O Portão Dourado traz o calor que tinha deixado toda a história na primeira parte.

É linda demais a evolução das personagens, que precisam arcar com as consequências de suas escolhas em Lenigrado e construir um futuro em Lazarevo. Fantasmas de outrora que persistem em confundir e embaçar um amor tão puro e profundo deste jovem casal fazem com que a dinâmica desta segunda parte seja igualmente interessante.

Mas nem só de amor vive a história. A guerra continua e mais uma vez somos arrastados ao sofrimento vivido pelas personagens que aprendemos a amar. E mais uma vez, Paullina Simons não nos poupa em suas descrições e realidades, chegando ao ponto de nos deixar estremecidos de tanta dor e desesperança.

Bela história que merece ter sua continuação publicada em breve.

#SuperRecomendo #DesafioDeLeitura2015 #Item37 #UmLivroComUmaCorNoTítulo
Anna 16/03/2015minha estante
Eu amo demais essa história, esses personagens, essa autora!!! Sem dúvida, se eu tivesse q escolher um único livro entre todos os q eu já li, seria esse, sempre esse

Rozita 21/02/2016minha estante
Gente por favor diz que eles ficam junto no final quem leu o ultimo,

Bia 10/12/2014

O que dizer desse livro, que só fez aumentar o meu amor por esse casal que eu me apaixonei tanto no primeiro, que passou por tanta coisa, muuuuuita coisa mesmo e ainda sim não desistem de ficar juntos.

O final do primeiro livro depois Alexander conseguir tirar Tatiana e Dasha de Leningrado, Dasha não consegue resistir e acaba morrendo, Tatiana segue para Lazarevo e pede para Dimitri para avisar a Alexander o que aconteceu. Esse segundo livro começa com Alexander desesperado atrás de notícias das duas, quando pergunta para Dimitri se ele sabe de alguma coisa, ele se fingi de desentendido. Não aguentando mais esperar notícias, ele pede para seu comandante uns dias de férias e decide ir para Lazarevo com a última esperança de encontrá-las lá.

Quando consegue chegar a Lazarevo, Alexander leva uma surpresa quando descobre que só Tatiana conseguiu sobreviver ao trajeto, mas a surpresa maior é quando descobre que todos na pequena vila o conhecem como "Alexander de Dasha". Depois de toda essa descoberta ele tenta se aproximar de Tatiana, e percebe que ela está mais distante do que nunca, mas é claro que ele não desiste e faz de tudo para ficar com ela o pouco de tempo que lhe resta antes de voltar para guerra.

"Você é minha granada de mão, me rifle de artilharia. Você substituiu o meu coração por você mesmo."

Quando eu terminei de ler o primeiro, eu já tinha comprado o segundo, mas com todas as emoções que eu passei com o primeiro, decidi esperar um pouco para para ler O Portão Dourado.

Assim como no primeiro a autora não poupou meu coração nas primeiras páginas desse livro. O desespero de Alexander atrás das irmãs Metanova, e o ódio que eu sentia do Dimitri toda vez que ele falava que não sabia onde elas estavam, mas logo que Alexander encontra Tatiana e descobre tudo começou meu outro teste de paciência, a recusa de Tatiana de falar com Alexander mandou minha alegria ir embora logo de inicio, logo pensei "De novo não, já passamos por isso no primeiro", mas nosso Shura é insistente e logo quebra essa barreira, e eu posso dizer que eu tive meu momento mais feliz nesse livro, de 432 páginas tive umas 100 páginas de pura paz, me senti tão alegre lendo elas, apenas os dois longe de tudo, aproveitando a companhia um do outro, a massagem da Tatiana é ótima mas a versão do Alexander é bem melhor. Logo depois desse tempo de paz voltamos para a realidade da época, a tão temida guerra.

Adorei a evolução dos personagens nesse livro, Alexander e seu grande estoque de paciência com Tatiana me fazem adorar ele cada vez mais, mas o que mais eu gostei foi Tatiana finalmente tomando decisões, mesmo que no inicio eu não concordasse muito com ela, eu amei que ela discutia, não ficava só quieta escutando o que os outros falavam, Tatiana se transformou já tinha mostrado que tinha força no primeiro livros e nesse ela mostrou que tem atitude também.

Amei esse livro, Paullina já virou uma das minhas autoras favoritas, esses dois livros que eu li dela mexeram comigo, esse último mais ainda, eu me diverti, odiei, chorei (e muito nesse segundo) e me apaixonei por esse história maravilhosa mas tão sofrida. Quero dizer que EU PRECISO DO PRÓXIMO PARA AGORA, não estou aguentando esperar, editora novo século por favor, preciso da continuação para ontem.

site: http://follow-and-breath.blogspot.com.br/2014/11/resenha-o-cavaleiro-de-bronze-o-portao.html

Aline 08/12/2014

O Cavaleiro de Bronze - O Grande Amor da Minha Vida (Definitivamente)
Não sei se gosto da sensação que tenho quando termino um livro e acho impossível que outro o substitua, pois ele acabou se tornando o melhor que li na vida. Ou pior, quando choro horrores e horas depois ainda fico pensando na história, às vezes isso dura dias, algumas vezes, semanas, o que costumo chamar de DPL - Depressão Pós Livro. Pois bem, é exatamente assim que me sinto às 2:58 da manhã de um domingo qualquer em que não consigo dormir e tenho que acordar daqui a 3 horas para trabalhar.

Mas vamos a história de amor mais linda, impossível, arrebatadora e comovente que já li na vida:

"A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado (atual São Petersburgo) onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós. Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana­—­e ela por ele. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?"

O Cavaleiro de Bronze, retrata a segunda guerra mundial tendo a União Soviética como cenário principal, mas de uma forma totalmente diferente a qual estamos acostumados, posso dizer que senti tudo o que Tatiana sentiu, primeiramente a paixão pelo namorado da irmã (Alexander... Suspiros!!!), depois o sofrimento por ter uma família tão ingrata, a fome, o medo, o frio, suas perdas, mas sofri principalmente por sua bondade excessiva.

Eu me irrito facilmente quando leio livros em que as "mocinhas" são extremamente boas e sofrem horrores o livro inteiro por um amor impossível, mas lá nas últimas três páginas tem um pote de ouro, ou não. Mas não é bem o caso nessa estória.

Tatiana é bondosa sim, até demais, daquelas em que as pessoas se aproveitam, mas ao mesmo tempo é forte, determinada e na minha opinião, acabou se tornando a heroína desta história, é possível em cada capítulo ver o seu amadurecimento e sua paixão se transformando em amor, seus sacrifícios por Alexander ora me deixavam comovida, ora me deixavam com raiva, pois sua irmã não merecia. É claro que também amei Alexander do princípio ao fim, o seu amor por Tatiana é incrível e comovente, o amor impossível que eles viviam, a coragem dele, tudo me conquistou de uma maneira que não consegui largar o livro.

Alexander é perfeito, o tipo de personagem que faz qualquer mulher suspirar e que suspeito que só existam em livros, pois além de lindo, é forte, protetor, e de personalidade forte, além de ser tão bondoso quanto Tatiana, embora não saiba disso, mas o que mais me impressionou nessa estória não foi o Alexander perfeito, o herói, foi a transformação de uma jovem menina ingênua em uma mulher madura, corajosa, forte e inteligente, ela quem comandava tudo, sempre disposta a correr todos os riscos possíveis e impossíveis por seu amor.

Paullina Simons soube descrever tão bem o amadurecimento de Tatiana, que a transformou na minha personagem preferida não só desta história, mas de todas as outras que já li.

Estou roendo as unhas para ler o segundo livro desta série, a história é fantástica, linda, emocionante, aterrorizante, arrepiante, apaixonante, não tem como não amar e não recomendar, já estou enchendo a editora com emails sobre o lançamento da sequência que espero que não seja dividida em duas partes também.

Não sou tão boa em escrever resenhas, mas eu precisava expressar a minha opinião sobre esse livro, só tenho como dar 5 estrelas aqui no skoob, mas se pudesse daria 1 000 000.