Big Little Lies

Big Little Lies Liane Moriarty

Resenhas - Big Little Lies

Duda Schivel 26/05/2022

leitura legal mas n achei nada demais, ja to começando a esquecer um pouco da trama kkkk o final q marcou mais

Nati 25/03/2017

"But I feel ugly, because one man said it was so, and that made it so. It’s pathetic."
Eu fiquei muito intrigada com a sinopse desse livro, principalmente por causa da série da HBO e praticamente devorei o livro. Big Little Lies é a história de 3 mulheres: Jane, Madeline e Celeste. Cada uma delas traz uma faceta diferente do que é ser mãe e mulher, introduzindo no livro temas como abuso (físico e mental), abandono, lidar com ressentimentos passados, relacionamento com os filhos, preconceito, etc. A medida que o plot vai evoluindo, você acaba entrando de cabeça na vida dessas mulheres, na amizade delas, em seus problemas - sejam eles o marido abusivo, a briga com o ex-marido ou uma picuinha no jardim de infância do filho - e se identificando em alguns aspectos. No fim, você está torcendo por elas, e ansiosa para descobrir o mistério da Noite da Trívia. Adorei o estilo meio em flashbacks, iniciando com um prólogo para deixar os leitores curiosos e voltando para o início da história, seis meses antes, e evoluindo dai. O recurso de usar a transcrição dos interrogatórios dos moradores da cidade para construir a trama, além de convenientemente não mostrar a transcrição dos nossos personagens principais (o que faz você questionar se algo aconteceu com eles, e se sim, com quem - ninguém está seguro até os últimos capítulos!) foi muito interessante e serviu para me prender ainda mais na história. Essencialmente, é um livro sobre como pequenas mentiras e segredos do nosso dia-a-dia podem tomar proporções muito maiores e acabar em tragédia e como todo mundo tem algo a esconder, ninguém conhece de fato ninguém e o que ocorre em cada casa. Fiquei muito feliz (e posso dizer que realmente não esperava) com o final, foi bem satisfatório e resolutivo. Cada personagem teve o fim que merecia e o livro termina com aquela sensação de que 'viveram feliz para sempre'. Depois, corri para ver a série e estou gostando do rumo que está tomando e como está sendo até bem fiel à obra original. No geral, gostei da escrita da Liane e do tipo de história que ela conta e já quero conferir outros trabalhos da autora.

gabela 02/11/2021

alexa play cold little heart by michael kiwanuka
como meu maior ponto fraco literario sao historias sobre mulheres ricas vivendo em suburbios, ja sabia q ia amar o livro.
a escrita eh super facil e rapida, e nao chega a ser uma leitura pacata, pelo menos nao p um drama familiar.
os personagens sao o ponto alto do livro, mto bem construidos. eles sao retratados de forma tao realista em situacoes tao comuns q vc se familiariza com td mto rapido.
adoro tanto o trio jane, madeline e celeste, as crianças, a vibe das praias australianas, tddd.
mas agr entre a serie e o livro, eu prefiro a serie. eh td bem fiel mas a hbo fez um trabalho tao lindo com a fotografia, q fica dificil nao se apaixonar...
UNICA coisa q eu nao gostei mto foi a explicacao de um dos plots. nao q seja ruim ou que nao faça sentido, mas pq achei um pouco conveniente p historia.
mesmo assim, a leitura vale SUPER a pena, qro obrigar todo mundo a ler.
tanto o livro quanto a serie ja estao favoritados :)

Rafael.Barbosa 03/04/2021

Um thriller envolvente
Assisti a série realizada pela HBO e só tenho uma coisa a dizer: Que adaptação!

O livro revela detalhes mais intensos, o que é esperado, com temas atuais e personagens bem construídos.

Thamires 20/04/2017

Big Little Lies
Big Little Lies, de Liane Moriarty, gira em torno de três personagens principais, seus relacionamentos, passados e conflitos atuais: Madeline, a amiga leal que não leva desaforo para casa; Celeste, a mulher que muitas invejam pela aparência física e vida de luxo e Jane, a mãe solteira nova na cidade. Todas têm em comum a relação com a pública pré-escola onde seus filhos estudam na cidadezinha litorânea.
A sinopse já é de se ficar intrigado: como algo tão pequeno como "playground whispers" poderia levar a um assassinato?
O livro é narrado em terceira pessoa e intercala o enredo principal de como tudo foi parar naquilo com o depoimento de personagens terceiros na história. A escrita é apaixonante e viciante, cada capítulo acrescenta algo novo a história, se conecta com outros e se complementam para trazer temas necessários como bullying e outros tipos de violência. Nada é o que aparece.
Em livros de suspense é fácil se sentir desprendido da história quando o autor de repente se vê num clímax pequeno e resolve trocar pra cenas na delegacia e/ou ponto de vista de outro para poder segurar a curiosidade do leitor, mas isso não acontece aqui. Moriarty lhe oferece o prato cheio, não pedaços, e se oferece pedaços em alguma parte para manter a curiosidade não dá para notar, pois todas as três personagens se encontram em tantos conflitos interessantes que não dá para pensar em parar de ler. Não há momento em que o livro fique parado, cada pequeno incidente faz a história andar até o clímax final - que parece agora ser um termo errôneo, pois pode-se considerar o crescimento das personagens até a última página (sério) como um clímax.
Além de ter um enredo envolvente, real e sério, Liane encaixa humor e nos deixa envolvidos com os personagens. Ri tanto e torci tanto que perdi as contas.
Leitura necessária não só por apresentar questionamentos sérios (abertos ou não), mas também por ser incrivelmente delicioso de se ler. Relerei.