The Color Purple

The Color Purple Alice Walker

Resenhas - The Color Purple

Adriana Scarpin 08/02/2016

Segundo livro do Clube do Livro da Emma Watson no Goodreads
Se eu nunca tivesse lido Carolina Maria de Jesus, talvez gostasse mais desse livro. A primeira metade do livro de Walker soa exatamente como os diários de Carolina, com o adendo que A Cor Púrpura é uma espécie de romance epistolar dirigido a Deus - ou seja, um diário em essência, embora com histórias de vida diferentes, mas igualmente trágicas e com o mesmo tipo de precariedade na escrita, proposital no caso de Walker e natural no de Carolina.
A segunda metade se transforma efetivamente num romance verdadeiramente epistolar entre duas pessoas, com todas as nuances no estilo de cada uma delas, além de um crescente amadurecer e empoderamento por parte das personagens. É de fato um belo livro.

Clara 30/08/2023

The Color Purple, by Alice Walker
?I think it pisses God off if you walk by the color purple in a field somewhere and don't notice it. People think pleasing God is all God cares about. But any fool living in the world can see it always trying to please us back.?

Ismael Cardoso 12/09/2023

Sem ar. Sem chão.
É simplesmente o melhor livro que li esses últimos tempos. Essa história adiciona alguma coisa em mim, que eu precisava para ser. É o deus de Spinoza que já estava antes nas crenças dos que vêem deus na folha que recobre suas casas (huts), quem tiver lido sabe do que estou falando, ou não, sei lá. Não sei o que dizer, eu não tenho o que dizer, tudo foi dito por esse livro. Amei amei. É como se estivesse lendo a vida de minha mãe ali nas páginas, dos meus. De mim... Lendo a mim mesmo pelos olhos de outros que, comigo, só compartilham o que de mais humano há: o sofrimento. Já tenho data marcada para reler, agora em português, então é ler de novo, como é bom ser eu hoje, amanhã já não estou tão certo, mas hoje e no tempo que li esse livro (muito pouco) a vida foi uma delícia, grato.

Angel's Roses 08/11/2013

Clássico....sempre
Livro e Filme.

Eu nunca irei me cansar de assistir esse filme e tendo esse livro na minha prateleira, me deixa mais feliz ainda.

Eu sei que é uma história muito triste, triste mesmo mas se tornou um dos meus filmes prediletos.

O livro é muito fofo pois a história toda acontece através das cartas dela, não tem capítulos, apenas "Dear God" para iniciar mais um detalhe do que aconteceu no seu dia....na sua vida.

O livro fala dos tempos antigos onde uma moça apesar de nunca ter sido valorizada na vida, nunca perdeu a fé nas coisas e nas pessoas que ela ama, respeita e admira.

Um amor mais do que incondicional entre ela e sua irmã, e com o passa dos anos, ela percebe que tem que mudar ou vai morrer sempre se lamentando.

P.S: Infelizmente o filme faz parte da lista dos "Injustiçados pelo Oscar", foi indicado a 11 Oscar e não ganhou nenhum. Com relação ao prêmio de melhor atriz; "A Cor Púrpura" foi o primeiro filme de Whoopi e talvez por isso o Oscar tenha ido para uma atriz mais conhecida. 11 Oscar não é 1 e eu tenho a certeza de que eu não preciso nem dizer qual foi a ÓBVIA razão da época que impediu o merecimento desse trabalho. Lamentável!