Steve Jobs: As Verdadeiras Lições de Liderança

Steve Jobs: As Verdadeiras Lições de Liderança Walter Isaacson




Resenhas - Steve Jobs: As Verdadeiras Lições de Liderança


18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Raquel Comunale 05/01/2017

Walter Isaacson já foi presidente e diretor executivo do Instituto Aspen e da CNN, além de editor da revista Time. É o autor de Einstein, Sua Vida, Seu Universo (2007), Benjamin Franklin: An American Life e Kissinger: A Biography (1992). Autor da biografia Steve Jobs só topou fazer o livro quando a doença de Jobs foi confirmada. Isaacson conseguiu direitos autorais milionários ao permitir a adaptação da sua obra para o cinema. Diferente da biografia que é ricamente detalhada esse livro traz de uma maneira resumida o legado que Jobs deixou para o mundo dos negócios. Abaixo descrevo os pontos que mais chamaram minha atenção.

Foco
Quando voltou para a Apple em 1997 Jobs precisou lidar com uma lista infinita de produtos medianos. Muito rapidamente ele deixou claro que não adiantava seguir o padrão das outras empresas e atirar para todos os lados. “Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer isso vale para empresas, e vale também para produtos.”. Jobs removia tudo que pudesse distraí-lo.

Responsabilidade de ponta a ponta
Jobs acreditava que a experiência do usuário consistia na integração entre hardware, software e dispositivos periféricos. Um ipod conectado a um mac com software itunes, por exemplo. Ele detestar ver um software da apple ser usado no hardware de outra empresa menos inspiradora assim como o impacto de aplicativos ou conteúdos inferiores pudessem poluir a perfeição de um dispositivo da apple.

Produtos X Lucro
Jobs acreditava que as empresas começam fazendo produtos ótimos contudo o pessoal de vendas e marketing acaba envolvido pois eles querem obter lucros. "Quando o pessoal de
vendas dirige a empresa, o de produtos deixa de ter importância, e muitos simplesmente perdem o interesse".

As pessoas não sabem o que querem
Jobs não aceitava a utilização de pesquisas de mercado na concepção dos produtos. Sua teoria era simples: as pessoas não sabem o que querem até alguém mostrar a elas. Ele gostava de uma frase de Henry Ford que diz: “Se eu perguntasse aos consumidores o que queriam, eles teriam dito: ‘um cavalo mais rápido!’”.

Campo de distorção da realidade
Por achar que as regras normais da vida não se aplicavam a ele, Jobs conseguiu inspirar sua equipe, e levá-la a mudar os rumos da história da computação com uma pequena fração dos recursos de que dispunham a xerox ou a ibm. Sempre levando as pessoas aos seus limites e desafiando sua capacidade.

Só os melhores
Jobs tinha paixão pela perfeição e gostava de só trabalhar com os melhores profissionais. Apesar do temperamento forte e nem sempre amigável é importante levar em conta que a
grosseria e a aspereza vinham junto com sua capacidade de inspirar. Os funcionários da apple acabaram criando uma paixão duradoura pela criação de produtos inovadores e a convicção de que podiam realizar o que parecia impossível.

Pense Diferente
Quando voltou para a apple, Jobs ajudou a redigir o texto dos comerciais da campanha “Pense Diferente”, uma das campanhas mais comentadas e incríveis. Assista aqui
[https://www.youtube.com/watch?v=cmO0G7pSGp0].
"Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os pinos redondos em buracos quadrados...
“E, enquanto alguns os julgam loucos, nós os julgamos gênios. Porque as pessoas que são suficientemente loucas para achar que podem mudar o mundo... são as que mudam”.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Julio 24/08/2016

Ótimo livro. Conta de forma rápida e de simples leitura alguns fatos da vida de Steve Jobs. Gostei muito e recomendo.
comentários(0)comente



Kemilly128 07/01/2016

Inspirador
Confesso que não sabia NADA da vida de Steve Jobs, a não ser que ele tem uma relação íntima com a Apple. Ainda que eu não tenha grande apreço pelos produtos da empresa, com a leitura desse livro pude perceber que ela teve um grande líder para chegar aonde chegou.

"Decidir o que NÃO fazer é tão importante quanto decidir o que fazer"

"A intuição é uma coisa muito poderosa, mais potente que o intelecto, na minha opinião"

"Vamos todos trabalhar à noite e nos fins de semana, e, se quiserem, podemos distribuir algumas armas para queles que resolverem se matar agora"

"Um verdadeiro artesão usa um bom pedaço de madeira mesmo na parte de um armário que fica encostada na parede"

"A criatividade vem de encontros espontâneos, de conversas aleatórias. A gente encontra alguém por acaso, pergunta o que anda fazendo, diz uau, e logo começa a borbulhar todo tipo de ideia"

Se houve um trecho em que discordei veementemente de Jobs, foi essa frase proferida por ele:

"Detesto quem faz apresentações de slides em vez de pensar [...] quem sabe do que está falando não precisa de PowerPoint"

Discordo porque acredito que os slides sejam uma forma de enriquecer as apresentações, uma vez que apenas um monólogo é extremamente tedioso.

"Ainda que ele não esteja mais aqui [...], suas regras de sucesso o ajudaram a fundar uma empresa que não só criará esses e outros dispositivos revolucionários, mas estará plantada na intersecção entre a criatividade e a tecnologia, enquanto o DNA de Jobs perdurar em seu âmago"

O livro é realmente muito bom, curtinho e fácil de ler. Porém a falta de letras maiúsculas me incomodou muito. Fora isso, não notei erros de revisão.

"Enquanto alguns os julgam loucos, nós os julgamos gênios. Porque as pessoas que são suficientemente loucas para achar que podem mudar o mundo... são as que mudam"
Marta 26/03/2017minha estante
Parece ser um livro interessante!! Que sabe não acabe lendo!!
Beijoss




18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR