Breaking Bad  e a Filosofia

Breaking Bad e a Filosofia Robert Arp

Resenhas - Breaking Bad e a Filosofia

almeidalewis 31/07/2022

Filosófico
Refletindo em alguns do diálogos dos personagens com abordagens filosóficas dentre algumas destaco a de HEIDEGGER + JOHN STUART MIL + ARISTÓTELES, perpassando pela deontologia, ética da virtude, utilitarismo comparação de Walter com todos os personagens da peça de Shakespeare Macbeth ??. Uma reflexão da afirmação de Walter ao se comparar com o físico Heisenberg e o significado do seu princípio da incerteza na vida do personagem Walter.

Quem gosta de filosofia e gostou de breaking bad vai agregar muito com essa leitura.

ToniBooks 16/09/2021

Pra quem é fan.
Excelente livro; aprofunda-se nas questões psicológicas dos personagens e trás detalhes que podem ter passado desapercebidos na série de TV.

ClAcio 16/06/2022

A Filosofia em Breaking Bad
Com textos escritos por diversas pessoas, "Breaking Bad e a Filosofia" apresenta questões filosóficas presentes em Breaking Bad, a maior e melhor série já produzida.
Utilizando grandes filósofos e influenciadores, como Jhon Stuart Mill, Aristóteles, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Shakespeare, entre outros, o livro aborda questionamentos filosóficos presentes na vida de todos nós como moralidade, existencialismo, ética, certo e errado, consequencialismo etc. de forma teórica com exemplos presentes até a quarta temporada de Breaking Bad.
E um dos pontos fracos é justamente isso. Os escritores escreveram o livro antes da quinta e última temporada, mesmo sabendo que haveria uma conclusão para o seriado, e com isso deixaram de entregar uma obra mais completa. Outra falha, na minha visão, é em relação ao primeiro capítulo que poderia ser mais profundo na descrição da ficha criminal do nosso querido Walter White. Poderiam ter abordado todos os crimes, não apenas os envolvimentos nos assassinatos.
Por fim, um livro imperdível pra quem é fã da série e ficcionado por temas filosóficos.

Claudio 16/03/2015

Breaking Bad e a Filosofia
Este é mais um, de uma série de livros, que abordam a cultura da atualidade sob o ponto de vista da filosofia. Escrito por vários autores"Breaking Bad e a Filosofia" procura discutir questões morais e filosóficas a partir de uma das séries de maior influência da televisão norte americana dos últimos anos.

O livro é dividido em 7 capítulos e 19 textos que se distribuem ao longo de suas 294 páginas. Começa delineando a personalidade do personagem principal Walter White, seu drama pessoal e familiar. Retrata a transformação, no decorrer da trama, do professor de química em um traficante de metanfetamina, frio e calculista, que adota o pseudônimo de Heisenberg.

Os autores lidam com temas como a busca pela felicidade a qualquer preço e o dilema humano diante da possibilidade da morte. Propõe reflexões sobre o estado de limitação ao qual estamos todos encerrados. Não de menos importância são as questões envolvendo o uso e a legalização das drogas, sejam elas de que espécie forem.

Por fim, temas como o utilitarismo e individualismo formulado por John S. Mill percorrem todo o livro e procuram mostrar as responsabilidades dos atos de Walt, ainda que o personagem os considerem legítimos, mas por isso mesmo, podem e devem ser questionados por quem os observa de fora.

OPINIÃO SOBRE O LIVRO:

Livros que abordam questões filosóficas sempre são cercados por expectativas, principalmente por parte do leitor apaixonado pela arte de pensar e de propor interpretações para entender o mundo que o cerca. Comigo não foi diferente, ainda mais tendo em vista que sou ávido por ler e por assistir um bom seriado.

Breaking Bad e a Filosofia é mais um livro de uma linha editorial que procura analisar certos movimentos ou expoentes da cultura pop moderna a luz da filosofia. Já havia lido vários livros neste sentido (Matrix, U2, Crônicas de Nárnia, Lost) mas este se diferencia por um particular: ele possui uma linha mestre que permeia todo o livro, a saber, o utilitarismo e a responsabilidade moral.

Assisti ao seriado todo com suas cinco temporadas, sendo que o livro aborda até a quarta, e os autores do livro procuraram descrever o personagem dentro desta limitação temporal, conscientes de que haveria mais uma. Posso afirmar que eles foram bem em suas abordagens a respeito da trama, pois falaram acerca de questões universais que impactam todo ser humano.

São reflexões acerca de um pai de família, professor de química que se descobre com câncer e por conta disto torna-se um traficante perigoso para que desta forma possa prover o futuro sustento financeiro de seus familiares é o ponto de partida do livro. Como Walt se torna Heinsenberg? Não haveria outra saída? Por que traficar drogas? As escolhas de Walt poderiam ter sido diferentes?

Estas e outras tantas perguntas são feitas no decorrer do livro e os autores propõe, dentro do utilitarismo, que Walt fez o que achava correto, ainda que as vezes hesitava em determinadas situações. Mas as dúvidas iam sendo suprimidas pelas certeza e pelo sentimento de poder que adquiria a partir do momento em a série se desenrolava.

Todos nós passamos por momentos na vida que teremos que tomar decisões que podem prejudicar algumas pessoas, mas que visam um bem maior. Quais os critérios de nossas escolhas nesses casos? Até que ponto somos responsáveis pelas consequências de nossas atitudes? Estas são algumas questões levantadas neste escopo.

O livro aborda uma questão polêmica e atual: a liberação das drogas para fins recreativos. O alcool foi proibido nos EUA em meados de 1920, mas mesmo assim havia o consumo ilícito. Fumo e bebida matam tanto quanto outra droga ilícita, senão mais, e nem por isso estão proibidas na maior parte dos países ocidentais. Ao contrário, a legalização da maconha encontra forte resistência em certos países democráticos, embora há avanços quanto ao seu uso medicinal e recreativo nos Estados Unidos.

Como crítica, ouso afirmar que o livro poderia ser mais abrangente no trato dos personagens. Com excessão de Skyler, ainda que haja menções a Jesse, Gus e Hank, estes são relegados a um segundo plano. Já no seriado original além de Walt, há um núcleo familiar forte, além de Jesse, Gus e o cômico advogado Saul que dão suporte ao sucesso da série. Talvez por ser uma obra filosófica e não necessariamente psicológica, este não era a principal preocupação dos autores do livro, mas sim lidar com o personagem principal e suas escolhas e motivações.

Se o livro tem um mérito, eu diria que é justamente este, o de nos confrontar com nossas escolhas e a liberdade que temos de tomar decisões que conscientes ou não, podem trazer uma série de implicações as pessoas que estão ao nosso redor. Nos faz refletir sobre a busca da felicidade e a finitude de nossa curta existência, e por isso mesmo a procurarmos fazer algo que beneficie o maior número de pessoas que estejam ao nosso alcance.

Boa Leitura!

Por Claudio Amarante

site: http://operegrino.tumblr.com/post/113831073789/resenha-breaking-bad-e-a-filosofia
BarbaraF. 28/11/2015minha estante
Ótima resenha. Sinto como se fossem minhas palavras haha! No começo fiquei pensando se não teria sido melhor terem esperado o final da quinta temporada. Talvez tenha sido lançado antes do término da série por marketing, para vender mais, já que havia bastante expectativa sobre seu desfecho e a venda de produtos relacionados à Breaking Bad estava aquecida, mas depois achei interessante, pois é até divertido ver o que os autores pensavam sobre o que aconteceria na última temporada e trabalharam com algumas hipóteses. Outra coisa que achei interessante também, é que me fez lembrar que enquanto eu assistia aos episódios, na época que foram lançados, pensei naqueles aspectos moral e filosófico que os autores abordaram, porém sem valor empírico. Dei nota três, pois achei um livro mediano. Não é ruim, mas também não é excelente.

Reccanello 06/05/2020

Por que não me dediquei mais à química?
Apesar de leigo em filosofia, mas sendo um grande fã da série, o livro possibilita um aprofundamento na mente de Walter White, permitindo conhecer suas motivações, suas desculpas para mascarar essas mesmas motivações, e, principalmente, faz com que mergulhemos no processo de transformação do professor medíocre no übermensch de Nietzsche.
Glaucia 06/05/2020minha estante
Eu sou apaixonada pela série ,tenho vontade de ler esse livro,mais na vrd não ouço muito falar dele ,mais então vc gostou neh?

Reccanello 07/05/2020minha estante
Sim, gostei. Tem algumas partes bem chatas, mas, no geral, é muito bom.

Luiz Amaro 21/11/2019

Não Basta Ser Fã de Breaking Bad
Eu como fã de Breaking Bad fui sedento para ler esse livro e vou logo avisando: não basta ser fã de Breaking Bad para ser fã desse livro.

O leitor precisa acima de tudo ter a mente aberta para filosofia teórica. Aqui são citados pensamentos de Aristoteles,Martin Heidegger,Shakespeare,Immanuel Kant. E são abordados assuntos como utilitarismo do ato,existencialismo, realidade/real. Se mesmo assim você está disposto a encarar essa leitura, tenha certeza que você aumentará muito seus conhecimentos e argumentos sobre Breaking Bad, será apresentado a outros pontos de vista que passou despercebido e asseguro que você será destaque nas rodas de debates sobre a série!

Porém como nem tudo são flores eu acabei achando um livro repetitivo, muitas vezes ele resgata o que já foi falado uma, duas, três, quatro vezes. Também achei que o livro se perde no contexto, incluindo passagens de outra série (Mad Men), fazendo analogias desses personagens com os de Breaking Bad. Achei difícil de acompanhar e confesso que dispersei em alguns momentos.

E Minha maior ressalva, é o livro ser contato até a 4ª temporada, é uma pena, já que os autores sabiam que a 5ª temporada já tinha sido anunciada. Poderiam ter aguardado um pouco mais para lançarem um livro mais completo.

Naldo 04/10/2014

o livre mostra um pouco do universo dos personagens de fiel.

Caio Lamarão 27/02/2020

Entendo a transformação
Leitura extremamente engrandecedora, como leigo em filosofia, achei o livro muito interessante, encontrei diversas visões e teorias que analisaram muito bem o comportamento e a evolução das personagens, sem uma linguagem difícil - até bem fácil - devorei o livro em poucos dias.
Fã da série que sou, encontrei no livro alguns insights sobre comportamento que tinha reparado assistindo a série que são explicadas e aprofundadas;

Não classifico como Excelente o livro pela pouca variedade de episódios que os escritores abordam.

Basicamente, são 5 episódios que são analisados durante o livro todo (sobre diversas perspectivas filosóficas, ok.) e para o leitor acaba ficando um pouco repetitivo quando chega ao final do livro.

Tenho consciência que a complexidade de Walter White na série é algo único, mas gostaria que tivessem se aprofundado mais nos personagens secundários também.

Recomendo a leitura, até para os que não são tão fãs da série! Ótimo livro!

Inlectus 23/07/2021

É bom.
Não vou negar que é uma leitura bem empolgante que nos faz pensar sobre o que realmente é justo, moral, necessário, certo ou errado, nesse mundo indecênte.

Sarah L.T. 30/12/2020

Uma análise sobre tudo
Breaking Bad e a Filosofia é um livro para, acima de tudo, aqueles que gostam de filosofia. Os autores utilizaram, ao meu ver, partes da história para exemplificar conceitos filosóficos e não o contrário, mas isso não fez com que o livro não atingisse as minhas espectativas. Esse livro me fez entender a moral, a ética utilitarista e o Existencialismo de um jeito bastante divertido, utilizando a minha série preferida para isso.

João Vyctor 23/11/2014

Boa leitura.
No final das contas eu gostei do livro, pois o autor alguns detalhes que antes eu não tinha notado em relação ao caráter, ou a forma de pensar de Walter e demais personagens (Skyler, Marie, Hank). Gostei bastante da forma como analisou em até que ponto Walt tinha culpa pelas morte que ocorreram ao decorrer da série (vale ressaltar que esse livro foi escrito até a 4ª temporada). A análise sobre a relação de Walt com Jesse foi o que mais gostei. Mas o que achei muito chato, foi que o autor se torna muito repetitivo em algumas de suas análises, por exemplo, repetindo conceitos, conclusões, e ficando bastante preso em alguns episódios específicos, eu preferiria que a análise fosse mais linear, seguindo as temporadas na ordem correta. E depois até menciona casos similares, enfim, recomendo a leitura, pra quem gosta do seriado vale a pena.
João Vyctor 23/11/2014minha estante
*Mostrou
*Mortes

Elisângela 31/12/2015

Explicação Filosófica
Este livro analisa filosoficamente a série Breaking Bad até a 4a. temporada. Analisa os papéis de Walt, Jesse, Jane, Skyler, Marie, Hank, Gus, etc. do ponto filosófico, isto é, qual o papel e a mensagem que cada um transmite na série comparado com o mundo real.
Muito bom este livro e bastante filosófico também.

Ariel 08/06/2022

Livro muito bom sobre a melhor série de todas
O livro trás um ponto de vista muito bom sobre a série, fazendo você percebe detalhes da historia que te faz gostar mais da série.
O ator tem comhecimento para falar sobre a série e sobre química.
Muito bom, recomendo a leitura para quem gosta da melhor série da história!

Leonam8 07/01/2024

Repetitivo
Achei o livro repetitivo, todo capítulo ele falava sobre o que walt fez, detalhando o caso ao invés de ir direto à dissertação do que queria falar. Tirando isso, a parte de unir filosofia e uma série pop ficou bom, trouxe várias perspectivas e avaliações sobre as atitudes e comportamentos dos principais personagens. Se não fosse esse fato de ser repetitivo, daria mais estrelas.