O Anatomista

O Anatomista Federico Andahazi

Resenhas - O anatomista

Eloiza Cirne 07/02/2020

O amor veneris
O biografia romanceada do anatomista Mateo Realdo Colombo, cirurgião e professor de anatomia que, em busca de um amor não correspondido, descobre o clitóris, sua "América", uma alusão ao compatriota navegador. Por essa descoberta, Mateo Colombo enfrenta sérios percalços. Uma agradável descoberta em um livro comprado sem nenhuma pretensão.

luadepaginas 28/01/2019

literatura argentina
Uma literatura argentina e polêmica, cuja premiação em 1996 foi acompanhada de escândalos. O livro não recebeu o prêmio que conquistou porque foi classificado como erótico. Isso mesmo!

Mateo Colombo era um médico renascentista que, ao tratar de uma paciente, realizou uma descoberta anatômica no corpo feminino: o clítoris. Curioso, estudou o órgão em várias mulheres. Baseado em seus estudos ele escreveu um manuscrito, mas isso o trouxe muitos problemas: os religiosos o proibíram de divulgar sua pesquisa alegando blasfêmia e desrespeito à santidade do homem, que era o responsável por toda a vida e pureza, enquanto a mulher era apenas portadora do órgão que carrega o sêmem sagrado do homem (filhos homens eram bençãos e mulheres eram consideradas castigo divino ou doenças). Mateo é preso e julgado, proibido de falar sobre sua descoberta.

Eu não classifico o livro como erótico. Trata de descobertas anatômicas e científicas de uma época em que a medicina era regulamentada pela religião, um pouco de história com um toque de "alquimia". Na maior parte do tempo acompanhamos Mateo em suas viagens, devaneios e em seu julgamento. É um livro interessante, com uma linguagem difícil e personagens únicos. Exceto por Mateo, todos os demais são fanáticos religiosos e mercenários. A realidade da época é bem retratada, mas o conteúdo se arrasta, mesmo sendo um livro pequeno.

Foi o primeiro livro argentino que li e me surpreendi positivamente, mas admito que comprei o livro pela capa quando estava em promoção. Recomendo caso queiram conhecer um autor de outro país, mas aviso que a linguagem dificulta a fluidez da leitura.

site: https://www.instagram.com/leiturasdaluisa/
Eloiza Cirne 06/02/2020minha estante
Concordo plenamente

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

De Re Anatômica
Federico Andahazi é um dos mais conhecidos escritores argentinos em atividade. Curiosamente, em 1996, um escândalo envolveu seu romance de estreia. "O Anatomista" foi escolhido o melhor livro pela Fundação Fortabat, porém, sua presidente, discordando da comissão julgadora e "em defesa da moralidade", cancelou a cerimônia de premiação.

Publicado um ano depois, a obra virou um best-seller internacional, porém, por conta do tema polêmico, continua dividindo opiniões. Entre o erudito e o vulgar, sua história reúne ficção e realidade com o intuito de apresentar uma descoberta que em pleno Renascimento trouxe alguma luz para o obscurantismo que cercava a sexualidade feminina.

O protagonista desse episódio foi Mateo Realdo Colombo (1516-1559), professor e cirurgião na Universidade de Pádua. Preso e acusado de heresia por ordem da Igreja, seu último livro, "De Re Anatômica" trazia uma ameaça abominável, capaz de subverter a própria hierarquia social: sua pesquisa sobre um diminuto órgão até então ignorado, o "Amor Veneris", cuja única finalidade era propiciar o prazer à mulher.

Sua trajetória rumo a provável condenação à fogueira revela um caso surpreendente, envolvendo duas belas mulheres. A primeira é a viúva Inês de Torremolinos que, enferma e sob seus cuidados, conhece o amor, enquanto que a outra é Mona Sofia, uma prostituta, por quem ele se apaixona, mas cujo coração não tem dono.

Dono de uma sutil ironia, Andahazi presenteia o leitor com um romance denso e lascivo que exige atenção, especialmente, na terceira parte quando o protagonista é levado a julgamento. Aliás, dispa-se de preconceitos e de todos os tabus para enfrentar a leitura, caso contrário, esqueça esse ou qualquer livro do autor.

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

Maravilhoso até gravei

Livroseliteratura 08/11/2016

Comprei pela capa, confesso
Me apaixonei perdidamente pela capa assinada por Rodrigo Rodrigues (cuja beleza não é possível apreciar em sua totalidade numa mera fotografia). Me encantei com a sinopse, não resisti e comprei.

Maaaas, ao tentar ler, não consegui me apaixonar pela leitura.
_
Não estou afirmando que é um livro ruim, não é isso. Apenas não entramos em sintonia. Talvez eu não tenha escolhido o momento certo para degustar a obra.

Seu estilo é parecido com O Nome da Rosa (de Umberto Eco), só que sem dez mil vocábulos rebuscados que nunca aprendi na vida emperrando a leitura.

Estou em dúvida se tento trocar (já que não sei onde coloquei a nota, mas tentar não tira pedaço) ou se enfeito a estante com essa capa perfeita e aguardo um momento mais oportuno para tentar mais uma vez.
_
Sinopse:

O Anatomista, em pleno século XVI, durante o auge renascentista, se apaixona pela mais popular prostituta veneziana da época.

A ardente paixão abre caminho para que o estudioso explore o corpo feminino e encontre a chave do coração de uma mulher: o amor veneris.

Ao tentar tornar pública a sua "América", Mateo Colombo se depara com a Perseguição da Igreja, que o acusa de satanismo. Afinal, a instituição via as novas ciências com bons olhos apenas se gerassem arrecadação de ouro e a revelação do corpo da mulher representaria uma libertação sem precedentes.

site: https://www.instagram.com/p/BHMSAQJhICg/?taken-by=livroseliteratura

Fabio Shiva 04/08/2016

Amor Veneris
Narrativa romanceada da vida de Mateo Colombo, o “descobridor” do clitóris no século XVI. Uma história envolvente sobre a condição feminina, brutalizada pela ignorância e medo dos machos...

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Eric 21/04/2016

O Amor Veneris
Leitura Finalizada!!

Depois de ter lido a sinopse deste livro em algum site literário, não hesitei em colocá-lo na lista de desejados. Eis que em uma ida ao sebo encontro a beldade me chamando para ser levada embora, a princípio pensei em comprar outra hora, uma vez que ja fui decidido quais livros levar. Porém, não resisti a tentação e comprei, logo, comecei a ler o livro que de cara já considerei uma das melhores leituras que eu fiz este ano.

O Anatomista é uma biografia romanceada sobre vida de Mateo Colombo, um anatomista do Renascimento, que descobriu a "América" dos prazeres femininos, o Amor Veneris, equivalente ao clitóris. Apaixonado por uma prostituta veneziana, Mona Sofia, o médico sai em busca de uma poção que lhe permita conquistar o seu amor. Sendo assim, Colombo dá início à uma intensa pesquisa para desvendar os mistérios que envolvem a sexulidade feminina. Ao receber um trabalho para cuidar da saúde de uma religiosa, Inês de Torremolinos, Mateo Colombo descobre por acaso o clitóris, local de toda concentração do prazer feminino. Ao estudar e apresentar sua América para o reitor da faculdade em que trabalhava, Colombo acaba se dando mal, pois não esperava que sua descoberta provocaria a ira da Santa Inquisição.

Escrito pelo premiado Federico Andahazi, um conceituado autor argentino, O Anatomista tornou-se fenômeno rapidamente pelo mundo. A polêmica da obra é tão grandiosa que fica difícil alguém resistir ao romance histórico.

Poucos autores contemporâneos possuem uma escrita tão envolvente quanto ao do Federico. O autor nos apresenta um texto que usa e abusa, positivamente, toda a estrutura de uma obra clássica, levando ao leitor a se adentrar com maior vivacidade no cenário da Idade Moderna. A escrita complexa origina toda uma sensualidade na obra, o que combina com os temas abordados pelo desenvolver da narrativa, conseguindo dominar toda atenção do leitor.

A construção do cenário é importante em qualquer obra, fazer convictamente a junção da trama e seu contexto é um dos pontos mais interessantes do livro, pois o autor consegue administrar a estrutura do cenário Renascentista maravilhosamente bem, sempre demonstrando através dos personagens as características da época, como por exemplo: o cientificismo, o hedonismo, o culto a beleza e as artes, e o primordial, a luta entre fé e razão. O autor mostra também, toda alienação de um povo em prol da religião e em como tudo que era desconhecido pela Igreja Católica, causava a famosa morte na fogueira.

Outro ponto interessante foi demonstrar a posição da mulher naquela época. Em tempos de extremos machismos, a feminilidade era a culpada de toda degradação humana. A mulher era vista apenas como um forno para produção de herdeiros ou troca comercial. O autor também retrata o corpo femino como algo sem alma, levando a homens acreditarem que a alma só estava no sêmen, e que toda a descendência so possui a alma do pai. Mateo Colombo chega a falar que a mulher se tornava escrava de seu Amor Veneris, baseando se na espontaneidade do seu prazer, caracterizando o fato da mulher ser objeto de pecado. Além disso, o formato anatômico do clitóris ser semelhante a um pênis pequeno, levou a confirmar que Eva fora realmente feita da costela de Adão.

O livro é polêmico, traz tabus que são contestados até hoje pela Igreja. Além disso, a obra possui o erotismo como consequência de sua trama, logo, o leitor irá se deparar com várias cenas de sexo e até mesmo de pedofilia. Por isso aviso, O Anatomista é um livro adulto e deve ser lido com a mente aberta.

O desfecho é sensacional, carregado de brutalidade e falta de esperança, o autor consegue deixar o leitor sem ar e chocado, mostrando em o destino como algo impiedoso e extremamente inusitado.

Amei O Anatomista e espero que vocês também leiam, pois o livro é realmente maravilhoso e bem diferente. Recomendo muito a leitura.

( obs: há uma edição mais recente desse livro publicado pela Bertrand)

Julianna Freres 18/02/2016

AMOR VENERIS, vel Dulcedo Apeleteur
Lançado em 1996 pelo autor argentino Federico Andahazi, O Anatomista é uma história que remete a um dos períodos mais cativantes da história: O Renascimento.

Período em que a ciência estava avançando em muitos mistérios que ainda existiam para desvendar no mundo. Mateo Realdo Colombo, nosso protagonista, foi um anatomista importante que viveu entre 1516 a 1559 e realizou descobertas significativas em sua área.
Porém, numa época em que a Igreja pregava uma forte influência sobre os costumes sociais e penalizava quem ousasse ir contra suas decisões, através da Inquisição, Mateo havia desafiado a ira católica.
Motivado pela paixão da sua vida, Mona Sofia (maior e mais cara prostituta da época), Mateo realizou a descoberta do clitóris, região responsável pelo chamado Amor Veneris (Amor de Vênus) desvendando assim, como fazer as mulheres ficarem apaixonadas.
Depois de desvendar sua “América” escreveu tudo em sua obra, De Re Anatomia que acabaria por indignar o clero da época e levá-lo a ficar um passo da fogueira.

O livro trata também do papel da mulher naquela sociedade. Período em que as mulheres eram vistas como objetos sexuais e de reprodução, desvalorizadas, sendo obrigadas a serem submissas e obedientes, não tendo voz nem direito na sociedade.
Restava apenas 3 classificações para elas: esposas fiéis, freiras ou putas.

Sinceramente não sei onde se separa a parte ficcional da parte verídica entretanto, a narrativa do autor é deliciosa apesar de ser rebuscada devido à linguagem de época usada. Uma leitura possível de ser realizada de uma vez só pelo fato de ser simples e rápida, sem falar que é uma história interessantíssima.
A forma como Federico organizou o desenrolar da história e a conexão entre todos os personagens e elementos da história é brilhante! A escrita contém elementos de humor e ironia, além de traços polêmicos e estritamente contemporâneos que me deixou chocada ao pensar que uma história de mais ou menos 4 séculos atrás podem ser tão contemporâneos a nossa sociedade.
O livro traz fatos reais em seu enredo como por exemplo: Mateo Colombo que de fato existiu e seu livro De Re Anatomia que sofreu proibição pela igreja da época.

Nina Victor 01/02/2016

Excelente romance livremente baseado na vida de Realdo Colombo, cirurgião e professor de anatomia que viveu na Itália no século XVI, autor do livro "De re anatomica", onde dentre outras coisas, descreve sua maior descoberta: o "Amor veneris" e as consequências desse fato em sua vida. Não dá pra largar o livro, muito bom.

site: http://viliouvi.blogspot.com.br/2016/01/o-anatomista-de-frederico-andahazi.html

Craotchky 08/10/2015

AMOR VENERIS, vel Dulcedo Apeleteur
Livro de um autor argentino, lançado em 1996, que já havia comprado há algum tempo, acho que uns dois meses atrás, mas que ainda não tinha me surgido o desejo em ler pois a história seria totalmente diferente do que eu estou familiarizado. E realmente foi.

"Estamos no Renascimento. O verbo é Descobrir."

Ah, o Renascentismo!... Apenas a alusão a essa fantástica época foi o suficiente para me empolgar. De fato, para mim, a Renascença é uma parte da história humana das mais relevantes. Época que marca o fim da era medieval e a transição para o mundo moderno; o crescimento exponencial de quase todas as esferas da sociedade. Começavam a ficar evidentes as transformações culturais, sociais, políticas e religiosas. Floresciam as artes, filosofia e ciência.

Admito que não sei onde encontra-se a linha tênue que divide a parte verídica da parte ficcional. O personagem central do livro, Mateo Realdo Colombo, foi um anatomista importante que viveu entre 1516 – 1559 e contribuiu para sua área com descobertas significativas. Porém uma delas, a descoberta do Kleitoris, afrontou por demais a Igreja e seus dogmas. Numa época em que a Igreja pregava suas diretrizes e penalizava, através da Inquisição, quem ousasse um comportamento contrário, Mateo se vê em maus lençóis.

"Mateo Colombo – é hora de dizer – descobriu aquilo com que todo homem sonhou alguma vez: a chave mágica que abre o coração das mulheres, o segredo que governa a misteriosa vontade do amor feminino."

O livro trata também do papel (ou falta dele) da mulher na sociedade. Anos em que as mulheres eram vistas como objetos sexuais e de reprodução, sem quaisquer direitos; deveriam ser submissas, obedientes. Isso fica claro, por exemplo, nos seguintes trechos:

"Quem, em seu perfeito juízo, poderia estar feliz em ter uma filha? Apenas despesas enquanto solteira e, se tivessem a sorte de conseguir lhe um marido, ainda restaria o desembolso do dote."

"...a inteligência numa mulher bonita era sinal indubitável de influência do demônio."

Por fim, esse é um livro histórico rico em detalhes existencialistas. Possui narração que permite fluidez na leitura, porém com linguagem diferente, de época. Todo meu receio de iniciar a leitura se mostrou infundado. Não devia ter adiado tanto. Vale muito a pena ler, o livro é excelente e bem escrito.
Camila 22/06/2016minha estante
Muito interessante mesmo, me deu vontade de ler!

Marcos 31/03/2015

Estamos no século XVI em que a ciência em geral ainda tinha muitos mistérios a desvendar. Nesse período em que o renascentismo surgia no mundo, as mulheres em geral eram pouco valorizadas, não tendo voz nem vez. Há também uma forte influência da igreja por sobre os costumes sociais. Quase tudo era considerado diabólico e motivo para ser levado ao julgamento da Inquisição. Com medo de serem queimados em praça pública, muitos cientistas omitiram seus trabalhos que, muitas vezes, traziam grandes descobertas.

Em uma situação semelhante se encontraria Mateo Colombo, um professor de medicina que adora trabalhar na área de anatomia humana. Dentre as suas descobertas tem-se a circulação pulmonar e a lente (cristalino) do olho. Porém, ao se apaixonar por Mona Sofia, maior prostituta da época ele começaria a desvendar a sua maior descoberta e acabaria por escandalizar o clero paroquial da época. Colombo, tal qual o navegador, descreveria em sua obra mais conhecida, De Re Anatomia, o clitóris, região responsável pelo chamado Amor Veneris ou Amor de Vênus, fazendo com que as mulheres fiquem apaixonadas.

É quando começa a tentar publicar seus estudos que Mateo começa a sofrer uma perseguição da igreja para ser colocado na lista de obras que não podem ser lidas e ser queimado na fogueira da Santa Inquisição. Uma vez que o prazer à era algo que feria as sagradas escrituras, nosso protagonista terá que conseguir driblar essa situação, sem perder o seu encanto e estima por Sofia.

O Anatomista é um romance argentino publicado originalmente em 1996. O enredo traz uma forte crítica social às imposições religiosas da época e tem um viés feminista ao tratar do corpo como instrumento de prazer feminino. Em uma época em que o sexo era endemoniado e o prazer tido como pecado mortal, atribuir esses fatores ao corpo feminino era algo absolutamente impensável, talvez o maior dos sacrilégios.

A narrativa do autor é muito arrastada, o que faz com que o mote do livro, que achei genial, perca um pouco de sua atratividade. Os parágrafos são longos e as descrições enormes. Há poucos diálogos e mesmo o texto sendo curto, tendo apenas 162 páginas, é dividido em cinco partes. No entanto, mesmo com esses problemas do ponto de vista estético, a história é interessantíssima. A forma como o desenrolar ocorre e a conexão entre os elementos do enredo se dá de forma inteligentemente pensada e bem amarrada. A escrita contém elementos de humor e ironia, além de traços polêmicos que são bastante contemporâneos. Achei de bom tom o equilíbrio dado pelo autor nesses elementos.

O livro traz fatos reais em seu enredo. Mateo Colombo de fato existiu e seu livro sofreu proibição pela igreja da época pelos mesmos motivos já apresentados na resenha. Ele também fez as descobertas relativas à circulação e ao clitóris feminino, porém não se sabe o que é ficcional na relação deste com Mona Sofia e se ela de fato existiu.

Gostei muito da leitura do livro. Há alguns anos eu queria lê-lo e, com essa nova edição, pude finalmente conhecer essa obra. Provavelmente lerei outros textos do autor. Tirando os pormenores citados, recomendo a todos que gostem de romances recheados de drama.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/03/resenha-o-anatomista-de-federico.html

Pedro Cortat 29/01/2015

Livro interessante e cativante, logo nas primeiras páginas você já fica curioso sobre a história da descoberta da América de Mateo Colombo. O final também é irreverente, mas o melhor é o estilo com que o livro, pelo menos na tradução que li, é escrito. Te dá a sensação de estar lendo uma obra renascentista, tanto nas excelentes descrições e explicações quanto no modo como o texto foi escrito, porém com o ritmo de um escrito contemporâneo. Tanto que por exemplo eu e um amigo tivemos que recorrer à internet intrigados se a novela era dos nossos tempos ou um achado de época.
São poucas as páginas destinadas ao Corvo Leonardino, mas essas poucas laudas valem ouro! Gosto de personagens não humanos, e suas perspectivas alienígenas em relação à nós. Aliás a novela toda me lembrou bastante "Memórias de um Diabo de Garrafa" principalmente a parte que seguimos o artífice e o músico renascentista, não desmerecendo é claro, mas elogiando uma vez que me fez recordar os bons tempos que tive lendo o livro em questão. Leitura recomendadíssima e não temam o linguajar que parecerá arcaico, coisa que normalmente oferece dificuldade a leitura, o texto é construído com esse recurso mas sua leitura é sempre muito fluída.

Ana Russi 18/01/2015

O livro é IMPRESSIONANTE! A forma como o autor articula dados históricos e documentos para sustentar a trama é incomparável! A narrativa é fluida e realista, muitas vezes senti-me perfeitamente ambientada nas cenas. Algumas descrições mais pesadas chegaram a me dar náuseas (no sentido do poder hiperrealista da escrita).
Através desse livro é possível entender e sentir o sufoco da repressão ao conhecimento no período medieval!

Carina 10/09/2013

Renascença erótica
O livro narra um episódio curioso, contextualizado na Renascença italiana: a descoberta do clitóris. Em busca da conquista de sua amada, o anatomista Mateo Colón decide encontrar uma fórmula para encantar a todas as mulheres. Descobre o que procurava, sua doce América, mais próxima e acessível do que poderia imaginar.

O enredo segue com muitas reviravoltas, em sua maioria interessantes. Contudo, o que faz com que o relato perca em qualidade são os muitos exageros e hipérbatos. Além do mais, a divinização do clitóris é feita sob um ponto de vista masculino. Para uma mulher, soa um tanto inverossímil descrever esta parte do corpo como um meio de manipulação de todas as vontades femininas.

Ao final, há outra inverossimilhança grave: uma prostituta que ensina grandes lições de amor, após haver cortado o órgão fora. Estranho, não?

Apesar de todos os defeitos, o livro sabe manter o ritmo narrativo - talvez por ter sabido escolher um tema interessante para retratar. Vale a leitura.

Hérida Ruyz 24/07/2011

"Renascença"...

Transformação é a palavra de ordem, foi uma época caracterizada pela descoberta e marcou o período de transição entre idade Média e idade Moderna - O Renascimento da arte, filosofia e ciência.
É neste cenário do século XVI que Federico Andahasi nos leva para conhecer Mateo Colombo, o herói que descobriu sua... nossa doce "América". Não a mesma América de seu homônimo, mas aquela que nomeou como "Amor Venéris", equivalente anatômico do "Kleitóris".

Com uma linguagem "quase" rebuscada, porém ágil e fluida, tem-se a impressão de estar lendo um livro antigo. Contrastando um vocabulário, ora refinado, ora vulgar, conseguiu deixar o texto formal, porém leve.
É possível se perder na narrativa, perguntando-se onde termina os fatos reais e onde começa a ficção; houve momentos em que me questionei se realmente estava lendo um romance fictício ou um relato histórico.

O livro é rico em detalhes históricos sobre os tabus religiosos e científicos e das teorias anatômicas e fisiológicas da época, porém o ambiente e a cultura geral da Renascença não são muito explorados. Mas este detalhe não deixa o livro menos interessante, narra com fidelidade o discurso masculino de poder e opressão sobre nós... Mulheres.

Gostei muito, foi uma leitura prazerosa.

resenha completa:http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2009/09/renascenca.html