O homem que confundiu sua mulher com um chapéu

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu Oliver Sacks

Resenhas - O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu

skuser02844 01/03/2024

Doenças do cérebro
Um livro incrível sobre neurologia contado do ponto de vista médico. Trata-se das doenças que acometem o sistema nervoso tornando os pacientes confusos e debilitados devido a traumas ou problemas hereditários. A importância de procurar ajuda e o quanto é importante que a família acompanhe o paciente ajudando-o a se adaptar as suas novas limitações.
De início foi o título que me chamou a atenção e atiçou minha curiosidade. Entre informativo e engraçado foi mais interessante do que pude imaginar.

Luis952 28/02/2024

Um livro, muitas histórias
Sacks tem uma escrita leve e informal, apesar de um pouco técnica demais em alguns trechos.

Foram muitas histórias, umas bem mais marcantes que outras, mas todas com sua idiossincrasia que com certeza vai ficar na mente de quem se aventura na leitura.

Parkinson, Tourette, autismo e demência são alguns dos muitos tópicos trazidos pelo autor. Alguns em poucas páginas, outros em várias. Todos possuem um pós escrito nesta edição, o que dá um alívio na curiosidade de como cada paciente ficou depois de um tempo.

O que mais me agradou foram as finalizações com toques filosóficos sobre cada caso: Hume, Nietzsche, Platão e alguns outros autores são sempre trazidos para enriquecer a apresentação.

As melhores histórias, pra mim: a da título, a da senhora "desmedulada", da velha que imitou 50 pessoas em dois minutos e do autista desenhista.

Apesar das 3 estrelas, leria outras obras do autor. O motivo foi mais pelo volume de temas trazidos num mesmo livro - achei q atrapalhou (e cansou) um pouco.

(amiga... se quiser ta aqui na estante ta!? Só pegar e me deixar uma caixa de bis kkk ?)

Maria 27/02/2024

Achei muito interessante de ler sobre todos os casos, mas não me despertou emoções. É um livro que tem muitas explicações técnicas (escrito por um neurologista, aliás) e isso enriquece demais a história, mas eu esperava que fosse ser em um tom mais puxado pra curiosidades. A nota só foi tão baixa por conta dessas minhas expectativas, mas é uma leitura excelente!

Brenda 27/01/2024

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu
Esse livro do autor Oliver Sacks reúne várias histórias clínicas, em formato de contos, e separadas em 4 partes, agrupando essas histórias pelo tema. O interessante é que são todos contos verídicos, tirados a partir da experiência do doutor Sacks com seus pacientes.
O livro possui uma linguagem relativamente simples (mas com vários termos e palavras muito empregadas na área médica) possibilitando portanto uma leitura fluida.
Particularmente gostei bastante do livro, pois traz vários casos muito diferentes do habitual e que mostram como o Oliver fez a diferença na vida dessas pessoas. Além disso, foi essencial para recordar a matéria de neuro que estudei no 3 período de medicina e aprender outras coisas interessantes, sobre essas patologias e alguns fármacos também.
A principal mensagem que acredito ter aprendido nesse livro, é sobre nunca desistir até que tenha melhorado nem que seja pouco, a vida do paciente, que nem sempre a cura de um "mal" vai ser bom para o paciente, que em algumas histórias vimos pacientes que não se adaptaram a falta daquele "sintoma" que a doença causava e que existem muitas síndromes e doenças neurológicas por aí.
Recomendo esse livro para todos os estudantes da área da saúde e acredito que alguns curiosos também possam se beneficiar dessa leitura formidável.

Gabriele 27/01/2024

Uma Diversidade de Histórias
Esse livro foi o meu primeiro contato com o renomado neurologista e escritor Oliver Sacks, e eu gostei de seu estilo. Embora eu ache que pessoas que não sejam da área da saúde, ou que sejam mas não possuam contato com alguns termos, empregados neste livro, possam possuir certa dificuldade de compreensão ao ler este compilado de contos.
Gostei bastante desta obra que por meio de casos clínicos bem variados e intrigantes, até mesmo inimagináveis, escancara o poder e importância - por vezes despercebida e pouco mostrada ao público em geral, e até mesmo a pessoas da área - do cérebro e sistema nervoso em geral. Ele praticamente da aulas, em cada conto, de neurologia.

Faluz 24/12/2023

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu - Oliver Sacks.
Oliver Sacks é um neurologista que faz de seus casos médicos um motivo para escrever.
Não são relatórios médicos ou melhor também´´m o são, mas de uma maneira interessante e poética. No livro relata casos interessantes que se apresentam em seu consultório com narrativa interessante nos proporcionando uma empatia que emociona e nos toca poeticamente.
Vale a leitura.

Lelecampanatti 24/11/2023

Bem neuro
Mistura bastante neurociências com histórias curiosas. Achei interessante ler um pouco da complexidade humana mas pode ficar cansativo

Clara.Fonseca 22/11/2023

Mistérios da mente
Eu sempre tive curiosidade com relação ao cérebro e por isso gostei tanto. Muito bom. Recomendo mto.

Graziele20 13/11/2023

O HOMEM QUE CONFUNDIU SUA MULHER COM UM CHAPÉU
?="É preciso começar a perder a memória, mesmo que a das pequenas coisas, para percebermos que é a memória que faz nossa vida. Vida sem memória não é vida"

????=Esse é um livro que traz diversos casos de pacientes que possuí algum tipo de "problema" relacionado com a psicologia e a neuropsicologia. É uma obra bem diversas pelo fato de apresentar vários casos diferentes mas que estão relacionados de alguma forma entre si.

Esse é um ótimo livro para pessoas que estão realizando ou já realizaram faculdade de psicologia,  ou alguma área relacionada ao estudo do cérebro humano,  tendo em vista que esse é o foco central do livro, e ele tem muito aprendizado a oferecer para tais pessoas.

?="Somos incapazes de notar alguma coisa porque ela está sempre diante de nossos olhos."

????= Eu particularmente gostei bastante desse livro, é bem interessante os casos e a forma como o cérebro é responsável por tantas coisas, e pode modificar completamente nossa vida, o que por partes não deixa de ser bizarro.
Não foi para mim uma experiência melhor porquê como é um livro para estudiosos, que já conhecem os termos e o uso dos vocabulário eu acabei não entendendo da melhor forma alguns trechos, mas pretendo lê-lo novamente quando estiver na faculdade e conhecer essas expressões.
De qualquer forma, é um livro muito bom, que tem muito conhecimento a oferecer.

?="Ter a síndrome de Tourette e uma loucura, e como estar bêbado o tempo todo. Estar sob o efeito do Haldol e sem graça, deixa a pessoa certinha e sóbria, e nenhum desses dois estados e realmente livre."

?SINOPSE= O cientista e neurologista Oliver Sacks é também um excelente narrador, dono do raro poder de compartilhar com o leitor leigo certos mundos que de outro modo permaneceriam desconhecidos ou restritos aos especialistas. Em O homem que confundiu sua mulher com um chapéu estamos diante de pacientes que, imersos num mundo de sonhos e deficiências cerebrais, preservam sua imaginação e constroem uma identidade moral própria. Aqui, relatos clínicos são intencionalmente transformados em artefatos literários, mostrando que somente a forma narrativa restitui à abstração da doença uma feição humana, desvelando novas realidades para a investigação científica e problematizando os limites entre o físico e o psíquico.

thales_vma 04/11/2023

Um livro, em geral bom, mas...
O homem que confundiu sua mulher com um chapéu (e outras histórias clínicas)

Fiquei sabendo por meio do meu interesse em psicologia, e este livro, mais neurológico, mas ainda assim, era um dos "must-read", ao me deparar com um exemplar no sebo, pensei "Por que não?"

Apesar da primeira parte, "Perdas", ser muito divertida, devo confessar que há uma queda na terceira, "Transportes". Com excessão de "O cão sob a pele" e "Assassinato", os capítulos foram bem cansativos e, por mim, tiveram que ser lidos forçadamente (em específico, "Reminiscências"). A parte quatro, no entanto, retoma a diversão, talvez cansativa por apresentar capítulos mais longos, mas ainda assim.

A leitura foi enriquecedora. Graças ao Dr. Sacks, li o conto de José Luis Borges "Funes, el Memorioso" e conheci A. R. Luria, por cuja escrita vim a me interessar (ambos são muito citados). Aprendi principalmente sobre disfunções sensitivas, mas muitas outras "doenças" neurológicas. E atenção, vestibulando, livro ÓTIMO de repertório! Tem renome e abrange diversas frentes. Senti falta, no entanto, de uma maior e mais específica explicação sobre os porquês das doenças (Ex.: A afasia se deu por [inserir parte do cérebro, que eu não sei pois não foi explicado])

Foi isso que senti, não tenho muito mais a dizer. Sinto que minha resenha de Crime e Castigo foi bem melhor, mas minhas emoções sobre aquele livro foram mais intensas.

---

"Oh, para o cheiro alegre da água,
o cheiro desafiador de uma Rocha!"

Ingrid 02/11/2023

Recomendo pra qualquer um que tenha curiosidade sobre os limites da mente humana, especialmente profissionais da área da saúde.
Geralmente pesquisadores não têm grandes habilidades na escrita, mas Sacks me manteve interessada em todos os casos, balançando muito bem a narrativa com suas observações - os pós-escritos são bem interessantes, senão pelo conteúdo em si, para mostrar que sempre podemos mudar nosso ponto de vista e aprender coisas novas.

nan4 24/10/2023

Mi sono immersa particolarmente nel processo di lettura , prima della quarta sezione presi già la decisione di eventualmente rileggere tutti i relatori ed in seguito segnare quelli a me più cari , grata veramente

Leo 03/10/2023

Pra quem se interessa por saúde mental...
Particularmente sou um "suspeito" pra falar desse livro, pois trata de saúde mental, um tema que me interessa há muitos anos. Embora um tanto quando "datado", dado o período transcorrido desde o seu lançamento e todos os avanços decorrentes desse período, esse livro ainda se configura como uma leitura muito agradável, capaz de apresentar percepções bastante únicas e interessantes a respeitos de questões de saúde mental.
Ainda que a história do homem que confundiu sua mulher com um chapéu seja a "grande chamada" dentre os relatos trazidos, me cativaram especialmente também os capítulos que tratam dos transtornos do espectro autista.
Pra quem gosta do tema, particularmente, recomendo a leitura.

Bruce 27/09/2023

Um olhar alternativo sobre cognição fora da linha normal
Oliver Sacks tem um olhar e estilo que partem de sua especialidade em neurociência, passeiam por filosofia e arte e entregam uma visão humanista rara. Nessa obra de 1985 o autor aborda ocorrências biológicas com uma perspectiva ao mesmo tempo encantadora e reveladora, que certamente trarão uma nova maneira para o leitor encarar a vida em geral e as diferenças humanas em particular.

lidi 05/09/2023

Mais um livro de Sacks que entra na minha lista de favoritos. É incrível a sensibilidade na forma como o autor descreve cada experiência com seus pacientes.
Uma das frases mais marcantes pra mim foi "quando um homem perde uma perna ou um olho, sabe que perdeu a perna ou o olho; mas se ele perdeu o eu - se perdeu a si mesmo - não é capaz de saber disso, pois já não está mais ali para sabê-lo".
Simplicidade dentro da complexidade desses casos.