Aventuras do Vampiro de Palmares

Aventuras do Vampiro de Palmares Gerson Lodi-Ribeiro

Resenhas - Aventuras do Vampiro de Palmares

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 18/01/2017

Uma proposta ambiciosa
Desde John Polidori , James Malcolm Rymer e Bram Stoker que a literatura mundial está repleta de histórias de vampiros, dos mais variados tipos que vão dos sugadores mortos-vivos mais clássicos aos que brilham na luz do sol (rsrsrsrs). Mas piadas “crepusculares” à parte, na literatura brasileira também encontramos as nossas próprias histórias sobre o mito dos vampiros, algumas inspiradas nos modelos mais clássicos e outras extrapolando o próprio mito buscando outras raízes mais profundas. Mas a novidade trazida com Aventuras do Vampiro de Palmares, terceiro livro na campanha do #AnoDoBrasil, é o vampirismo científico, ou seja, vampiros encarados como criaturas naturais de uma espécie a parte, predadora da espécie humana e sanguissedenta (hematófaga), que em circunstância da força do tempo e das crendices passadas de geração em geração foram revestidas por uma representação fantasiosa, mesmo que com um fundo de verdade. Uma variação para mim completamente nova.
Um livro notável e também inteligente que se destaca pela empresa ambiciosa de seu autor ao reescrever grande parte da história do Brasil para dar vida a uma narrativa que se inicia ainda com a aventura e ascensão dos povos pré-colombianos, destacadamente o Império Inca ainda em expansão, e segue cobrindo quase 12 séculos para encontrar seu desfecho ainda em 1888.
Dos povos pré-colombianos à Inglaterra Vitoriana de Jack, o Estripador, passando pela Guerra de Independência Norte-americana, é surpreendente como o autor costura diferentes acontecimentos da história de períodos e lugares distintos por toda América e Europa, reescrevendo a história para conectar povos e nações muito diferentes entorno de uma nação em parte imaginada, em parte verídica, um mosaico do que poderia ter sido Palmares: uma grande nação afrodescendente e livre. Infelizmente, a História real fora bem diferente da História Alternativa criada por Lodi-Ribeiro que imagina o antigo quilombo dos Palmares se tornar uma das mais destacadas potências do mundo moderno.
Confiram a resenha completa no blog Conhecer Tudo: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2017/01/as-aventuras-do-vampiro-de-palmares.html

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2017/01/as-aventuras-do-vampiro-de-palmares.html