Filosofia da Arte

Filosofia da Arte Jean Lacoste

Resenhas - Filosofia da Arte

13marcioricardo 04/12/2023

O dissecar da Arte
Bom, devo dizer que não sou a pessoa mais indicada pra avaliar uma obra destas. Seria bem melhor se já tivesse um conhecimento profundo de filosofia, de artes ou estética. Mas também seria bem pior se não tivesse conhecimento nenhum. Não é difícil, mas também não é para iniciantes. Senti falta de alguns autores e me surpreendi com outros. Aprendi algumas coisas. Leitura válida, mas mais como comentário aos grandes filósofos que exploraram o tema, como Platão, Kant, Hegel, Nietzsche e outros.

psykloz 06/05/2013

Com o intuito de aprimorar meus conhecimentos a respeito da arte, escolhi esse livro para entender a visão filosófica do assunto. O livro se desenvolve basicamente por citações diretas de filósofos do século XV ao XVIII, relacionando a definição de um com a definição de outro, de modo que é possível se fazer uma comparação destacando contradições entre eles.
No geral, enfrentei muitas dificuldades para compreender a linguagem de Lacoste. À medida que lia, perdia ainda mais a sintonia com a escrita do autor. Repetia muitos termos desnecessários e em muitas passagens do livro não foi possível decifrar a ideia que o autor intencionou passar.
Dentre outros livros de filosofia que havia lido, sem dúvida esse foi o mais confuso.
Minha explicação para tal acontecimento é que a interpretação da arte para mim precisa, acima de tudo, de uma visão sensível e pessoal. E Lacoste faz uso de uma redação estritamente técnica, ao contrário do que eu entendia por filosofia ele limita as interpretações com ideias estanques, de modo que seja ou isso ou aquilo. Isso impede a divagação sobre o assunto, fruto de uma boa filosofia.