Sexo e Religião

Resenhas - Vampyres: A Tribute To The Ultimate In Erotic Horror Cinema

Bart 14/06/2021

Sexo e Religião - Do baile de virgens ao sexo sagrado homossexual
*Dag Øistein Endsjø*
Editora Geração Editorial 2014 - 376 pág.
Bora falar de livro?!
Essa é uma leitura fora do tipo da qual eu gosto, porque ele é quase um livro didático (nada contra os livros didáticos), mas curto quando você é levado embora numa aventura, ou com o suspense, terror... em fim.
É um bom livro, indicado pela quase advogada @Daniella, que é doida por livros com essa pegada, informativa.
O livro faz um levante das intersecções entre sexo e religião ao longo da história da humanidade, tem muita coisa interessante e principalmente, assuntos que o autor poderia discorrer muito mais... não apenas soltar um dado mais a percentagem e passar p/outro conteúdo... isso sou eu opinando,  quem discordar por favor sinta-se à vontade em comentar!! Até porque o livro tem muito conteúdo que pode mexer com muita gente!! Tem algo que ele traz sobre o 1° executado num país árabe  por ter feito sexo com uma mulher casada... a bronca é, o marido dessa mulher foi desonrado, ou seja, a pena de morte é mais aplicada em virtude da humilhação do marido, como se fosse o dono da mulher, a honra dele tá ligada à posse... e se você parar p/refletir esse comportamento de certa forma migrou p/ocidente, p/nós... quantos homens se acham donos de suas esposas? "Volte, vc não vai usar essa roupa!" Quantas mulheres são mortas por seus parceiros simplesmente por não aceitarem, que ela vá embora, ou porque não aceita mais aquela atitude seja o cara namorado, noivo, marido?
São padrões que precisam ser extintos.
Então, você que curte um livro embasado em pesquisas, esse é um prato cheio, até porque, ele tem muito mais conteúdos expostos!!
Ele me lembra muito um livro de consultas ?????, numa estrutura de monografia!! Fica a dica! ?
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ?? o site já está online!!

Beto 13/11/2015

Magnífico!!
Este livro se propõe a analisar o comportamento sexual sob a ótica das principais religiões mundiais: cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo. Devo confessar que é constante as quebras de paradigmas no decorrer do livro. Vou me ater a comentários sobre a visão cristã da homossexualidade nesta resenha:

Jesus jamais proferiu palavra contra o sexo homossexual. A clara condenação que faz do sexo heterossexual extra conjugal é o ponto de partida para assumirmos que ele também condenaria a homossexualidade. A maioria das pessoas deu por certo que Jesus condenava a homossexualidade, a despeito de não haver nenhum registro disso.

É lamentável a atual resistência cristã ao casamento civil homoafetivo. Ela é motivada pela convicção religiosa de que o casamento é uma instituição eterna e imutável que será destruída se for aberta a novos grupos. Crenças religiosas ou preconceitos derivados delas não podem ser utilizados para proibir ou punir relacionamentos tão nitidamente pertinentes à esfera privada. Quase todos os esforços empreendidos para preservar, reforçar ou reintroduzir proibições de sexualidade intragênero ou para discriminar homossexuais estarão em última análise, fundamentados na objeção religiosa.

As implicações do sexo homossexual se relacionam a uma vida após a morte. Nossa conduta sexual está intrinsecamente ligada à nossa possível salvação ou danação. Se o sexo não tivesse repercussões em uma área sobre a qual se diz que as forças divinas detêm controle absoluto, de que serviriam tantas normas religiosas criadas para regular nossa vida nesse particular?

A cada indivíduo deve ser assegurado o direito de decidir até que ponto irá ou não ser governado por códigos de conduta sexo religiosa. A sexualidade de cada ser humano é uma questão que somente a ele concerne, e todos deveriam respeitar as escolhas consensuais alheias quanto à sua vida sexual. Porém, muitos fiéis talvez achem difícil conviver com a noção de livre arbítrio, consentimento e respeito mútuos porque suas próprias convicções religiosas são tão arraigadas que sentem uma necessidade incontrolável de legislar sobre a vida sexual alheia.

Henrique_ 01/02/2016

Abrangente e esclarecedor
No geral a proposta do livro é boa e ele é bem fundamentado. No entanto, alerto que as fundamentações ricas em detalhes, importante em um estudo como esse, às vezes torna a leitura meio cansativa, o que me fez recorrer à leitura dinâmica em certos pontos. Mas isso não desmerece o belo trabalho feito pelo autor, que se debruçou nas cinco grande religiões mundiais para compreender, de maneira objetiva, a natureza complexa da relação sexo e religião.
edu basílio 01/02/2016minha estante
bacana saber!
eu odeio quando leio um livro de uma dada temática qualquer (economia, religião etc) em que existem pontos de vista antagônicos e o autor acaba fazendo sectarismo, puxando sardinha para o ponto de vista dele próprio.
abraços!

Hildeberto 27/01/2016

O livro "Sexo e Religião", de Dag Oistein Endsjo é bastante interessante. Focado nas cinco maiores religiões da atualidade - islamismo, judaísmo, cristianismo, hinduísmo e budismo - e a partir de diversas temáticas referentes a sexualidade - casamento, homossexualidade, consequências do sexo nesta e em outra vida - mostra como as diferenças crenças podem encarar estas temáticas de formas diversas e, as vezes, contraditórias.

Traz um rol de informações pouco difundidas, o que é um ponto bastante positivo para pessoas curiosas. Por outro lado, o livro apresenta algumas falhas. Entre elas: tomar correntes minoritárias (e as vezes controversas) ou pouco representativas de uma religião e pautar suas conclusões sobre todo o escopo da tradição em questão; discorrer páginas e páginas sobre como algumas concepções religiosas sobre sexo são transversais e, logo em seguida, considerar que diferentes religiões não partilham aspectos em comum com relação ao sexo; etc.

O estilo de escrita é bastante acessível, parecida com o estilo das reportagens. Contudo, por vezes me perdi em algumas frases não tão bem construídas ou erros de tradução. Nada que comprometesse a leitura. Pessoalmente, prefiro outros estilos, mas "Sexo e Religião" cumpre a tarefa de transmitir a informação desejada.

É uma leitura válida, embora haja uma tendência central em criticar as crenças cristãs. Em contrapartida, defende as ideias de livre-arbítrio, consentimento e respeito com relação ao sexo, algo que acredito correto. Ou seja, é indicado para pessoas curiosas e pelo assunto, mas pode incomodar alguns leitores. De forma positiva ou negativa.

Marcelo Costa 07/06/2020

Sexualidade e religião desmestificados
Um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. O livro aborta temáticas e informações que me fizeram refletir mais como os seres humanos civilizados se comportam parente as complexas convenções sociais e a relação das mesmas com as religiões dinamizando a vida social, bem como o papel da mulher diante a essa complexidade bem como os cultos diferenciados das inúmeras culturas. Uma verdadeira enciclopédia para aqueles que desejam descobrir e tirar dúvidas a respeito das sociedades e o comportamento das mesmas em relação ao sexo.