É Tarde para Saber

É Tarde para Saber Josué Guimarães

Resenhas - É Tarde Para Saber

Marcia 02/08/2023

Tema bem clichê : menina rica da zona sul que se apaixona pelo rapaz do subúrbio. Apesar de ser clichê, a história nas mãos desse escritor ganha vida, desperta nosso interesse e vários sentimentos. Teve momentos que eu quis dar uma chacoalhada na menina, pra ver se ela acordava, pois é muito bobinha. Em outro momento queria abraça-la e ajudar...
A história se passa na década de 70, período da ditadura militar e muitas repressões porém o escritor nao aprofunda muito.
Ja li outros livros dele que gostei muito e nesse, para mim, achei que poderia ter desenvolvido mais os personagens.
Valeu!
Bianca1771 08/03/2024minha estante
Meu livro favorito aprendi mt com ele te recomendo dms

Carla 19/03/2009

Apaixonante.

Emy 01/12/2022

razoável
2 estrelas e meia só por causa do final
O livro é previsível e a dependência emocional da Mariana fica cansativa de ler, mas considerando que foi escrito durante a ditadura militar na década de 70, não achei ruim, mas também não achei incrível

Elenara 08/03/2009

Neste romance, o consagrado autor de A Ferro e Fogo e Os Tambores Silenciosos constrói uma história de amor envolvendo dois jovens cheios de ilusões e esperanças. Com a força e a maestria de sua narrativa, Josué Guimaraes fez de É TARDE PARA SABER um livro apaixonante, que cativa e comove o leitor. É TARDE PARA SABER situase num momento tumultuado da vida brasileira no fim da década de 70. Jovens idealistas de todo o país insurgiamse contra a ditadura militar correndo riscos diante do enfrentamento com a dura repressão policial. É uma história ambientada naqueles tempos difíceis, onde os presos políticos eram torturados e seguidamente arrancados do convívio de sua família, desaparecendo misteriosamente para sempre. Compromissado com seu país e com seu tempo, este livro de Josué Guimarães é um dos seus maiores sucessos, com mais de 150 mil exemplares vendidos, emocionando leitores em todos os cantos do país. Aqui, o autor de Camilo Mortágua, A Ferro e Fogo (vol. 1 e 2), Enquanto a Noite Não Chega, entre tantos outros, alcança uma vez mais um momento importante dentro da literatura brasileira.
fonte : http://www.submarino.com.br/produto/1/23827

Ghuyer 05/03/2012

Mais um comentário que uma resenha
A estratégia narrativa de Josué Guimarães encanta por sua inteligência, e a escrita do autor conquista principalmente pelos belos floreios poéticos que seguem de capítulo a capítulo, apesar da história em si ser pouco interessante - mesmo se encaixando perfeitamente bem no contexto histórico dentro do qual o livro foi escrito.

Julinye 25/04/2024

É tarde para saber
Li esse livro por acaso, não foi algo surpeendente, mas foi interressante de se ler. É uma obra curta que em poucas páginas aborda sobre a ditatura no Brasil, sutilmente. É algo interessante de se ler se, por exemplo, voce quiser ter uma breve ideia sobre a ditatura e como ela afetava diferentes classes sociais no Brasil naquela época.

Gabriela3397 11/11/2020

Achei o livro lento e previsível demais, mesmo curto demorei muito para ler pois quando lia era sempre a mesma coisa: encontros e mais encontros cotidianos de Cássio e Mariana que não levavam em nada. A ideia é muito boa porém foi mal executada, a sinopse fala como se o livro abordasse muito sobre a ditadura e fizesse uma crítica, mas me lembro pouquíssimo de passagens assim no livro, no máximo Cássio reclamando que não pertencia a classe de Mariana, algo que, na minha percepção, poderia ser melhor explorado.
luisritt 19/11/2020minha estante
Esse gato da foto é meu

Raquel 09/08/2022

Um romance político em que não se discute política
Este foi o primeiro livro que eu li na vida!
Gozado como a minha percepção dessa história, na primeira vez que li, foi muito diferente de agora.
Um romance na década de 70 em plena ditadura militar, repressão policial e dois jovens de classes sociais diferentes.
Mesmo lembrando do final dessa história, ainda assim, foi impactante.

Mariana.Missiaggia 06/07/2021

por mais que seja meio monótono, o meu """ranço""" pelo Cássio me incentivou a continuar lendo, não gosto do jeito como ele brincava com a Mariana como se ela fosse estar sempre lá

mas o final me deixou triste por ela ?

Catharina 17/10/2022

Adivinhei O Plot Twist
Ele é um livro bem óbvio, mas talvez seja um livro reconfortante para quem gosta do gênero. É um romance clichê onde Mariana fica esperando por Cássio e pelas suas decisões sendo que ele não aceitou a única decisão que ela tomou. Acho que o fato dele ser sobre a ditadura seja uma desculpa para muitos chamarem de bom, mas não acho isso uma boa desculpa. O final é muito ruim e admito que fiquei decepcionada mesmo sem me envolver muito com os personagens. Ouvi várias pessoas falando bem do Josué e, sinceramente, acredito que seja um bom autor, mas este livro com certeza não foi uma boa iniciativa para o ?Universo Guimarães?.

Juju 30/12/2021

Esse livro me fez ter vontade de saber como era viver em 1970!! Gostei bastante porém não estava preparada para esse final, chorei bastante!

Daniel Rocha 13/03/2019

Uma reparação que levou 28 anos
A primeira e única vez que li É Tarde Para Saber foi na Sétima Série, quando as coisas da vida estavam para acontecer. No ano seguinte, quando as coisas da vida começaram a acontecer, deveria ter lido uma segunda vez, pois na Oitava Série fizemos outro trabalho sobre ele. Aos 15, quando troquei de colégio e as coisas da vida começaram a acontecer MESMO, eu deveria ter lido uma terceira vez, pois também fizemos um trabalho sobre ele.

Não li, e só muitos anos depois me tornei um bom garoto acadêmico.

Terminei de reler hoje. Minha segunda leitura, portanto. 28 anos me separam daquela primeira leitura. É difícil avaliar quando você já sabe o que vai acontecer, e não lembro exatamente o que pensei da primeira vez que o li. Mas pensar em um romance “adolescente” antes de ter vivido a adolescência é uma coisa. Depois de ter vivido – e minha adolescência foi um pouco mais colorida do que a da Mariana – é outra.

A primeira publicação do livro é de 1977, quando ainda estávamos na ditadura. E não lembro exatamente se eu entendia o contexto no qual a história se passava (inclusive fiquei hoje na dúvida se quando o narrador chama as pessoas que morreram para a gente poder ter liberdade hoje de “terroristas”, se ele realmente quis dizer isso ou apenas assumiu a voz vigente do senso comum desde então. Sei que um ano depois de ler esse livro, fomos às ruas protestar contra Collor, em 92, mas isso é outro papo).

De qualquer forma, 28 anos depois acho que entendi melhor o drama de Cássio e por que afinal se escondia de Mariana. E que, não pude deixar de notar – até porque muitos anos depois me tornei estudante de psicologia -, é não apenas uma garota romântica, mas também tem traços depressivos evidentes. Aliás, assim como sua mãe.

Italo Calvino disse que todo mundo deveria reservar uma parte da vida adulta para reler os livros da infância e adolescência. Deveria ter lido É Tarde Para Saber três vezes. Levei 28 anos, mas me reparei com Josué Guimarães.

De qualquer forma, ainda te devo uma leitura. Que não leve mais 28 anos.

Mar 06/11/2011

Inesquecível!
Resenha:
Li este livro através de um "Livro Viajante" no Skoob. Eu sinceramente nunca tinha ouvido falar, já que o livro é da década de 70. E notoriamente, os blogs atuais não escrevem mais sobre livros antigos, e sim os da "moda" (encaixo-me neste perfil vergonhosamente). Pelo pouquíssimo que li sobre o livro de Josué na internet, vi que este é cobrado em escolas e em alguns vestibulares.
É uma história sutil , leve . Um amor misterioso dentro de 160 páginas.
O livro é escrito em terceira pessoa. E relata o sofrimento da jovem Mariana que ama alguém que não sabe onde mora, quem é, e ao menos o sobrenome do amado. Seu pai é contra o namoro, por não saber antecedentes, e ao menos sobrenome, o que na época era de extrema importância. Sua mãe, com sua voz sempre calma e consoladora, presa em uma cadeira de rodas após um acidente de carro, ajuda a filha em seus momentos de tensão a espera de um telefone , ou do sinal que o namorado deixava na porta do apartamento de Mariana, para assim se encontrarem. O mistério envolvente no sobrenome de Cássio, e a crítica do garoto pela vida fútil de Mariana ( compras, festas, e mais futilidades envolvidas) , embalam uma leve e discreta reflexão. Ela vem de uma família rica, enquanto ele, não se sabe de onde vem ou para onde vai.
Eu fiquei boquiaberta com o final do livro. É estrondoso. E uma boa leitora de romances que se preze, acredita sempre em um final feliz.
Durante toda a história , fui me apaixonando pelo romance do casal. E fiquei desiludida quando terminou, pois ao mesmo tempo que é chocante, as últimas páginas pediam mais. Foi um livro "pa-pum". De repente acabou. Apesar do tempo em que foi publicado (década de 70), não é uma leitura cansativa, pelo menos não pra mim. O livro não é forçado (você não vê que o autor quis deixar o leitor preso, ele deixou por pura naturalidade da escrita , e da boa história).
Vale a pena ler!!!
Adriana 21/02/2012minha estante
Realmente é um livro inesquecível! Li quando tinha uns 14 anos e hj tenho 42.Existia o círculo do livro que nos proporcionava um mundo mágico. Nunca esqueci o título, só não sabia o autor. Agora vou ter oportunidade de lê-lo novamente.