O Resgate

Resenhas - O Resgate

Priscila Yume 14/09/2014

Minhas impressões...
Oi Leitores,

A resenha de hoje é especial para quem é fã de Nicholas Sparks!
O Resgate foi republicado pela editora parceira Arqueiro e tenho que admitir que me rendi e adorei a escrita do Nicholas e sim, tem partes tristes, que te tocam e fazem você querer chorar junto com os personagens, mas me fizeram dar algumas risadas também. Quanto ao livro O Resgate minha opinião foi super favorável, então vamos conhecer a sua história?
Denise Holton é uma garçonete e mãe solteira, que saiu de Atlanta e foi morar na pequena cidade de Edenton, na casa que recebeu de herança de seus avós. Para poder se dedicar em tempo integral aos treinos e ensino de seu filho Kyle, de quase cinco anos que apresenta uma dificuldade no processamento da linguagem, Denise muda radicalmente sua vida.
Ela tem uma vida difícil, com pouco dinheiro, sem amigos que vivam próximo e vários diagnósticos errados sobre o problema de seu filho. Quando voltava de uma das consultas, caia uma tempestade que dificultava a visão da estrada e, quando chegava na entrada de sua cidade, um veado estava parado no meio da estrada, ao tentar não atropelá-lo, acabou por fazer o carro capotar.
Taylor McAden é um empreiteiro, bombeiro voluntário e solteiro. Aos 37 anos ele guarda um grande segredo e uma culpa que o impele a se pôr em perigo para salvar a vidas das outras pessoas.
O que era para ser apenas mais um chamado e um trabalho de sinalização da fiação na estrada pós-tempestade, mudou quando ele encontrou um carro fora da estrada com uma mulher desacordada.
Denise ao acordar não esperava ter que descobrir que seu pequeno filho simplesmente tinha desaparecido. Em meio a uma noite chuvosa e um pântano próximo ao acidente e possível paradeiro de seu filho, ela só pode contar com a ajuda de Taylor e os bombeiros, que sabem que cada minuto é essencial caso queiram encontrar Kyle com vida.
Em meio às perdas do passado e às descobertas do presente, Denise e Taylor descobrem a atração existente e, mesmo com todos os medos e incertezas, resolvem viver esse novo sentimento.
Mas, será que o passado de Taylor permitirá que ele abra seu coração e viva esse amor sem culpa, ou seu instinto suicida o afastará de Denise para sempre?
Será que Denise está pronta para viver um novo relacionamento e deixar que Taylor entre em sua vida e na de seu filho?
Com uma escrita fluída, Sparks consegue nos trazer um livro emocionante, que faz o leitor pensar na vida e em suas adversidades, como uma escolha, um momento pode mudar todo o seu futuro e nos faz ansiar por um final feliz.
Segundo o autor, esse foi o livro mais difícil de ser escrito, pois ele se remetia à história de seu segundo filho, Ryan, que apresenta a mesma doença do pequeno Kyle. Embora o autor utilize fatos da sua vida e pessoas próximas para dar base às suas histórias, realmente esse livro foi muito emocionante.
Não sei se o fato de ter uma filha pequena (dois anos) ou cuidar dela sozinha a maior parte do tempo, eu conseguia entender as angústias e os motivos de Denise em abandonar tudo por seu filho e colocar o bem estar dele antes do seu e, em muitos casos, ficava imaginando que seu eu estivesse no lugar dela, teria feito escolhas semelhantes, sobretudo no que se referia ao Taylor (só seria muito mais má, rsrsrsrsrsrs).
Com certeza é uma leitura mais que indicada e com certeza está entre minhas leituras preferidas do ano.
Alguém já leu esse livro? O que acharam?
Espero que tenham gostado!
Beijos e boa leitura!!!!

Marcos 25/09/2014

Denise é uma professora de uma cidade do interior dos Estados Unidos. Por ter de abrir mão de toda a sua herança e todo o dinheiro que tinha, ela vive numa casa antiga junto com seu filho Kyle, de 4 anos. Seu salário e sua dedicação ao filho faz com que eles vivam com um orçamento bastante apertado. Numa noite de chuva, ao retornarem para casa, o carro onde estavam tenta desviar de um cervo na estrada e acaba batendo. Ao acordar do impacto, Denise procura por seu filho, mas percebe que a porta traseira está aberta e Kyle não está no carro. Seu desespero só aumenta. Teria Kyle sido sequestrado? Saído do carro voluntariamente? Morrido e já retirado por algum transeunte?

Taylor McAden é bombeiro voluntário da cidade de Edenton. Sempre quis seguir essa profissão desde pequeno e sempre gostou da adrenalina e de ajudar os outros. Porém ele tem uma barreira muito forte: não consegue entregar-se a uma nova paixão. Mesmo conhecendo muitas mulheres, ele praticamente já ficou com Edenton inteira, ele ainda não encontrou sua alma gêmea e sempre que um novo relacionamento começa, algo nele diz para não seguir em frente com aquilo. Em uma noite de tempestade forte, enquanto sinalizava postes caídos na estrada, se depara com um carro batido no acostamento e com uma mulher sozinha dentro. Logo ela pergunta sobre seu filho e pede para o bombeiro ajudá-la a encontrá-lo. Taylor aceita a missão, porém logo descobre que ela será mais difícil do que imaginava: Kyle tem problemas de audição e fala e gritar seu nome não adiantará. Taylor parte então para o resgate que mudará sua vida para sempre.

O Resgate é um livro que fala sobre amor, essencialmente. Sobre vários tipos de amor na verdade: amor de mãe para filho, entre um homem e uma mulher e sobre o que as pessoas são capazes de abrir mão pelo bem dos seus. Ao lermos o relacionamento de Taylor e Denise, vemos as reentrâncias que o passado desses personagens trazem para o presente deles. O que eles são hoje são consequências da vida, de coisas que aconteceram.

Ao se aproximar do final o livro traz grandes reviravoltas na história, que afetarão a quase todos os personagens. O momento da revelação do segredo de Taylor é um dos momentos mais lindos que já li, muito emocionante. Um evento também afetará muito a relação dos personagens entre si e tudo pode mudar a partir daquele momento.

Vale destacar o cuidado que o Sparks teve em retratar uma criança com Distúrbio do Processamento Auditivo Central - DPAC. As falas de Kyle foram muito bem retratadas, passando a noção real de como ele tinha dificuldade em formular as palavras e ouvir os sons. Cabe destacar também o trabalho da tradutora Maria Clara de Biase em conseguir trazer as palavras de Kyle para o português mantendo o sentido claro e direto. Trabalho muito bem feito.

No epílogo do livro é mostrado como o Sparks descobriu tanto sobre o assunto. Não vou revelar o motivo, pois seria um spoiler, mas é uma informação bem interessante sobre o autor que eu desconhecia e que achei sua atitude muito nobre em compartilhar com os leitores.

A narrativa de Sparks é deliciosa. Sei que sou suspeito de falar isso, afinal sou fã do autor, mas suas descrições e a dosagem entre elas e os diálogos fazem a leitura ficar deliciosa. Gostei muito da construção dos personagens, sobretudo de Taylor. O seu passado explica muito do que ele é hoje e uma grande revelação está em seu caminho.

Livro mais do que recomendado a todos que gostam de romances com pitadas de drama e a quem é fã do autor. Se tornou um dos meus favoritos dele.

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-resgate-de-nicholas-sparks.html

Teca Machado 30/09/2014

Mais um Nicholas Sparks: O Resgate
Já até perdi as contas de quantos livros do Nicholas Sparks li. Tenho alguns deles entre os meus preferidos, como O Diário de Uma Paixão, Um Amor Para Recordar, A Escolha, Um Porto Seguro, A Última Música e assim por diante. Mas tenho lido vários dele que gosto bastante e tudo o mais, que vale a pena ler, mas não tem aquele tchanam que faz entrar nos favoritos de toda a vida. É o caso de O Resgate, escrito em 2000, mas só publicado em português recentemente.

O Resgate é lindo. Tem alguns momentos de dar o nó na garganta e marejar os olhos. Mas não cheguei a me debulhar em lágrimas como em outros. Acho que o Nicholas Sparks está ficando menos trágico.

O casal da vez é Denise e Taylor. Mas temos um acréscimo na história: O pequeno Kyle. Denise é uma mãe solteira que acabou de se mudar para a pequena cidade de Edenton, na, PASMEM!, Carolina do Norte. Kyle tem quatro anos e algum problema que ninguém consegue descobrir. Ele é atrasado na fala e na comunicação com o mundo. A mãe já tentou todo tipo de diagnósticos, exames e médicos e cada um fala uma coisa: autismo, retardo, problema de processamento, mas ninguém sabe ao certo. Cansada disso tudo, a pequena família se muda para o interior, para uma vida simples, e ela mesma passa a treinar e a ensinar Kyle em casa.

Numa noite de tempestade, Denise e Kyle sofrem um acidente de carro. Denise bate a cabeça, fica desnorteada e, quanto olha para o banco de trás, o filho sumiu. Ela foi socorrida por Taylor, um bombeiro voluntário, que começa uma busca frenética pelo menino.

Depois de passado o susto, Denise e Taylor começam a se aproximar. Ele acredita que encontrou alguém que o entende, que passou pelas mesmas dificuldades de vida que ele, e ela vê nele um homem que a faz feliz, que cuida dela e, principalmente, é doido por Kyle.

Mas fantasmas do passado, principalmente dele, assaltam o relacionamento a ponto de fazer o que era perfeito desandar. Mais do que resgatar mãe e filho do acidente e do desaparecimento, quem precisa ser resgatado de si mesmo é Taylor.

A fórmula é a mesma de sempre, mas dá certo. Se bem que dessa vez o foco nem é tanto o casal principal, mas o relacionamento da mãe com o filho. O interessante desse livro é Kyle e a sua doença desconhecida, pois Nicholas Sparks conta que o problema do Kyle era o mesmo do seu filho Ryan. O garoto e os pais passaram pelo terrível processo de ninguém saber o que estava errado e depois resolverem dar um jeito com treinos caseiros, assim como Denise fazia.

Denise é determinada e inteligente. Teve que aprender a se virar sozinha e coloca o filho acima de tudo na sua vida. Taylor é corajoso, mas ao mesmo tempo um bundão (Desculpa a palavra, pai, haha). Com medo de compromisso por um motivo que nem deveria ser levado em conta nesse caso, ele prefere jogar fora a felicidade do que assumir os erros e enfrentar o passado. Mas ainda assim ele é um fofo, doce, do tipo que toda mulher gostaria de ter. Kyle é um docinho de caju que eu quero levar para minha casa, haha. Mas um dos melhores personagens do livro é Mitch, melhor amigo de Taylor.

A leitura de O Resgate é rápida, doce e romântica, como todo livro do autor é, mas dessa vez com um pouco menos de açúcar do tipo ó, amor meu, luz da minha vida, te quero para sempre. É um tanto mais realista. Ótimo para tardes para relaxar.

Recomendo.

Teca Machado

site: http://www.casosacasoselivros.com/2014/07/mais-um-nicholas-sparks-o-resgate.html

Thaisa 30/09/2014

O Resgate me surpreendeu!
Há muito tempo que ouvi falar em Nicholas Sparks e seus livros, mas ainda não havia tido a oportunidade de ler nenhum deles. O Resgate foi meu primeiro contato com o autor.
Nesse primeiro contato me deparei com uma história de amor bem estruturada, um enredo envolvente e personagens marcantes, porém tive uma certa estranheza com a escrita de Sparks. Antes que entendam errado, quero dizer que amei o livro. Tenho outras obras do autor e pretendo ler muito em breve. Minha estranheza foi pelo fato de estar habituada a terminar os romances suspirando e isso não aconteceu com O Resgate. Fiquei satisfeita com o desfecho da história, até fiquei com um sorriso bobo no rosto, mas não fiquei suspirando sonhando com o príncipe encantado. Creio que isso aconteceu pelo fato de Sparks não criar uma história fantasiosa longe de nossa realidade. São personagens quase reais, palpáveis e nada perfeitos, com histórias que podem acontecer perfeitamente no cotidiano de qualquer um. Sim, o enredo é lindo e emocionante e fiquei com vontade de encontrar um amor igual ao de Denise e só dei 4 estrelas ao livro pelo fato do autor não arrancar meus suspiros apaixonados.

Confira o restante da resenha no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/09/resenha-o-resgate-de-nicholas-sparks/

Liachristo 05/10/2014

O Resgate - Nicholas Sparks - Editora Arqueiro
Antes de iniciar esta resenha preciso fazer um comentário: Eu e o Nicholas temos uma relação conturbada, meio de amor e tristeza...
Tem livros do Nicholas Sparks que amo e tem outros que não gosto. Muitas vezes detesto os finais que ele coloca em seus livros. Mas, não posso deixar de dizer que ele escreve bem, que coloca muito sentimento em sua escrita, e que a maioria dos seus textos são bem críveis e realistas. Por isso, sempre vale a pena conferir suas histórias.

Nicholas Sparks, é certamente um dos autores mais queridos da América... Aqui, em O Resgate, Nicholas conta uma história sobre fazer o maior compromisso de todos ... amar alguém para sempre.

Quando confrontado por grandes incêndios ou acidentes mortais, o bombeiro voluntário Taylor McAden se sente compelido a assumir riscos terríveis - corre o risco que for preciso para salvar vidas. Mas há um salto de fé, que Taylor não se permite ter, que é o de se apaixonar. Durante todos os seus anos de vida adulta, Taylor buscou mulheres que precisavam ser resgatadas, as mulheres que ele deixa assim que a crise passa, assim que o relacionamento começa a se tornar verdadeiramente íntimo.
Então, um dia, a fúria, de uma terrível e forte tempestade atinge sua pequena cidade sulista.

Denise Holton, uma jovem mãe solteira, está dirigindo por esta cidade quando seu carro derrapa para fora da estrada. Ela estava perto de uma área pantanosa conhecida por pessoas que se perdem lá e quase nunca são encontradas. Com ela está o seu filho de quatro anos de idade, Kyle, um menino com graves dificuldades de aprendizagem e por quem ela sacrificou tudo.
Ela é encontrada por Taylor McAden, inconsciente e sangrando, mas seu filho Kyle que estava com ela, não será encontrado neste momento.

Denise é levada para o hospital, enquanto a busca por Kyle continua. Com recursos limitados, uma criança que não vai responder se for chamada, e a temperatura em queda, as chances de encontrar Kyle eram bastante reduzidas. Mas, Taylor que parece ter o dom de encontrar e resgatar pessoas, milagrosamente encontra Kyle escondido e surpreendentemente ileso.

Denise e Taylor desenvolvem uma atração mútua um pelo outro, e aos poucos eles começam uma amizade que logo caminha para um romance.

Taylor não sabe que esse resgate será diferente de todos os outros, exigindo muito mais do que coragem física. Isso vai levá-lo para a possibilidade de seu próprio resgate de uma vida vivida sem amor. Isso vai exigir-lhe abrir as portas para o seu passado que foi fechado pela dor.

Nicholas molda seus personagens com tanta realidade e intimidade. Ele nos concede uma visão sobre as dificuldades de uma mãe confrontada com o que parece ser uma tarefa impossível, o amor e a força do coração de um menino e Taylor, que entra em cena e acaba sendo salvo de si mesmo.

O Resgate de Nicholas Sparks tece seu encanto, e o fato de saber que esse livro foi feito baseado nas dificuldades e experiências que o Nicholas e a esposa passaram para criar seu filho Ryan, que tem este mesmo problema, tenha sido um dos fatores a ter me tocado tanto. Ele nos envolve na história e ainda nos ensina algo sobre a nossa própria vida.

Desta vez o autor me fisgou de jeito. Ele me fez sorrir, chorar e me deixou completamente encantada por sua história.
Claro que super recomendo este livro.

site: http://www.docesletras.com.br/p/resenhas_8.html

Thais 13/10/2014

Nessa história conhecemos Denise, mãe solteira que após herdar a casa de sua avó, vai morar com seu filho Kyle - de apenas 4 anos - no interior do estado. Em uma terrível noite de temporal ela sofre um acidente de carro e perde os sentidos, porém ao se recuperar descobre que Kyle não está mais preso em sua cadeirinha no banco traseiro. Para piorar a situação o garoto precisa de cuidados constantes pois tem graves problemas com a fala, e o fato dele nunca responder a pergunta alguma só faz com que dificulte ainda mais sua busca. É aí que entra Taylor McAden, servindo como voluntario no corpo de bombeiros da cidade, ele acaba encontrando o menino e o devolvendo são e salvo para mãe. A partir daí um romance pinta no ar, e aos poucos Denise e Taylor vão se conhecendo. O único problema é que Taylor ainda não conseguiu curar as feridas de seu passado, e isso faz com que ele acabe atrapalhando sua própria vida toda vez que ela começa a entrar no eixo.

Com uma narração (a lá tio Nick) deliciosa, feita em terceira pessoa, Nicholas Sparks nos vai conduzindo por uma linda história de superação. Temos aqui uma mãe/mulher batalhadora, que ao mesmo tempo que trabalha duro durante as noites para por o que comer dentro de casa, usa suas horas livres do dia para avaliar e ensinar ao filho coisas aparentemente simples para qualquer outra crianças, mas que no caso de Kyle acaba não sendo tão simples assim. E saber que todo esse processo criado pela personagem na verdade é algo pelo qual Nicholas e sua família passou, é extremamente comovente.

Confesso que cheguei a acreditar que o livro não seria muito previsível, e que nenhum tipo de tragédia fosse usada pelo autor, só que não (e eu não tenho nenhum problema com isso). Estava tudo indo muito bem e lindo até as ultimas 100 páginas do livro, quando de repente tive vontade de grudar na garganta de Taylor McAden e faze-lo enxergar o quão cretino ele estava sendo. Com certeza meu julgamento foi um pouco precipitado, e acabei me emocionando muito com a reta final dessa história. Chorei um pouquinho, nada de exagerado, mas chorei! E posso dizer que 'O Resgate' é mais um dos livros maravilhosos do tio Nick que eu já li. Transmite toda a essência do titulo através do resgate que é feito em cada um desses três personagens: Denise, Taylor e Kyle. Estou desesperadamente ansiosa por uma adaptação cinematográfica, pois a linda mensagem passada neste livro merece expandir outras mídias também.

No Blog: http://migre.me/mgFH0

Quésia M. 14/10/2014

O resgate do amor <3
Mais uma vez Nicholas se superou. Há quem diga que as histórias dele são repetitivas, mas eu digo que são perfeitas. Quem não gosta de um romance bem escrito e que nos faz viajar e desejar um amor igual?

O resgate é um livro de amor, superação, salvação e família. A história se passa em Edenton, na Carolina do Norte, uma cidade pequena e calma, onde todo mundo se conhece. Taylor é voluntário no corpo de bombeiros, enfrenta situações de risco para salvar pessoas desconhecidas, mas nem ele mesmo sabe que é para salvar a si mesmo. Em um dia de tempestade, ele encontra Denise em uma situação difícil e assim começa O resgate entre ambos. Taylor e Denise têm que deixar para trás seus medos, anseios e o passado, que se faz tão presente na vida de Taylor. O final lindo nos mostra que o amor vence, que a família é importante e que amigos são necessários. O resgate é um livro que quando começa a ler não consegue parar, uma leitura envolvente e gostosa que combina com chocolate quente e cobertor :p

Não vão se arrepender, eu prometo!

Emerson 19/10/2014

Resenha: O Resgate
Começamos o livro conhecendo Denise uma moça de vinte e nove anos que já sofreu muito na vida, perdeu os pais e os avós muito nova e por um descuido engravidou, no começo se viu perdida, sem família e sem o apoio do pai da criança como levaria essa gravidez adiante? Mas ela já tinha passado por tantas coisas difíceis na vida que uma gravidez até parecia um milagre, ela não estaria sozinha, teria alguém para dividir seus dias solitários e tristes.

Kyle nasceu, um menino lindo e saudável, mas chegando numa certa idade foi constatado que ele não se desenvolvia como as crianças normais, Denise o levou a diversos médicos e cada hora um novo diagnóstico era dado, uma hora autismo, outra surdez e por aí vai, e a cada nova descoberta Denise procurava estudar e se inteirar da possível doença do filho, mas depois no final não era nada daquilo, até que o que Kyle realmente tinha era uma dificuldade em entender a linguagem, mas Denise sentindo que o filho precisava muito dela, deixou seu trabalho como professora de lado e ela mesma cuida do filho em casa e treina com ele quatro horas por dia, o incentiva a aprender as palavras, é lindo de ver o que ela como mãe foi capaz de fazer pelo filho, realmente amor de mãe é o maior amor do mundo. Nem preciso dizer que isso foi a parte que mais me tocou no livro, mas o livro não é composto só de Denise e Kyle.
"Não, conclui, não seria melhor. Se havia uma alegria em sua vida, era o filho. Era engraçado como ele podia deixá-la maluca e ainda fazer com que o amasse por isso."
Denise Holden era uma professora em Atlanta e, depois de uma única noite com um cara, teve seu mundo virado de cabeça para baixo. Como se não bastasse o pai não querer a criança, Kyle nasceu com problemas de fala e audição e, aos 4 anos de idade, ainda tem muita dificuldade em se comunicar.

Depois de abandonar sua antiga vida e mudar-se para a pequena Edenton, Denise passou a trabalhar quatro horas por dia, seis dias por semana, para estimular o desenvolvimento do filho. O progresso é lento, mas existe.

Em mais um dia de visita ao médico, na volta para casa, Denise e Kyle se veem em meio a uma terrível tempestade e um desagradável acidente. Quando consegue ser resgatada, ela nota uma coisa terrível: seu filho não está onde deveria, na cadeirinha do banco de trás.

Taylor McAden, voluntário do corpo de bombeiros, tenta acalmar a moça, mas em vão. Após se inteirar dos fatos, rapidamente ele organiza um grupo de busca que agrega mais gente a cada minuto e, mesmo em meio à tempestade, não desiste.

Em meio a todo o desespero, Denise percebe que Taylor não é apenas um voluntário comum, mas alguém disposto a fazer qualquer coisa para salvar alguém até dar a própria vida. Depois de passado o susto, o caminho dos dois começa a se cruzar e uma inesperada amizade surge daí: não só entre Taylor e Denise, mas especialmente entre Kyle e o rapaz.

Acompanhar o desenvolvimento do relacionamento dos três e tentar entender os protagonistas é o grande encanto da história. Taylor perdeu o pai logo cedo e tornou-se um homem bom, mas inconsequente no que diz respeito a ajudar as pessoas e, principalmente, com o coração fechado para o mundo.

Denise é uma batalhadora, dá orgulho ver sua trajetória que não é perfeita, mas muito digna. Ela é o exemplo de mãe determinada e mulher, já que consegue, muitas vezes, analisar friamente as situações e tomar a melhor decisão pensando em sua pequena família.
Os personagens são muito bem construídos, todos com uma grande carga emocional de decepções do passado e tristezas profundas que os marcaram e os deixaram receosos. Acho que SPARKS trabalha muito bem com as feridas que demoram a cicatrizar, e esse é um dos motivos de eu idolatrar tanto o autor. O livro tem uma Narrativa bem leve e agradável ,com pequenos capitulos. O livro é narrado pela primeira pessoa.

"- E você não sabe o que eu sei. Que Kyle tem mais coração, mais espírito do que qualquer criança que já conheci. Você saberia que Kyle é o filho mais maravilhoso que qualquer mãe poderia desejar. Saberia que, apesar de tudo, ele é a melhor coisa que já me aconteceu. É o que há de bom na minha vida."

site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/

@APassional 04/08/2014

O Resgate * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
O Resgate é uma história sobre um amor de mãe capaz de transpor barreiras quase impossíveis; sobre o amor ao próximo, presente nos atos de solidariedade e empatia; sobre o amor dos amigos verdadeiros, que nos acompanham nos bons e maus momentos; e sobre o amor romântico, do tipo que aquece o corpo, o coração e a alma, cura velhas feridas e transforma os momentos simples da vida em tesouros preciosos.

Na relação entre Denise e o seu filho Kyle, percebi um amor maternal forte e comovente, manifesto não somente em palavras, mas principalmente em ações. Kyle tem cinco anos mas quase não fala, ele tem dificuldade de interpretar o que ouve e de se expressar através da linguagem. O maior sonho de Denise é que seu filho um dia possa se comunicar com ela e com as outras crianças, fazer amigos e ser feliz. Todos os dias, Denise treina exercícios de linguagem com Kyle durante horas. É um trabalho lento e que exige paciência, mas felizmente vem dando resultados positivos.

Eles vivem em Edenton, na Carolina do Norte, e os conhecemos bem no meio de uma tempestade terrível, muita água nos recepciona e já mergulhamos fundo nos problemas da Denise, uma mulher tão sofrida e lutadora, que ficamos torcendo para que depois da tempestade venha a bonança. Mas acontece um acidente na rodovia e, ao recuperar os sentidos, Denise percebe que seu filho abriu a porta do carro e desapareceu, numa área perigosa e cercada pelo pântano. É durante o resgate de Kyle que percebemos o amor ao próximo entrando em ação, tanto na atitude dos bombeiros e voluntários que se mobilizam para ajudar nas buscas pelo menino, quanto na iniciativa da sra.Judy que, mesmo sem conhecer Denise, tem a sensibilidade de ir ao hospital ficar ao lado dessa mãe ferida, sozinha e desesperada.

Taylor McAden é um dos bombeiros voluntários de Edenton, é ele que avista o carro de Denise na estrada após o acidente, e também é o responsável por resgatar Kyle no pântano, depois de várias horas de buscas e aflição. Taylor se torna o herói de Kyle, e também seu primeiro amigo. A maneira carinhosa e espontânea como Taylor trata seu filho, deixa Denise à vontade e confiante em sua presença, e a afinidade entre eles leva os três a fazer várias coisas juntos, como se fossem uma família. Aos poucos, a amizade entre Denise e Taylor transforma-se em amor e eles realmente fazem um aos outro muito felizes.

Mas o tempo passa e Denise percebe que Taylor não consegue falar sobre o passado, nunca faz comentários sobre o futuro deles e não expressa seus sentimentos em palavras. Taylor possui um bloqueio emocional que o impede de se abrir com as pessoas e de assumir relacionamentos duradouros. Ele tem um trauma relacionado à morte do pai e um sentimento de culpa que boicota qualquer felicidade que possa vir a ter. Mas Denise é uma mulher madura, que pensa não somente em si, como também no filho, ela não pode continuar arriscando seus sentimentos e os da criança. Quando uma sucessão de eventos modifica o comportamento de Taylor, só o amor será capaz de resgatá-lo(s).

O Resgate nos propicia um tornado de emoções logo nas primeiras páginas, sentimos pena, angústia, dor, alívio, gratidão... aos poucos a tempestade se acalma, a rotina do dia a dia se apresenta, e a partir daí acompanhamos com mais calma nossos protagonistas, descobrindo o que os move. Na verdade, Denise e Taylor são duas almas bastante solitárias: ela perdeu toda a sua família antes de completar 21 anos e ele vive uma espécie de solidão auto-imposta após a morte trágica do pai. Portanto a história não se trata apenas de um resgate “físico”, mas também de um resgate de almas, de sonhos abandonados, de permitir-se amar e ser amado.

O livro é lindo e me emocionei diversas vezes durante a leitura, quem usa óculos sabe que isso significa várias pausas pra enxugar tudo rsrsrs... mas as lágrimas foram na maioria das vezes de emoção mesmo, sou uma manteiga derretida quando se trata de histórias com crianças e demonstrações de amor.

A vida em Edenton é retratada de maneira excepcional pelo autor, toda vez que conheço uma nova cidadezinha da Carolina do Norte através do Sparks, é como eu estivesse visitando o local, porque ele sabe integrar de forma mágica ao enredo todas as paisagens naturais, pessoas, costumes e clima das cidades que escolhe para ambientar suas histórias.

No final, há uma "Nota do Autor", onde ele explica que O Resgate é o livro mais pessoal que escrevera até então, pois foi inspirado em seu filho Ryan e no longo caminho que Sparks e sua esposa Cathy percorreram para obter um diagnóstico correto para o filho: ele não falava devido a um distúrbio do processamento auditivo central, uma espécie de "dislexia do som", que o impedia de perceber as palavras e desenvolver a linguagem do mesmo jeito que nós. A forma que os dois encontraram para ajudar Ryan a transpor essa barreira na comunicação, e os sentimentos envolvidos nesse processo, foram utilizados na construção desse enredo tão especial.

Recomendo passionalmente essa história
"de amores" encantadora, tocante e delicada!
Beijos resgatados... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 04/08/2014

site: http://www.arquivopassional.com/2014/08/resenha-o-resgate-nicholas-sparks.html

Nina 09/12/2014

O Resgate é um dos primeiros livros escritos pelo Nicholas Sparks e foi lançado em 2002 pela Rocco. Recentemente, a Arqueiro adquiriu os direitos do livro e o relançou, revisado e ampliado (a obra quase dobrou o número de páginas!). Como é possível observar na sinopse, é uma típica história do Sparks: um enredo bem rotineiro, personagens simples, eventos cotidianos, o que torna fácil a identificação com o livro; a gente lê com a sensação de que aquela história, aquelas pessoas são reais e poderiam estar do seu lado.

E esse é o grande encantamento dos livros do Sparks, a gente lê se sentindo em casa!

A história é comovente, a carga dramática trazida pelos personagens é gigantesca e a narrativa simples e envolvente faz com que os sentimentos nos sejam transmitidos com uma veracidade impressionante. Sofri horrores com o Taylor e chorei litros quando compreendi o tamanho da tragédia pessoal que ele carrega. Também me emocionei muito com o dedicação de Denise com o filho e toda a aflição e insegurança que ela sente em relação ao futuro de Kyle.

Aliás essa é uma das temáticas que o livro traz: a relação de pais, família e amigos com a criança que tem necessidades especiais e toda a falta de amparo, principalmente médico, que ainda existe. É como se a sociedade simplesmente fechasse os olhos para o problema porque assim é mais fácil lidar com ele. E isso fica claro quando Denise se depara com uma enorme quantidade de diagnósticos errados e acaba ela mesma estudando sobre o assunto para poder ajudar o filho.

Sobre essa tema, Sparks escreve com muita propriedade, pois em 1996, um de seus filhos, Ryan, foi diagnosticado com autismo. Um diagnóstico que depois se revelaria errado, mas que foi suficiente para desencadear um ano repleto de preocupações. Nicholas passava de 3 a 4 horas diárias com o filho, em terapia intensiva, tentando ajudá-lo a desenvolver a fala. Finalmente, o diagnóstico correto de Distúrbios do Processamento Auditivo Central (o mesmo de Kyle), trouxe esperança à família e, em 1999, Ryan ingressou na escola em uma turma regular. A experiência com o filho foi tão marcante que o inspirou a escrever o livro. Essa passagem está descrita no último capítulo do livro.

Esse não foi o melhor livro que li de Sparks, mas com certeza foi uma leitura inesquecível, tanto que ele me inspirou a fazer minha primeira resenha em vídeo. Então, se vocês quiserem me ouvir falando sobre o livro (e tiverem paciência para tanto, rsrs) é assistir:

site: http://www.quemlesabeporque.com/2014/08/o-resgate-nicholas-sparks.html#.U-PVsONdVuA

Fabíola 18/12/2014

Emocionante!
Emocionante! Amei a história!
Conta sobre a vida de Denise que tem uma vida difícil com seu filho Kyle, de 4 anos que tem um atraso na . A cada exame, ele é diagnosticado com uma doença diferente até que concluíram que ele tinha um retardo mental. Denise, sem ninguém, parou de exercer sua profissão e com a herança e um trabalho de garçonete começou a sustentar ela e seu filho e passa horas treinando com ele. Ele não falava nada, mas durante os anos ele melhorou um pouco. Não é totalmente compreensível, mas Denise entende.
Na cidade estava um caos durante um furacão se aproximando e quando Denise está na estrada, sofre um acidente. Acorda com um homem, que é bombeiro, a chamando, quando não acha seu filho, se desespera! Como está bem machucada a levam para o hospital e alguns homens vão à procura de Kyle.
O homem que achou Denise, é Taylor, um cara que tem um passado triste e que se arrisca sempre para salvar pessoas.
Após horas de desespero de Denise e da procura dos homens da cidade por Kyle, Taylor o acha. Levam ele ao hospital para se encontrar com sua mãe que ainda está debilitada. Judy, uma amiga da mãe de Denise e mãe de Taylor, aparece para ajudar e Denise acaba aos poucos gostando dela.
Depois de uns dias Taylor encontra com Denise no mercado e se oferece a ajudá-la. Acaba também atraído por ela.
Aos poucos, Taylor acaba ganhando a confiança de Taylor e de Kyle, que o adora. Denise fica admirada pelo motivo de Taylor ser tão atencioso com Kyle.
A relação deles vai bem até que num churrasco na casa de Mitch e Melissa, eles perguntam de casamento à Taylor e depois disso ele fica distante, mal vai à casa dela e se distancia de Kyle. Ele no aniversário de Kyle, o promete uma coisa e não cumpre.
Mas a vida dará uma volta, acontecerá algumas coisas, segredos revelados e eles terão que se decidir se irão ou não ficarem juntos.
Na nota do autor, achei super interessante o fato de uma parte dessa história ser verdadeira. O que Kyle tem, o filho de Nicholas Sparks, Ryan, teve. E o Nicholas conta um pouco sobre como foi essa fase de sua vida.
Eu super recomendo! Teve partes que meus olhos se encheram de lágrimas, mas não cheguei a chorar. Mas é maravilhoso! Amei!

site: perdidaemlivross.blogspot.com.br

Patty 31/01/2015

Um dos melhores
O Resgate conta a história de Denise, uma mãe solteira cujo filho de 4 anos tem problemas de fala e Taylor, um homem que carrega uma culpa muito grande pela morte de seu pai.
Porém, o amor é capaz de remover tristezas e transformar a vida de ambos como se operasse um verdadeiro resgate.
Para mim é um dos livros mais incríveis que já li do Nicholas Sparks. Uma história comovente e apaixonante que nos leva a sentir a dor de seus personagens como se fossemos eles próprios.
E no final, descobre-se ainda o porque do livro ser tão intenso com a nota do autor.
Se tivesse que indicar somente um livro do Nicolas, com certeza esse seria o que eu indicaria.