Escondendo Edith Kathy Kacer

Resenhas - Escondendo Edith

1 | 2 | 3 | 4

fabi ") 13/05/2020

Escondendo Edith
Um livro sobre sobreviver em tempos de guerra e Holocausto contado a partir da perspectiva de uma criança! Ótimo livro, a autora conseguiu traduzir todas as emoções de Edith

Luiza.Bauermann 27/04/2022

Se tivesse a oportunidade de reler esse livro faria isso. Foi uma leitura que fiz com 13/14 anos, e me lembro que abriu totalmente a mente para as loucuras vividas por crianças e pessoas que fugiam da guerra.

Janaina Edwiges 09/05/2020

"Não havia lugares seguros no mundo, apenas lugares onde evitar o perigo por um pouco mais de tempo"
Um dos fatos interessantes de Escondendo Edith é que se passa em um contexto considerado vergonhoso para a história francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha nazista ocupou o norte da França e milhares de judeus acreditaram ser possível encontrar refúgio na parte sul do país. Essa área era conhecida como zona livre e liderada pelo marechal Philippe Pétain (França de Vichy). No entanto, esse governo colaborou intensamente com as deportações de judeus para campos de extermínio nazistas. E é pela França de Vichy que vamos acompanhar a pequena Edith Schwalb e se emocionar com sua luta pela sobrevivência.

Este livro é baseado em uma história real, tem uma leitura bem fácil, com capítulos curtos, além de trazer inúmeras fotografias da época e das pessoas envolvidas nesta comovente história.

Michelly21 27/02/2023

O Holocausto precisa ser lembrado pra nunca mais se repetir.
A história de Edith é necessária, precisamos desses relatos para que a memória do que aconteceu na segunda guerra fique viva e algo assim nunca mais aconteça.

sasa b! 07/03/2022

é legal esse livro, pois a autora consegue explicar uma história pesada e triste de um jeito leve e esperançoso. Amo

manu13s 26/03/2021

Escondendo Edith
Escondendo Edith é um livro com uma escrita simples e emocionante, que retrata muito bem a realidade de milhares de crianças judias.

Apesar de faltar vários detalhes, e já ter noção dos horrores que aconteceram na Segunda Guerra, a história da Edith conseguiu me apavorar ainda mais. Ela é apenas uma criança de 6 anos que teve que passar por coisas que muitos não irão passar pela vida inteira. Ela precisou deixar sua inocência de lado e enfrentar toda a maldade que o ser humano pode ter.

Mas, mesmo com tudo isso, esta história também me mostrou que em momentos como esse também existe bondade. Falo isso me referindo à toda a população de Moissac, que arriscou suas vidas para proteger Edith e mais centenas de crianças judias, às famílias que deram um lar para essas crianças e compartilharam aquilo que tinham com elas, e mais várias outras pessoas que os ajudaram. É bom ver que existam pessoas tão boas nesse mundo.

No geral, o livro foi muito bom e não me arrependi da leitura. Recomendo para todos que se interessam pelo tema.

Foxy-chan 23/02/2022

Necessário
Todos deveriamos ler esse livro e "O diário de Anne Frank". Motivos ? São relatos históricos sobre épocas que o mundo viveu e nos ensina caráter, amor, empatia e compaixão. Simples e necessária, esta leitura não é cansativa, é para todas as idades e é tão boa quanto Anne Frank.

Dude_books 14/08/2022

História Linda
Amei conhecer a história de Edith, confesso que só li por causa da escola, mas acabei por gostar muito, fiquei até tentada a chorar em algumas partes.

Sasaa0 05/10/2020

Edith se mostrou tão guerreira, tão corajosa. Peguei esse livro na escola sem vontade de ler e quando comecei não parei mais.Essa história foi tão comovente e a cada dia eu só pensava no quê poderia acontecer de novo...

Bella Siq 03/06/2021

Achei esse livro muito interessante, sério. É incrível ver como funcionava a cabeça de uma criança durante uma guerra, eu sempre me interessei muito pela segunda guerra mundial e ler esse livro me fez entender ainda mais sobre. Edith é uma personagem muito forte, mesmo sendo uma criança de 7 anos (acho) quando o holocausto começou, ela conseguiu passar por tudo praticamente sozinha. Ela muda de casa, se separa da família, encontra e se despede de amigos e literalmente muda de identidade. Então é nítido o quão guerreira ela foi por conseguir passar por aquilo, assim como todos os outros que lutaram durante esse período terrível. Enfim, gostei bastante, leiam!!

Priscila 10/11/2022

Um livro muito interessante e com detalhes precisos de uma época difícil demais. Mostra outro lado dos judeus, daqueles que conseguiram fugir e não só no campo de concentração. O tempo todo você fica aflito com medo do pior, como se fosse você se escondendo também.

Pietra66 20/03/2023

É um livro curto mas mesmo assim emocionante, fiquei muito tocada.
É agoniante não saber o que irá acontecer, mas tem um fim reconfortante.

Rodrigão 12/09/2021

Holocausto
Essa é mais uma daquelas histórias sobre holocausto, que revela terror e ansiedades de um tempo que causou sofrimento e morte a muitas pessoas. Infelizmente vivemos hoje um tipo diferente de nazismo e os opressores estão por toda parte, inclusive dentro de casa, sob uma bandeira de paz e de justiça manchada de sangue.

Bela 01/06/2021

Meu queridinho
Sem dúvidas um dos melhores livros que já li!
Muito bem escrito e a história te prende DO COMEÇO AO FIM. É uma mistura de sentimentos que faz você querer ler e lamber(?) esse livro.
Tristeza, alegria, ansiedade, FELICIDADE!
Quem gosta de livros sobre a segunda guerra, vai AMAR!
INDICO MUITO.

1 | 2 | 3 | 4